Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Introdução

 

Um pouco de história da maquiagem de efeitos especiais

A maquiagem melhora a visibilidade do rosto do ator e torna as características faciais mais aparentes. Assim como a roupa, a maquiagem auxilia um ator a revelar o personagem fornecendo dicas de sua personalidade, idade, raça, saúde e seu ambiente. E é justamente por estas propriedades que fazem do maquiador de efeitos especiais um artista de fundamental importância nas produções teatrais e cinematográficas.

Mas como eram os primeiros artistas de maquiagem do cinema?

A resposta está neste nome: Lon Chaney. Conhecido como o "Homem das Mil Faces", este ator americano foi também um gênio da arte de maquiagem, pois era ele quem criava a sua própria. A famosa caixa de maquiagem de Lon Chaney foi a precursora dos departamentos de maquiagem dos grandes estúdios.

 

 

Não importando o quão desconfortável fosse uma maquiagem, ele fazia o necessário para obter um efeito interessante, como por exemplo, na versão de 1923 de O Corcunda de Notre-Dame, em que Chaney usou uma corcunda de gesso de 9 quilos para interpretar o Quasimodo. O Fantasma da Ópera de 1924 é um dos filmes mais admirados de Chaney. Ele interpretou Erik, o organista louco e desfigurado que assombrava um teatro de Paris. Ao ler o romance de Gaston Leroux, Lon Chaney observou que a descrição de Erik era de um rosto sem carne. Para obter este efeito, Chaney colou uma membrana fina e transparente que reveste o estômago de peixes sobre o nariz para puxá-lo em direção à testa.

Lon Chaney foi além de um grande ator, um dos pioneiros da maquiagem de efeitos especiais e muitas de suas técnicas de maquiagem são segredos até hoje.

 

 

Agora que você já conhece um pouco da história da maquiagem de efeitos especiais, você irá conhecer algumas noções fundamentais sobre o assunto.

 

O local de trabalho

O Laboratório - trata-se de um local importante para o maquiador, pois é onde ele faz, por exemplo, dispositivos auxiliares de maquiagem como as próteses ou apliques.

Profissionalmente, a área de trabalho de um laboratório de maquiagem deveria ser separada da sala de maquiagem, já que os procedimentos de laboratório freqüentemente exigem uso de materiais que fazem mais poeira e sujeira e os equipamentos e produtos usados são diferentes, exigindo sua própria área e local de armazenamento. A sala de laboratório deveria ser bem iluminada e ventilada (com um exaustor com hélice no telhado) e deveria ter fortes mesas de trabalho tanto para permitir trabalhar sentado como para suportar peças de trabalho, um chão coberto com piso fácil de ser limpo, muitas tomadas de eletricidade, muitas prateleiras para livros, moldes, cópias, e assim por diante. Um grande cuidado deve ser tomado ao limpar pias para que o esgoto não seja entupido com gesso ou outro resíduo. Para um laboratório pequeno, uma maneira segura é usar um sifão, em que um grande galão (por exemplo de água mineral ou um balde grande) tem uma mangueira conectada na sua boca e que vai direto para uma pia. Esta mangueira pode ser tampada, por exemplo, com um pequeno cilindro de madeira, que funcionará como uma torneira. A pia, na verdade, apresenta o ralo conectado a outra mangueira e que desemboca dentro de outro balde grande. Assim, todo resíduo de gesso cairá dentro do balde. Este balde pode ser esvaziado cuidadosamente quando os resíduos se depositarem no fundo e a água pode ser separada das massas sólidas, e assim serem retiradas do balde. Laboratórios maiores costumam ter sistemas de filtro na pia.

Mas você pode estar se perguntando: Como que a água desce? Todo mundo conhece um clássico exemplo do princípio do sifão. Você já viu como que se retira gasolina de um tanque de carro? Pois, é. É a mesma coisa. Veja o exemplo abaixo.

