Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


Escultura

 

Escultura de Maquete

 

Noções gerais

Em termos de escultura, Maquetes são esculturas de pequeno porte usadas na pré-visualização e estágios conceituais no projeto de personagens. Elas também ajudam na criação de personagens digitais 3D, inclusive como referência quando se trabalha com personagens digitais. Em resumo, em termos de escultura, as maquetes auxiliam no processo de criar um personagem, permitindo ter uma idéia de como o personagem será.

Nas duas fotos abaixo, você pode ver várias maquetes que foram usadas para planejar personagens para os filmes da saga Guerra nas Estrelas. Repare que, basicamente, a maioria da maquetes são, na verdade, pequenas esculturas apoiadas sobre uma base, geralmente de madeira.

Existem muitos materiais diferentes para se fazer maquetes. Os mais usados são: massa à base de polímeros (Super Sculpey, Fimo, etc), resinas (poliuretano e poliéster), massa epoxi, argila à base de óleo, argila à base de água, etc.

As massas de polímeros são as mais versáteis pois permitem esculpir a maquete, sem se preocupar com o tempo de secagem da peça. Após terminado trabalho de escultura, é possível assar a escultura, obtendo como resultado uma escultura já definitiva, rígida, resistente e de boa aparência. Segundo a opinião de muitos artistas de efeitos especiais de renome, as massas à base de polímeros (Super Sculpey, principalmente) são as mais indicadas para maquetes muito detalhadas e que já serão definitivas.

Para se fazer uma maquete de resina é preciso esculpir a maquete com outro material, tirar o molde e só depois depositar a resina dentro do molde e assim ter a maquete de resina. A massa epoxi permite também fazer maquetes já definitivas, sem precisar de moldes, só que esta massa tem tempo de secagem, já que não precisa assar. Assim, esta massa limita o tempo de trabalho sobre a peça. As argilas (à base de óleo e de água) podem ser usadas para se esculpir, só que é sempre aconselhável depois de pronta, tirar molde e fazer de outro material mais resistente e difinitivo.

Assim, em resumo, as massas à base de polímero (por exemplo, Super Sculpey) são as mais usadas profissionalmente na área de efeitos especiais. Ela é encontrada no Brasil, só que é importada e não é em toda cidade que ela é encontrada. Como sugestão, aconselho usar a massa epoxi, pois é mais acessível em termos de preço e é fácil de se encontrar no Brasil. Existem muitas marcas, sendo Durepoxi a mais tradicional. No entanto, existem muitas outras marcas mais baratas, encontradas até em lojas tipo R$ 1,99. Um outro material que poderia ser utilizado, só que com qualidade bem inferior a todos os já comentados, seria a porcelana fria. Ela não é usada para se fazer maquetes profissionalmente, mas, num país como o nosso em que os recursos são limitados, seria uma outra escolha razoável.

 

Etapas de construção de uma maquete

Basicamente, as etapas de construção de uma maquete são as mesmas de uma escultura comum. O mesmo se diz dos materiais. Veja abaixo, uma visão geral de como construir uma maquete.

1) - Obtendo os materiais: Para esculpir uma maquete você precisará de referência ou desenho do que será esculpido; massa para esculpir (Super Sculpey, Fimo, argila à base de óleo, argila à base de água, etc.); arame de alumínio ou cobre (comprado em lojas de materiais de construção); alicate cortador de arames; super-cola (tipo Super Bonder) ou massa epoxi; lixa d'água número 150; instrumentos de escultura; pincéis; esponjas e tintas acrílicas.

2) - Construindo a armação e a base: Uma armação é basicamente uma estrutura que fornece as formas básicas e proporções de sua maquete, servindo como um esqueleto. Ela também torna sua escultura muito mais resistente e lhe permite colocar na pose que você desejar. Para construí-las, geralmente são usados arames e papel alumínio. O papel alumínio é para preencher volumes maiores, evitando assim de se usar muita massa. Você pode obter esses arames facilmente em várias espessuras e a preços bem acessíveis em lojas de materiais de construção. Lembre-se que a armação deve ficar fixada numa base (por exemplo, de madeira).

Com uma armação bem planejada você pode construir maquetes bem complexas. Mas antes sempre comece com um desenho de referência. É bom que a sua referência tenha desenhos de todos os lados. Observe a posição da figura, o rosto e expressões faciais. Quanto mais detalhada for a referência, melhor será o produto final. Ela também ajudará a construir o esqueleto ou armação da figura. Lembre-se que a preparação é o segredo de uma boa escultura. Faça uma pesquisa de referências, obtendo o máximo possível. Tenha sempre a mão referências de anatomia quando for esculpir figuras humanóides, tanto no planejamento de proporções da armação como durante o ato de esculpir. Se quiser, faça cópias xerox reduzindo ou ampliando as referências para ficarem do tamanho de sua escultura que você irá fazer. Se possível, é sempre uma excelente sugestão planejar a armação de sua maquete do tamanho de sua referência. Ela ajudará a fornecer o tamanho e quantidade de material que precisará para fazer a armação (por exemplo, de arame).

Pense que quando for colocar a massa no arame este arame terá mais volume. Certifique-se também que o arame esteja na posição certa antes de adicionar a massa. Também procure raciocinar sobre as partes que suportarão maior peso. Quando for construir a armação, comece pela cabeça, coluna espinhal e rabo (se houver). Eles serão todos numa só peça com os apêndices (braços, pernas, etc) acrescentados depois. Procure usar arames de alumínio ou de cobre, corte duas os três vezes o tamanho desejado e torça junto, fazendo uma trança. Se a peça é grande com muitos pontos de tensão, use três tranças, caso contrário duas é suficiente.

Depois de torcer o arame, dobre-o na posição aproximada da coluna espinhal. Agora olhando nos seus desenhos, corte o arame para os apêndices (melhor sempre cortar um pouco maior do que um pouco menor, já que pode ser cortado depois). Use duas tranças de arame torcidas juntas. Para conectar, enrole o arame torcido ao redor da coluna. Para fortalecer a conecção, use um fio mais fino enrolando ao redor da conecção e se desejar, acrescente por cima massa epoxi. Nos pontos de maior tensão das conecções também enrole arame fino. Mas também não procure exagerar no arame. Faça simples e forte. Dobre e doforme o esqueleto de acordo com o desejado.

Existem várias formas de se fazer uma armação, de forma que não existe a mais certa. A armação com arame torcido ou em trança é a mais usada, pois fornece mais resistência e ao mesmo tempo flexibilidade. Mas se desejar pode-se fazer uma armação com um arame mais grosso, sem precisar fazer trança. No entanto, é sempre bom enrolar um fio bem fino por cima para que a massa grude mais na armação. Esse fio fino pode ser fio de cobre (de eletricidade comprado em lojas de materiais de construção) ou de alumínio (arame de jardim comprado em floriculturas ou papelarias). Veja um exemplo na foto abaixo:

 

Como já foi dito anteriormente, você pode acrescentar o papel alumínio numa parte ou em toda a figura para economizar massa e assim sua maquete ficar mais leve, veja um exemplo na foto abaixo:

Agora você deve fixar a armação sobre uma base de madeira. Uma madeira muito usada é o compensado. Veja um exemplo dela abaixo:

Para fixar, você pode furar um buraco e então encaixar as pernas ou mesmo parafusar a ponta dos pés na base. Ao final você terá uma armação como a mostrada na foto abaixo.

 

3) - Esculpindo: Aqui você começará a adicionar massa a sua armação. Acrescente uma camada fina de massa cobrindo toda a armação. Depois vá para a cabeça. Se desejar você pode esculpi-la em separado.

Depois de esculpir a cabeça, comece a esculpir o corpo. Mas o inverso também pode ser feito. Na verdade, não existe uma regra definida. Comece fazendo agora os músculos até você ter a forma geral de seu modelo. Às vezes você terá de exagerar na pose, pois a adição de massa pode diminuir o dinamismo da figura. Tenha sempre muitas referências quando for esculpir músculos, pois eles assumem diversas formas dependendo da posição. Não se apresse em colocar os detalhes nos músculos a não ser que eles estejam no lugar certo. O resultado final com certeza compensará a paciência.

 

4) - Adicionando detalhes e textura: Quando estiver satisfeito com a estrutura básica dos músculos, comece a refinar a escultura e a fazer as roupas se necessário. Para isso tenha referências. Refinar significa suavizar e remover excessos de argila. Adicione todos os detalhes necessários ao seu modelo. Procure também usar texturas.

Se você está satisfeito com o resultado final, tudo bem. Caso você tenha esculpido em massa à base de polímero (Super Sculpey ou Fimo), está na hora de assar.

5) - Pintando seu modelo: Esta fase não é obrigatória. Se desejar pode-se pintar com tinta de fundo (primer), antes de pintar com as cores certas, mas também não é necessário. Geralmente a tinta mais usada é a tinta acrílica.

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Escultura

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail