Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Moldes do Corpo

Para se construir próteses de maquiagem para um ator é necessário que se tenha uma cópia da parte do corpo do ator para a qual será feita a prótese. Existem diversas técnicas de se tirar moldes de partes corporais. A seguir, você poderá comprovar algumas delas.

 

Noções Básicas

Nas técnicas descritas a seguir, serão citados alguns materiais essenciais. Para melhor entendimento, abaixo você conhecerá um pouco mais sobre eles e onde obtê-los.

Alginato

O alginato é um produto usado originalmente por dentistas e protéticos dentais para se tirar moldes de dentes de pessoas. Ele é um pó que se misturado com água na proporção adequada resulta num material gelatinoso e que capta detalhes de superfícies que estejam em contato com ele. Em termos de efeitos especiais, o alginato usado profissionalmente para se tirar moldes tem um tempo de secagem maior que o usado por dentistas, o que dá mais tempo para se trabalhar. Lá no exterior ele é conhecido simplesmente como alginato (usado para moldes do corpo), para diferenciar do alginato dental (usado para moldes de dentes). No entanto, os alginatos para moldes geralmente são vendidos no exterior. No Brasil, existem algumas marcas de alginato que podem ser usadas. Assim, elas não são o ideal, mas "dão para quebrar um galho".

O alginato pode ser comprado em lojas que vendem produtos para dentistas, geralmente vêm em pacotes de 400 gramas a 1 quilo. Existem diversas marcas de alginato, algumas com cores e aromas diferentes (tutti-fruti, menta, etc), mas procure preferir sem aromas para moldes de corpo e se desejar os com aromas de tutti-frutti ou menta quando for tirar moldes de dentes. Existem até os alginatos que mudam de cor quando estão endurecidos, avisando que já está pronto, mas isto não é necessário. Quano for comprar, sempre peça a marca que tenha tempo maior de secagem. Em geral, os tipos mais adequados são os chamados de Presa Tipo II ou Presa normal (tempo de endurecimento de 2,5 a 4 minutos).

Os alginatos dentais tem um tempo normal de secagem de cerca de 3 minutos, assim, a pessoa tem que trabalhar rapidamente se desejar fazer uma impressão. Os alginato específicos para moldes, tem um tempo maior, de 8 minutos aproximadamente. Além disso, o alginato começa a encolher em cerca de 45 minutos em contato com o ar, fato que os artistas de efeitos tentam compensar colocando papel-toalha umidecido em água dentro dos moldes de alginato. Antes de usar o alginato, deve-se sacudir o recipiente para garantir uniformidade do pó, evitando grumos. A temperatura da água é importante, pois sabe-se que água morna ou quente acelera o endurecimento e a fria retarda. Algumas pessoas até usam água gelada para deixar a secagem mais demorada, mas isto pode ser incômodo para as pessoas que serão moldadas. Como no Brasil são mais fáceis de se encontrar os alginatos dentais, recomendo usar metade da água sendo fria e metade da temperatura ambiente. Isto aumemta o tempo d endurecimento para 4,5 a 5 minutos.

Geralmente, nas lojas de produtos para dentistas também são vendidas as colheres e o copo de medida de água, para saber o quanto de cada se deve misturar. Mas isto também não é essencial. A maioria dos alginatos são preparados misturando-se uma parte em peso de alginato com 3 partes em peso de água. Por exemplo, 100 gramas de alginato com 300 gramas de água. Mas para isso, você precisará de uma balança. Ou se desejar tomar como referência uma medida comum, use uma xícara de chá pó com 1 e 1/4 xícara chá de água. Alguns artistas até costumam usar uma medida de pó para uma de água, só que a mistura ficará um pouco mais grossa. Mas funciona. Para misturar, coloque a quantidade de pó numa bacia e adicione a água. Imediatamente misture com uma espátula por cerca de 45 segundos a 1 minuto e coloque na parte a ser moldada. Depois que ele adquire uma consistência de gelatina, uma segunda camada de alginato não grudará na primeira, a não ser que a superfície seja pincelada com carbonato de sódio (monohidratado) em água (um colher de chá de pó em 2 litros de água quente e dissolva), isto deixará a superfície pegajosa, então uma mistura adicional de alginato poderá ser feita.

