clique aqui!
by Banner-Link

A EPOPÉIA DO TEMPLO

Uma breve história da Ordem do Templo.

Os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo do Rei Salomão

sword1.gif (3256 bytes)

I - Deus le volt!!!

foto1_cruzadas.jpg (10521 bytes)Numa Terça-feira, 27 de Novembro, 1095, O Papa Urbano II começa a 1a Cruzada com o grito "Deus lo volt!" ("Deus assim o deseja!"). O mesmo lema no qual Normandos usaram quando invadira a Inglaterra).

O Papa envia as Cruzadas por causa da perseguição dos líderes muçulmanos em Jerusalém. Isto era uma mentira pois os líderes muçulmanos eram tolerantes a religião de todas as nações. O líder cristão no Império Bizantina requisitou um pequeno exército ao Papa a fim de ajudá-lo a proteger as fronteiras. Um imenso exército de cavaleiros Cristãos, muitos sedentos por terras invadiram o Oriente Médio. Os muçulmanos na época não estavam preparados e sucumbiram a ferocidade da Cruzada. Então, no ano 1099, Numa boa ofensiva liderada por Godofredo de Bulhão, Jerusalém cai, e os principais cidades em volta da Terra-Santa. Eram os Reinos Cristãos que se estabeleciam.

Em cinqüenta anos, os turcos sarracenos tinham feito severas investidas no Reino de Outremer – O nome francês para "Terras do ultramar ou além-mar"- Havia ataques contínuos e assaltos a habitações cristãs. Os desavisados peregrinos viajando por terra desde a costa de Jerusalém até JafáSt. Bernard eram presas fáceis. Num único incidente, um grupo de peregrinos foram cercados por bandidos sarracenos e 300 foram mortos. Em 1120, guerras entre os sarracenos podiam ser observados das muralhas de Jerusalém.

Nessa época, muitos dos cruzados tinham regressado com as suas riquezas saqueadas a Europa. Agora a missão do Papa para recapturar as Terras-Santas estava completa, seu trabalho estava feito. Na Europa, suas famílias esperavam-nos para os receber como heróis salvadores de almas. Isto fez com que muitos soldados hábeis ficassem a defender os novos residentes e seus visitantes peregrinos.

II- Nasce a Ordem dos Templários.

O Selo dos TempláriosDuas Novas ordens militares tinham aparecido com a igreja – centradas em Jerusalém – Uma das quais eram os Hospitalários – Hospital de São João de Acre – Cujo o objetivo pacífico era cuidar dos doentes e feridos em Outremer. Hoje nos Estados Unidos e alguns países, as ambulâncias do St. John’s Hospital e a famosa Cruz-Vermelha são descendências dessa ordem. E ela sobrevive como a Ordem de Malta, na Ilha de Malta.

A Segunda ordem, foi criada 1118 por Hugh de Payens e oito cavaleiros. Se comprometeram a uma causa monástica e militar. Muitos Cavaleiros, naqueles tempos, lutavam por dinheiro, terra ou poder. Fizeram um voto de pobreza assim como castidade. Sua missão era proteger os peregrinos no caminho da Terra-Santa.

Balduíno II os cedeu o estábulo ao lado da mesquita de Al-Aqsa como quartel general. Este local supõe-se que era o exato local do Templo do Rei Salomão.

Os cavaleiros tomaram a estilo de vida das ordens monásticas e pobreza. E se auto-entitularam : Os Pobres cavaleiros de Cristo. Adotaram como símbolo dois cavaleiros em um só cavalo para mostrar sua pobreza – pois não tinham dinheiro para comprar um cavalo – e também seu seu companheirismo

Também adotaram o nome do local onde se estabeleceram ficando então nomeada a ordem como: Pauperes Commilitones Christi Templique Salomonis ( Os pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo do Rei Salomão) mas ficaram conhecidos como: os Cavaleiros Templários. (algumas vezes chamados de : Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobre Cavaleiros, Ordem do Templo. O Templo, etc.)

Nos primeiros nove anos, a ordem não crescia. Ninguém havia se recrutado a Ordem dos Templários..

