Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 



Conheça abaixo, o significado de palavras e expressões freqüentemente usadas no cinema.

Acetona: Líquido volátil que é muito usado como solvente para adesivos de prostéticos.

Aerógrafo (Air Brush): Delicado dispositivo de pintura em spray que é utilizado para pintar bonecos, miniaturas e máscaras (prostéticos).

Animação quadro-a-quadro (Stop Motion): Técnica que cria a ilusão de movimento de um objeto inanimado. O objeto é filmado um quadro de cada vez, usando movimentos graduais entre as exposições.

Animáticos (Animatics): É uma versão animada das cenas de efeitos especiais utilizada para pré-visualizá-las. Podem ser feitos utilizando os storyboards e fazendo um filme com eles, dispondo-os na mesma duração do filme final. Pode ser feito, também, a partir de animação 3D computadorizada (mais comum) ou animação quadro-a-quadro.

Armadura (Armature): É um esqueleto de bonecos (puppets) de animação quadro-a-quadro, feito de aço e com juntas esféricas. A armadura é rígida o suficiente para fazer com que o boneco fique numa determinada posição enquanto é fotografado mas suave o suficiente para permitir com que o animador mova suas partes facilmente.

Atuador Linear (Linear Actuator): É um mecanismo semelhante a um pistão que serve para deslocar um objeto ou parte dele, por exemplo, para movimentar bonecos em tamanho natural em animatrônica ou movimentar réplicas de aviões/carros para movimento controlado. Pode ser hidráulico (o fluido utilizado é óleo) ou pneumático (o fluido utilizado é ar).

Bandeirolas (Barn Doors): Acessório para luz de vídeo, com dois ou quatro flaps que controlam a distribuição de luz.

Bonecos (Puppets): Podem ser em escala menor ou em escala natural; são controlados por um manipulador (puppeteer) através de mão, fios, cabos, varas, pistões ou servos. Podem ser também utilizados para animação quadro-a-quadro.

Boom: vara de extensão utilizada para suspender um microfone. Seu objetivo é esconder o microfone da visão da câmera.

Cabos (Wires): Fios de aço enrolados e encapsulados por plásticos. Servem como atuadores para manipular bonecos, permitem que um manipular controle alguma parte de um boneco à distância. São semelhantes aos cabos de bicicletas.

Câmera Dolly: Câmera montada em um suporte com rodas permitindo movimentos suaves, por exemplo, aproximando-se ou afastando-se de um objeto. Apesar de parecer um Zoom, que reduz ou aumenta uma imagem, a dolly mantém a perspectiva apesar do quadro variar em tamanho.

Cena com vidro (Glass Shot): Uma pintura feita numa tela de vidro é colocada entre a câmera e o que se deseja filmar. Desta forma, é possível , com esta técnica, adicionar elementos complementares à cena, como nuvens em um céu, um castelo em uma montanha, etc.

Cena de fundo (Background Plate): Cena obtida diretamente da câmera em que serão aplicados os efeitos especiais. Ou seja, trata-se de um material bruto.

Cera dérmica (Derma Wax): Tipo de cera mole e suave comum nos EUA que é utilizada por médicos legistas ou pelo pessoal ligado ao preparo de corpos para velório (de funerárias) para aplicar em cadáver com finalidade de reconstituição ou de melhorar o aspecto. São também utilizadas por técnicos em efeitos de maquiagem para obter efeitos de forma rápida, como por exemplo, simular carne humana quando em uma cena de terror (tipo Sexta-feira 13) o pescoço de uma pobre vítima é cortado por uma faca (obviamente falsa) do agressor.

Composição Óptica (Optical Composite): Uma cena de efeitos especiais feita com duas ou mais cenas diferentes, combinadas em uma impressora óptica.

Composição (Composite): Cenas de efeitos especiais combinando dois ou mais elementos separados. O verbo "compor" descreve a combinação de imagens para criar uma nova cena de efeitos especiais.

Correção de cor (Color Correction): Processo de ajustar as cores de uma cena, alterando contraste, reflexos e sombras com objetivo de melhorar a qualidade da imagem ou adequá-la a um propósito definido.

Dupla Exposição (Double Exposure): Exposição de duas cenas separadas em um único filme.

Efeitos Físicos/Mecânicos (Physical/ Mechanical Effects): São efeitos executados no estúdio ou enquanto a cena é filmada. Explosões, efeitos com fios/cabos e tiros de balas são efeitos físicos/mecânicos.

Efeitos em-câmera (In-Camera Effects): É um tipo de efeito especial feito inteiramente com e dentro da câmera. Normalmente, efeitos em-câmera lidam com combinação de imagens, seja com uma ou múltiplas passagens do filme pela câmera.

Escaneamento Digital de Filme (Digital Scanning): Processo de conversão de um vídeo analógico em digital, ou seja converte um trecho de filme ou vídeo em um formato para ser utilizado em computador.

Espuma de látex (Foam Latex): Atualmente é o padrão para próteses/prostéticos. Suas grandes vantagens são: permitir o ator transpirar pela máscara, praticidade, elasticidade, capacidade de ser colada, pintada e reparada.

Garbage Mattes: Máscaras que cobrem/removem elementos indesejáveis (luzes, cabos, bastões, etc.) da cena, originalmente capturados durante a fotografia.

Gelatina (Gelatine): Material utilizado para confeccionar prostéticos. Tem a desvantagem de ser sensível ao calor e umidade.

Go-motion: É uma técnica de animação quadro-a-quadro mais apurada que a forma tradicional. No go-motion, o boneco é movido (por bastões controlados por computador) enquanto o obturador da câmera está aberto. Esta técnica permite adicionar o borramento natural causado quando objetos em movimento são filmados.

IGC (CGI): Abreviatura para Imagem Gerada por Computador. São imagens criadas por computador com finalidade criar cenas impraticáveis ou muito caras, ou mesmo reparar algo indevido na cena.

Iluminação de três pontos (Three-point Lightning): Esquema básico de iluminação com luz principal (Key Light), luz traseira (Back Light) e luz de preenchimento (Fill Light) para iluminação de objetos/atores em estúdio. Este esquema fornece sensação de profundidade e textura.

Impressora Óptica (Optical Printer): Um tipo especial de câmera que re-fotografa e combina diferentes cenas de um filme.

Key Light: É a principal fonte de luz em uma cena.

Látex: Uma borracha orgânica, geralmente encontrada na forma líquida e após um processo especial de preparação, ela torna-se sólida. É utilizada, por exemplo, para confeccionar máscaras e roupas de borracha. Látex é um dos componentes da espuma de látex (Foam Latex).

Máscara (Matte): Cobre parte da lente da câmera. Ela pode ser feita com fita preta, papel cartão preto ou pintada em vidro. Como a máscara bloqueia parte da lente, somente uma parte do filme será fotografada. Assim, uma outra imagem pode ser colocada no lugar desta parte bloqueada pela máscara.

Monofilamento (Monofilament): Fio sintético com único filamento que serve para suspender ou segurar objetos em uma cena com a vantagem de serem difíceis de serem captados pela câmera. Semelhante ao fio de pesca.

Morphing: Geralmente, é uma técnica digital em que uma imagem progressivamente transforma-se em outra diferente, por exemplo, um homem transformando-se em um leão.

Movimento Controlado (Motion Control): É um sistema mecânico controlado por computador que pode mover câmeras, modelos ou qualquer objeto na cena, usando movimentos programados que podem ser repetidos igualmente quantas vezes forem necessários.

Perspectiva Forçada (Forced Perspective): Uma técnica fotográfica para dar a ilusão de tamanho falso. Como a lente da câmera filma em duas dimensões, ela dá a impressão de que os objetos em primeiro plano (objetos próximos) são maiores que os do plano de fundo (objetos distantes). Assim, na técnica de perspectiva forçada, os objetos do plano de fundo, que devem dar a idéia de elementos mais distantes, são feitos de propósito em escala menor, enquanto que os elementos de primeiro plano estão em tamanho real.

Pinturas de Cena (Matte Paintings): São pinturas, geralmente feitas em vidro, feitas para serem combinadas com as cenas reais, geralmente como plano de fundo. Pinturas de Cena são usadas para criar cenários/paisagens ou qualquer elemento que é difícil ou muito caro de ser filmado em estúdio.

Pirotécnica (Pyrothecnics): Técnica que lida com fogo, explosões e fumaça para serem utilizadas em cena.

Pós-Produção (Pos-Production): Um dos estágios finais da produção de um vídeo ou filme. Geralmente, consiste de edição, adição de música/efeitos especiais, dublagem, títulos e efeitos especiais visuais.

