Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 



A Moda dos Efeitos Especiais

Basicamente dois tipos de roupas são mais comuns em termos de efeitos especiais: Roupa de "CRIATURA" e Roupa de "SUPER-HERÓI".

 

Roupa de "CRIATURA"

Dentre as roupas de "CRIATURA" as mais comuns são as de monstros e as de gorilas.

Como era feito - Um exemplo clássico de roupa de monstros é a do filme A Criatura de Lago Negro de 1954. Ela é fruto de oito meses e meio de trabalho do departamento de maquiagem da Universal, chefiado na época por Bud Westmore. Era a mais cara roupa de monstro já então construída, totalizando quase U$ 18.000,00. A artista Milicent Patrick projetou o visual da criatura, chegando a projetar 76 protótipos até ser aprovada a versão final.

Bud Westmore e Jack Kevan tiraram o molde em gesso do corpo do ator Bem Chapman em várias secções (cabeça, braços, pernas, mãos, pés e tronco) para então esculpir em argila, com base nesses moldes separados, a criatura planejada por Milicent. Após esculpi-la, eles tiraram moldes da escultura para então confeccionar a roupa em peça única, feita de borracha (látex) ou espuma de látex.

 

 

As primeiras roupas de gorilas dos anos 20 eram feitas sob medida para os atores que iriam usá-las, sem respeitar as diferenças anatômicas dos gorilas em relação aos homens: braços mais compridos, pernas menores em relação ao tronco, quadril mais largo e tórax maior. Além disso, o rosto do gorila aparecia muito pouco na tela, quase nunca de perto, já que as máscaras utilizadas na época geralmente tinham pouquíssima mobilidade ou nenhuma. Charlie Gamura foi o primeiro a usar máscaras que permitiam ao ator abrir e fechar a boca, além disso foi o primeiro a utilizar uma bolsa de água sob o traje na barriga, para simular uma de verdade. Mas em 1968 com o filme Planeta dos Macacos as maquiagens projetadas por John Chambers apresentaram maior mobilidade para o ator, permitindo expressões faciais. John Chambers não utilizou uma máscara inteira para o rosto e sim vários pedaços de máscara aplicadas no rosto. Essas máscaras eram confeccionadas de espuma de látex, que por ser porosa, permitia aos atores transpirar e permanecer com essa máscara por até 18 horas. Em 1971, Rick Baker criou um gorila com anatomia correta para o filme barato de terror A Coisa com Duas Cabeças. Em 1976 Rick trabalhou no remake de King Kong. Nesse filme, 5 cabeças foram criadas para o grande gorila, cada qual capaz de certas expressões faciais específicas, todas controladas por cabos (semelhantes aos de freios de bicicletas). Posteriormente, Rick projetou macacos para o filme Greystoke, A Lenda de Tarzan. Vários anos mais tarde Rick projetou para o filme Um Hóspede do Barulho a primeira cabeça de gorila sem cabos, utilizando para isso servomecanismos ou servos no topo da máscara, permitindo movimentos da mandíbula, dos lábios e das sobrancelhas.

Como é feito - Atualmente, é feito um molde do corpo inteiro do ator. Em seguida é criada uma cópia em gesso ou fibra de vidro do corpo ator a partir deste molde, sobre a qual será esculpida com argila a base de óleo as formas da criatura. Para você ter uma idéia de como é feito o molde do corpo de um ator, recomendo os sites http://www.studiocreations.com e http://www.bioweapons.com.

Depois, são feitas cópias das diversas partes da escultura da criatura, para em seguida serem moldadas em espuma de látex ou em alguns casos, em poliuretano. Apesar da espuma de látex ser porosa, muitas vezes é preciso ventilar ou refrigerar o interior das roupas no intervalo das filmagens, uma vez que é ainda quente para o ator.

