A Produção

A Revolução Industrial alterou os métodos de fabricacão , o sabor e a cor da cerveja também. Em 1765, James Watt inventou a máquina à vapor na Inglaterra; em 1800 o uso do vapor já era muito defundido nas cervejarias. O vapor fornecia aos cervejeiros uma fonte controlável e segura de energia para o aquecimento dos processos durante a produção de cerveja. Ao mesmo tempo, o novo estilo de cerveja de baixa fermentação ou "Lager", ganhou popularidade rapidamente por toda a Europa.

As cervejas lager desta época tinham cor castanha, como as cervejas "Dunkles" da Bavaria hoje, mas eram fermentadas à frio em cavernas na Alemanha. Porque os cervejeiros eram forçados a fermentar os seus produtos em temperatura ambiente, as cervejas Lagers podiam ser produzidas somente durante uma época do ano. O desenvolvimento da refrigeração e sua instalação subsequente por Carl von Linde na Alemanha, em 1876, significou que a cerveja Lager poderia ser produzida o ano inteiro.

Em 1842, na Cervejaria Pilsener Urquell, da cidade de Plzen, Tchecoslováquia, foi desenvolvida uma cerveja Lager de cor pálida (palha), depois nomeada Pilsener, em homenagem à sua cidade de origem. Esta cerveja foi a primeira bebida de cor áurea e de corpo claro disponível aos consumidores desta época. Coincidentemente, a industrialização de vidros comerciais tornou fácil a aquisição de copos claros , os copos claros eram caros demais antes desta época e somente utilizados pela alta sociedade. A conjunção destas circunstâncias fez com que a Pilsener Urquell se tornasse imensamente popular e muitas imitações surgiram repentinamente no mercado. A combinação do desenvolvimento quase simultâneo do vapor, refrigeração e de um tipo universalmente popular de cerveja pálida, resultaram na formação rápida de imensas Cervejarias nos Estados Unidos, Europa e no mundo inteiro.