Potenciômetro (Potentiometer): Um tipo de resistor (componente eletrônico) variável podendo ser linear ou rotatório. É muito usado em dispositivos de captura de movimento. Você pode encontrar um potenciômetro no seu parelho de som, ele é, por exemplo, o botão rotatório de volume.

Projeção com tela traseira (Rear Screen Projection): É uma técnica de combinar imagens diferentes. O plano de fundo é projetado em uma tela enquanto que os atores ou miniaturas/modelos são posicionados e filmados em frente desta tela. A técnica de projeção frontal fornece melhores resultados que a projeção traseira (Rear Screen Projection).

Projeção Frontal (Front Screen Projection): Uma técnica fotográfica que consiste: de uma câmera com seu eixo óptico a 90 graus do projetor; uma tela de vidro (usualmente uma pintura de cena) colocada entre a câmera e o projetor, a 45 graus de cada um; uma tela altamente reflexiva atrás da tela de vidro. Dessa forma, este conjunto permitirá a câmera filmar ao mesmo tempo a image do projetor (refletida pelo amterial reflexivo atrás da tela de vidro) e o restante da tela de vidro. As pinturas de cenas comumente têm um buraco nelas (uma área não pintada); o material reflexivo é colocado atrás deste buraco.

Props: Abreviatura do inglês "properties". São objetos utilizados em cena no estúdio.

Prostéticos (Prosthetics): São principalmente máscaras moldadas geralmente com base nas dimensões e formas do ator/performista e modeladas com materiais como látex, silicone, gelatina, plástico ou outro material. Os prostéticos são aplicados e pintados de forma a mesclarem-se com a pele do ator. Servem para modificar a aparência do ator de maneira a contribuir com a caracterização do personagem.

Remoção de Fios (Wire Removal): Processo de remoção digital de fios, elementos de cenários ou qualquer elemento indesejado na cena. Existem programas de computador que removem automaticamente fios da cena em todos os quadros do filme. O processo de remoção de fios substituiu a antiga técnica chamada "garbage mattes".

Rotoscopia (Rotoscope): Trata-se de traçar (desenhar) sobre cada quadro do filme de forma que este traçado possa ser adicionado ou incorporado à cena final. É muito usada para adicionar efeitos de relâmpagos, raios laser, etc.

Servo: É um dos principais acionadores na animatrônica atualmente. Consiste de um motor com caixa de engrenagens e placa de circuito eletrônico. Pode ser ligado a cabo ou alavanca para efetuar o movimento. O motor se assemelha muito àqueles usados em aeromodelismo para acionar flaps.

Silicone: Material semelhante a borracha que é usado para confeccionar moldes, máscaras, etc. Em alguns tipos de efeitos especiais, o silicone é melhor chegando até a substituir a borracha de látex.

Storyboard: Um conjunto de desenhos em que cada desenho representa uma cena em particular do filme. Os storyboards permitem aos diretores e supervisores de efeitos especiais planejarem e visualizarem todas as cenas antes de filmá-las.

Tanque de Nuvens (Cloud Tank): É utilizado para criar cenas de efeitos de nuvens. Geralmente é usado um tanque grande de água misturada com algum tipo de pigmento.

Tela Azul (Blue Screen): Técnica que permite atores ou objetos serem filmados em frente a uma tela azul de forma que eles podem ser fotografados como primeiro plano. Depois, o azul pode ser removido (opticamente ou digitalmente) e uma outra imagem pode ser colocada na cena como plano de fundo.

Tela Dividida (Split Screen): Técnica na qual duas ou mais imagens são combinadas na mesma cena, com ou sem uma linha visível de separação entre elas. Com esta técnica, é possível criar uma cena com gêmeos utilizando somente uma única pessoa. Geralmente, é feita utilizando uma máscara (matte) bloqueando metade da lente e a pessoa atuando no lado oposto. Depois, o filme é rebobinado na câmera e a máscara e a pessoa trocam seus respectivos lugares.

Tiros de balas (Bullet Hits): São feitos de pequenos pacotes de sangue falso com um metal protetor atrás colocados no corpo do ator e detonados por uma pequena carga explosiva chamada squib.

Unidirecional: Microfone que capta o som frontal mas rejeita aquele vindo por trás.

Vara (Rods): Vara feita de madeira, plástico ou metal que é utilizada para manipular externamente bonecos.

 

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail

 

1