O MEIO INTERNET
Continua a confusão na sobre a internet. O portal como já diz o próprio nome, deve ser mais do que espaços virtuais específicos sobre um determinado produto. Se temos um produto, como supermercado ou loja de ferragens, usamos o site para divulgar aquilo que estamos vendendo, que podemos oferecer. É um site terminal, que tem início meio e fim nos produtos de que disponha, ainda que seja uma biblioteca (os livros que tenho). 
Mas é pensar de maneira rasa e tímida pretender ter um portal que se encerre em si mesmo, que valorize alguns produtos que a empresa dispõe sem utilizar todos os recursos do meio internet, seja com hipertextos, links, possibilidades de experiências e, principalmente, interatividade.
Uma das grandes dificuldades do público é o aluvião de informações importantes e/ou sem nenhuma importância que encontramos nas pesquisas feitas através das ferramentas próprias na rede. Uma empresa de comunicação deve ter, deve usar a internet de forma ampla, total, permitindo que, através do seu portal, o estudante, o pesquisador não só tome conhecimento dos produtos da empresa como deve ser estimulado a navegar pela rede, deve ser encaminhado a outros sites e portais pertinentes com seus anseios. Um Portal de uma empresa de comunicação deve ter relevante utilidade pública, deve ousar em ampliar sua atividade para transmissões ao vivo de seminários, para discussão de idéias, deve ser mural para trabalhos de estudantes, estimular a literatura, o trabalho comunitário, deve ainda ter seu próprio laboratório de desenhos, animações, textos com informações essenciais além de ser uma bússola para serviços específicos que o público de outra forma tem mais dificuldade de acesso pela quantidade de informações armazenadas na rede.
É preciso antes de tudo entender definitivamente que a internet é um meio de comunicação e não uma espécie de ‘braço auxiliar’ a produtos de uma empresa apenas. Ver a internet e seus portais com mais acuidade, com mais sensibilidade e responsabilidade diante de um público ávido de informações é tarefa fundamental para quem vai dirigir um meio de comunicação.
agosto 2004