Neste exemplo, pode-se observar um exemplo de sifão. Repare que um frasco está mais alto que o outro. Para funcionar isto tem que ocorrer. Se você colocar a mangueira dentro do frasco mais alto e sugar com a boca a outra extremidade da mangueira (a do frasco de baixo), a água começará a escorrer por dentro da mangueira, caindo dentro do outro frasco. Uma vez que já foi sugado, a mangueira pode ser tampada na extremidade que está no frasco de baixo. Assim, basta destampar esta extremidade para que a água volte a escorrer de novo. Funciona, então como uma torneira. Simples, não é?

 

Veja abaixo um exemplo de laboratório ou oficina, com mesas de trabalho.

 

Sala de Maquiagem - a sala de maquiagem é o lugar onde o maquiador prepara o ator antes da atuação, ou seja, em que ele aplica a maquiagem. O interessante é que este lugar geralmente não fica dentro da oficina ou laboratório do artista maquiador. Nos filmes estas salas são montadas em trailers (quando as cenas são externas) ou mesmo nas salas próprias de um estúdio (sala permanente), caso as cenas a serem filmadas sejam internas.

Trata-se, basicamente, de uma sala bem iluminada com luz artificial, bem arejada e que se assemelha muito a um salão de barbeiros ou salão de cabelereiros. O ator é acomodado numa cadeira confortável e em frente a um espelho para que ele também veja as alterações feitas pelo artista. A cadeira mais utilizada é a do tipo barbeiro, em que é possível regular a altura (o que é bom para evitar dor nas costas do maquiador) e também possui apoio para a cabeça do ator e para os braços.

Sugestão para um local de trabalho - se você quiser ser um artista de maquiagem é preciso ter um lugar para trabalhar e treinar. Mesmo se você freqüentar uma escola ou curso, você precisa de um lugar para fazer as suas peças. Mas é claro que não precisa ser como a forma mais profissional, mostrada acima.

Uma pequena área com uma mesa de trabalho, cadeira, iluminação adequada e um pia de cozinha por perto é o mínimo possível. Um porão, quarto vazio ou garagem é bom mas você pode usar até o seu quarto. Vale lembrar que muitos dos grandes artistas atuais de maquiagem começaram em garagens e até nos próprios quartos!

O mais importante para qualquer área de trabalho, é a iluminação, a organização e o conforto. A sala precisa ser bem iluminada. Lâmpadas portáteis também ajudam a melhorar a iluminação ambiente. Para você criar uma maquiagem, você precisa ser capaz de achar o que precisa. Isto significa duas coisas: área de trabalho adequada, na forma de uma mesa em que você possa colocar os materiais que precisa, e um armário para manter estes materiais quando não estão em uso. A mesa de trabalho não precisa ser especial, mas deve fornecer espaço suficiente para colocar os materiais necessários. É bom também ter um espelho em frente para que tanto você como o ator possam ver as alterações. Se ela for permanente, o tamanho dela só dependerá do que você possa gastar. Já com artistas que trabalham em locações, pode-se usar um pequena mesa portátil.

Na maioria das situações, o ator ficará um bom tempo sentado numa cadeira e o artista, a mesma quantidade de tempo, só que recurvado sobre o ator. O que já é literalmente uma situação desconfortável. Para evitar com que fique muito desconfortável, tanto para o ator como para o maquiador, é importante uma cadeira confortável. Uma sugestão mais acessível seria aquelas cadeiras de escritório que têm apoio para os braços.

Quando for armazenar seus materiais num armário, certifique-se que os frascos estejam tampados adequadamente. Muitos são solventes que podem evaporar ou mesmo o conteúdo pode perder, lhe proporcionando prejuízos. Quando você for armazenar materiais que criou (como sangue, falso, produtos de gelatina, etc.) certifique-se de colocar em frascos que tampem bem, como vidros de maionese ou de comida para bebê. E também coloque etiquetas mostrando a identificação do material e a data em que você o fêz. Os pincéis e outras ferramentas devem ser limpas antes de serem guardadas.

 

Noções de segurança e higiene

Segurança - antes de aplicar maquiagem em alguém pela primeira vez, faça uma avaliação para garantir a maquiagem. Antes mesmo de iniciar, lembre-se de perguntar: Já teve alguma vez reação alérgica com maquiagem? Se teve, que tipo de maquiagem? Leia todas as orientações e avisos nas embalagens dos produtos e siga atentamente. Caso haja dúvida se o produto vai provocar alergia, teste aplicando pequena quantidade sobre uma região interna próxima do punho e do antebraço, espere por uma hora ou mais e observe a reação da pele. Lembre-se que algumas pessoas tem alergia com fragâncias de produtos de maquiagem. Por isso, evite de usar se tiver problemas. É importante também perguntar se a pessoa está usando lentes de contato. Geralmente, estes usuários são mais propensos a apresentarem irritações nos olhos, por isso, se usar algum produto que exale, a pessoa deverá retirar as lentes ou pelo menos fechar os olhos. Fique preparado para lidar com problemas devido a lacrimejação excessiva. Use ventilação adequada a todo o momento. Nunca use nenhum produto que você não saiba como remover.

Muitos líquidos usados (adesivos, solventes, etc.) são inflamáveis pois são base de álcool ou solventes a base de petróleo. Por isso, permaneça longe de chamas ou cigarros. Muitos produtos de maquiagem pode ser irritantes para os olhos, narinas, ou bocas. Por deve-se tomar muito cuidado nestas regiões. Se o ator apresentar reação alérgica a um produto mesmo se usado corretamente, pare de usá-lo. Use ventilação adequada, pois muitos materiais possuem vapores fortes (látex exala amônia; sprays, etc.). Tome cuidado pois muito produtos não podem ser ingeridos e são tóxicos (por exemplo, cuidado especial com sangue caseiro).

Higiene - Mantenha os materiais de maquiagem limpos. Lave todos os pincéis e esponjas depois de usá-los. Água morna e sabão funciona bem para as bases, mas um solvente limpador de pincéis pode ser necessário para produtos muito oleosos. Depois de limpar os pincéis aplique um pouco de álcool para desinfetá-los.

Não use maquiagem direto do frasco,trabalhe com uma paleta. Misture suas cores de maquiagem sobre uma paleta (uma chapa de vidro funciona bem) para que você possa lavar com freqüência ou limpar com álcool (com algodão) quando for maquiar outro ator. Lave as mãos antes e após aplicar a maquiagem em cada pessoa, muitos artistas tem o hábito de usar seus dedos como pincéis ou esponjas. Coloque uma escovinha para limpar debaixo de suas unhas. Não reutilize esponjas - quando terminar com um ator, descarte a esponja que usou. Use um conjunto de esponjas novas com o outro ator. Limpe os pincéis - Limpe seus pincéis antes de maquiar outro ator. Use água morna e sabão ou produtos comerciais de remover. Para os atores limparem seus rostos após a atuação, é importante ter toalhas individuais ou descartáveis (papel-toalha ou lenços de papel).

 

Fotografando seu trabalho

A prática de fotografar um trabalho de maquiagem tem duas funções básicas: 1) Para arquivo ou registro dos projetos e 2) Para seguimento de trabalho.

É importante registrar não só a maquiagem pronta como também as etapas intermediárias para que se registre o trabalhe feito como arquivo ou mesmo para o artista exibir como álbum desmonstrativo (portfólio). Para seguimento, é importante pois, muitas das vezes o artista trabalha numa mesma maquiagem que deverá ser feita igual em dias diferentes de filmagem, por exemplo. Assim, para saber como estava anteriormente, a foto (por exemplo tirada com uma máquina polaróide) auxilia muito.

Se for fotografar para registro, é importante que seja de qualidade. Podem ser utilizadas tanto câmeras digitais como 35 mm. Evite usar flash. Use filme ISO 400. Se digital, use uma câmera a partir de 2 megapixel (sugestão: marca Olympus). E procure usar um tripé.

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail