clique aqui!
by Banner-Link

O quadrado mágico Templário.

O mistério da cruz dos Templários?

André Ranulfo

1- O que é um Quadrado Mágico?

Na Idade-Média, os símbolos tinham uma importância impar. Com quase toda população analfabeta, os símbolos eram necessários para sintetizar uma idéia. Era comum ter uma ferradura na porta de um ferreiro, assim como uma ilustração de uma caneca de vinho e uvas na porta de uma taberna. Esses símbolos pictográficos conseguiam de forma eficaz explicar aos transeuntes a função pela qual aquele determinado estabelecimento comercial estava disposto a oferecer.

Essas práticas não eram exclusivas na Idade-Média, e tão pouco somente ao comércio. Sociedades secretas já sintetizavam seus conhecimentos em símbolos, ilustrações ou alegorias, que aparentemente possuíam um significado simplório, mas para o iniciado, era como um livro aberto. Um bom exemplo é o pentalfa dos Pitagóreos (à esquerda), Onde uma simples estrela de cinco pontas, era na verdade a representação gráfica dos conhecimentos daquele grupo.

Na época dos Templários, era comum letras e números, serem dispostos em formas geométricas. A forma de interpretá-los variavam de acordo com essas sociedades, ordens, confrarias, fraternidades, etc. O mais famoso é o ABRACADABRA.

Antigamente, era comum se ver na entrada das igrejas, uma pessoa com um bastão. Era o sacristão, ou bedéu. Esse bedéu batia três vezes com um bastão nesses quadrados que ficavam no piso. Num exemplo interessante do livro "O Segredo das Catedrais" de NICOLAS, é mostrado o Quadrado de Saturno.

4
9
2
3
5
7
8
1
6

 

Sem contar que a soma em todas as direções seja 15, Nicolas não se furta a converter esses números aos equivalentes da língua hebraica. Onde as letras também corresponde a números. Isso mostra que esses diagramas eram fórmulas "mágicas" que dependendo da "chave", se escondiam segredos, termos, palavras ou formas.

No caso do Quadrado de Saturno, é interessante a conversão ao hebraico. Como o hebraico é lido da esquerda para a direita, pode-se ler:

D
T
B
G
H
Z
E
A
U

B T D H U A E - O que dá a série de fenômenos: BT-DHU-AE ou BA-DOU-HA - Que não ficando longe de bedel. ( Em francês bedeau).

2- O Quadrado dos Templários.

S
A
T
O
R
A
R
E
P
O
T
E
N
E
T
O
P
E
R
A
R
O
T
A
S

Esse símbolo não é exclusivo dos Templários, isso porque também foi encontrado em escavações em Pompéia. Neste quadrado podemos ler a frase: SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS. Que podemos traduzir como: "O fazendeiro (semeador) Arepo, mantém o mundo girando".

G. R. Hock em sua obra Manierismus in der literatur, assim solucionou problema:

Deus (Sator) Governa (Tenet) a criação (Rotas), o trabalho do homem. (Opera) e os produtos da terra. (Arepo)

Há 13 anagramas em Latim para essa frase, que não as tenho.

De primeira vista, podemos notar que é um palíndromo (uma palavra ou sentença que detrás para frente quer dizer a mesma coisa) ex.: Natan, ovo, asa, Roma me tem amor.

3- Seria a Cruz a chave?

Como podemos ver, a palavra TENET forma uma cruz no centro. Retirando essa cruz encontra-se a palavra ROSA. A rosa muitas vezes simboliza a Virgem Maria, assim como era ligado ao conhecimento. Outra palavra é ORO, que quer dizer ORAR em Latim.

Recolocando a cruz, podemos encontrar a palavra OPERATOR quatro vezes. Operator era uma das denominações de mestres construtores da Idade-Média, que eram se reuniam em corporações denominadas como guildas. Nessas corporações de ofício de pedreiros-livres, para chegar ao grau de operator, o indivíduo deveria dominar várias habilidades diferentes, que culminariam em verdadeiras obras de artes.

4- Fazendo cálculos.

A única maneira de colocar números de 1 a 25 neste quadrado, de maneira que todas as direções se encontre a mesma soma é:

14
10
1
22
18
20
11
7
3
24
21
17
13
9
5
2
23
19
15
6
8
4
25
16
12

 

A soma é 65. Até aí, nada de diferente. Mas segundo o livro "Dogma e Ritual da Alta Magia" de Eliphas Levi, este é o "Quadrado de Marte". Como ele diz, essas alegorias são combinações de numerologia, cabala e etc. Com a chave numérica certa, se pode desvendar todos os mistérios dos antigos. Seriam os Templários cabalistas?

Outra coisa interessante é:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25

Quando colocamos os números, em ordem crescente, e se somarmos os números opostos, encontraremos sempre a soma 26. Exemplos: 1+25 =26 & 2+24=26. O mais interessante é que no quadrado do centro:

7
8
9
12
14
17
18
19

 

As somas dos opostos também é 26. O único número que falta no centro do quadrado é 13. Que por um acaso, é a metade de 26. (Interessante?) E 13 é a carta "Morte" do tarô. Eliphas Levi numera 13 como o número da necromancia. "A forma de contatar com os mortos e ressuicitá-los". Já na cabala, 13 é a passagem também conhecida como a Morte. Foi no 13o dia do nascimento de Jesus, que os três reis magos chegaram. Assim como é o ano lunar. Os Gregos festejavam no dia 13 de agosto a dança da Deusa da Morte, Hécate. E por ter sido numa sexta-feira 13 a data da prisão dos Templários, 13 se tornou um número de mau agouro, azar e por que não dizer morte?

Talvez tudo isso seja apenas loucura, mas se não conseguiu notar, tanto da forma ordenada crescente (1 a 25) como a forma embaralhada de forma a dar a mesma soma de todos os lados, o número 13 fica na mesma posição. No centro. (Interessante não?!) Mesmo que seja apenas especulações, é interessante, e mostra até que ponto alguém vai para tentar resolver esse enigma.

5- Qual seria o mistério?

Cada um possui as suas próprias teorias, visões e interpretações. Naturalmente, não me furto em dar as minhas interpretações.

O primeiro passo, é fazer o cruzamento de dois quadrados iguais a 45 graus. O cruzamento das diagonais criarão pontas as quais será possível ver a cruz templária.

Se não consegue identificar a cruz, dê uma olhada melhor:

Serio na verdade, "SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS" - Uma forma de esconder a Cruz Templária? Ou ao contrário, a Cruz Templária seja apenas a ponta de um ice-berg? Estou aberto a sugestões.

Fonte de pesquisa

Este material faz parte do livro: Cavaleiros do Templo - Os segredos dos Templários - André Ranulfo (autor desse site) que será; publicado no próximo ano.

VOLTAR