Bem vindo à Home Page de Taiúva, SP


Taiúva, vocábulo de origem Tupy que significa Amoreira Branca.

Taiúva é uma pequena e simpática cidade localizada na região Norte do Estado de São Paulo, à margem da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, a 360 km da Capital. Limita-se com os municípios de Bebedouro, Jaboticabal, Pitangueiras, Monte Alto, Taquaral e Taiaçú. Dista cerca de 80 km de Barretos e também 80 km de Ribeirão Preto.

Vista aérea de Taiuva, face Norte.


Um pé de Taiúva

As amoras brancas

Seu nome é devido à existência, no local, de algumas árvores de amoreiras brancas, cujo nome científico é Chlorophora Tinctoria, da Família das Moraceae, e que tem como nomes populares, além de Taiúva e Amora Branca, outros como Pau Amarelo, Limorana, Mora, Amora Amarela e Tatajuba.

<A altitude da sede do município é de 621 metros acima do nível do mar e a topografia é constituída de ondulações suaves, não existindo acidentes elevados. Os solos da região são do tipo Podzol, em sua quase totalidade ácidos. A área do município é de 102 km2.

O clima de Taiúva é quente, com inverno seco, sendo que a média das mínimas está em 15,81°C e das máximas em 32,08°C. A precipitação pluviométrica é de 728,90 mm. em média.

A população de Taiúva, segundo o último censo do IBGE é de 5.858 habitantes.

A economia do município é basicamente agrícola, com o cultivo predominante de cana de açúcar e de cítricos. Grandes usinas de açúcar e grandes esmagadoras de cítricos localizadas na região determinam a predominância destas culturas.

A industrialização na cidade ainda é incipiente, com poucas unidades industriais, a maioria voltada para o processamento de produtos agrícolas ou para a produção de implementos agrícolas. Existe ainda uma empresa que se dedica à produção de incubadoras para recém nascidos. Por falta de uma política de apoio melhor estruturada, Taiúva corre sério risco de perder as poucas indústrias que tem, afetando ainda mais a oferta de empregos na cidade.

O comércio e serviços da cidade conta com várias lojas de tecidos e vestuário em geral, lojas de presentes, móveis e eletrodomésticos, casas de material de construção, supermercados, farmácias, oficinas mecânicas e demais serviços automotivos, postos de gasolina, lanchonetes, sorveterias, chopperia, dois restaurantes, duas churrascarias, vários bares, despachantes, auto-escola e vários profissionais de serviços, tais como torneiros, carpinteiros, encanadores, pedreiros, pintores, letristas, etc. Taiúva também conta com consultórios de médicos e dentistas que residem na cidade.

Duas agências bancárias, Bradesco e Nossa Caixa, servem a cidade, que conta também com um Pronto Socorro Municipal, Posto de Saúde, Creche Municipal, Casa da Agricultura. Na área do ensino, Taiúva conta com escolas de primeiro e segundo grau públicas e com uma pré-escola particular.

No esporte, o município conta com o Ginásio de Esportes Municipal, com a Quadra Poliesportiva do Taiuva Tênis Clube, que recentemente recebeu sua cobertura, uma importante melhoria, Campo de Futebol do Taiúva Esporte Clube, Recinto de Rodeios do Clube de Rodeio Unidos de Taiúva, hoje quase totalmente abandonado, e com um Centro Físico Municipal, com piscinas, sauna, sala de ginástica com aparelhos, quadras de bocha e instalações para eventos sociais. É desagradável mas devemos informar que todo este patrimônio esportivo não está disponível atualmente, por falta de adequada manutenção. Taiúva conta ainda com um clube social, a Sociedade Recreativa Taiuvense, fundada em maio de 1957.

Taiuva é razoavelmente bem servida em termos de telecomunicações, sendo que a telefonia celular não tem cobertura homogênea na cidade pela inexistência de torre própria. Os sinais são captados de Monte Alto, Taquaral e de Bebedouro. O DDD de Taiúva é 016.

O que falta nas telecomunicações formais, sobra no campo amadorístico. Seguindo o pioneirismo de PY2BVC, Dr. Olavo Gonzales, as estações de PY2BCV, Leo Dallalana e de PY2JI (antigo PY2FKQ), Plinio Romitto Jr. colocam Taiúva em contato com o Brasil e o mundo através das ondas curtas e das transmissões em VHF e UHF. Com QAP's permanentes em 144.980 kHz em FM, 144.220 kHz em SSB e 436.000 kHz em FM, e presença em todas as bandas de HF, estas estações são uma porta de contato com o mundo permanentemente aberta.

Na região também se pode contar com as repetidoras de Jaboticabal, em 145.430 kHz e a de Monte Alto, em 146.790 kHz, esta última lincada com várias repetidoras do Estado de São Paulo.

A ARCT, Associação de Radiodifusão Comunitária de Taiúva, criou em Agosto de 2001 a Rádio Difusora Amora Branca, como resposta aos anseios da Comunidade Taiuvense em ter seu próprio canal de comunicação social.

Em breve, a Difusora Amora Branca estará no ar em 106,3 Mhz.


As coordenadas geográficas de Taiúva e seu International Grid Locator são:


Latitude Sul 21°07’56’’

Longitude Oeste 48°27’12’’

Locator GG.58.SU




Um pouco da história de Taiúva:

Desde 1.890 se tem notícia de moradores nas terras onde hoje está a cidade, porém é com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1901 que as primeiras famílias se mudam para o local, então chamado Itayuva. Em 1902 é rezada a primeira missa e neste mesmo ano completava-se a construção da Estação Ferroviária, onde já se lia o nome Tayuva. A data oficial de fundação é 29 de dezembro de 1902 reconhece-se como fundador o Sr. Antônio Simões de Freitas.

Em 25 de novembro de 1908, Taiúva é elevada a distrito de paz, pertencente ao município de Jaboticabal. Em 8 de abril de 1909 toma posse o primeiro subprefeito de Taiúva, Dr. Emílio Winther Crino. Em 1948, um grupo de moradores idealistas composto pelos senhores Joaquim Alexandre Buck, Carlos Frederico Gianini, Oswaldo Pereira, José Pedro Rapetti, Caetano Pitelli, Cezar Zambrano, João Romitto, João da Silveira Rocha, entre outros, inicia junto às autoridades estaduais, com o apoio decisivo do então Deputado Estadual Auro Soares de Moura Andrade, um movimento pela emancipação de Taiúva, movimento este que resulta na realização de um plebiscito em 24 de outubro de 1948. O resultado do plebiscito é unanime na aprovação da emancipação, com a criação do Município de Taiuva em dezembro de 1948. O primeiro prefeito eleito de Taiúva, em eleição realizada em 13 de março de 1949 foi o Dr. José Caubí Campello Bessa. Seguiram-se as seguintes legislaturas:

1953 - 2a.Legislatura: Prefeito José Pedro Rapetti
1957 - 3a. Legislatura: Prefeito Sergio Lançoni
1959 - 4a. Legislatura: Prefeito José Pedro Rapetti
1965 - 5a. Legislatura: Prefeito Belmiro Arnizio Vertuan
1969 - 6a. Legislatura: Prefeito Adhemar Milani
1973 - 7a. Legislatura: Prefeito Milton Kenan
1977 - 8a. Legislatura: Prefeito Aldemar Rodrigues
1983 - 9a. Legislatura: Prefeito Saulo Ramalho Luz
1989 - 10a.Legislatura: Prefeito João Adauto Vidal
1993 - 11a.Legislatura: Prefeito Ismael de Oliveira
1997 - 12a. Legislatura: Prefeito João Adauto Vidal

Veja outras seções interessantes da Home Page de Taiúva

Clique no título das novas seções para visita-las agora.

A rampa do Cemitério de Taiúva.

Fotos antigas do esporte em Taiuva.

NOTICIAS DE TAIUVA

Como estava previsto, o Carnaval 2004 em taiúva foi um sucesso!
Salão cheio, muita ordem e segurança e muita animação.
Parabéns ao Sergio e toda a sua equipe pelo belíssimo Carnaval apresentado e parabéns principalmnete aos jovens, e alguns não tão jovens foliões que souberam aproveitar esta oportunidade e manter a tradição de um dos melhores carnavais da região. Clique aqui para ver as fotos do Carnaval 2004 em Taiúva.

Links para outras páginas interessantes na Internet

Clique aqui para visitar a Home Page da Família de Plínio Romitto Jr.

Dados completos sobre Taiúva e demais municípios brasileiros, diretamente do site do IBGE.


Clique aqui para ver algumas vistas de Taiúva.


Clique aqui para ver fotos de Tayuva Antiga


Se você gosta de animais, clique aqui para uma importante informação


Alguns "causos" de Taiúva.

Leia nesta seção alguns dos muitos "causos" sobre personagens taiuvenses. Visite sempre esta seção pois os causos são muitos e estamos sempre atualizando a seção com novas histórias.


Escreva dando sua opinião ou sugestões sobre esta Home Page, clicando no endereço abaixo. Obrigado!

romitto@uol.com.br

© 2000 - 2004 - Produzida por Plínio P. Romitto Jr.

Voce e' nosso visitante numero Counter

Clique aqui para assinar o nosso Livro de Visitantes

Clique aqui para ver o nosso Livro de Visitantes


This page hosted by GeoCities Get your own Free Home Page


1