O alginato irá pegar os mais profundos detalhes e pode ser aplicado em camadas mais finas. Ele deve ser suportado por um molde-mãe rígido para a maioria das aplicações, e as impressões feitas com o alginato, devem ser usadas para fazer cópias positivas imediatamente, já que ele começa a secar muito rápido. Muitas pessoas deixam a impressão feita em alginato mergulhadas em água ou mesmo com papel toalha encharcado em água, enquanto estão preparando o material de fazer o positivo. Mas se duas pessoas estão fazendo o molde, uma pode preparar o material positivo enquanto o outro tirar a impressão feita em alginato do original (face, braço, e assim por diante).

Mas quanto se gasta de alginato para se fazer moldes? Isto depende de alguns fatores, como por exemplo, da região do corpo que será moldada e da pessoa que será moldada (se ela é grande ou pequena).

De forma geral, siga as quantidades abaixo:

Face inteira e pescoço: 180 gramas (cerca de 2 xícaras de chá) a 500 gramas (cerca de 6 xícaras de chá).

Cabeça inteira, pescoço e ombros: cerca de 800 gramas (8 xícaras de chá) a 1 quilo (10 xícaras de chá).

Em média, cada xícara de chá de alginato tem cerca de 90 a 100 gramas.

Para outras partes do corpo, você geralmente tem de cobrir a área corporal com uma camada de 0,7 cm a 0,9 cm de espessura. Isto gasta cerca de 150 gramas de alginato para cobrir a área do tamanho de um lenço aberto nesta espessura. Lembre-se que não pode ser muito grosso pois tende a dobrar a pele, e se muito fino, formará partes muito finas que se rasgarão.

Se for usada a xícara de chá como unidade de medida, pode-se fazer uma xícara de chá pó para uma xícara de chá água. É um "macete" usado por alguns artistas de efeitos especiais. Isto dá certo pois para volumes pequenos (por exemplo até 200 ml). Mas para volumes maiores, a proporção dará errado. Assim, não dará certo se for "1 litro de pó para 1 litro de água".

 

Gesso

Existem vários tipos de gessos, mas os mais usados em termos de efeitos especiais são:

a) Gesso de Paris ou Gesso Comum - É um pó branco, barato e bastante comum. É pouco resistente. Por isso é usado mais para se moldar objeto pequenos. Se usado para objetos grandes fica pesado demais e pouco resistente. Deve-se evitar aplicar diretamente na pele de pessoas pois pode queimar, já que o processo de preparo do molde de gesso libera calor. É pouco usado profissionalmente em efeitos especiais.

Para se deixar o gesso mais resistente e também um pouco mais leve, geralmente é usado um tipo de tecido com tramas abertas (por exemplo a juta) ou fibras de sisal. Assim mergulha-se este tecido no gesso e aplica-se sobre o molde. Já reparou que quando vai se engessar um braço de uma pessoa usa-se um tecido misturado em gesso (tala gessada)? Se usasse gesso puro ficaria muito pesado para ser resistente. Este processo chama-se reforço de moldes de gesso.

b) Gesso Pedra - É um tipo de gesso mais resistente que o Gesso de Paris e também um pouco mais caro que ele. Pode ser comprado colorido para fins de identificação. É usado originalmente por dentistas para se criar réplicas de arcadas dentárias de pacientes durante a fabricação de próteses dentárias. Da mesma forma como acontece com o Gesso de Paris, deve-se evitar aplicar diretamente na pele de pessoas. Este tipo de gesso é muito usado profissionalmente em efeitos especiais de maquiagem.

Para se deixar o gesso mais resistente e também um pouco mais leve, é também utilizada a técnica de reforço do molde com a juta ou sisal.

Existe um gesso-pedra de alta resistência chamado Gesso-Troquel, mais resistente ainda que o gesso-pedra tradicional e o gesso comum.

Por tudo isso, recomendo o gesso pedra para criar réplicas partes corporais, devido à sua resistência.

 

Ataduras de Gesso

Ataduras gessadas ou ataduras de gesso são faixas de tecido grosseiro (tipo gaze) revestidas de gesso usadas orginalmente para engessar partes corporais quebradas, como braços, pernas, etc. Quando a atadura é mergulhada em água e aplicada sobre a parte do corpo, depois 5 a 6 minutos, aproximadamente, ela endurece, ficando rígida e mantendo o membro imóvel.

Em efeitos especiais, as ataduras gessadas são muito usadas em processos de se tirar moldes de faces, cabeças e outras partes do corpo. E na maioria destes casos, são usadas como moldes-mãe, ou seja, uma espécie de "casca" dura para envolver o alginato, que é mole e é o molde propriamente dito. Geralmente, estas ataduras podem ser compradas em lojas que vendem materiais hospitalares, de saúde e até em algumas farmácias.

As ataduras geralmente são vendidas em caixas contendo 20 rolos de ataduras. Os rolos podem ter diversos tamanhos, sendo mais comuns os seguintes: 8 centímetros x 2,0 metros, 10 cm x 3,0 m, 12 cm x 3,0 m, 15 cm x 3,0 m, 20 cm x 4,0 m e 10 cm x 2,5 m. Uma marca muito comum e de preço mais acessível é a Cremer.

Mas quanto se gasta de atadura para se fazer moldes? Como é mais adequado usar 2 a 3 camadas ou mais de atadura, as quantidades podem variar. De forma geral, siga as quantidades abaixo:

Face e pescoço: um e meio a dois rolos de ataduras de 15 cm de largura, ou 3 de 10 cm.

Cabeça inteira: cerca de seis rolos de ataduras de 15 cm de largura, ou 6 de 10 cm de largura.

Para outras partes do corpo, tente descobrir quantos metros quadrado da área que deseja cobrir com os metros quadrados da atadura. Use um minimo de 3 camadas e enrole a borda para aumentar a resitência. Lembre-se que a atadura não tem de suportar o alginato e sim o gesso pedra que será colocado no molde.

 

Molde da Face

* Este artigo foi baseado em outro escrito originalmente por Christian Hanson, que pode ser encontrado aqui.

A face é a área básica do corpo para a qual a maioria dos apliques são feitos. Assim, é importante que seja feito o molde e portanto uma cópia da face do ator para se construir as próteses.

Materiais - para criar o molde de face explicado aqui, você precisará: alginato (cerca de 2 e 1/2 xícaras de chá de pó ou cerca de 250 gramas), ataduras de gesso (1 e 1/2 a 2 rolos de 15 cm de largura), gesso pedra, vaselina sólida, espátula, juta e pincéis.

Para se tirar um molde face, um pacote de alginato é mais que o suficiente. As ataduras de gesso serão usadas para se construir um molde-mãe rígido de forma que o alginato flexível mantenha sua forma depois de ser removido da pessoa. Prefira bandagens mais largas (10 a 15 cm de largura). Você precisará de um a dois rolos por face, mas é sempre bom ter mais. A vaselina sólida você pode comprar em farmácias. A juta pode ser comprada em lojas de tecido ou de artesanato, ou mesmo usar de algum saco de café. Mas se não tiver, pode-se usar até mesmo, gaze ou tecido de fralda de pano.

Passo 1: Preparação dos materiais - organize seus materiais antes de iniciar o processo de moldagem da face. Você estará ocupado durante o processo para procurar os materiais. Em moldes pequenos como é o de face, não é necessário medir a atadura para áreas específicas da face, como é feito para moldes grandes. Já deixe cortadas as ataduras em pedaços de 30 cm de comprimento e então dobre-as ao meio, para ficarem pedaços duplos de 15 cm. Você também precisará de pedaços menores para pequenas áreas, como por exemplo entre as narinas. Faça mais que o necessário, tanto para um próximo molde de face e ter algumas extra é melhor do que faltar no meio do processo. Além disso, prepare um balde de água para mergulhar as ataduras de gesso. Deixe também uma bacia ou balde com água para molhar as ataduras. Misture duas e meia xícaras de chá de água com duas e meia xícaras de chá de alginato. Procure usar água na temperatura ambiente ou morna. Mas mesmo assim deixe um pouco de alginato e de água sempre à mão para algum complemento, ou para fazer a mistura mais grossa ou mais fina.


Passo 2: Preparação da pessoa - é uma boa idéia explicar para a pessoa cujo molde da face será feito, fornecendo uma noção geral do que ele irá passar. Além disso, apesar de raro, algumas pessoas podem ter reação alérgica ao alginato. Por isso, misture uma pequena quantidade e coloque no pulso e deixe endurecer para verificar esta possibilidade. Isto também deixará com que a pessoa sinta o material que será aplicado na face. Para este molde de face, não usado touca protetora ou careca. Assim, foi aplicada uma pequena quantidade de vaselina ao redor da linha do cabelo. Isto evita com que o alginato grude no cabelo, o que faria a remoção mais difícil. Nas sobrancelhas e cílios também foi aplicada uma pequena quantidade de vaselina. Deixe a própria pessoa aplicar nos cílios. Uma pequena quantidade servirá.

Sente a pessoa numa cadeira confortável com um encosto para a cabeça, se possível. Certifique-se que a cabeça não está totalmente na posição horizontal caso contrário o pescoço e o queixo sairão distorcidos no molde. Alguns artistas preferem um ângulo de 45 graus enquanto outros preferem a cabeça ereta. Qualquer pêlo à mostra (sobrancelhas, cílios, bigodes, etc) devem ser cobertos com vaselina. Da mesma forma, a face inteira deve receber uma fina camada de vaselina ou óleo mineral. E claro, caso seja mulher, retirar toda e qualquer maquiagem de beleza.

O alginato tem a tendência de escorrer pela face, assim, a pessoa deve usar uma camisa velha. Cubra as roupas com uma capa plástica, por exemplo de barbeiro, ou mesmo com sacos plásticos de lixo. Você também deverá cobrir a cintura e pernas com um grande saco plástico de lixo. O chão deverá também ser coberto com plásticos ou jornal. Não jogue o excesso de alginato pelo cano de esgoto de um pia. Procure embrulhar tudo com jornal e depois jogue fora.

 

Passo 3: Aplicação do Alginato - adicione a quantidade de água adequada no alginato e misture bem. Seja rápido em misturar, já que você precisará de todo tempo possível quando for aplicar na pessoa antes do alginato secar. Se estiver muito grosso, adicione com cuidado uma pequena quantidade de água. Se muito fino, mais alginato. Observação: o alginato fresco não gruda em alginato já endurecido. Assim, se você precisar fazer uma outra remessa de alginato, certifique-se de acrescentar antes do alginato ter endurecido.

Apesar de alguns aplicarem o alginato com as mãos sobre a face, o material tende a endurecer mais rapidamente pois as mãos são quentes enquanto um pincel ou espátula flexível não é. Se usar o pincel, escolha com 2,5 cm de largura. Se for trabalhar com as mãos, é bom ter uma bacia com água por perto para molhar as mãos sempre que necessário. Além disso, procure usar luvas de látex descartáveis (chamadas de luvas de procedimentos) compradas em lojas que vendem produtos para hospital ou para dentistas. Repare que no exemplo mostrado aqui, não foram usadas luvas descartáveis. Mas seria melhor se usasse.

Peça a pessoa para deixar os olhos e boca fechados. Rapidamente, mas com cuidado, comece a cobrir a face da pessoa com o alginato misturado. O método usual é começar pela testa em direção a parte debaixo da face, a medida que o alginato vai escorrendo para baixo. Cubra a área inteira a ser moldada com uma camada uniforme, certificando que o alginato entre me contato com todas as áreas e depressões da face. Podem ocorrer bolhas de ar abaixo das sobrancelhas, entre os olhos e nariz. Durante todo o tempo, certifique que as narinas não sejam tampadas por alginato. Isto pode parecer exagero, mas se você estiver nervoso, tenha um assistente lhe ajudando. Na pior das hipóteses, você pode perder tudo e ter de fazer uma nova remessa. Não deixe com que a pessoa sorria, pois sairá no molde. Assim, deixe a coisa séria. Deixe as piadas para depois. Uma vezes que o alginato começa a engorssar e parar de pingar, deixe-o secar e prepare para adicionar a atadura de gesso.


 


Passo 4: Aplicação das Bandagens de Gesso - uma vez que o alginato endureceu, as ataduras de gesso podem ser aplicadas. Pegue as e mergulhe no balde de água. Passe os dedos na atadura para retirar o excesso de água e aplique no alginato.
Se desejar acelerar a secagem, molhe a água as ataduras em água quente com um pouco de sal, ao invés de água na temperatura ambiente. Sobreponha as ataduras até que todo o alginato seja coberto. Deixe uma pequena quantidade de alginato exposta ao redor do molde. Nas fotos, foi deixado pela quantidade de alginato exposta na borda, o que tornou difícil a retirada. Pegue pequenos pedaços de atadura e coloque entre as narinas, certificando-se que não tampou as narinas, para que a pessoa possa respirar bem. As ataduras endurecerão em alguns minutos. Você poderá dizer que as ataduras estão secas se encostar o dedo e não ficar impressão digital.

 


Passo 5: Remoção do Molde - para remover o alginato e a bandagem de gesso, deixe a pessoa inclinar um pouco para frente, segurando o molde com as mãos. Oriente para que a pessoa mova sua face um pouco para soltar o alginato. Cuidado para que o gesso não separe do alginato. Cuidadosamente, ajude a remover colocando os dedos entre o alginato e a face, soltando as bordas. Seja paciente, se você não quer que o alginato rasgue. Uma vez removido, a pessoa pode sair e se limpar. Você, ao contrário, tem muito trabalho a fazer. Os buracos das narinas que foram mantidos abertos agora deverão ser cobertos. Misture uma pequena quantidade de alginato e devagar empurre no molde por fora, tomando cuidado para não entrar dentro do molde. Mas se quiser, estes buracos podem ser tampados com plastilina (massa de modelar). Quando endurecido, cubra a área com um pedaço de bandagem de gesso. Ou passe gesso sobre os buracos das narinas no molde, podendo também usar até massa de modelar.

O alginato começera a rachar se exposto ao ar. Se você não começar a colocar o gesso dentro do molde imediatamente, coloque um pedaça do papel toalha encharcado em água dentor do molde para prevenir isto até começar a fazer a cópia de gesso.

Passo 6: Fazendo a Cópia de Gesso - esta cópia de gesso será usada como uma base de escultura para se fazer próteses. Para isso deve ser resistente, o que justifica o uso de gesso pedra. Primeiro, encha uma bacia com aproximadamente 3 xícaras de água. Você precisará somente o suficiente para encher o molde com uma camada de cerca de 1,5 cm de espessura. Derrame o gesso pedra até que o topo da mistura pareça um leito de rio seco. Misture com as mãos ou vareta, certificando em evitar a formação de muitas bolhas de ar. Se for usar as mãos, é bom que use luvas de látex. Depois que os grumos de gesso forma defeitos, se um pincel para pintar o gesso. O objetivo aqui é que o gesso penetre em todos os detalhes no molde. Para apoiar o molde, algumas pessoas o apoiam sobre uma caixa de sapato ou bacia de plático. Se o alginato começar a separar do molde-mãe nas bordas, ramonas podem ser usadas para manter no lugar. Soprando uma fina cobertura irá remover as bolhas da superfície. Mais gesso líquido pode ser adicionado ao molde. Quando a mistura começar a endurecer, algumas pessoas usam a espátula para arrastar a mistura para cima e para os lados para que a réplica fique com uma espessura de cerca de 1,5 a 2,5 cm e e seja oca no centro. A menos que se queira um positivo muito pesado, não é necessário preencher a cavidade do negativo totalmente. O gesso secará em cerca de 20 a 30 minutos.


É um padrão na técnica de confeção de molde criar uma camada de juta encharcada em gesso para evitar com que o gesso rache. Corte um pedaço de juta em quadrados de aproximadamente 10 cm por 10 cm. Misture uma outra remessa de gesso como antes e mergulhe cada um dos pedaços de juta. Cubra o interior da cópia com estes pedaços de juta encharcados. À medida que o gesso vai secando, suavize as costas do molde. Se mais de um positivo é desejado, deve ser feito imediatamente. Caso contrário, pode-se desprender o molde-mãe do alginato (geralmente levando-a quebrar) e desmontar o alginato, descartando-o. Depois que a camada final estiver seca, você pode retirar as ataduras de gesso. Com cuidado, despele o alginato da cópia de gesso. Agora você tem uma cópia exata da pessoa. Você notará algumas pequenas imperfeições devido as bolhas de ar, que podem ser removidas com lixa ou alguma ferramenta. Marque com caneta hidrocor na parte de trás da réplica, o nome da pessoa, a data, e, se necessário, um número serial para catalogamento.

 

Se a sua primeira tentativa em moldar faces não der certo, não desista. A maioria das pessoas que fazem moldes de faces tem uma história ruim para contar.

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail

 

 

1