Astrologia

"Há milênios, o homem estuda os astros e procura ler seu destino nas estrelas. Apenas uma fantasia?"

        Astrologia é a arte ou ciência de predizer os acontecimentos pela posição das estrelas ou outros corpos celestes, através da interpretação de um mapa astral individual. O estudo da astrologia, como o da astronomia, era já desenvolvido nas antigas civilizações mesopotâmicas e a crença na eficácia dessa arte espalhou-se para a Grécia, no século IV a.C., e para Roma, antes da era cristã. Na Índia e na China a astrologia incorporou largamente as teorias e as especulações dos gregos, do mesmo modo que o Egito dos Ptolomeus. A astrologia do período helenístico (séculos III a.C. a III d.C.) influenciaria o Islam (séculos VIII e IX). Traduções árabes do grego e do siríaco, nessa tradição helenística; do sânscrito, com a versão hindu; e do pahlavi, com a síntese sassânida das duas, formariam a astrologia européia dos séculos XIV e XV.

        A astrologia baseia-se na teoria do governo universal pela vontade divina. Partindo da observação de que a vida e prosperidade humana dependem dos fenômenos atmosféricos, chegaram os babilônios à conclusão de ser o céu a morada dos deuses. Com os cultos do Sol e da Lua enraizados na consciência popular, os sacerdotes foram aperfeiçoando a teoria do acordo integral entre os fenômenos celestes e os acontecimentos terrenos. Se o Sol e a Lua, cujos movimentos regulares produziram a concepção de um sistema ordenado no universo, eram poderes divinos, o mesmo aconteceria com os cinco planetas então conhecidos e as estrelas mais importantes. É de origem babilônica a teoria da elipse, que representa o curso do Sol durante o ano, dividida em doze setores ou signos, cada um medindo 30 graus e denominado segundo as constelações: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada um dos signos possui um elemento que lhe confere muitas das suas características específicas, sendo que dois ou mais signos podem ter um elemento em comum ou não.

        Todas as posições planetárias devem ser calculadas em relação a um momento dado, no tempo e uma coordenada geográfica específica, expressa em graus e minutos de latitude (norte ou sul do Equador) e longitude (leste ou oeste do meridiano de Greenwich).

        O fato de tanta gente saber seu signo de nascimento é um produto da maciça circulação de jornais e publicações periódicas especializadas, que começou nos primeiros anos da década de 30. Aqueles que têm conhecimento dos princípios básicos da astrologia condenam essa "astrologia popular", como uma infantilidade. Mas, os incontáveis artigos em revistas e jornais diários convenceram muita gente de que os astros podem influenciar decisivamente o destino humano. Nas predições diárias, é certo que muitos leitores se convencerão de que esta ou aquela predição foi realmente realizada.

        De qualquer forma, estamos diante de um sistema que divide a humanidade em diferentes tipos, baseado num simbolismo astral - e esse é, por certo, o aspecto mais interessante da astrologia. O que mais surpreende é a sobrevivência deste sistema adivinhatório através dos séculos.

 

[Astrologia][Os Planetas][Os Elementos][O Mapa Astral][Interpretação do Mapa Astral][Os Signos]

[Áries][Touro][Gêmeos][Câncer][Leão][Virgem][Libra][Escorpião][Sagitário][Capricórnio][Aquário][Peixes]