Como Surgiu

As primeiras indicações de fabricação de cerveja foram encontradas no vale do rio Tigris (na Mesopotâmia) em tabelas de pedras gravadas com caracteres cuneiformes de mais de seis mil anos de idade . Os sumérios eram conhecidos por fazerem sacrifícios à sua deusa da cerveja, Ninkasi. As tabelas de pedra descrevem sacrificios à Ninkasi, além da fabricação e distribuição de cerveja na antiga Suméria. Depois dos sumérios, a produção de cerveja foi difundida por toda a região, notadamente Egito a Babilônia. Na verdade, as primeiras receitas escritas foram descobertas em uma pictografia egípcia descrevendo os ingredientes e a produção de cerveja no antigo Egito. No tempo do Império Romano, tanto a cerveja como o vinho já eram produzidos em todo o mundo conhecido.
 
A primeira produção industrial de cerveja foi realizada pelos frades cristãos da Europa. Os Conventos dos frades começaram a produzir cerveja não apenas para o seu consumo, mas também como forma de pagamento por mercadorias e serviços. Em Weihenstephan, próxima a cidade de Freising, na Alemanha, a mais antiga cervejaria em operação contínua no mundo foi fundada pelos frades no ano de 1040, aproximadamente. 
Numerosas cervejarias da Bélgica podem traçar suas linhagens de cervejarias monásticas de muitos anos antes de Wiehenstephan. Por causa destas cervejarias monásticas, a produção de cerveja deixou de ser uma tarefa diária de mulheres para tornar se uma ocupação industrial para os homens, antes mesmo da revolução industrial começar.