Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


Escultura

 

Fonte de Inspiração 2: OLYNTHO TAHARA

Existem inúmeros materiais de escultura usados na indústria de efeitos especiais para se criar maquetes. Mas infelizmente no Brasil grande parte destes materiais só podem ser adquiridos através de importação e a altos preços. Assim, é importante que possamos usar materiais alternativos e de baixo custo.

Abaixo você poderá comprovar como a versatilidade e a genialidade artística de um brasileiro podem superar a ausência de materiais importados e caros. OLYNTHO TAHARA é um artista brasileiro que trabalha com efeitos especiais e que desenvolveu uma técnica de escultura utilizando materiais alternativos, o que é muito importante para a nossa realidade brasileira. O trabalho de Olyntho fascina não só pela alta qualidade como também pelos materiais que ele utiliza, geralmente materiais simples e de fácil acesso.

Os materiais mais usados por Olyntho são: isopor, fio de cobre, gesso, massa plástica, massa epóxi (Durepoxi), lata, arame de alumínio, tela de arame, cola de cianoacrilato (Super Bonder), madeira, tinta acrílica, tinta plástica, tinta látex, tinta automotiva e spray fixador fosco (verniz).

Mas onde encontrá-los? Você pode consegui-los em:

- Livraria ou lojas de artesanato: isopor, tinta acrílica, gesso, tinta plástica. O isopor pode ser comprado em chapas ou blocos. A tinta acrílica e a tinta plástica são muito usadas em pintura e artesanato.

- Supermercados ou lojas de materiais de construção: fio de cobre, massa epóxi (Durepoxi), arame, tela de arame, cola de cianoacrilato (Super Bonder), tinta látex. A massa epóxi é aquela usada para fazer pequenos remendos em que se mistura uma massa branca e outra cinza. A marca mais conhecida é a Durepoxi. A tinta látex é a tinta látex de pintar parede mesmo. Você pode comprar tinta látex de cor branca e comprar também corantes de várias cores. Assim, você não precisa comprar tinta em várias cores, basta você cria-las misturando a tinta látex branca com os corantes, ficando, assim, mais barato.

- Lojas de tinta automotivas (para pintar carros): massa plástica, tinta automotiva, spray fixador fosco (verniz). A massa plástica parece a massa epóxi, com a diferença que ela já vem pronta precisando apenas colocar gotas de catalizador para endurecê-la. Tinta automotiva é a tinta de pintar carros. Tanto ela como o verniz podem ser encontrados em latas ou em spray. Se usar spray, basta aplicar diretamente. Se comprar em latas, você precisa diluir e colocá-la em aerógrafos (ou revólver de pintura) para usá-la.

Já materiais como lata e madeira, na maioria das vezes você não precisa comprá-los. A lata pode ser de vasilhames como latas de cerveja (alumínio) e de óleo (latão). A madeira você consegue em marcenarias ou mesmo aproveitando de caixas verduras e frutas (de uva, por exemplo).

A técnica básica utilizada por Olyntho é a seguinte:

1) Ele esculpe em isopor uma forma aproximada e simplificada da escultura. Às vezes ele utiliza o arame como esqueleto (ao invés do isopor esculpido) para figuras menores;

2) Depois ele aplica uma camada de gesso para em seguida aplicar massa plástica. O gesso serve para proteger o isopor evitando que a massa plástica corroa o isopor.

3) Sobre a massa plástica, os detalhes são feitos com massa epóxi, ou seja, a Durepoxi mesmo, encontrada em supermercados e lojas de materiais de construção. Para criar formas mais planas (como detalhes de roupa e cabelos), a lata é usada com uma cobertura de massa plástica ou massa epóxi. Para criar capas (por exemplo, como a capa do Super-Homem e do Batman) ele usa tela de arame.

4) Para pintar, Olyntho usa tinta látex, ou tinta plástica ou tinta acrílica (para pintar tela ou quadros). Para possibilitar uma pintura melhor, ele costuma "partir" a escultura em pontos estratégicos, decompondo-a em várias partes, já com acabamento. Para pintar peles e cabelos ele usa as seguintes tintas: laca (automotiva), tinta acrílica, tinta plástica e tinta látex. Na verdade, com o spray fixador fosco, fica tudo igual depois: texturas em geral são feitas na modelagem e não na pintura. Quando ele quer algum efeito, aí sim usa-se pintura específica. Para aerógrafo, não se usa a tinta plástica nem a tinta látex! A tinta látex (a de parede mesmo!) é ótima para se usar pintando a mão, com o pincel.

5) Após a pintura ele usa spray fixador fosco (verniz) para proteger a pintura e dar um bom acabamento.

 

A seguir você pode comprovar alguns exemplos do excelente trabalho de Olyntho e ver como foram feitos.

 

Iria

IRIA - Figura baseada na personagem do Anime "ZEIRAM".

 

 

Veja as etapas de construção desta maquete abaixo. Clique nas figuras abaixo para ver em maior aumento:

 

Acima você pode ver a escultura da personagem "Iria" criada por Olyntho. Ela é modelada inteira na pose que você está vendo. Olyntho começou esculpindo uma forma aproximada da personagem usando isopor. Depois aplicou uma camada de gesso para proteger o isopor. Em seguida, após o gesso ter secado, ele aplicou massa plástica para deixar a escultura mais resistente. Assim, ela fica leve mas ao mesmo tempo resistente. Depois que a massa plástica secou, ele começou a esculpir os detalhes usando massa epóxi (Durepoxi). As ombreiras são modeladas à parte e realmente são vestidas (permanecendo soltas, como na realidade) sobre o ombro (que é pintado normalmente). A arma é também colocada na mão após ser completamente pintada, não havendo interação entre as duas partes. O cabelo é na verdade uma "peruca" (pintada isoladamente do rosto "careca") que é colada após a pintura. Para alguns detalhes, como aquela espécie de "leque" da armadura a direita da escultura, Olyntho usou lata comum. Sempre que foi preciso colar alguma parte, ele usou cola de cianoacrilato (Super Bonder). Para alguns detalhes da arma ele usou linha (feixes amarelos e vermelhos). A base em que a escultura está apoiada é de madeira. Para pintar, ele usou tinta acrílica (principalmente para o rosto e cabelo) e tinta automotiva. Depois aplicou uma ou mais demãos de Spray fixador fosco (verniz).

