Vertigem

     A disciplina Vertigem nasceu quando um Malkaviano tentava ensinar Demência para um Caitiff. Os vampiros não conseguiam se entender e o desgarrado acabou criando uma disciplina nova enquanto procura aprender a outra. Com o tempo, essa disciplina foi passando para outros vampiros e acabou ficando bastante difundida entre os Tremere e Brujah idealistas.
     Correm boatos de que uma pequena linhagem chamada de Viajantes Sombrios tem usado essa disciplina. Pouco se sabe desses vampiros, alguns dizem que eles são auxiliados pelo vampiro Helmet, um membro da Lista Vermelha Brasileira.
 Para se usar a disciplina deve-se fitar os olhos do alvo como se fosse uma Dominação, mas aqui não ocorrem as limitações de geração.

1 – O vampiro fita os olhos de seu alvo e se concentra, fazendo com que este passe a sofrer de pequenas vertigens. O alvo perderá a concentração momentaneamente. O vampiro gasta um ponto de força de vontade e testar força de vontade (dif. = força de vontade do alvo). Para cada sucesso, o alvo ficará atordoado por um turno, perdendo três dados em suas ações. esse poder pode ser resistido gastando-se um ponto de força de vontade.
2 – O vampiro pode usar os poderes de Vertigem sobre a mente de várias pessoa são mesmo tempo só que em um nível bastante limitado. Todas as pessoas que olharem para o vampiro perderá um dado em teste mentais. Esse nível geralmente é usado juntamente com ofuscação. Ele diminui em dois as dificuldades dos testes dessa disciplina. Deve-se gastar um ponto de força de vontade.
3 – O vampiro se concentra na mente do alvo tentando debilitá-la em algum sentido. Deve-se escolher um atributo mental a ser afetado. O vampiro gasta um ponto de força de vontade e testar força de vontade (dif. = nível do atributo + 3). Cada sucesso retira um ponto do atributo mental. O efeito dura o restante da cena.
4 – O vampiro pode usar seus poderes de Vertigem sem olhar para o alvo. Ele deve gastar um potno de sangue e testar força de vontade (dif. 8). Caso tenha sucesso, o poder poderá ser utilizado normalmente. Mas o alvo acabará sabendo de onde está vindo o atacado e sua atenção será chamada para o vampiro.
5 – Nesse nível, o vampiro ataca diretamente a mente do alvo, provocando cansaço, tonteiras e destruindo sua força de vontade. Deve-se testar força de vontade (dif. = força de vontade do alvo + 1) e gastar um ponto de força de vontade. Cada provoca a perda de um ponto de força de vontade temporário no alvo.