 

 

 

 

 

 

Atualmente as dimensões e características das criaturas são respeitadas, de forma que adaptam-se as medidas do ator às medidas da criatura. Assim, se a criatura tem braços mais longos que os de humanos, é feita uma extensão para os braços do ator para adequar-se à criatura. Da mesma forma, se o tronco da criatura é maior que o de humanos, são criados "enchimentos" que são vestidos pelo ator sobre os quais é vestida a "pele" de espuma de látex.

 

 

 

 

 

 

No filme A Montanha dos Gorilas, a roupa do ator que interpreta o gorila Digit foi feita dentro dos padrões anatômicos de gorilas, ou seja, adaptaram as dimensões do ator para adequar-se as dimensões dos gorilas. Rick Baker fez uma veste de "enchimento", semelhante às figuras ao lado, simulando os músculos do gorila para ser usada por debaixo da veste da pele e pêlo. Os pêlos foram colocados um a um, gastando 6 pessoas e 8 meses. Foram criadas extensões mecânicas ("mãos mecânicas") para que o ator de dentro da roupa as acionasse, já que os braços de gorilas são mais compridos que os de humanos.

 

 

 

Roupa de "SUPER-HERÓI"

Como era feito - Basicamente, as formas mais comuns de roupas de "SUPER-HERÓI" são o que chamo de tipo "Super-Homem" e tipo "Flash", tomando como exemplo as adaptações para filme/TV desses personagens dos quadrinhos.

A roupa tipo "Super-Homem" era feita de tecido de pequena espessura (malha, lycra, etc.) a partir das medidas do ator. As roupas do Batman e do Robin daquele antigo seriado da TV são do mesmo tipo. Já a roupa tipo "Flash" era também feita de tecido, só que tinha "enchimentos" (por exemplo, de espuma) para simularem a musculatura avantajada do personagem.

 

 

 

 

 

 

Como é feito - Atualmente, as roupas dos super-heróis, geralmente seguem os exemplos mostrados nestas fotos seguintes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses modelos de roupas acima são bastantes comuns nos filmes atuais. Tanto as roupas de Blade, Tiazinha e dos X-Men são feitas de material semelhante a couro sintético e apresentam detalhes que são "alcochoados", mais presentes principalmente nos modelos masculinos, já que nos femininos eles estão em menor número para acentuar as formas femininas. Estas roupas são para aqueles casos em que o objetivo é criar uma super-herói com aparência um pouco mais real, mais próxima da realidade, não tão fantasiosa.

 

 

Mas o tipo de roupa mais comum é o mostrado nas figuras seguintes.

As roupas usadas por Spawn e Robin são feitas para criar uma aparência mais próxima daquela dos quadrinhos, ou seja, personagens com musculatura mais avantajada, característica que muitos atores não têm. Para criá-las, é feito um molde em gesso do corpo inteiro do ator (veja os sites http://www.studiocreations.com e http://www.bioweapons.com). Em seguida é feita uma cópia do corpo do ator em gesso ou fibra de vidro a partir deste molde. Depois a roupa é esculpida sobre esta cópia do ator usando argila a base de óleo. Em seguida é feito um molde da escultura pronta da roupa para então sobre este molde confeccionar a roupa em espuma de látex. Para pintá-la, é utilizado aérografo para aplicar uma tinta a base de borracha ou em alguns casos um mistura de tinta acrílica com adesivo cirúrgico (P.A.X. - de Pros-Aide e Acrilics). Geralmente, estas roupas tem zíperes disfarçados ou escondidos debaixo de alguma dobra ou detalhe, mas, o velcro também é usado.

 

Você sabia que...

O monstro do filme de 1989 do criador de efeitos especiais e diretor de Stan Winston, Pumpkin Head, era Tom Woodruff (também criador de efeitos especiais) numa roupa de espuma de látex e pernas de pau. A mesma técnica de pernas de pau foi também utilizada no filme Men in Black.