III- Pobres (ricos) cavaleiros de Cristo.

No Outono de 1127- Hugues e mais 5 cavaleiros, vão a Roma pedir o reconhecimento do papa e a busca de novos cavaleiros. Lá entraram em contato com Bernard de Clairveaux que se interessa pela ordem. Bernard era líder da ordem Cistercense (ou menges-brancos uma decidência dos monges beneditinos). Em13 de janeiro de 1128 foi realizado então o Conselho de Troyes, presidido pelo legado do Papa Mathieu d’Albano. os bispos de Troyes e de Auxetrre, muitos ábades, entre eles o abade de Citeaux, e provavelmente Bernard..

Bernard então com 28 anos, era sobrinho de André Montbard (um dos nove cavaleiros originais) Antes de sua conversão, seu destino era a cavalaria mas por problemas gástricos trocou a espada pela cruz.

Quando se une a Ordem, foi imbuído com os ideais e convicções do Cavaleiros da Borgonha. Ele era contra os cavaleiros que usavam cabelos longos, jóias, sedas e plumas. Bernard foi chamados pelo Concelho de Troyes, para criar as regras da Ordem.(que foi discutida e um pouco modificada com o passar dos anos)

Levanta a bandeira e pede o suporte com a ordem com terras e dinheiro. Exortando os homens de boa família para largar a vida de pecados e entrem na ordem.

Bernard reconhece o significado de canalizar a energia da nobreza. Manda uma carta a Hugues de Payens pedindo a cooperação da Ordem para rebilitar e converter "Criminosos sem Deus, ladrões, assassinos e adúlteros". Redigiu uma carta manifesto chamada "Em prece de uma nova cavalaria" Exortava a todos para se alistarem nas fileiras cruzadas e lutar a batalha do Senhor e ser soldados de Cristo para a salvação da Terra-Santa das garras dos infiés. (muçulmanos e judeus) São Bernard, foi quem com uma retórica exemplar, provou que matar infiéis não era um homicídio, mas um malicídio.

Sendo ele o agraciado pelas terras de Champanhe por Hugues de Payens, montou o seu pequeno império, Vira patrocinador e patrono oficial; da Ordem e assegura o reconhecimento Papal no Concelho de Troyes.

s_costume.gif (25415 bytes)O Papa Honório II lhes passa um constituição. Essa constituição dizia que: Os cavaleiros do nobre origem lutavam; Os sargentos ajudavam os Cavaleiros, Os padres eram encarregados das coisas religiosas e os servos ou ajudantes faziam os trabalhos menos nobres. Criando assim uma hierarquia, já não dava para Hughes comandar sozinho. Além de se tornar uma organização altamente organizada, disciplinada e habilidosa.

Bernard, estava disposto a destruir os inimigos da igreja. De muçulmanos ou quem se opusesse a máquina de matar cristã. Ele sozinho com sua influência construiu a magnitude na qual a Ordem dos Cavaleiros do Templo iriam se tornar, além de ter redigido a Santa-Regra da Ordem do templo. Exortou a reis e nobres a doar terras, dinheiro, tempo pessoal aos Templários. No mesmo ano o Mestre Robert de Craons obtém do Papa Inocencio II no dia 29 março a Bula "Omne datum Optimum" (Todas as maiores dádivas) que concedia privilégios a Ordem. A mais importante era que os Templários eram isentos da jurisdição episcopal – só prestavam obediência ao Papa - Podendo ter até mesmo seus próprios padres e capelães, não dependendo do bispo local. Foram isentos de "dízimos" ou taxas, mas podereiam receber doações. Podiam construir oratórios e cemitérios onde podiam ser enterrados. Foram autorizados a receber donativos começando a fortuna templária.

