Signos do Zodíaco

Escorpião

        A constelação de Escorpião governa o período que vai de 23 de outubro a 21 de novembro. É o oitavo signo do Zodíaco e simboliza a renovação. Tem como principal característica a combatividade.

        É um signo de água; nos quatro planos da vida ele corresponde ao plano astral; na magia, pertence aos espíritos da água, às ondinas.

        É um signo par, portanto classificado como feminino; curiosamente, porém, absorve toda a influência de Marte, seu regente, perdendo, portanto, qualquer característica feminina ou passiva. Proporciona energia, agressividade e audácia.

        É um signo violento, determinando um temperamento ardente, impulsivo, às vezes colérico e sempre muito audacioso. É um signo fixo, determinando força de vontade, tenacidade e perseverança, tanto para o bem como para o mal.

        É um signo fecundo; os que nascem sob sua influência poderão ter muitos filhos, dependendo naturalmente do cônjuge; possuirão, também, tremenda energia concretizadora, e seu trabalho produzirá frutos abundantes e lucrativos.

        É um signo de vitalidade, emprestando uma resistência física extraordinária aos que nascem sob sua inlfuência. Marte, nesta regência, proporciona grande fortaleza de espírito, habilitando os escorpianos a suportar corajosamente todas as provações que porventura tenham que enfrentar.

        Sendo um signo de água, proporciona uma natureza frio-úmido e determina um temperamento belicoso, ardente, emocionável e inquieto. Marte dá aos escorpianos tendência às inflamações e febres súbitas, e Plutão, sua oitava superior, empresta misteriosos poderes ocultos.

        Este signo é de beleza média, isto é, não proporciona demasiada formosura aos que nascem sob sua influência. Dota-os, porém, de traços fisionômicos que por vezes são extraordinariamente atraentes. A estatura nunca será elevada, sendo média ou um pouco acima da média; a cor da pele será morena ou de uma tonalidade dourada, e os traços do rosto serão firmes e um pouco duros. Os olhos serão sempre o traço mais peculiar dos escorpianos puros; assemelhando-se aos das águias, penetrantes e dominadores, impressionam pela firmeza, determinação e força positiva que irradiam.

Tendências internas

        Os nascidos no primeiro decanato de Escorpião, isto é, no período que vai de 23 a 31 de outubro, são violentos, dominadores, audaciosos e egoístas. Corajosos até a temeridade, nunca recuam diante de um perigo. São incapazes de uma traição, mas não perdoam o erro ou esquecem a afronta. O tipo físico é semelhante ao dos demais decanatos, proporcionando pele mais escura e corpo mais delgado e musculoso. Os nascidos sob esta influência poderão alcançar altas posições na carreira militar ou se distinguirão na medicina, especialmente cirurgia. Os tipos inferiores são perigosos, implacáveis e cruéis.

        Os que nascem no segundo decanato, que influencia de 1 a 10 de novembro, são valentes, impulsivos e dinâmicos. Dotados de uma aura simpática muito grande, atraem as atenções e facilmente conquistam amizades. Menos vingativos que os nascidos no primeiro decanato, são mais generosos em seus impulsos e menos extremistas em suas ações; são amáveis no trato, perdendo muito da agressiva personalidade que Escorpião empresta aos seus nativos. Os tipos inferiores são sensuais, traiçoeiros e vingativos.

        Os nascidos no terceiro decanato de Escorpião, isto é, no período que vai de 11 a 21 de novembro, são tipos às vezes notáveis, pois se Marte rege este signo, Vênus é quem domina este decanato; a combinação destas duas influências proporciona uma instabilidade emocional muito grande e determina uma aura magnética extremamente poderosa. Os nascidos neste decanato tanto podem ir ao mais sublime desprendimento como ao mais grosseiro egoísmo; tanto podem amar sem limites como odiar sem tréguas; podem ser sensíveis, emotivos e afetuosos e podem ser frios, indiferentes e implacáveis. Os tipos mais místicos, sensíveis e delicados de Escorpião são os nascidos neste decanato; aqui encontramos, também, entre os tipos inferiores, as maiores demonstrações de indiferença, sensualidade e perversão sexual.

O destino

        O signo de Escorpião rege a bexiga, uretra, próstata e os órgãos genitais. Estão os escorpianos sujeitos a pielites, nefrites, uremias, estreitamento da bexiga e da próstata e moléstias dos órgãos genitais. Por influência de Touro, signo oposto a este, poderão padecer de inflamações na garganta, nas amígdalas e disfunção da glândula tireóide.

        Os nascidos neste período regido por Escorpião melhor se harmonizarão com os nascidos em Câncer (21 de junho a 21 de julho) e Virgem (23 de agosto a 22 de setembro).

        As pedras preciosas de Escorpião são o topázio e a malaquita.

 

[Astrologia][Os planetas e os signos][O Horóscopo][Como se desenha um horóscopo]

[Áries][Touro][Gêmeos][Câncer][Leão][Virgem][Libra][Escorpião][Sagitário][Capricórnio][Aquário][Peixes]

1