 

 

 

Aeon Flux

 

Aeon Flux - Figura baseada na personagem principal da animação da MTV "AEON FLUX".

 

 

 

 

Para a escultura da personagem "Aeon Flux" criada por Olyntho, mostrada acima, ele começou esculpindo uma forma aproximada da personagem usando isopor. Depois aplicou uma camada de gesso para proteger o isopor. Em seguida, após o gesso ter secado, ele aplicou massa plástica para deixar a escultura mais resistente. Assim, ela fica leve mas ao mesmo tempo resistente. Depois que a massa plástica secou, ele começou a esculpir os detalhes usando massa epóxi (Durepoxi). A jaqueta de couro é "rachada" na linha de costura: após as partes serem pintadas, monta-se a jaqueta revestindo o corpo também já pintado (garantindo que até as costas estejam com cor). Os cintos e acessórios são colocados depois, sendo algumas partes feitas de lata. A arma é também colocada na mão após ser completamente pintada, não havendo interação entre as duas partes. Para criar parte desta arma ele usou carga de caneta esferográfica. O cabelo é na verdade uma peruca (pintada isoladamente do rosto "careca") que é colada após a pintura. Sempre que foi preciso colar alguma parte, ele usou cola de cianoacrilato (Super Bonder). A base em que a escultura está apoiada é de madeira. Para pintar, ele usou tinta acrílica, tinta plástica e automotiva. Para pintar a jaqueta e outros detalhes de couro ele usou graxa de sapato. Depois aplicou uma ou mais demãos de Spray fixador fosco.

 

Witchblade

 

 

Witchblade - Figura baseada na personagem principal da história em quadrinhos "WITCHBLADE".

 

 

 

 

 

Para a escultura da personagem "Witchblade" criada por Olyntho mostrada acima, ele começou esculpindo uma forma aproximada da personagem usando isopor. Depois aplicou uma camada de gesso para proteger o isopor. Depois que o gesso secou, ele aplicou massa plástica para deixar a escultura mais resistente. Depois que a massa plástica secou, ele começou a esculpir os detalhes usando massa epóxi (Durepoxi). Todas os detalhes da roupas Witchblade são modeladas à parte, usando-se lata e massa epóxi (Durepoxi) e adicionadas ao corpo da garota após a pintura. Algumas partes do cabelo (fios compridos) foram feitas usando-se tiras de lata comum. Sempre que foi preciso colar alguma parte, ele usou cola de cianoacrilato (Super Bonder). A base em que a escultura está apoiada é de madeira. Para pintar, ele usou tinta acrílica para o corpo da garota e cabelo, e spray cor de alumínio para a roupa. Em seguida ele usou também o clear sobre estas partes cor de alumínio. O clear refere-se à tinta acrílica da Tamiya (tinta para pintar aeromodelos). O clear é uma tinta transparente: se você tem uma superfície prateada, o clear azul permite um efeito de azul metálico. Depois tudo pintado, ele aplicou uma ou mais demãos de Spray fixador fosco (verniz).

 

 

Seya de Pegasus

 

Seya de Pegasus - Figura baseada nos personagens do desenho animado "CAVALEIROS DO ZODÍACO".

 

Para a escultura do personagem "Seiya de Pegasus" mostrado acima, Olyntho começou como uma armação de arame. Depois aplicou uma camada de gesso. Depois que o gesso secou, ele aplicou massa plástica para deixar a escultura mais resistente. Em seguida começou a esculpir os detalhes usando massa epóxi (Durepoxi). Todos os detalhes da armadura são modelados à parte, usando-se lata e massa epóxi (Durepoxi) e adicionadas ao corpo do personagem após a pintura. Assim, as armaduras dos cavaleiros são realmente vestidas nas figuras. Sempre que foi preciso colar alguma parte, ele usou cola de cianoacrilato (Super Bonder). A base em que a escultura está apoiada é de madeira. Para pintar a calça, o cabelo e o rosto do personagem, ele usa tintas como laca (automotiva), tinta acrílica (principalmente para a pele e rosto) e tinta látex (partes vermelhas). Aqui, para o efeito de metálico, ele usou um spray automotivo da cor de alumínio, que é de tom neutro. Em seguida ele usou também o clear sobre estas partes metálicas. O clear refere-se à tinta acrílica da Tamiya (tinta para pintar aeromodelos). O clear é uma tinta transparente: se você tem uma superfície prateada, o clear azul permite um efeito de azul metálico. Em seguida, aplicou uma ou mais demãos de Spray fixador fosco (verniz). Vale lembrar que a tinta automotiva é usada sempre com o aerógrafo e em geral ele a usa nas cores básicas e em grandes regiões. Por ser a base de solvente, ela resiste ao álcool e água. Assim, aplica-se outra tinta sobre ela à base de álcool ou água: caso ocorra a necessidade de remoção, a tinta automotiva permanece intacta.

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Escultura

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail