Por Shaftiel
Druida das Profundezas
Atributos exigidos: Sabedoria 14, Carisma 12, Destreza 13
Pré-requisitos: Sabedoria, Destreza

     Um druida é um sacerdote encarregado de proteger toda flora e fauna da superfície. Mas não existem animais e plantas apenas sob a luz do Sol. Em outras regiões como as profundezas do mundo, existe todo um ecossistema com todo tipo de criatura. As profundezas podem vi a ser tão povoadas quanto a superfície e precisam a mesma proteção.
     O druida das profundezas cuida do mundo escuro dos túneis sob a terra. Ele precisa ser sábio para observar as criaturas e saber como agir frente a cada perigo e ágil para se mover entre os túneis. Esses druidas também precisam ser fortes, pois as criaturas do subterrâneo podem ser mais perigosas e ariscas do que as da superfície.
     Várias sociedades possuem druidas das profundezas entre os seus, seguindo seus conselhos como se fosse um grande líder espiritual. Alguns deles se tornam viajantes, circulando entre as cavernas e aprendendo. Mesmo estes costumam ser procurados pelos povos como anões e svirfneblins para serem aconselhados ao lidarem com os estranhos animais do mundo subterrâneo.

Organização

     Os druidas das profundezas costumam ser solitários formando poucos grupos. Quando se reúnem formam os chamados Círculos da Sobrevivência por se tratarem de grupos reunidos apenas com o intento de proteger a si mesmos ou uma região.
     Druidas das profundezas de alto nível podem chamar por Círculos de Sobrevivência e serão atendidos por todos aqueles que estiverem na área. Um druida das profundezas é obrigado a respeitar aqueles que são, mas de três níveis acima do seu. Os sacerdotes de nível mais são considerados mestres da sobrevivência e devem ser respeitados por isso.
     Um druida das profundezas que atinja o décimo primeiro nível passa a ser o mestre supremo de uma região sendo que qualquer druida de nível menor que esteja por ali deve atender a todos os seus chamados e seguir suas ordens. Para cada nível que sobe, sua área se expande até entrar em conflito com o território de outro sacerdote. Quando isso acontece, círculos de sobrevivência dos dois lados começam a lutar até que sacerdote líder de um dos lados entregue seu território e se mude ou passe a ser um vassalo.

Etos

     Os druidas das profundezas louvam a vida subterrânea cuidando da sobrevivência do ecossistema. Enquanto os sacerdotes da superfície se preocupam com as árvores, eles cuidam de fungos de várias espécies e ainda de animais exóticos muito perigosos. Eles sabem o perigo que correm, mas estão dispostos a fazer de tudo para sobreviver nesse meio e impedir que o subterrâneo seja destruído.
     A tendência desses sacerdotes costuma ser neutra, pois eles não vêem muita diferença entre o bem e o mal. Existe um ciclo para tudo e se uma criatura morreu, é por que deveria ser assim. Eles costumam ser frios e calculistas quanto a tudo.
     Existem muitos desses sacerdotes que são humanos, mas outras raças como gnomos e anões também geram muitos destes. Algumas raças como os drows deveriam possuir muitos sacerdotes das profundezas, mas eles não possuem um grande respeito pelas terras que habitam e seus deuses são muito ciumentos. Alguns drows machos se tornam druidas profundos e passam a viver isoladamente longe das sociedades dos elfos negros.

Armas e armaduras permitidas

     Apenas armaduras e armas naturais feitas a partir de peles e cascos de criaturas do Underdark podem ser usadas pelos construídas profundas. Eles podem utilizar a cimitarra, a adaga, a espada curta, o dardo e a lança. Eles não podem usar escudos, tendo como proteção apenas suas armaduras e mantos. Armaduras de metal são proibidas.
     Os druidas profundos ainda utilizam a espada sombria (velocidade 3, dano 1d6+2, 1d4+2). Trata-se de uma lâmina curva e serrilhada, símbolo do grupo. Apenas sacerdotes acima do nível três têm direito de utiliza-la.

Poderes

     Os druidas profundos possuem uma resistência natural contra ataques baseados em terra e escuridão ganhando um bônus de + 2 nos testes de resistência. Esse bônus também serve contra ataques mentais feitos por devoradores de mentes.
     Há uma língua especial utilizada pelos sacerdotes. Ela é baseada em uma série de sussurros, sinais feitos com as mãos e sons feitos nas pedras dos túneis. Sua escrita é constituída de runas bizarras e quase indecifráveis onde até a profundeza co que foram escritas significa algo. Ninguém além dos druidas profundos tem direito a aprender essa íngua. Alguém que saiba e não seja um druida será caçado até a morte.
     Ainda são concedidos os seguintes poderes a estes sacerdotes:
     Ele pode identificar água potável, animas e plantas a partir do terceiro nível. Essas plantas e animais não incluem seres da superfície. O druida profundo ainda pode identificar qualquer tipo de fungo e musgo que cresça nas profundezas.
     Ele pode enxergar na escuridão total a partir do terceiro nível. Essa visa passa a agir também na escuridão mágica quando o sacerdote atinge o sétimo nível. Um druida profundo é treinado para lutar na escuridão, utilizando todos os seus sentidos.
     Ele pode se metamorfosear em um verme sanguinário gigante, um morcego imenso ou uma aranha gigante ao chegar nono nível. O ganha mais 50% de seus pontos de vida. Ele pode se transformar em um animal uma vez por dia.
     Ele passa a se movimentar livremente pelas profundezas a partir do quinto nível. O sacerdote não fica preso em teias de aranha e pode passar por parede de rochas ou se esconder dentro de uma. Ele pode atravessar paredes de até um metro. Após o décimo primeiro nível, ele pode andar livremente por entre as rochas.
     Ele fica imune a venenos e magia de enfeitiçar lançadas por criaturas das profundezas a partir do quarto nível.
     Ele pode detectar magia e lançar a magia escuridão e globo de luz uma vez por dia a partir do terceiro nível.
     Ele perde seus poderes caso fique mais de uma semana longe do subterrâneo. Esses poderes voltam, mas demora um dia para cada semana longe das cavernas.
     Suas magias têm poder diminuído durante o dia. A luz do dia diminui o poder das magias dos druidas profundos já que não é seu território. Durante a noite, na superfície, não há problema algum, mas durante o dia, suas magias são reduzidas à metade de seu poder e ele as lança como se tivesse três níveis a menos.

Sacerdotes de alto nível
 
     A partir do décimo quinto nível, os druidas profundos ganham os mesmos bônus que os druidas da superfície, só que passam a poder penetrar no Plano das Sombras e no Abismo, ao invés do plano elemental do fogo.

Experiência

     Siga a tabela de experiência, magia, Tac0 e dados de vida dos druidas.