Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


Escultura

 

Molde de Escultura

Molde é uma impressão negativa, geralmente em baixo-relevo, tirada a partir de um objeto. A função principal ao se fazer um molde é reproduzir o objeto original o mais fielmente possível.

Mas para que serve tirar moldes de um objeto? Existem várias razões, mas as principais são: 1) para se fazer múltiplas cópias e 2) para se fazer com materiais diferentes e mais apropriados.

Para se tirar um molde de um objeto é preciso analisar a forma deste objeto. Se o objeto que se quer reproduzir é plano, o processo é mais fácil. Agora se ele tiver muitas protuberâncias exageradas, o objeto pode até ficar preso dentro do molde se ele não for planejado corretamente.

Por isso, os moldes podem ser classificados quanto ao número de partes em: a) molde de uma parte; b) molde de duas partes; c) molde de três ou mais partes. Os moldes de uma e duas partes são os mais comuns e também mais fáceis. Aqui, abordaremos apenas estes dois tipos.

 

Anatomia de um molde de uma parte

No processo de moldagem de uma parte, podemos reconhecer alguns elementos básicos:

 

1) Molde - É a impressão negativa do objeto original. Também é conhecido como Negativo.

2) Original - É o objeto que se quer fazer o molde. Também é conhecido como Positivo-Original.

4) Réplica - É o objeto resultante do processo de moldagem. Também é conhecido como Positivo-Réplica.

 

Noções básicas do processo de moldagem de uma parte

Abaixo pode-se observar, simplificadamente, um exemplo do processo de confecção de um molde de uma parte.

1. Num recipiente previamente lubrificado, coloca-se o positivo que se quer duplicar, igualmente lubrificado. 2. Deposita-se o material do molde dentro do recipiente.

 

3. Depois do molde já seco, retira-se o positivo-original. Agora temos uma réplica negativa do objeto original. 4. Em seguida deposita-se o material de duplicação, ou seja, o material de que será feita a réplica.

 

5. Depois do material da réplica já estiver seco, o processo termina.

 

 

Anatomia de um molde de duas partes

No processo de moldagem de duas partes, podemos reconhecer alguns elementos básicos:

 

1) Molde - É a impressão negativa do objeto original. Também é conhecido como Negativo.

2) Registro ou Chave - São marcações feitas nos moldes para que eles se encaixem perfeitamente. Isto é importante pois se os moldes não se encaixarem corretamente ou mesmo se eles deslizarem, a réplica poderá ser reproduzida incorretamente.

3) Original - É o objeto que se quer fazer o molde. Também é conhecido como Positivo-Original.

4) Réplica - É o objeto resultante do processo de moldagem. Também é connhecido como Positivo-Réplica.

 

Noções básicas do processo de moldagem de duas partes

Abaixo pode-se observar, simplificadamente, um exemplo do processo de confecção de um molde de duas partes.

1. Num recipiente previamente lubrificado, coloca-se o positivo que se quer duplicar, igualmente lubrificado. 2. Deposita-se o material do molde dentro do recipiente, geralmente até a metade da altura do objeto. 3. São feitos os registros na superfície da metade do molde pronta. Eles podem ser feitos num molde de gesso, por exemplo, escavando um formato de meia-bola. Em seguida esta metade do molde deve ser lubrificada para não se fixar na outra parte que será feita a seguir.

 

4. Deposita-se o material do molde sobre o original até encobri-lo. 5. Agora o molde já está pronto, com as duas metades. 6. Repare que os registros dos moldes são opostos, ou seja, um é em alto-relevo e o outro é em baixo-relevo. Isto permite o encaixe das duas partes.

 

 

7. O material de que será feita a réplica é depositado dentro dos moldes, por exemplo, através de um orifício feito numa metade do molde. 8. Termina o processo; a réplica já está pronta.

 

 

Materiais de Impressão ou material do molde

A escolha do material de que será feito o molde (material de impressão) depende de:

a) Nível de detalhes a serem capturados do objeto original - já que alguns materiais captam melhor os detalhes do que outros;

b) Preço da material - dependendo do material do molde, os custos ficam inviáveis em função do material que será feita a réplica;

c) Material que será feito a réplica - alguns materiais precisam de moldes específicos;

d) Objeto original - alguns materiais são tóxicos e não podem ser usados para se tirar moldes de partes do corpo humano, por exemplo;

e) Número de cópias ou réplicas - alguns materiais de molde tem pouca resistência para permitir repetidas moldagens.

Existem muitos materiais usados para se fazer moldes. Eles podem ser 1) Rígidos - são materiais que endurecem e formam um molde não flexível e 2) Flexíveis - são materiais que endurecem e formam um molde flexível.

 

1) Materiais de Impressão Rígidos mais comuns:

a) Gesso de Paris ou Gesso Comum - É um pó branco, barato e bastante comum. É pouco resistente. Por isso é usado mais para se moldar objeto pequenos. Se usado para objetos grandes fica pesado demais e pouco resistente. Deve-se evitar aplicar diretamente na pele de pessoas pois pode queimar, já que o processo de preparo do molde de gesso libera calor. É pouco usado profissionalmente em efeitos especiais.

Para se deixar o gesso mais resistente e também um pouco mais leve, geralmente é usado um tipo de tecido com tramas abertas (por exemplo a juta) ou fibras de sisal. Assim mergulha-se este tecido no gesso e aplica-se sobre o molde. Já reparou que quando vai se engessar um braço de uma pessoa usa-se um tecido misturado em gesso (tala gessada)? Se usasse gesso puro ficaria muito pesado para ser resistente. Este processo chama-se reforço de moldes de gesso.

 

b) Gesso Pedra - É um tipo de gesso mais resistente que o Gesso de Paris e também um pouco mais caro que ele. Pode ser comprado colorido para fins de identificação. É usado originalmente por dentistas para se criar réplicas de arcadas dentárias de pacientes durante a fabricação de próteses dentárias. Da mesma forma como acontece com o Gesso de Paris, deve-se evitar aplicar diretamente na pele de pessoas. Este tipo de gesso é muito usado profissionalmente em efeitos especiais de maquiagem.

Para se deixar o gesso mais resistente e também um pouco mais leve, é também utilizada a técnica de reforço do molde com a juta ou sisal.

Existe um gesso-pedra de alta resistência chamado Gesso-Troquel, mais resistente ainda que o gesso-pedra tradicional e o gesso comum.

 

c) Fibra de vidro - É mais usado como jaqueta (molde-mãe ou molde-matriz) de moldes de silicone e também como material de moldes para esculturas feitas de isopor.

 

d) Epóxi - É uma resina muito resistente, aliando leveza e resistência. Muito usada para moldes de esculturas muito grandes de bonecos animatrônicos (dinossauros, etc.). É bem mais cara se comparada aos outros materiais.

 

2) Materiais de Impressão Flexíveis mais comuns:

e) Silicone - é um tipo de borracha sintética que se vulcaniza em temperatura ambiente e em altas temperaturas. No entanto, no processo de moldagem usado em efeitos especiais, o tipo mais usado é o que se vulcaniza em temperatura ambiente. O silicone é encontrado em várias cores e graus de resistência. É leve, resistente e durável. O silicone permite reproduzir com enorme riqueza de detalhes, por isso é muito usado em titeragem para se fazer réplicas de bonecos e em miniaturas de veículos. Pode ser usado amplamente para muitos materiais como resinas, gesso, ceras, metais de baixa temperatura de fusão (estanho, chumbo), etc. Em alguns casos, os moldes de silicone nem precisam de desmoldante, já que o molde é flexível. Como desvantagem, pode-se citar o alto custo.

Quando o molde precisa ser grande e como é de borracha e é mole, é necessário um molde externo rígido (molde-mãe, jaqueta ou molde-matriz) para sustentar.

 

f) Alginato - é um material encontrado na forma de um pó e que após ser misturado com água se transforma num material gelatinóide. É muito usado para se tirar moldes de partes do corpo de pessoas, já que é de fácil preparo e de baixa toxicidade.

 

G) Látex - atualmente o látex como material para se fazer moldes não é muito usado. Com a disseminação do uso do silicone, o látex perdeu muito espaço no que diz respeito à moldagem. No entanto, ainda hoje um dos usos mais comuns é para se moldar rochas reais e assim fazer miniaturas a partir delas. As desvantagens principais do processo de moldagem com o látex são: demora para se efetuar a moldagem, vida útil pequena e risco de encolher.

 

Desmoldantes ou separadores

Muitos moldes, principalmente os feitos com materiais rígidos, precisam de uma lubrificação antes de entrar em contato com o material da réplica. Para isso existem os desmoldantes.

Desmoldantes ou separadores são produtos aplicados dentro dos moldes e nas réplicas com a finalidade principal de evitar com que a réplica fique grudada dentro do molde ou saia com muita dificuldade.

Para que um produto seja escolhido como desmoldante, ele deve atender as seguintes exigências básicas:

1. Evitar a adesão dos moldes;

2. Proteger e lubrificar a superfície do molde;

3. Espalhar suavemente e uniformemente numa fina e contínua camada insolúvel;

4. Não reagir de forma destrutiva com a superfície do objeto original ou com a superfície do molde.

Um exemplo muito comum de desmoldante é a vaselina, principalmente para moldes de gesso. Outro é o silicone líquido, muito usado em esculturas de argila à base de óleo em maquiagens de efeitos especiais. Muitos artistas preferem o silicone líquido quando se trabalha com esculturas feitas com argila à base de óleo devido ao fato do silicone líquido se interagir menos com esta argila do que a vaselina.

 

Dicas sobre moldes

Abaixo você poderá encontrar algumas "regras básicas" sobre a confecção de moldes:

1. Você cometerá erros. Seja paciente com você mesmo e queira sempre aprender. Profissionais de confecção de moldes sempre dizem que não aprenderam a moldar da noite para o dia e que ainda estão refinando sua arte.

2. Lembre-se que existem diferentes formas de se fazer um molde de qualquer objeto. Estude a peça que será moldada e desenvolva uma estratégia ou "plano de ataque".

3. Saiba bem sobre o produto que está utilizando como proporção de mistura, tempo de trabalho, tempo para desmolde, etc.

4. Use somente agentes desmoldantes adequados.

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Escultura

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail