Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Maquiagem Tridimensional

Os cremes e tintas de maquiagem são um excelente meio para se criar diversos efeitos de maquiagem. No entanto, com elas é possível criar efeitos apenas em duas dimensões. O realce e o sombreado (ou luz e sombra) fornecem apenas a ilusão ou idéia que é tridimensional. Mas outros efeitos para serem passíveis de crédito pelo expectador precisam ser realmente tridimensionais. Existem diversos materiais usados para se criar efeitos tridimensionais de maquiagem, mas alguns são mais comuns.

Cera Dérmica - A cera dérmica também é chamada de massa nasal (nose putty em inglês), cera para cadáver (mortician wax em inglês) ou massa moldável, como é muito conhecida no Brasil. Trata-se de uma massa originalmente feita para ser utilizada por técnicos de funerária para maquiar cadáveres mutilados. Em termos de efeitos especiais, é usada para fazer cicatrizes, feridas, cortes e para alterar o formato de partes ósseas do corpo ou que tenham pouca mobilidade, como, nariz, testa, maçãs do rosto, antebraços, etc. É muito versátil e rápida de se aplicar, sendo por isso mais usada em teatro. Na parte Efeitos Especiais de Maquiagem da secção Maquiagem aqui na MSFX, você terá a oportunidade de saber mais ainda sobre a cera dérmica.

 

 

Colódio rígido - O colódio rígido é uma solução de álcool, éter e um derivado de nitrocelulose. Ele é usado para se criar cicatrizes em baixo relevo, principalmente no rosto. Ao ser aplicado sobre a pele, o colódio rígido seca e puxa enrugando a pele ao redor, ficando com aspecto em baixo-relevo. Na parte Efeitos Especiais de Maquiagem da secção Maquiagem aqui na MSFX, você terá a oportunidade de saber mais ainda sobre o colódio rígido.

 

Látex Líquido - O látex também é muito aplicado na maquiagem de efeitos especiais. O látex líquido pode ser aplicado puro ou misturado com outras substâncias para produzir texturas diversas e até rugas de envelhecimento. Na parte Efeitos Especiais de Maquiagem da secção Maquiagem aqui na MSFX, você terá a oportunidade de saber mais ainda sobre o látex líquido.

 

Látex líquido e associações - O látex líquido pode ser aplicado com outros materiais como lenços de papel, papel toalha, algodão, aveia, germe de trigo, flocos de milho, etc. Estas associações não são muito usadas no cinema, mas sim em teatro. E com elas é possível obter diversos efeitos interessantes, além de se usar materiais de mais fácil acesso. Na parte Efeitos Especiais de Maquiagem da secção Maquiagem aqui na MSFX, você terá a oportunidade de saber mais ainda sobre o uso de látex líquido e associações com outros materiais.

 

Construção de Próteses ou apliques

Próteses ou apliques, em termos de efeitos especiais, são peças que são acrescentadas ao corpo ou face de um ator feitas geralmente sob medida e capazes de alterar significantemente a sua aparência, criando formatos não presentes nele. As próteses podem ser usadas para transformar atores em animais, em monstros ou em vítimas de acidentes. Além disso, elas são capazes de se moverem realisticamente com o corpo ou face. As próteses são também chamadas de apliques. É o mais eficaz de todos os efeitos de maquiagem tridimensionais, sendo, por isso, muito usado no cinema.

Há muitos anos atrás, todo o trabalho de maquiagem feito na face de um ator tinha que ser feito diretamente apenas no rosto dele. Vários produtos eram utilizados como goma-espírito (ou verniz), pedaços de algodão, fita adesiva, colódio (tanto flexível como rígido), cera dérmica (ou massa moldável), fios, etc. No entanto, o artista de maquiagem pôde, com o tempo e com a evolução dos materiais, pré-fabricar vários tipos de apliques de borracha, plástico, gelatina, entre outros. Isto possibilitou aumentar o nível de detalhes que a tela de cinema exige.

Para isso, é preciso fazer uma cópia do rosto do ator (ou réplica positiva) ou de outra parte do corpo feita de um material permanente como o gesso. Em cima do positivo, a maquiagem pode ser esculpida em argila de modelar chamada de plastilina e um negativo é feito a partir destas características esculpidas. Então através de vários métodos, uma cópia da escultura é feita, chamada de aplique ou prótese, num material flexível que é grudado no ator para criar um personagem.

As próteses podem ser construídas a partir de diversos materiais, tais como:

a) Gelatina e espuma de gelatina

b) Látex

c) Espuma de látex

d) Espuma de poliuretano flexível

e) Silicone

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail