banner2.gif (230675 bytes)
Home | A Banda | Biografia | Discografia | Letras | Fan Club | Downloads | Entrevistas | Postboard | Links

 

 

jkanimwh.gif (26960 bytes)

 

   Jay Kay tem 31 anos e foi o fundador da banda. Jason fechou-se durante 6 meses a gizar o projecto que queria concretizar. Foi daí que surgiu o nome jamiroquai e o logo, ambos pensados e desenhados por Jk.

É caracterizado como opinativo, idealista, controverso e, acima de tudo, honesto, às vezes um pouco de mais para o seu próprio bem. Filho de pai português e mãe inglesa, JK passou a vida a mudar de terra em terra pois a sua mãe era cantora de Jazz e corria vários clubes por toda a Inglaterra. Ele próprio conta que a mãe acordava-o a meio da noite para fugirem dos hóteis e não pagarem o quarto...

 

tobyanim.gif (31651 bytes)

 

    Nasceu em 29 Outubro de 1970. Em jovem estudou piano clássico e o talento musical parece vir de família. O seu pai fez dois discos com o Dudley Moore!! Toby foi apanhado na primeira onda House que apareceu no fim dos anos 80 no Reino Unido. Impressionado pela energia e dinâmica da cena House e da música conseguiu um contrato discográfico com a Editora de dança Fffr, e começou a fazer música com o nome "Kleptomaniacs". Conheceu o Jay Kay através de um amigo mútuo e houve algo que os ligou, uma troca de ideias que ambos perceberam que podia se transformar em algo de estrondoso...e assim foi! Passado 1 ano os Jamiroquai tomavam de assalto a cena Acid-Jazz que se estava a formar no Reino Unido e o resto é História!

   Toby Smith é o teclista, co-compositor e uma das driving-force por detrás dos Jamiroquai...quem não se lembra do piano de King For A Day ou daquele sintetizador do Half The Man?

  Toby Smith vai sair da banda para dedicar mais tempo à sua família.

Smith tem um filha pequena e decidiu tirar um tempo das constantes tours que o afastaram da família por longos períodos de tempo nos últimos anos.

O vocalista da banda, Jay Kay, disse esta semana: " É com tristeza que veja a sua saída mas compreendo perfeitamente o compromisso que Toby sente para com a sua família e os malefícios de estar longe de casa por longos períodos. Desejo-lhe tudo de bom."

Contudo o par deixou a porta aberta para trabalhar em futuros projectos de estúdio.

 

derrickanim.gif (31225 bytes)

 

Nasceu em 27/03/62. Derrick começou a tocar bateria batendo nas cadeiras da sua mãe e em listas telefónicas! Juntou-se à banda a seguir ao lançamento do 1º álbum da banda "Emergency On Planet Earth" e diz ter o Funk e Jazz como raízes e cita Harvey Mason e os Level 42 como suas maiores influências. Como homem de família que é, cita a sua filha como uma das suas maiores inspirações na vida.Juntou-se aos Jamiroquai após a saída de Nick Van Gelder...Derrick trabalhava com os Urban Species e após algumas audições foi escolhido para entrar nos Jamiroquai! A melhor memória que tem dos Jamiroquai é quando teve de pôr Ralgex nos braços após o seu 1º concerto com a banda (Paris, 94) devido à força com que tocou!

Derrick McKenzie casou o ano passado com a sua namorada, Anthea, e tem um filho, Kai e uma filha, Jenna.

 

solaanim.gif (28605 bytes)

   

    Natural de Lagos, Nigéria.Sola juntou-se à banda para a realização do "Travelling Without Moving" em 95, tendo tido como antecessores Maurizio Ravalio, Kofi Kari Kari e Max Beesley( que vai trabalhar com Mel B). Sola gostava de alcançar a excelência na sua música tal como o seu herói Miles Davis (grandes malhas este gajo fez!) mas tem gostos variados que vão desde Earth, Wind & Fire ao compositor clássico Bartok. Tendo sido percussionista e tocado com artistas como Ronnie Jordan permitiram-lhe começar Derrick e a partir dele JK pediu a Sola para se juntar à banda e pode ser ouvido nos últimos 3 albuns. Só há 1 palavra para descrever os seus sons...Wicked!

    Al Stone, produtor dos 1ºs 4 álbuns da banda, afirma que o feel do Sola é essencial para o som da banda, considerando-o um dos melhores percussionistas do mundo!

 

nickanim.gif (29099 bytes) 

 

Nick juntou-se à banda após a saída de Stuart Zender. Candidatou-se a uma banda que fazia covers de Jamiroquai na mesma semana que mostrou os seus dotes nos Jamiroquai HeadQuarters, e após duas audições foi o escolhido para tocar na melhor banda do planeta!Nick juntou-se à banda em 98 e fez a sua estreia ao vivo em 99 na esgotada Synkronized Tour.Nick, 26 anos, foi nascido e criado em Reading e inspirado desde tenra idade para se tornar num músico pelo seu pai, o qual era teclista. Fyffe tentou vários instrumentos, como a bateria e a guitarra, antes de se decidir pelo baixo, o que só aconteceu aos 18 anos!Tendo nascido cego de um olho não o impediu de atingir as suas ambições, que foram ganhando força até atingir o patamar mais elevado da sua carreira. Não teve muito tempo para trabalhar no Synkronized, mas já todos ouvimo-lo tocar ao vivo e vê-se que o baixo não podia estar em melhores mãos!

No "A Funk Odyssey", o seu 2º trabalho com os Jamiroquai, Nick mostra a todos os cépticos que é um digno sucessor do "Mighty" Zender! Eu ainda não consegui tirar da cabeça a bassline do Main Vein e do So Good To Feel Real !!!

 

wallisanim.gif (24762 bytes)

 

Toca Didgeridoo. É o membro que conhece o Jay há mais tempo. Conhecem-se desde o tempo em que andavam de Skate juntos. Jay pediu-lhe para tocar didgeridoo na introdução do "When You Gonna Learn?" e ficou na banda desde então. Aprendeu a tocar sozinho e o seu 1º didgeridoo foi um tubo de plástico!

Wallis está concentrado num projecto a solo e, como tal, não participou no "A Funk Odyssey" :( Mas não se preocupem porque ele vai tar pronto para o 6º!

 

robanim.gif (32275 bytes)

 

Devido à saída de Simon Katz, por motivos que não são do domínio público, os Jamiroquai contrataram este senhor de nome Rob Harris. As noticías de que Katz ia saír começaram a ouvir-se com mais insistência após a performance dos Jami nos World Music Awards, em que o guitarrista não era o Simon...passado umas semanas os Jamiroquai actuaram no Covent Garden Show e ostestavam o mesmo desconhecido guitarrista que afinal é...Rob Harris.

Rob Harris é o mais recente membro dos Jamiroquai e juntou-se à banda em 2001. Nascido em 27 de Agosto de 71 em Cambridge, começou a tocar guitarra com a tenra idade de 7 anos!Ele rapidamente dominou a guitarra eléctrica e acústica e foi inspirado para se tornar músico profissional pelos Beatles, uma das suas grandes influências juntamente com George Benson, os Crusaders e, mais importantemente,  o tio Jimi "Doing drugs is my 2nd Work" Hendrix!

Os Jamiroquai parecem uma montra de Guitarristas...No Emergency On Planet Earth tocaram Glenn Nightingale, que entretanto colaborou no último álbum dos Jarabe de Palo, e Simon Bartholomew-o excelente guitarrista dos Brand New Heavies- e nos outros albums podemos encontrar prestações de Gavin Dodds, Erwin Keilles e Simon Katz.

Após as opiniões que corriam na Jamline, as quais eram bastante favoráveis para Rob, o álbum veio confirmar a sua importância e o seu talento! Nunca tinha ouvido tanta nem tão boa guitarra num álbum de Jamiroquai!

Dzireanim.gif (31964 bytes)

D-Zire acompanhou a banda desde o seu primeiro álbum , sendo o seu contributo mais notado em concertos e espéctáculos ao vivo. É um mago das turntables e mostra isso mesmo na 6ª faixa do "Synkronized", "Destitute Illusions" onde tem liberdade para mostrar os seus dotes. Ouvi dizer que os Jamiroquai querem passar a fazer as suas próprias remixes e o JK já disse que o Dj D-Zire era muito talentoso e imaginativo, por isso, irá fazer algumas remixes. Esperaremos para ver. Não há sinal visível de que tenha participado no " A Funk Odyssey" mas esperemos que esteja presente na Tour!

 

zenderanim.gif (28656 bytes)

 

Entrou na banda através de Nick Van Gelder, o 1º baterista dos Jamiroquai, e participou nos primeiros 3 álbuns de Jamiroquai e, pela qualidade e feel do seu bassplaying afirmou-se como o melhor baixista jovem inglês mas...borrou a pintura toda quando, a partir do enorme sucesso do Travelling Without Moving, decidiu que queria mais protagonismo e como Toby disse ele nos Jamiroquai não vai conseguir esse protagonismo porque é claramente ofuscado pelo carisma de JK...Zender entrou em conflito com JK e ao longo de 98 andavam bastante afastados, deixando a banda pouco à vontade como Toby Smith e Derrick Mckenzie desabafaram..assim quando o Synkronized tava praticamente todo gravado, este menino e o seu egoísmo infantil decidiu deixar a banda, querendo receber os royalties e sem precisar de ir em tour, o que ele já tinha confessado que não lhe agradava pois preferia ficar em casa com a sua mulher, a All Saint Melanie Blatt.Os Jamiroquai foram assim obrigados a reescrever o álbum e começar do princípio graças ao menino Zender!!

Após alguns dias de audições, Matt Johnson foi o escolhido para substituir um dos melhores teclistas ingleses da última década - Toby Smith. Matt já tocou em várias bandas inglesas como os Ola Onalube e com a nossa conhecida Beverly Knight. É um velho amigo de Rob Harris e parece sentir-se como peixe na água entre os Jamiroquai! Quem viu o concerto de dia 24 decerto ficou com uma opinião favorável em relação a Matt!

Não concorda comigo?Speak Up! Diga de sua justiça no Postboard!