Era tamanha a fortuna dos Templários, que chegaram ao ponto de fazer empréstimos a reinos (cristãos e muçulmanos sendo assim a ordem cristã maisn tolerante da Idade-Média )

Os Templários planejaram um método permitindo as pessoas que depositavam com eles uma maneira segura transferir sua riqueza, por uma taxa de interesse moderada, naturalmente. Os escreventes altamente literatdos da ordem inventaram cifras ingênuas de modo que o ouro depositado em uma preceptoria, como exemplo, pudesse ser reivindicado e retirado em outro seja lá onde for no mundo usando as partes de um documento firmado com inscritas com códigos intricados - os precursores do cheque e do sistema bancário que nós nos usamos hoje.  

Com todos essas vantagens e privilégios, os Templários contruíram o alicerce que seria uma estrutura internacional. Construíram exércitos e esquadras para o comërcio. Para alimentação e equipamentos, recebiam doações de fazendas e pequenas industrias. A usúria pessoal era proibida (por causa do voto de pobreza), mas o ordem podia fazer uso dela para manutenção. A ordem podia receber donativos, e gratificações por méritos. O exercito dos Templários era bem treinados fisicamente e espiritualmente. (Só na hora do almoço eram 28 "Pai-nossos"). Tinham reuniões e rituais iniciáticos segretos. Que foi a um dos motivos usados para a queda da ordem.

A Ordem era baseada em três pontos básicos das instituições reliogiosas da época, são elas castidade, pobreza e obediência. Em geral eram de famílias abastadas. Mas só podia se tornar um cavaleiro propriamente dito os filhos de nobres. Os cavaleiros tinha o direito de usar (não possuir) 3 cavalos, um escudeiro e duas tendas.

beausant2.gif (50877 bytes)Homens casados também eram aceitos, mas deixavam metades de seus bens a ordem. E serviam por tempo limitado, trajando um manto negro ou marrom. Havia uma parte religiosa propriamente dita, com Padres, Capelãos, Diáconos, Bispos. E por causa da bula "Omne datum optimum", também só prestavam obidiência ao Mestre da Ordem e ao Papa.

As confissões também eram ouvidas pelo corpo-clerical do Capítulo (como era chamado os "monastérios-quatéis-generais"). Havia também servidores, cozinheiros... Sendo assim uma Ordem extremamente orgazizada, com uma Hierárquia bem definida. 

Após a construção de um imenso exército, Os Templários se voltaram para seu propósito inicial, a proteção dos peregrinos. Ajudaram as tropas Cristãs nas batalhas cristãs de expansão e defesa contra os ataques muçulmanos.

Para exacerbar essa situação, St. Bernard (com sua influência) Clama por uma nova cruzada. Posteriormente, o Papa Eugenio chama mais uma cruzada, que por sua vez pede apoio então aos Pobres Cavaleiros.

Foi quando o distintivo dos Templários foi adotado. Uma cruz de oito pontas acima do coração e em seus mantos brancos. A idéia era que com aquela cruz, não temeriam nenhum inimigo infiel. Os verdadeiros Cavaleiros de Cristo. (Essa foi a mesma cruz usada por Ricardo Coração de Leão (Richard Coeur de Lion) em na versão de Robin Hood de 1933)

jewelsbar1.gif (3833 bytes)

choirs rossd.jpg (14610 bytes)

IV - Guardiões das sagradas relíquias.  

Eram os também protetores das relíquias sagradas. As relíquias eram os restos das pessoas ou coisas que tinham sido caracterizadas nas histórias do Novo e Velho Testamento, assim como de pessoas canônizadas.. Uma relíquia popular naquele tempo era um pedaço de madeira da cruz verdadeira - a cruz em que Jesus fora crucificado. Outra era a cabeça de S. João Batista, que foi decapitado após ter sido enfeitiçado pela sedutora dança de Salomé. Os povos na idade média tinham uma adoração desesperada por relíquias, que veneravam com admiração. Mas logicamente fraudes existiam. Se juntássemos todas as lascas de "cruzes de Cristo", e pregos da crucifcação, daria para fazer uma ponte até a lua!.

É sabido que os cavaleiros de Cristo, fizeram várias escavações sob as suas dependêncas em Jerusálem (que era o Templo do Rei Salomão) Se realmente encontraram algo como o Santo-Graal ou a Arca da Aliança, não se tem provas. Mas com certeza, encontraram algo mais precioso: um estilo de arquitutura, baseado em uma santa-geometria cheia de significados gnósticos, cabalístico, alquimicos e místicos conhecido como o Gótico.

Essas construções foram resgatadas pelos Cavaleiros do Templo, e utilizado para construir igrejas e catedrais. Obras magníficas como Notre-Dame e Chartes. Suas contruções ficaram a cargo das Sociedades de Pedreiros-Livres, que assimilou os conhecimentos iniciáticos desses monumentos, e até hoje os guardam.   

sangraal.jpg (10450 bytes)Os Templários tinham em sua posse o corpo da mártir Santa Eufémia de Chalcedon (julgava-se ter poderes de cura divinos). Tiveram uma cruz feita de um banho usado supostamente por Jesus, uma cruz de bronze feita da bacia que Jesus usava para lavar os pés dos seus discíplos na última ceia, o Santo-Sepulcro local do repouso final de Jesus, e uma coleção apreciável de outras relíquias. O escritor popular Ian Wilson, no seu livro best-seller O Santo Sudário, levanta a questão que eles (os Templários) gurdavam também o Santo Sudário.

Mas a relíquia mais com mais controvérsias é o Santo Graal - o cálice que Jesus usou na última ceia. Que dão margens a várias toerias.

Com todas esse conhecimentos litúrgico, os Templários eram uma grande ordem ocultista e iniciática. E seus mistérios só eram passados para pessoas escolhidas a dedo, em seções fechadas, com rituais simbólicos. Muito se cogitou o que eles faziam em suas reuniões secretas: Adoravam um demônio de nome Bafomé, sodomia, pisar e cuspir na cruz, conspirações, etc... 

sword.gif (3068 bytes)cavalry.jpg (9378 bytes)

V - A cruz e a espada

Nos séculos seguinte os Templários lutaram ao lado dos cruzados. Lutaram ao lado de Ricardo Coração de Leão. Tinham até o respeito de Saladin. Mas os Templários cometeram um erro fatal. Se envolveram com políticos da Europa (Eles estavam até o pescoço com os políticos de Outremer – Como eram também chamada as Terras-Santas). Inocêncio III estava preocupado com as autoridades que desafiava sua autoridade na Terra-Santa. Uma religião "herege"conhecida como os Cátaros achavam que podiam ir ao céu sem se misturar com o Papa e acreditavam na reencarnação da alma. Ele chamou a cruzada no extremo sul da França para expurgar esses "hereges" de Outremer Os Templários não tomaram parte.

hattin.jpg (17510 bytes)Agora, misturados com políticos Europeus, as coisas pioraram. Ataques contra os estados-cruzados eram cada vez mais constantes. Várias cidades foram caindo uma após uma, em batalhas sangrentas.

Muitos erros militares foram cometidos nesse período, sem falar no espírito da Jihad (guerra-santa) promovida pelos mulçumanos e um homem chamado Saladin, que unificou os povos muçulmanos. A maior batalha foi nos Chífres de Hatin onde 300.000 muçulmanos retalharam 1200 Cristãos dentre eles Templários. O maior forte em Sidon caiu finalmente em 1291, A Ordem perdeu todas suas bases em Outremer. Para eles, foi o seu pior período. Infelizmente, As coisas ficaram ainda piores.

s_jdemolay.gif (12607 bytes)

VI - O fim da Ordem.

O último mestre da ordem foi Jacques de Molay. Arrogante e iletrado fez duas coisas para chegar ao poder. Republicou a antiga regra da Ordem do Templo que eles não podiam possuir livros. Achava que isso os mantinham distraídos da arte da guerra. Preparou outra cruzada para reconquistar a Terra-Santa.O motivo mais plausivel é que sem a Terra-Santa para defender, a Ordem do Templo poderia ser extinta.

Outras Ordens co-irmãs já haviam se estabelecido em principados próprios. Os Hospitalários na Ilha de Malta e os Cavaleiros Teotônicos em Ondersland. Os templários por sua vez tinham suas vistas para a área do Languedoc. (Onde fora a cruzada Albigence, onde acabaram com os Cátaros)

Ao mesmo tempo, A ordem tinha feito um empréstimo considerável a coroa Francesa. O Rei Filipe IV– Conhecido também como Filipe, o belo. Arranjou um Papa-fantoche.

Em 1306, Filipe estava desesperadamente quebrado. Tinha previamente quitodo seus débitos com os Judeus e Lombardos da França prendendo exilando-os. (assim até eu acabava com minhas dívidas!)

Ele bolou um audacioso plano para conseguir os lendário tesouro Templário. Mas só uma crime poderia condená-los (visto que só respeitavam obediência ao Papa) e no caso dos Pobres Cavaleiros, seria a heresia.

Teve ajuda de um ex-cavaleiro templário Esquieu de Floryan, que pessoalmente queria a demoralização da Ordem. E um perito em criar heresias chamado Guillaume de Nogaret. Foi numa Sexta-feira 13 de outubro de 1307, Todos os Templários na França foram presos (Daí a crença que sextas-feiras 13 dão azar) O Papa de Filipe enviou ordens de prisão dos Cavaleiros de Cristo. E pediu que todo os reis cristãos fizessem o mesmo. Foram torturados. Cada Templário preso foi torturado de alguma forma. Foram forçados a confessar coisas absurdas tais como:

Nos anos que se seguiram, a ordem foi quebrando em vários países. Na Espanha e Portugal, continuou ativa na guerra contra os muçulmanos. Foi fundada por D.Dinis de Portugal, a Ordem de Cristo, que era a mesma coisa, mas com outro nome. Posteriormente já no século XV o infante D.Henrique se torna Mestre da Ordem de Cristo e inicia as Grandes Navegações Portuguesas. Na Alemanha, os Templários desafiaram a todos para provar sua inocência. Na Inglaterra. torturas eram proibidas pelas leis Inglesas, a primeira execução por inquisição em solo Inglês foi de um Cavaleiro do Templo. nenhum deles confessaram.

compas.gif (11940 bytes)Na Escócia a bula Papal nunca foi lida e nenhuma prisão foi feita, pois a Escócia fora escomungada. E mais tarde seriam uma das influências de uma nova Ordem que surgiria junto as sociedades dos pedreiros-livres (os mesmos que contruiam as catedrais góticas lebram!?), Formando a Francomaçonaria ou apenas Maçonaria.

Em 14 março, Os três últimos Templários foram queimados na estaca. Eram eles Hugo de Pairaud, Godofredo de Charney e o Grão-Mestre Jacques De Molay.

burn.gif (17549 bytes)De Molay (pelo que diz alguns cronistas da época) não demonstrou nenhuma expressão de medo na hora de sua execução, ao contrário de seu amigos de desenfado Geoffroy Charnay.

Contrariando a todos, afirma antes de morrer que os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo do Rei Salomão eram inocentes de todos as acusações, exceto de uma: A de ter sucumbido a dor, e confessar aquelas coisas bizarras contra a Ordem.

Diz uma lenda, que De Molay enquanto queimava, chamou o Papa Clemente e o Rei Filipe para se encontrarem no tribunal dos céus em um ano. no mês seguinte Clemente morre, vítima de diarréia. E em sete meses Filipe o Belo o seguiria, sendo atacado por um javali. (nenhum documento da época comprova a lenda)

Filipe "destruiu" a ordem, mas nunca tocou com suas patas sujas em seus tesouros.

Se os Templários cometeram algum pecado, talvez seja o da cobiça. Se mataram foi porque acreditavam na sua causa. Se morreram... Bem, se morreram, pelo menos, vamos aprender com esses erros e tentarmos tirar alguma lição.

"Non Nobis Domine. Non Nobis, sed Nomini Tuo da Gloriam"

"Não por nós, Senhor, não por nós, mas para que teu nome tenha a glória"

Salmos 115, 1

Fonte de pesquisa:

Este material faz parte do livro: Cavaleiros do Templo - Os segredos dos Templários - André Ranulfo (autor desse site) que será; publicado no próximo ano.

 

 

VOLTAR