BIOGRAFIA DO NIRVANA

    Coma idade de 6 anos, Kurt Cobain assistiu a um show dos Beatles na TV. Naquela noite ele sonhou que era John Lennon . "Eu amava os Beatles. Me vestia como John Lennon e pretendia tocar guitarra para minha familia", ele revelou uma vez. Aquele garoto cresceu, descobriu que os Beatles tinham terminado a muito tempo, e Kurt estava envolvido com a explosão do Punk. "O Punk mudou minha atitude para a música. Em vez de querer virar uma estrela, eu decidi que queria apenas tocar guitarra em uma banda.Tudo o que eu queria fazer quando voltasse para casa, à noite, era sentar na minha cama escrevendo músicas para tocar até que fosse hora de dormir".
    Ele estava fascinado com o Punk. Mas ficou desapontado quando ouviu pela primeira vez o album do Clash, Sandnista. Por volta de 1983, o som de bandas Americanas como Flipper e os Stooges apagaram aquela má impressão. "Eu sempre gostei de qualquer coisa diferente ou até um pouco bizarra",ele confessou mais tarde. Com 17 anos, Kurt deixou sua casa. Ele gastou o inverno inteiro matando tempo na Biblioteca de sua cidade natal, Aberdeen,e se convidando para comer na casa de seus amigos. Trabalhou mais tarde como faxineiro e até como salva-vidas para um grupo de 30 garotos no YMCA! Quando estava chateado, ele desenvolveu um "hobby" que mais tarde se tornaria um ritual do Nirvana: Quebrar mobilia na casa de outras pessoas.Afinal, ele era um Punk.

    Em 1985, Kurt encontrou Chris Novoselic, um baixista de origem Yugoslava que também estava perdido e chateado na pequena Aberdeen, Eles começaram atocar juntos em uma serie de bandas desconhecidas. A linha original do Nirvana só aparece, no entanto, em 1987, com Aaron Buckhard na bateria.No começo do ano seguinte  Dale Crover assumiu a bateria para a gravação de uma fita demo, produzida por Jack Endino,agora em Seattle. A demo impressionou o selo Sub Pop, e eles foram chamados para gravar um single.
    Seu primeiro disco, apresentando "Love Buzz" e "Big Cheese" foi lançado com apenas1000 cópias. Em 1989, um segundo guitarrista, Jason Everman, junta-seà banda e o primeiro album, Bleach,  é gravado,novamente produzido por Jack Endino. O custo do disco é mínimo,pouco mais que 600 dolares. Após o lançamento de Bleach eles fazem uma turnê pelos EUA e depois Europa.
    A linha definitiva do Nirvana aparece apenas em 1990. Everman sai e na bateria entra Dave Grohl, depois da banda ter varios bateristas por curtos periodos de tempo- Aaron Buckhard,Chad Channing, Dale Crover e Dan Peters. As turnês são umaoportunidade para a afinação da banda, que atrái a atenção da grande gravadora, Geffen. Entre maio e junho de1991, eles fazem seu album de estreia para a Geffen, Nevermind,que é lançado em 20 de setembro. Em 18 dias ganha um disco de ouro. No mês seguinte o videoclip de Smells like a teen spirit éa maior sensação na MTV.

   Lançado inicialmente com 40000 cópias, Nevermind vende selvagemente. Em poucosmeses ultrapassa as vendas de Achtung baby (U2), Dangerous (Michael Jackson),and Use your illusion (Gun's and Roses) no ranquing da Billboard, com mais de 8 milhões de cópias vendidas. Para uma banda com apenas poucos anos na estrada, deveria assinalar a estada permanente da bandana cena. Não o foi.
    Cobain, Novoselicand Grohl eram, de repente, estrelas. Era um show atrás de outro.Em abril de 1992, Nirvana completa ao todo 100 shows em 4 continentes,em um periodo de 4 meses. Eles estão exaustos. Por este tempo, osapelos desesperados de I don't care (presentes em quase todas assuas músicas) começam a ser ditos como uma giria dos anos90. E algumas pessoas chamam Smells like a teen Spirit de versãogrunge de Satisfaction. Cobain é o primeiro a recusar estasidéias. "Eu falo apenas por mim mesmo. Eu estou apenas confuso como outras pessoas. Eu não tenho resposas para nada",disse ele em uma entrevista para Rolling Stone. A banda, uma criança do underground,começa a ter problemas ao lidar com o showbiz, e eles não tentam esconder o fato.
    O lançamentode Insesticide (uma coletânea de lados-B e raridades) praticamentecoincide com a visita da banda ao Brasil, para o Hollywood Rock. Os showssão controversos. A banda parece tentar colocar a  pior performance possivel no palco. Os fãs estão divididos: alguns odeiam,outros exaltam sua atitude subversiva e contra o sistema.
    Cobain faz contato com músicos brasileiros, e João Gordo, dos Ratos do Porão,é eleito "guia turístico". Kurt ouve velhos discos dos Mutantese os adora- Ele escreveu uma carta para Arnaldo Baptista, um outro rebelde na história do rock. João Gordo está abatido com opermanente estado de melancolia de Kurt- ele nunca sorrí ou mencionao Nirvana ou seu sucesso. Seus favorítos assuntos: Punk, músicaalternativa e críticas ao mundo dos negócios do Rock. Seupassatempo: brigas diaris com Courtney Love.
    De volta aos EUA, a banda grava In Utero. Segue-se uma maratona estafante de shows, permeados por shows ocasionais de caridade, como um em abril, emSão Francisco, para as vítimas de estupro na Bósnia.Talvez sentindo-se culpado por ter-se tornado um milionario, Cobain sempre tentou causas como a luta contra Aids.
    Os problemaspsicológicos de Kurt tornam-se evidentes. Antes da escolha finaldo título de In Utero, o título provisórioera I hate myself and I want to die (Eu me odeio e quero morrer).Em maio de 1994, Kurt faz sua primeira tentativa de suicídio: em um fim de semana, em Roma, ele toma uma garrafa inteira de tranquilizantes e escreve uma nota de suicídio. Depois de um tempo em coma, ele retorna aos EUA. E de novo às drogas.
    Mais argumentos com Courtney levam a uma situação de suicídio, com Kurt trancado com uma arma em um quarto. Ele não vai em frente comisso e vai para um hospital, em tratamento, em 28 de março. trêsdias depois, volta para Settle, compra outra arma e desaparece. Nem um detetive particular contratado por Courtney consegue encontra-lo. Em 8 de abril é encontrado morto, com um tiro na própia cabeça,com 28 anos no porão de sua própia casa, em Seattle.

    Kurt morreu antesde ver o lançamento do ultimo disco gravado pela banda, NirvanaUmplugged on MTV.

    A cada ano, o seu aniversario será lembrado pelos fãs, TV, Radios e pelas gravadoras mesmo sabendo que ele deve rolar no seu túmulo com estetipo de homenagem.         


página inícial