Som - Isolamento e absorção


Este texto pretende clarificar a confusão entre isolamento e absorção de som (ou ruído).

Isolamento.

Quando se pretende que determinado ruído não penetre em determinado local estamos peranto um problema de isolamento.

O que se pretende é evitar que o som se propague através de um meio que, consiste, normalmente nas paredes e chão.

A forma básica de obter isolamento é com o recurso ao peso. Quer se usam materiais mais ou menos normais quer se usem materiais especiais, tem que haver sempre alguma massa entre a fonte sonora e a zona a manter isolada. Evidentemente que determinados materiais são melhores que outros e alguns conseguem manter um bom isolamento com menos peso. Com pouco peso é difícil.

Menos peso é necessário para frequências altas que para as baixas.

Um dos erros típicos para isolar determinado recinto é o uso de cortiça. A sua eficácia, embora com baixos custos, é muito reduzida e ainda por cima combustível. Consegue-se um bom resultado com placas de gesso, afastadas das paredes em alguns centímetros por placas pouco comprimidas de lâns minerais. Não se deve esquecer que o chão é igualmente importante embora mais difícil de isolar.

Fontes sonoras devem ser mantidas isoladas das estruturas do edifício. Por exemplo, colunas de som devem ser mantidas em suportes flutuantes de forma a evitar a propagação da vibração à estrutura do edifício. Tentar evitar que a vibração atinja as paredes colocando isolamento e fixar à parede, de forma rígida, uma coluna de som é trabalho escusado.

Deve ter-se em atenção o comportamento dos tipos de paredes (e chão) à propagação da vibração. Parades de tijolo, pouco homogéneas, tendem a não ter frequências de ressonância muito determinadas. Paredes em materiais macissos tendem a ter frequências de ressonância mais marcadas e a propagarem essas frequências mais facilmente, pelo que, o isolamento deverá ser maior.

Absorção.

Quando se pretende evitar que o som se reflita em maior ou menor grau numa sala, por exemplo, estamos perante um problema de absorção.

Absorver o som, ou ruido, significa fazer os possíveis para que determinada onda sonora fique retida ao atingir a parede. Que não seja devolvida, ou regflectida, portanto.

Tal como o isolamento é mais fácil melhores resultados nas frequências altas que nas baixas.

Para absorver o ruido, ao contrário do isolamento, devem ser usados materiais relactivamente leves.

De alguma forma é necessário que a espessura desses materiais tenha algo a ver com o comprimento de onda a absorver. Para frequências muito baixas este processo torna-se impraticável devendo recorrer.se a outros processos tais como as caixas absorsoras de graves ou 'bass traps'.

A cortiça não é má como absorsora mas conseguem-se facilmente melhores resultados (que não estéticos), por um mais baixo custo, com caixas de ovos em cartão.

Copyright © Raúl Ferreira; 1997
ver 1.00c - 97.05.30



Caso tenha sugestões ou comentários dirija-os para raul_ferreira@oocities.com