Os Caaporas

     Um povo dominado pela fúria, obcecado pela proteção dos animais a sua volta. Qualquer membro, de qualquer raça que se encontra com um Caapora, perceberá que ele louva mais a vida dos animais selvagens do que outros seres racionais. Eles possuem um jeito quase selvagem de sobreviver, adaptando-se à natureza a sua volta que amam mais do que tudo.

Como eles são fisicamente?

     Os caaporas lembram muito o conjunto de vários animais. Eles possuem pêlos, penas e pintas. Seu corpo é bastante estranho tendo aparência humanóide. Os pêlos estão espalhados por todo o corpo com algumas penas aqui e ali. Algumas vezes esses pêlos se parece com os de uma onça. As orelhas dos caaporas são como a de felinos. Já seus olhos são profundos e furiosos. A boca tem dentes grandes e as mãos possuem pequenas garras.
 Os caaporas possuem um corpo forte e bem constituído, mas são pequenos, pouco maiores do que os anões. Mas eles são rápidos e ágeis, seu corpo é adaptado a movimentos.
      Tempo de vida desses seres é bem curto talvez por isso, eles defendam tudo que possuam ao fervorosamente, pois deve aproveitar enquanto podem. Mas eles não temem a morte. Só assim põem se encontra com os outros animais que á se foram e seus filhos protegerão seu legado. Um Caapora vive de 55 a 65 anos. Essa é sua idade máxima e venerável. Meia idade é 35 anos.

Como é sua personalidade?

     O Caapora são considerados furiosos e irritados por outras raças, mas eles mesmos não dão muita atenção a isto. Suas características são bem marcantes e nenhum deles tem o costume de traçar perfil psicológico dos outros.
Fúria: Os caaporas são seres furiosos, selvagens. Não que sejam irracionais, mas muitas vezes, sua raiva não deixa que pense direito. Eles se tornam impulsivos e obcecados quando enfurecidos fazendo de tudo para acabar com o alvo de sua fúria.
Simplicidade: Os caaporas gostam de simplicidade, eles não vêem muita graça em dinheiro, magias arcanas ou coisas mais complicadas. Eles amam a natureza e gostam dela do modo como está. Eles se adaptam ao meio e não modificam. Tudo o que os caaporas querem é viver em paz com seus amigos. Suas relações são de troca de produtos raramente envolvendo dinheiro, mesmo quando lidam com outros povos.
Língua: A linguagem que os caaporas usam para se comunicarem é indecifrável para outros seres. Talvez os curupiras possam aprendê-las, mas os caaporas não estão muito dispostos a ensinar. Seu meio de comunicação consiste em uma série de palavras desconexas e gestos. As expressões faciais variam a todo o momento.
Liberdade: Esse povo adora a liberdade. Eles nunca se tornam escravos ou prisioneiros, sempre se matando antes que isso aconteça. Sua liberdade e vida são seu bem mais sagrado. A vida na existe em uma gaiola.

Como é sua sociedade?

     Este povo vive em pequenas tribos sempre comandadas por um pajé, um representante da mãe natureza. Abaixo do sacerdote está o guerreiro chefe, o mais forte e furioso da tribo. Os outros caaporas têm a missão de vigiar o território conversando com os animais. A tribo só se alimenta de animais depois de uma caça justa, onde a caça tem chance de escapar e contra-atacar. Eles retiram apenas o suficiente da mata, nunca pegando nada demais.
     Os caaporas não formam casais permanentes. Alguns podem até chegar a fazê-lo, aumentando sua família e depois partindo para formar uma nova tribo. A única lei que existe é que a fêmea na deve ser tomada à força. O restante dos relacionamentos é bastante liberal. As leis dos caaporas são bem simples e consistem apenas em proteger sempre a floresta, nunca matar seus semelhantes (incluindo animais) e nunca se entregar como escravo de qualquer pessoa.
     Existem os solitários no meio desse povo. Alguns jovens partem pelo mundo procurando conhecer mais sobre seus irmãos animais enquanto uns poucos anciões se escondem em matas fechadas e defendem seu território até que a morte chegue.

E os números?

     Os caaporas são baixinhos, mas incrivelmente resistentes. Eles ganham dois pontos na constituição e um ponto na força. A fúria dos caaporas acaba os cegando muitas vezes, tornando-os impulsivos e preconceituosos, por isso eles perdem dois pontos na sabedoria e um ponto no carisma.
     Quando estão na mata, os caaporas podem surpreender qualquer um automaticamente caso esteja sozinho ou com um grupo da sua espécie. Seu contato com seres da mata permite que converse com animais uma vez por dia para cada três níveis que possua.
    Esse povo não usa armaduras de metal mas seu couro resistente o protege bastante conferindo classe de armadura 7. Suas armas também costumam ser simples sendo que nenhum deles utiliza armas de metal. Eles acham pouco natural. Mesmo assim, nunca estã desarmados, sempre tendo suas garras que provocam dano 1d4 - 1 mais o bônus de força.