Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 



Coadjuvantes de Efeito

 

Objetos de cena são objetos que aparecem em uma cena, sejam presentes no cenário, sejam utilizados pelos atores. Em inglês eles são conhecidos como "PROPS", que é uma abreviatura para "PROPERTIES". Seria quase impossível descrever todos os tipos utilizados, dessa forma, o objetivo desta página é mostrar algumas curiosidades sobre os objetos de cena. Vocês vão notar que em alguns momentos, os exemplos citados parecem pertencer ora à categoria de cenários, ora à maquiagem. Na verdade, é bem difícil categorizá-las. Estes exemplos foram colocados apenas para se ter idéia de fatos curiosos, interessantes e que lhes sirvam de inspiração para vocês construírem os seus próprios.

 

Comunicador de Aparelho de Depilar

Parece brincadeira, mas não é. No filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma, o comunicador do personagem Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) foi criado tendo como molde um aparelho de depilar feminino. Observe que foram adicionados detalhes para dar a impressão de um comunicador, como parafusos, arruelas, bicos de encanamento, etc.

 

Cápsulas de Tampa de Caneta

Ainda sobre o filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma, o mesmo Qui-Gon Jinn utilizava em seu cinto cápsulas com finalidade de reservar alimentos especiais. Para criar estas cápsulas foram utilizadas tampas de caneta com a parte de baixo tampada.

Cascata de Sal

A cena mostrada ao lado também é do filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma e mostra uma paisagem do planeta Naboo com grandes cascatas. A elipse vermelha na foto mostra uma das cascatas que na verdade foram feitas de sal comum. Para criá-las foi filmada em estúdio com fundo todo preto e bem iluminado, uma pá que derramava sal lentamente. Depois, por composição digital, o fundo preto foi removido e colocado o fundo da montanha, que na verdade era uma pintura (Matte Painting).

 

 

Multidão de Cotonete

Numa cena muito interessante do filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma, a multidão levantava-se agitada e eufórica para o início da corrida dos Pod Racers. Para criar esta cena, a ILM (Industrial Light & Magic) de George Lucas fez uso de cerca de 700 de cotonetes pintados nas mais variadas cores, representando as pessoas. Estes cotonetes foram colocados um a um em uma tela (semelhante àquelas de peneirar areia) e movimentados por baixo com jato de ar para parecer que a multidão levantava-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabre de Luz de Flash

Um dos sabres de luz utilizados por Luke Skywalker na saga Guerra nas Estrelas foi criado a partir de um dispositivo de flash. Observe nas fotos ao lado, que a parte que abriga o flash foi retirada e colocados detalhes adicionais, como por exemplo, a parte que entra em contato com mão.

 

 

 

 

 

 

 

Facas Falsas

 

Um objeto bastante utilizado, principalmente em filmes de terror é a faca falsa. Normalmente ela é usada para simular cortes sangrantes ou dar a impressão de ferimento profundo em alguma parte do corpo.

 

 

Para simular cortes sangrantes, é usada uma faca sem corte, guarde bem, uma faca totalmente cega. Sangue falso é injetado através de uma seringa comum e um fino tubo plástico ou emborrachado é preso atrás de um dos lados da faca. Dessa forma a câmera deverá filmar apenas o outro lado da faca. O tubo fino pode ficar por dentro da roupa do agressor ou simplesmente não ser enquadrado pela câmera.

O outro truque consiste em também utilizar uma faca totalmente cega, sem corte, só que com um "buraco" na sua lâmina. Dessa forma, quanto colocada no braço de alguém, parecerá que está enfiada neste membro.

 

A adaga com ponta falsa também é muito utilizada para simular, por exemplo, perfurações em qualquer parte corporal. Geralmente, ela é uma adaga quase normal, exceto que é parte oca, tem ponta não-cortante (cega) e retrátil, assim, quando encosta em algum lugar, a ponta é empurrada para dentro da adaga e quando desencosta, é empurrada para fora devido a uma mola dentro da adaga, parecendo que enfiou no corpo da pessoa. Em alguns casos é associado um tubo com sangue falso em um de seus lados, semelhante àquele da faca falsa do primeiro exemplo. Observe o esquema ao lado.

 

 

Garras do Wolverine

No filme de 2000, X-Men, um efeito que era ansiosamente aguardado pelos fãs dos quadrinhos era o da garra do personagem Wolverine. O personagem tem a capacidade de expor e retrair garras de metal através de suas mãos. Para criar as garras foram utilizados três truques diferentes.

Truque 1: Garras falsas em mãos verdadeiras - Na figura 1 é mostrada a garra criada pelo artista de efeitos de maquiagem, Gordon Smith, e que o ator (Hugh Jackman) utilizava nas cenas em que elas deveríam já estar expostas. Estas garras eram feitas de plástico, ficavam entre os dedos da mão e eram presas em um tipo de cabo que deveria ser segurado pela palma da mão, semelhante a um "soco inglês". Foram feitos vários tipos desta garra para vários tipos de movimentos e era facilmente removida assim que terminava a cena, mas conferia um visual bastante realista.

Truque 2: Garras falsas em mãos falsas - Na figura 2 podemos ver o outro truque. Nas cenas em que as garras deveriam ser expostas ou retraídas bem perto da câmera, foi utilizada uma mão mecânica. Ela foi criada a partir de um molde de gesso do antebraço e da mão do ator Hugh Jackman e modelada em espuma de látex. Ela abrigava os dispositivos mecânicos que fazem as garras saírem e entrarem da mão.

Truque 3: Garras geradas por computador - A figura 3 mostra as garras geradas por computador. Elas eram usadas nas cenas em que precisavam sair ou entrar da mão do ator mas não muito perto da câmera, ou seja, não em primeiro plano. Smith enviou as garras para a empresa Hammerhead Productions, que modelou no computador as garras em 3D. Os modelos enviados por Gordon Smith serviram tanto como base para a modelagem como para a texturização no computador, de forma a não permitirem que os espectadores distinguam entre as "verdadeiras" e as geradas por computador.

 

 

Abaixo você pode observar meu esquema do que creio que seja o princípio básico da garra do Wolverine (Truque 1), baseado nos relatos de Gordon Smith.

 

 

 

 

 

 

Observe que mão deve abrigar as lâminas entre os dedos, segurando a barra na palma da mão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que...

No filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma foram quebrados em média cerca de 20 sabres de luz, totalizando 300, ao final da produção. Vale lembrar que os sabres de luz tinham a lâmina de plástico (da cor correspondente que aparece no filme) e só após a adição dos efeitos digitais é que eles ganhavam a aparência de laser. Veja a foto ao lado.

 

 

 

 

No filme O Homem da Máscara de Ferro a empresa Bapty & Co. de Londres criou lâminas de espadas usando materiais leves e flexíveis como o alumínio. Elas eram feitas em partes separadas e encaixáveis: (1) lâmina com cabo em ponta-de-parafuso; (2) empunhadeira; (3) palmar e (4) ponta com rosca. Dessa forma, era possível trocar suas partes rapidamente e criar novos tipos de espada.Veja o esquema ao lado. Vale lembrar que as espadas feitas antigamente eram todas inteiriças e feitas com metais pesados como ferro e cobre.

 

Como você pode fazer em casa

Vidro Falso Quebrável:

Receita 1- Materiais: 2 medidas de água, 1 medida de glicose de milho (Karo), 3 e 1/2 medidas de açúcar, 1/4 colher de sopa de cremor de tártaro Procedimento: 1) Misture a água, a glicose, miilho, acúcar e o cremor de tártaro em uma vasilha e depois leve ao fogo baixo. 2) Deixe aquecer por cerca de 45 minutos. A mistura deve ficar espessa, até que quase toda a água seja evaporada. 3) Depois de 45 minutos, ponha no molde desejado. Não esqueça de passar uma fina camada de vaselina no molde para a mistura não grudar.

Receita 2 - Materiais: 1/2 xícara de água, 1 e 3/4 xícara de acúcar branco e 1 colher de sopa de glicose de milho (Karo). Procedimento: Leve ao fogo baixo até a mistura engrossar. Depois é só aplicar no molde.

 

Arma Falsa*:

Opção 1:Como sugestão você pode usar aqueles acendedores de fogão elétricos ou mecânicos (Magiclik) e fazer algumas adaptações. Por exemplo, você pode usar um como mostrado na figura ao lado e colocar alguns apetrechos como uma ponteira laser (usadas para dar aulas) em cima para criar uma mira laser; tudo facilmente comprado em lojas tipo "paraguai" ou tipo "1,99". Existem vários modelos e você pode adicionar alguns detalhes adicionais (arruelas, porcas, parafusos, etc.). O que vale mesmo é a criatividade.

Opção 2: Uma outra opção seria usar parte de uma pistola de pintura de ar comprimido, como mostrado na figura ao lado. Basta fazer adicionar alguns detalhes que você pode ter uma arma falsa.

 

Opção 3: Pode-se também usar réplicas de armas (armas de brinquedo) e adicionar detalhes (arruelas, porcas, parafusos, etc.) para modificar seu visual.

 

* Obviamente que estas armas falsas devem ser usadas somente para efeitos especiais em seus filmes caseiros.

 

Cinto de Utilidades:

Você pode criar um cinto de utilidades tipo "Batman" usando várias caixas de fio dental, como mostrado na figura ao lado. Pode-se também associar caixas de fio dental e tampas de caneta (como mostrado anteriormente) para fazer o cinto.

 

 

Sabre de Luz:

Para criar o seu próprio sabre de luz, você pode usar uma lanterna e colocar alguns itens adicionais como porcas, arruelas, peças de encanamento, etc. O que vale mesmo é a originalidade; tente criar o seu próprio visual de sabre de luz. Para ter mais idéias, consulte o site http://www.angelfire.com/movies/nobudgetsfx/goldsaber.html para verificar como foi feito o sabre de luz da foto ao lado.

 

 

Objetos Envelhecidos:

Se você quer aprender como dar um acabamento envelhecido e "gasto" que muitos objetos de Guerra nas Estrelas tem, não deixe de visitar o site http://www.jedi-academy.com/basic_tips.html. Lá você encontrará excelentes dicas de como lixar, pintar e envelhecer seus objetos de cena.

 

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail

 

1