Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 1

 

A Arte da Transformação

 

Moldes do Corpo

 

Molde de Cabeça Inteira

Até agora você viu como fazer um molde de face. A seguir você conhecerá como fazer um molde de cabeça inteira, incluindo pescoço e ombros. No entanto, este exemplo também serve para os casos em que é necessário um molde somente metade da frente da cabeça, ou seja, um pouco maior que o da face. Para isto, basta fazer só a metade.

O exemplo seguinte foi feito pelo grande artista americano de efeitos sangrentos, Tom Savini, por trás de filmes como Sexta-feira 13.

Materiais:

1) Ataduras gessadas - você precisará cerca de 6 rolos de 15 cm de largura. Mas para facilitar a aplicação delas, corte pedaços de atadura nos seguintes tamanhos: a) Dois pedaços de 90 cm de comprimento dobrados 3 vezes, ou seja, corte dois pedaços de 2,7 metros e dobre-os em tamanhos de 90 cm fazendo 3 voltas. b) Dois pedaços de ataduras de 60 cm de comprimento dobrado 3 vezes, ou seja, corte dois pedaços de 1,8 metros e dobre-os em tamanhos de 60 cm. c) Dez a doze pedaços de 30 cm de comprimento dobrado 3 vezes, ou seja, corte 10 a 12 pedaços de 90 cm de comprimento. d) Vários pedaços pequenos para usar ao redor do nariz.

2) Oito xícaras de chá de alginato (ou cerca de 1 quilo)

3) Oito xícaras de água.

4) Vaselina sólida.

5) Careca ou touca (será explicado a seguir).

6) Fitas adesivas.

7) Duas bacias para misturar alginato e gesso.

8) Massa de modelar.

 

Procedimento:

A) A pessoa cujo molde será feito, tem que ter a sua cabeça coberta com uma touca plástica (ou careca) e colada nas bordas com goma-espírito (spirit gum em inglês) afim de cobrir todo o cabelo. As sobrancelhas, os cílios, e pêlos faciais são cobertos com uma generosa camada de vaselina enquanto que a pele inteira a ser moldada é também coberta com uma fina camada de vaselina. Além disso, é importante que se coloque um chumaço de algodão coberto com vaselina dentro do ouvido. A pessoa é sentada numa cadeira confortável e tem seu corpo coberto com sacos plásticos de lixo presos com fita adesiva. O chão também é forrado com jornal ou plásticos devido à bagunça que será formada.

Geralmente é feito com caneta hidrocor a linha do cabelo sobre a touca e vaselina é aplicada também em toda a touca exceto na linha de hidrocor. Isto fará com que a linha de hidrocor seja transferida para o alginato e depois para o gesso. Desta forma, ficará fácil de se saber onde fica a linha do cabelo.

 

 

 

 

Como alternativa acessível para a touca, a minha sugestão é usar a touca para mecha e reflexo, usada por cabeleireiras quando se faz "luzes" no cabelo de mulheres. Estas toucas são de látex e podem ser compradas em lojas que vendem produtos para salão de beleza. É bom que a pessoa umedeça o cabelo, penteando-o para trás, usando também o gel fixador de cabelos. Você notará que quando a touca é colocada, ficará bem grande, sobrando muito, mas isto não importa. Coloque a touca de reflexos e deixe-a bem esticada. Marque com uma caneta permanente ou hidrocor a linha do cabelo e depois corte cerca de 5 cm maior. Para colar as bordas, use goma laca incolor. A goma laca é um tipo de selante que pode ser comprado em lojas de artesanato ou papelarias. Uma marca muito boa é a Acrilex. Em alguns pontos, se desejar pode se aplicar nas bordas da touca esparadrapo ou mesmo Micropore, que é um esparadrapo fino e não irritante da pele. O Micropore pode ser comprado em farmácias.

Touca para mecha e reflexo
Goma laca
Esparadrapo Micropore

 

 

B) O alginato é batido numa tijela com uma batedeira de bolo comum, após ter pesado e medido as proporções cuidadosamente. No exemplo, pode-se misturar 8 xícaras de água com 8 xícaras de alginato. E se quiser, não é imperativo que se bata numa batedeira.

Como sugestão, use metade da água sendo fria e metade na temperatura ambiente. Isto fará com que você tenha cerca de 5 minutos para aplicar o alginato.

 

 

 

 

 

 

 

C) Com a ajuda de um assistente, Tom começa a aplicar o alginato sobre toda a face e cabeça, tomando cuidado ao redor da área do nariz. Ele geralmente preenche a cavidade da orelha com algodão e vaselina. Note que a pessoa tem o seu corpo coberto com um plástico e preso com fita adesiva. Para aplicar o alginato, apesar de não usado neste exemplo, procure usar luvas de látex descartáveis (chamadas de luvas de procedimentos) compradas em lojas que vendem produtos hospitalares ou para dentistas.

Como sugestão, se você for usar o alginato dental, procure ter sempre 3 pessoas para aplicar o alginato e uma outra para assistência.

 

 

 

 

D) A boca e a área do nariz são trabalhadas com cuidado. Não deixe tampar as narinas!

 

 

 

 

 

 

 

 

E) A cabeça, o pescoço, e os ombros já cobertos com alginato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

F) Ataduras gessadas previamente cortadas são mergulhadas na água para serem usadas. Ao retirar do balde de água, passe os dedos da mão para retirar o excesso de água.

 

 

 

 

 

 

 

 

G) A primeira atadura vai sobre a cabeça descendo para o pescoço (H) de ambos os lados.

Procure aplicar o pedaço maior de atadura (90 cm) de ombro a ombro, passando por sobre a cabeça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I) Ataduras gessadas no pescoço. Procure usar os pedaços de 30 cm.

 

 

 

 

 

 

 

 

J) Atadura na face, novamente tomando cuidado para não cobrir as narinas. A face é coberta com mais de uma camada de ataduras na metade da frente.

Para fazer o contorno da "gola" use os pedaços de 60 cm, fazendo-os ir de ombro a ombro passando pela frente do peito.

 

 

 

 

 

 

 

K) A secção de frente da cabeça, face e ombros com as ataduras de gesso. Procure fazer o contorno deste molde-mãe de atadura bem definido, principalmente o que passa no meio da cabeça. Veja como está definido na foto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

L) Depois de secas as ataduras, uma camada de vaselina é aplicada nos primeiros oito centímetros da atadura de gesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA A PÁGINA 3

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail