Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


Sugestões de Materiais

 

Em sugestões de materiais, o objetivo é sugerir materiais que possam substituir de maneira razoável aqueles mais caros ou difíceis de adquirir, como látex líquido, argila a base de óleo, etc. Não se esqueça de respeitar as normas de segurança já comentadas na página inicial de Noções Básicas.

Massa de Modelar

Geralmente, as esculturas que são feitas para o cinema são feitas com uma argila a base de óleo que não seca. Essa argila a base de óleo permite com que o escultor trabalhe por mais tempo para fazer os detalhes da escultura sem precisar preocupar se a argila vai secar. No entanto, essa argila não é encontrada na maior parte do País, e só é encontrada em capitais. Assim, a minha sugestão é usar a massa de modelar comum (massa de modelar escolar) para substituir a argila a base óleo para você fazer as suas esculturas. A massa de modelar é útil para fazer esculturas que precisam de muito tempo para serem feitas devido à riqueza de detalhes. As vantagens da massa de modelar são:

  • não seca - isso é importante para fazer esculturas demoradas, que tem muitos detalhes, que precisam ser trabalhadas todos os dias. Você pode até modelar em argila comum (a base de água) mas como ela seca facilmente, você terá de trabalhar rapidamente. Além disso, a argila comum trinca e se espedaça facilmente após estar seca.
  • fácil de se obter - a massa de modelar é facilmente encontrada em livrarias, papelarias, supermercados e lojas de material escolar ou de artesanato.
  • baixo preço - a massa de modelar é vendida a preços populares, permitindo que você possa comprar em quantidades maiores.
  • permite riqueza de detalhes - com a massa de modelar é possível fazer vários detalhes finos que com a argila comum não seria possível. Não é a toa que muitos animadores usam a massa de modelar para fazer bonecos de massinha em filmes de animação.
  • pode ser reaproveitada - essa é outra vantagem interessante. Após você ter tirado os moldes da sua escultura você pode retirar a massa de modelar da armação da sua escultura e guardá-la para ser reutilizada posteriormente. É importante guardá-la envolvida em filme de PVC transparente (aqueles que servem embrulhar alimentos para colocar na geladeira).

 

Porcelana Fria

A porcelana fria é uma massa caseira que serve para fazer esculturas e que dentro de alguns dias ela seca, apresentando a consistência de plástico. Assim, ela evita que você faça a escultura e depois tenha que tirar uma cópia em gesso para ter uma escultura mais resistente ou para pintar. No entanto, em relação à massa de modelar, a massa de porcelana fria não permite tantos detalhes. Assim, ela é mais indicada para esculturas de objetos que não tenham detalhes muitos finos, o que deve ser deixado para fazer com massa de modelar. A massa de porcelana fria pode ser esculpida com os mesmos instrumentos e mesma técnica que é utilizada para a massa de modelar (veja a secção de Escultura em Noções Básicas). Além disso, com a massa de pocelana fria é possível já fazer as esculturas com a cor já definida, sem precisar pintar. Isso é possível porque a massa de porcelana fria pode ser colorida quando você for prepará-la, de forma que quando ela secar ela já ficará com a cor que você escolheu.

Receita de Massa de Porcelana Fria:

Ingredientes: 2 xícaras de chá de cola branca; 2 xícaras de chá de amido de milho (Maizena); 1 colher de sopa de de suco de limão (esprema um limão e pegue essa quantidade); 2 colheres de sopa de vaselina líquida (comprada em famácias); 1 colher de sopa de creme para as mãos, tinta à oleo para pintar tela (quadros) afim de colorir a massa nas cores desejadas.

Modo de Preparo: 1) Misture todos os ingredientes, exceto o creme para as mãos, em uma tigela de vidro e leve ao microondas em potência baixa por 1 minuto. Tire e misture a massa um pouco e coloque novamente no microondas por 1 minuto. Faça este procedimento por mais 2 vezes (num total de 3 vezes). Se não tiver microondas, não tem problema, leve a mistura ao fogo por 10 minutos até que a massa desgrude da panela. 2) Coloque um pouco de creme para as mãos em uma superfície para você trabalhar a massa. 3) Depois coloque a massa sobre essa superfície e coloque o restante do creme para as mãos e comece a amassar a massa para mistura-la com o creme. Se desejar coloque um pouco de tinta á oleo para colorir a massa. Se quiser em várias cores, separe quantidades de massa e coloque cada uma em uma cor. Se quiser uma massa de pequena espessura, use um rolo (ou cano de PVC) para amassar. Se quiser cortá-la use estilete. Lembre-se que a massa deve ser guardada enrolada em plástico.

 

Massa de Epoxi

A massa de epoxi pode ser usada para esculpir pequenos objetos e permite até esculpir com detalhes. A vantagem da massa de de epoxi é que ela permite trabalhar por algumas horas (de 2 a 6 horas) e quando seca ela fica bem rígida e pode ser pintada com tinta látex, tinta acrílica, da mesma forma que você faria com uma escultura de gesso (veja a secção de Pintura em Noções Básicas). A massa de epoxi é preparada misturando-se 2 massas (uma branca e outra cinza) e é comumente usada para tampar buracos de encanamentos. Ela é facilmente encontrada em supermercados, lojas de materiais de construção ou lojas de "R$ 1,99", ou seja, a preços mais populares. Você pode usar as mesmas ferramentas e a mesma técnica que é usada para esculpir com massa de modelar mostrada na secção Escultura de Noções Básicas.

 

Papel Machê

A técnica de papel machê pode ser usada para substituir, quanto à dureza e resistência, materiais como plástico e fibra de vidro. Assim, se você precisa substituir de forma razoável estes materiais, use a técnica de papel machê. A principal desvantagem é o tempo de secagem: pelo menos 1 semana. A massa de papel machê quando úmida parece argila. Ela pode ser pressionada em moldes ou ser modelada sobre uma armação. Quando seca, parece madeira. É leve e durável.Tem consistência e dureza de plástico. Os ingredientes principais são encontrados em casa ou comprados a baixo preço. É excelente material para titereiro iniciante, assim, o boneco completo (cabeça e partes do corpo) pode ser feito com este material. Vale lembrar que o artista de feitos animatrônicos, Stan Winston, fazia cabeças de papel machê para os seus bonecos quando fazia estágio nos estúdios Disney. Além disso, em Olinda (Pernambuco) os artistas locais fazem cabeças de papel machê para os bonecos gigantes durante o carnaval.

Existem dois métodos de se usar o papel machê:

1) Método da Polpa - este método precisa de mais preparação e tem algumas vantagens. Consiste em criar uma massa de papel machê e aplicar sobre uma armação e ir realmente esculpindo, como se fosse uma massa de modelar. A polpa pode ser feita de jornal, papel de caixa de ovos e papel higiênico. A polpa de jornal e de caixa de ovos será mais grosseira. A de papel higiênico será mais fina, e quando seca terá acabamento mais liso. Este método de massa de papel machê permite você aplicar a massa em moldes de gesso, assim, você esculpir uma peça e tirar o molde desta peça em gesso e então usar este molde de gesso com a massa de papel machê. Lembre-se que você só poderá tirar a peça do molde quando ela estiver totalmente seca, o que demora de 1 a 3 semanas. É importante lubrificar o molde com vaselina em pasta, pincelando. Vale lembrar também que o molde de gesso tem que estar seco, por pelo menos 1 semana. Quando a peça estiver seca, você tem preparar a superfície para receber o acabamento. Você pode passar 2 ou mais demãos de tinta látex branca ou mesmo gesso dissolvido em água. Em seguida você pode pintar com tinta a óleo para tela, tinta acrílica para tela, tinta plástica ou mesmo guache. Após seca, você pode passar goma-laca na peça e ela terá aspecto e brilho de plástico. Abaixo, você encontra uma receita para fazer uma massa de papel machê:

Material: Para a cola de bolão: 4 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 e 1/2 copo americano de água; 1 colher de sopa de vinagre; panela antiaderente; colher de plástico ou madeira. Para a massa: 1/2 rolo de papel higiênico branco; água; bacia plástica; liquidificador; peneira plástica grande; 4 colheres de sopa de cola branca; 4 colheres de sopa de cola de bolão; rolo de abrir massa.

Procedimento: Faça a cola de bolão: na panela dissolva a farinha com a água e leve-a ao fogo baixo, mexendo até que a massa se desprenda do fundo, virando um bolão. Retire do fogo e acrescente o vinagre. Misture bem e deixe esfriar. Mantenha na geladeira até o momento de usar. Em seguida, pique o papel dentro da bacia plástica e preencha-a com água. No dia seguinte, bata tudo no liquidificador. Passe o papel batido para a peneira, apertando-o para retirar o excesso de água. Coloque o papel triturado e espremido dentro da bacia e acrescente os 2 tipos de cola. Misture com a colher e vá acrescentando a farinha aos poucos. Quando a massa ficar pesada de mexer com a colher, passe-a para a pia ou mesa enfarinhada. Continue a adicionar a farinha, sovando a massa que deve ficar com a consistência de massa de pão e sem grudar nas mãos. Depois modele a sua escultura. Você pode aplicar esta massa em um molde de gesso ou esculpir sobre uma armação semelhante à mostrada na secção Escultura de Noções Básicas. Deixe secar de 1 a 2 semanas em local ventilado. Depois de seca, lixe a peça com uma lixa fina de madeira e passe uma demão de tinta látex branca. Use tinta acrílica, plástica, óleo, etc para pintar. Se quiser aspecto brilhoso semelhante a plástico passe goma-laca ou verniz brilhante.

 

2) Método das Camadas - Este método não permite tantos detalhes como no Método da Polpa, mas permite fazer tantas cópias quanto desejar. Para o método das camadas é necessário uma escultura ou um molde para então sobre eles serem colocadas as camadas de papel. As camadas de papel podem ser tiras (retângulos de papel) de jornal embebidas em uma mistura de água e cola branca (1 parte de água e 3 de cola branca). Quando aplicar as camadas use um pincel chato para ajudar a fixar as camadas. Quanto ao tipo de aplicação, pode ser de 2 tipos:

  • Aplicação sobre Escultura: neste método você aplica as camadas de papel diretamente sobre a escultura. Mas você precisa preparar a escultura para receber as camadas. Para isso, use folhas de alumínio (usadas para embrulhar alimentos) e envolva a escultura. Procure alisar a folha de alumínio sobre as escultura para tirar ao máximo as rugosidades. Em seguida aplique as camadas de papel. Quando estiver totalmente seca a peça, corte com uma faca ou estilete bem no meio da peça para destacar da escultura. Em seguida é só colar ou unir com fita adesiva. Se precisar, corrija as falhas com mais camadas de papel. Observe a figura abaixo, ela mostra as etapas de construção de um crânio feito com esta técnica. Para saber mais sobre este método e sobre a figura ao lado, não deixe de visitar a página http://members.tripod.com/~spookmaster/skulls.html.

 

 

 

  • Aplicação sobre o Molde da Escultura: faça uma escultura e tire um molde de gesso desta escultura e aplique as camadas sobre o interior desse molde de gesso. As camadas são retângulos recortados de jornal. Aplique a primeira camada somente com a água usando um pincel para fixar. Faça de forma que uma parte de cada tira de jornal saia um pouco para fora do interior do molde e coloque as tiras em várias direções. Em seguida, dê uma demão da mistura de água com cola. Coloque outra camada e dê outra demão da mistura. Procure usar o pincel para que as primeiras tiras se adaptem ao molde de gesso para reproduzir todos os detalhes. Coloque mais uma camada, aplique outra demão e assim sucessivamente. Quando secar (cerca de pelo menos 2 dias) use as tiras de papel que você deixou para fora do molde para ajudá-lo a retirar a peça deste molde. Recorte o excesso de papel que ficou sobre a peça de papel machê. Em seguida aplique uma demão de tinta látex branca para uniformizar a superfície. Depois, pinte com os tipos de tinta já comentados. Se preferir passe goma-laca para dar um acabamento brilhante como plástico. Abaixo você vê uma figura com as etapas de construção de uma máscara usando esta técnica.

 

 

 

 

 

Se você quiser saber mais sobre papel machê (inclusive receitas) não deixe de consultar o site http://home.eol.ca/~props/index.html.

 

Sabão

Muitas vezes você precisará esculpir pequenas peças para em seguida tirar moldes e confeccionar em outro material. Uma boa e barata opção para você seria usar sabão de quadro como matéria-prima. Apesar de ser usado para lavar roupas, o sabão é excelente para confeccionar formas simples como adornos, peças torneadas e até formas mais complexas como gárgolas e figuras humanas. O sabão permite facilmente ser esculpido e entalhado. Você pode usar ferramentas como canivetes, estiletes e umidecer levemente com os dedos para alisar e obter superfícies planas e lisas.

 

 

 

 

 

 

 

Isopor

Também conhecido como EPS, o isopor é um tipo de plástico muito conhecido e também muito útil. É encontrado nas mais diversas formas como placas de várias espessuras, esferas de vários tamanhos, canaletas, etc. Você pode usar o isopor para fazer miniaturas de casas, edifícios e também fazer cenários. Use papel-carbono para transferir os riscos (ou seja, desenho que queira esculpir) para o isopor. Corte o isopor com estiletes ou fio mágico (cortador de isopor que usa um fio quente e pode ser comprado em papelarias e lojas de artesanato). Se desejar detalhar o isopor use lixas e pirógrafo (aparelho que permite fazer entalhes no isopor). Quando terminado de esculpir e detalhar, passe 1 ou 2 demãos de tinta látex branca para criar uma superfície mais lisa. Em seguida, você pode pintar nas mais variadas tintas, entre as mais usadas estão a tinta látex colorida, a tinta a óleo para tela e a tinta plástica.

Cola Quente

A cola quente é encontrada na forma de bastão e utilizada junto com uma pistola que derrete esta cola e permite colar pequenos objetos. Você pode usar esta ferramenta para modelar pequenas peças em plástico. Basta criar um molde em gesso do objeto quer esculpir e aplicar com a pistola de cola quente, preenchendo todo o molde. Quando secar, basta destacar a peça do molde e você terá uma peça em plástico. A grande vantagem deste método é a rapidez e o baixo custo, já que estas pistolas e a cola quente podem ser compradas a preços populares em lojas tipo "Paraguai" ou tipo "R$ 1,99". Na foto ao lado você pode ver um exemplo deste método. Se você quiser saber mais sobre este método e sobre a foto ao lado, vá à página http://www.bioweapons.com/ThermoForm.htm.

 

Adesivo de Silicone

Vamos supor que você vai fazer um pequeno filme em animação quadro-a-quadro (Stop-Motion) sobre um dinossauro. Aí você se pergunta: "Não quero fazer este dinossauro de massinha, quero fazê-lo de borracha. Como fazer?". Se você reside em capital, ótimo. Basta comprar látex líquido e fazer o dinossauro de borracha como nos filmes e pintá-lo. Mas e se você mora no interior em que não tem látex líquido? Pois é neste momento que as coisas ficam complicadas. Bom... Não mais. Com o método explicado abaixo você poderá construir um dinossauro de borracha na cor que você desejar e ainda com detalhes pintados, como manchas, dentes, etc. E o que é mais interessante, usando recursos que facilmente você encontrará na sua cidade e a preços populares.

Material:

adesivo de silicone - é a cola de silicone comum, transparente que é usada para colar ou vedar canos ou azulejos e que vem em tubos parecidos com os de creme dental. Qualquer marca serve. Na foto ao lado você pode ver um exemplo. Você pode comprá-la em supermercados, lojas de materiais de construção, etc. Uma sugestão barata é que você compre em lojas tipo "Paraguai" ou lojas tipo "R$ 1,99". Não precisa comprar marcas de R$ 5,00. A que usei para fazer o hipopótamo ao lado custou R$ 1,99.

solvente - pode ser aguarrás, thiner ou querosene. Aconselho o thiner ou aguarrás. Estes solventes são usados até por pintores de tela que usam tinta a óleo. Assim, você pode encontrar em papelarias, lojas de artesanato ou mesmo postos de gasolina (no caso do querosene).

 

 

tinta a óleo - são as tintas usadas para pintar quadros ou telas. São encontradas em praticamente todas as papelarias ou lojas de artesanato.

pincel fino velho

 

Método:

1) Para você ter o seu dinossauro de borracha, primeiro você tem que ter uma escultura de seu dinossauro. Em seguida, tire um molde em gesso desta escultura. Passe uma camada de pasta de vaselina (vaselina comum, só que não a líquida). Passe bem porque se não, a borracha grudará e não terá como tirá-la.

2) Em um pires, prepare a cor do seu dinossauro com a tinta a óleo. Misture um pouco de solvente, de forma que a tinta ainda fique pastosa. Essa cor será a cor predominante do seu dinossauro. No meu caso como era um hipopótamo, eu misturei branco e preto para ficar cinza.

3) Em outro pires, misture um pouco de solvente, esprema do tubo uma parte do adesivo de silicone e uma pincelada da tinta a óleo que você já preparou.

4) Misture bem até ficar com consistência de doce de leite cremoso e totalmente da cor que você preparou. Em seguida aplique essa mistura com o pincel sobre o interior do molde gesso. Aplique aos poucos uma camada bem generosa de cerca de 2 a 3 mm de espessura da mistura de borracha. Deixe secar por cerca de pelo menos 7 horas (o ideal é 24 horas) e retire cuidadosamente do molde. Se você fez o animal em 2 moldes, cole as duas partes já prontas também com o adesivo de silicone e deixe secar por mais 24 horas.

5) Depois de seca a borracha, vem a hora interessante que é a pintura dos detalhes. Para pintar manchas, dentes, língua ou qualquer outro detalhe, você tem que fazer a tinta própria. Mas como é feita esta tinta própria? Da mesma forma que você fez todo o corpo do boneco, ou seja, misturando o solvente, o adesivo de silicone e a tinta só que agora, você tem que fazer a mistura mais fina, mas rala, para que se possa ser usada como tinta.

6) Após pintado, o boneco ficará bonito, só que terá a aparência daqueles bonecos de borracha de criança, ou seja, muito "limpinho". Assim, para dar uma "sujadinha" nele use um corante líquido para tinta látex, muito conhecido pela marca "Xadrez" e que serve para tingir tinta látex branca para ser usada em pintura de casas. Você pode comprar esse corante em qualquer loja de material de construção. Assim, passe esse corante sobre a borracha usando um cotonete e tire um pouco do excesso. No caso o meu hipopótamo, como ele era cinza, passei corante de cor marrom para dar aspecto de "hipopótamo sujo". No caso de um dinossauro, use preto, marrom, ou se ele é verde, use um verde mais escuro. Após passar o corante e tirado o excesso, deixe secar por cerca de 4 horas. Você notará que isto dará um realismo muito maior ao seu boneco.

 

Gelatina

Suponhamos que você quer fazer uma cicatriz falsa, ou quer simular um corte falso no seu braço, ou ainda quer fazer um nariz falso de bruxa. Como fazer? Só para lembrar, na grande maioria dos filmes isto é feito usando espuma de látex ou gel de silicone. Mas isso é muito caro e difícil de se encontrar. A minha sugestão e que você faça de gelatina. Mas não é a gelatina feita da forma que você conhece. Porque se você usar a gelatina da forma comum, ela derreterá. Com o método apresentado abaixo, você poderá fazer esses efeitos de maquiagem de forma barata e em qualquer lugar do País. As vantagens da gelatina são: baixo preço, capacidade de ser reaproveitada (é só derreter novamente e colocar no molde), boa reprodução de detalhes e, principalmente, não é tóxica.

Material:

gelatina em pó sem sabor - é uma gelatina comum, só que não tem cor e nem sabor. Pode ser encontrada em qualquer supermercado ou loja de produtos para fabricação de sorvete.

glicerina - é muito usada como hidratante e é vendida em farmácia na forma líquida.

corante - pode ser qualquer um que seja solúvel em água como: tinta guache ou corante de tinta látex (corante Xadrez).

Procedimento:

1) Para a receita dar certo sempre misture: 1 parte de gelatina em pó com 1 parte de glicerina com 1 parte de água, lembrando que esta parte tem que ser igual para esses 3 componentes (pode ser uma xícara, uma colher, etc, depende da quantidade que você quer). Em seguida misture bem com o corante na cor que você deseja.

2) Coloque no microondas na potência mais baixa por cerca de 20 segundos, ou até toda a mistura derreter. Se não tiver microondas coloque em banho-maria até derreter.

3) Coloque no molde de gesso. Lembrando que esse molde tem que ser lubrificado no seu interior com vaselina em creme, porque se não a gelatina grudará no molde.

4) Coloque o molde com a gelatina no freezer e espere por cerca de 30 a 40 minutos. Pronto! Esta aí a sua maquiagem de efeitos. Após isto, você não mais precisa deixar na geladeira, porque essa gelatina não derrete em condições normais. A não ser que seja em uma temperatura muito alta. Para você aplicar sobre a pele, você pode usar aqueles cremes para grudar dentadura no céu da boca ( tipo "Corega" ). Existe o pó, mas o creme é melhor. Umedeça a pele e a maquiagem de gelatina e aplique o creme para dentadura tanto na gelatina como na pele. Você notará que ela ficará grudada, mas não de forma forte, ou seja, obviamente se você puxar, ela sai. Mas a grande vantagem é que nada fará mal para a sua pele.

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail