Signos do Zodíaco

Virgem

        A constelação de Virgem governa o período que vai de 23 de agosto a 22 de setembro. É o sexto signo do Zodíaco e simboliza a assimilação. Tem como principal característica a parcialidade.

        É um signo de terra; nos quatro planos da vida ele corresponde ao plano físico; na magia, pertence aos espíritos da terra, aos gnomos.

        É um signo feminino, proporcionando polaridade passiva, determinando inteligência, método, assimilação e indicando dualidade de caráter e temperamento. É um singo comum; os nascidos neste signo são menos passivos e indecisos que os nativos de Peixes, outro signo comum feminino. Virgem tende a exaltar as qualidades e defeitos e proporciona obstinação e constância.

        É um signo científico; inclina aos estudos e à meditação. Desenvolve a força mental e proporciona capacidade assimilativa, mnemônica e detalhista.

        É um signo humano; os que nascem sob sua irradiação possuem todas as características humanas, tanto no físico como nas qualidades e defeitos; desprendidos no sacrifício, mesquinhos na vingança ou desmedidos na ambição, enfim, amam, odeiam e desejam como somente o Homem o sabe fazer.

        É um signo duplo; indica o poder, ou melhor, a faculdade de escolher entre os dois caminhos da evolução: elevação e libertação ou degeneração e caos.

        Sendo um signo de terra, determina uma constituição frio-seca e proporciona um temperamento calmo, tranquilo e laborioso.

        Sendo um signo humano, determina características físicas agradáveis, embora não crie tipos de beleza. A estatura é variável, mas geralmente o virginiano não ultrapassa a altura média; a pele é morena, apresentando, em certos tipos, um belo tom dourado ou um feio amarelo bilioso. Os olhos são claros, azuis, cinzentos ou castanhos, pequenos e ligeiramente amendoados. Os virginianos se distinguem pelo rosto oval e fino e pela cabeça bem-feita e bastante desenvolvida na parte superior; esta particularidade é bastante pronunciada nos tipos superiores, onde o intelecto é poderoso.

Tendências internas

        Os nascidos no primeiro decanato de Virgem, isto é, no período que vai de 23 de agosto a 1 de setembro, possuem um temperamento alegre, jovial, tranquilo e amável. A tez é mais clara e os olhos são mais abertos, luminosos e atraentes do que os dos nascidos nos decanatos seguintes. Os que possuem esta influência são dotados de elevadas qualidades morais, são mais humanos e compreensivos e dificilmente se deixam dominar pela cólera ou pelo mau humor. Os tipos inferiores são rancorosos, mesquinhos, aduladores, intensos no ódio e calculistas no amor.

        Os que nascem no segundo decanato, que influencia desde o dia 2 até 11 de setembro, têm um físico atraente, estatura média ou abaixo da média e possuem uma leve tendência para engordar. Os que nascem neste decanato possuem apurada sensibilidade e aptidões artísticas excepcionais. Aqui encontramos os tipos mais compassivos e desinteressados desta influência astrológica. Em compensação, os tipos inferiores vão ao extremo da depravação; não há vício que não explorem ou perversidade que não pratiquem. Os proprietários de bordéis, as madames que se dedicam ao lenocínio, têm este raio maléfico de Virgem, que os leva a explorar a fraqueza alheia.

        Os nascidos no terceiro decanato de Virgem, isto é, no período que vai de 12 a 22 de setembro, são os virginianos mais característicos, isto é, os que mais podem possuir as tendências proporcionadas por este signo, quer positivas, quer negativas. Neste decanato, as qualidades intelectuais são muito desenvolvidas, e os indivívuos são mais objetivos e calculistas. Dotados de mais senso crítico do que sendo de justiça, são mais loquazes e polemistas do que os nascidos nos decanatos anteriores. Esta influência pode produzir grandes cientistas, poliglotas, juristas e engenheiros. Os tipos inferiores são traiçoeiros, mesquinhos e hipócritas e estão sempre prontos para acariciar com as mãos e ferir com a língua venenosa e infatigável.

O destino

        O signo de Virgem rege o intestino grosso e delgado, o lóbulo inferior do fígado, o baço e o duodeno. Os virginianos estão sujeitos a cólicas, peritonites, disenterias, diarréias, febre tifóide e verminoses; poderão também sofrer males crônicos no intestino, principalmente prisão de ventre e disfunções na bexiga. Seus males maiores, entretanto, serão imaginários.

        Os nascidos neste período regido por Virgem melhor se harmonizarão com os nascidos em Touro (21 de abril a 20 de maio) e Peixes (20 de fevereiro a 20 de março). Devem ter cuidado com as associações comerciais ou amorosas feitas com pessoas nascidas sob a regência de Aquário (21 de janeiro a 19 de fevereiro).

        As pedras preciosas de Virgem são o jaspe e o jacinto.

 

[Astrologia][Os planetas e os signos][O Horóscopo][Como se desenha um horóscopo]

[Áries][Touro][Gêmeos][Câncer][Leão][Virgem][Libra][Escorpião][Sagitário][Capricórnio][Aquário][Peixes]

1