O criador de criaturas de filme "B" da década de 50, Paul Blaisdell, antes de entrar para o mundo do cinema era ilustrador de capas de livros de ficção científica. Seu primeiro trabalho para o cinema foi em The Beast With a Million Eyes, em que ele esculpiu um monstro em argila de cerca de 30 cm, pincelou látex líquido várias vezes sobre ele, cortou a borracha (látex) já seca por de trás do monstro, encheou o tronco e os braços com algodão e ficou manipulando-o no cenário enquanto era filmado.

No filme Eddie sobre chimpanzés e beisebol, dois atores fizeram o papel de Eddie, o chimpanzé, eram Denise Cheshire e Jay Caputo. A empresa de efeitos especiais de Dave Nelson e Norman Tempia, a Animated Enginnering, criou uma roupa realista de chimpanzé. Primeiramente Denise ou Jay vestiam um colete que circula água fria para aliviar o calor sob a roupa. Depois vestiam um outra roupa de enchimento de lycra e espuma para simular a musculatura. Em seguida vestiam a roupa com pêlos, que na verdade eram cabelos humanos.

No filme Congo, a gorila Ammy era uma atriz que vestia uma cabeça em animatrônica e uma roupa que era feita com pêlos de iaque (um tipo de boi selvagem) colocados uma a um.

No filme Batman Forever, devido ao número de dublês e aos eventuais estragos, foram feitas cerca de 70 roupas para o Batman e ao todo 130 roupas para a produção, todas criações de Bob Ringwood. Ringwood também projetou e construiu a capa do homem-morcego, que para ter o visual dos quadrinhos, ou seja, ficar aberta quando Batman pula de algum lugar, ela não foi costurada junta. Segundo Bob, "basicamente é feito um molde enorme, em segmentos, como pedaços de queijo. Os pedaços de pano são os que fazem a capa ter movimentos e a borracha é que une tudo. Colocamos diferentes panos no molde, desde lãs pesadas até uma leve seda, dependendo do que precisámos pra as filmagens", revela Ringwood. Nas cenas mais difíceis, a capa foi feita e animada por computador pela empresa Pacific Digital Images.

No filme X-Men de 2000, para proporcionar ao ator Ian McKellen (Magneto) uma forma física mais imponente, o canadense e criador de maquiagens especiais da FXSMITH, Gordon Smith, criou uma veste para simular "músculos" e ser usada sob a roupa do vilão. Ela foi feita de espuma de uretano e adicionou cerca de 8 cm na medida do tronco de McKellen. Aliás, Ian McKellen gostou tanto, que a levou para sua casa.

 

Como você pode fazer em casa

Se quiser começar a criar roupas de efeitos especiais é melhor optar por aquela do tipo "Super-Homem", por ser mais barata e mais fácil de confeccionar. Uma outra forma seria criar uma roupa de lycra e sob ela colocar enchimentos de espuma para simular músculos, o que já é mais para o estilo "Flash". Se você quiser um visual mais de armadura, pode fazer a roupa de lycra e sobre ela colocar trechos da armadura (nos antebraços, braços, coxas e pernas) moldados com papel machê ou plástico. Aliás, caso precise tirar moldes de corpo use talas gessadas (vendidas em farmácia e usadas para engessar membros). Não esqueça de antes de aplicar as talas, usar uma roupa de lycra bezuntada de vaselina ou creme Nívea, ou se preferir uma maneira mais barata, enrole filme plástico de PVC (aqueles usados para embalar alimentos), o que dispensa a vaselina. Para você ter uma noção de como se tira moldes da corpo para esculpir roupas não deixe de visitar os seguintes sites:

http://www.studiocreations.com/howto/index.html

Excelente site que mostra passo-a-passo como criar uma roupa de StormTrooper do filme Guerra nas Estrelas usando plástico formatado à vácuo. Aborda como tirar moldes do corpo, como esculpir e construir, de forma razoavelmente barata, uma máquina de vácuo para moldar as partes de plástico da roupa.

 

http://www.bioweapons.com

Site muito bom que aborda passo-a-passo como construir uma roupa estilo armadura com fibra de vidro.

 

 

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail