MSFX - A Mágica dos Efeitos Especiais

Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 5

 

A Arte da Transformação

 

Sugestão de materiais e instrumentos alternativos de Maquiagem

 

Materiais especiais

Alguns materiais são importantes quando se deseja criar efeitos especiais de maquiagem. Você não precisa ter todos estes, mas vá adquirindo à medida que precisar.

A) Esponja de salpicar: É uma esponja com textura grosseira usada para aplicar pequenas quantidades concentradas de cor, usada também para simular escoriações.

Sugestão MSFX: Use aquelas esponjas de filtros de água de aquários, vendidas em lojas que vendem produtos para aquários. Ou mesmo, use esponjas de banho com poros maiores. Você se lembra daquelas que esponjas de banho que tem uma parte fina e outra parte grossa?

 

B) Látex líquido: É um material essencial se você deseja fazer efeitos com maquiagem. É um líquido que ao secar fica uma borracha. É usado como adesivo de peças de cabelo, para fazer rugas e fazer apliques de borracha. Algumas pessoas podem ter reação alérgica, por isso, teste antes numa pequena área do antebraço antes de aplicar na face inteira. E não deixe cair no seu cabelo. Você pode obter diretamente em algumas cidades ou por encomenda via SEDEX com alguns fornecedores para todo o Brasil (para saber sobre alguns fornecedores de látex no Brasil, veja a secção ONDE COMPRAR da MSFX).

C) Colódio rígido (sugestão MSFX): O colódio rígido serve para obter efeitos de cicatrizes em baixo-relevo na face e corpo. Mas como ele geralmente é muito difícil de se encontrar, aconselho, como alternativa, usar alguns substitutos. A clara de ovo produz um efeito semelhante ao colódio, mas dura pouco tempo. Para usar, aplique em finas camadas, várias vezes, deixando secar entre elas. À medida que vai secando, a pele vai sendo repuxada pelos lados, ficando em baixo-relevo. Depois de seco, aplique spray fixador de cabelo para durar mais. Em seguida, use sombra de olho molhada (um pouco mais escura que a pele) com pincel sobre a cicatriz.

Uma outra alternativa, seria usar uma mistura de gelatina e água (em partes iguais) e aplicar enquanto ainda morna. Misture uma parte de gelatina em pó sem sabor com uma parte de água e coloque no microondas em potência média por 10 segundos, ou coloque em banho-maria no fogão. Aplique com pincel. Também funciona como a clara de ovo, a pele é repuxada só que fica um pouco mais elevada que com a clara de ovo.

D) Ferramentas de escultura: Feitas de madeira e geralmente usadas para para esculpir argila. Na maquiagem de efeitos especiais são usadas para aplicar cera dérmica. Encontradas em lojas de artesanato ou papelarias.

E) Cera dérmica: É uma cera maleável usada para muitos tipos de efeitos, como: feridas, verrugas, queimaduras, cicatrizes e alterações faciais. Se não puder encontrar para comprar, a minha sugestão é que você faça a sua. Você pode fazer a sua própria cera dérmica usando ingredientes comuns e fáceis de serem encontrados. Veja abaixo duas receitas diferentes.

Receita de cera dérmica caseira No 1 (sugestão MSFX): Ingredientes (3 partes de vaselina sólida; 6 partes de cera de abelha derretida em banho-maria; base líquida de maquiagem na cor desejada e talco). Procedimento: misture a vaselina com a cera de abelha derretida e coloque um pouco de base líquida na cor da pele que você deseja fazer. Misture bem e quando ficar pegajoso (como manteiga), adicione um pouquinho de talco para desgrudar um pouco formando quase que uma massa tipo massa de modelar, mas não exagere no talco, pois ela tem que ficar um pouco grudenta mesmo para grudar na pele. Se você exagerar no talco ela vai virar massa de modelar, o que para nossa finalidade não é bom. Assim, não exagere no talco e a deixe um pouco pegajosa. Derreta novamente em banho-maria para que a mistura se consolide na cor. É mais indicada para partes mais duras (com ossos) como a testa, base do nariz, dorso da mão e antebraço. Quando aplicar, aplique uma fina camada com a ponta do dedo indicador esticando sobre a superfície, para formar uma base de aplicação para as próximas camadas. Depois aplique em camadas finas, sempre suavizando as bordas.

Veja nas fotos abaixo, um exemplo desta cera dérmica caseira. Observe que ela foi armazenada dentro de uma lata de graxa de sapato, para facilitar o uso.

Receita de cera dérmica caseira No 2 (sugestão MSFX): Esta receita é semelhante à anterior, a diferença está no fato desta não usar base líquida e sim o pó compacto. Procedimento: misture a vaselina com a cera de abelha derretida e coloque um pouco de pó compacto na cor da pele que você deseja fazer. Misture bem e quando ficar pegajoso (como manteiga), adicione um pouquinho de talco para desgrudar um pouco formando quase que uma massa tipo massa de modelar, mas não exagere no talco, pois ela tem que ficar um pouco grudenta mesmo para grudar na pele. Se você exagerar no talco ela vai virar massa de modelar, o que para nossa finalidade não é bom. Assim, não exagere no talco e a deixe um pouco pegajosa. Derreta novamente em banho-maria para que a mistura se consolide na cor. É mais indicada para partes mais duras (com ossos) como a testa, base do nariz, dorso da mão e antebraço. Quando aplicar, aplique uma fina camada com a ponta do dedo indicador esticando sobre a superfície, para formar uma base de aplicação para as próximas camadas. Depois aplique em camadas finas, sempre suavizando as bordas.

 

Receita de cera dérmica caseira No 3: Ingredientes (cera microcristalina ou cera de abelha; vaselina sólida e pó facial translúcido ou pó compacto). Derreta a cera em banho-maria. Combine a cera e a vaselina em quantidades iguais. Derreta até dissolver completamente e então adicione o pó. Continue mexendo até começar a solidificar. Se macio demais, adicione mais cera. Se duro demais, adicione mais vaselina. Esta receita é de Vance Hartwell, artista de efeitos de maquiagem que trabalhou na trilogia Senhor dos Anéis.

 

A cera de abelha pode ser comprada em apiários, que são lojas que vendem produtos relativos a mel (própolis, mel, etc). Não compre aquelas cera compradas prontas de depilação, pois elas não são totalmente de cera de abelha e assim não funcionarão. Tem de ser cera de abelha pura. Veja abaixo a foto da cera de abelha.

A cera microscristalina é mais difícil de ser encontrada. Ela pode ser obtida em lojas de artesanato. A vaselina sólida pode ser comprada em qualquer farmácia. O talco é o comum mesmo. A base líquida para maquiagem, o pó compacto e o pó translúcido são disponíveis em perfumarias, grandes farmácias e lojas de produtos de beleza.

 

F) Selante para apliques de cera (Sugestão MSFX): O selante é um líquido que protege a superfície, evitando contato com líquidos que possam infiltrar ou atacar. É muito usado para apliques de cera, seja para proteger os apliques de cera antes de aplicar maquiagem ou para aplicar na pele e fazer com que a cera grude mais. Como sugestão, use goma laca incolor. A goma laca incolor pode ser comprada em papelarias e supermercados. Uma marca muito boa é a Acrilex.

 

G) Adesivos (Sugestão MSFX): Os adesivos são usados líquidos usados para colar apliques, peças de cabelo e materiais de textura sobre a pele do copor ou da face. A maioria dos adesivos profissionais usados na maquiagem são dificilmente encontrados no Brasil. Para resolver este problema, aqui você encontrará dicas de como adaptar certos produtos para se tornarem adesivos.

Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a estes produtos, por isso é importante fazer testes. Para saber se uma pessoa é alérgica, aplique uma pequena quantidade do adesivo na parte interna do antebraço ou do punho. Espere vários minutos. Se não ocorrer nada, é pouco provável que a pessoa desenvolva alergia ao adesivo. Além disso, é sempre importante usar somente o mínimo necessário na pele. Não aplique muito perto dos olhos ou dentro dos olhos.

Abaixo, você encontrará algumas sugestões de adesivos, que serão apresentados em ordem do mais fraco para o mais forte.

Glucose ou glicose: a glucose é um líquido viscoso como o mel, podendo ser claro (transparente) ou amarelado (da cor de mel) que serve como calda para sorvetes ou saladas, além de poder ser usado para fazer bolo ou sorvete. Pode ser de milho ou de mandioca. Uma marca muito conhecida de milho é a KARO (ou "mel Karo"), o de mandioca é o da Yoki. Geralmente pode ser comprado em supermercados. Existe também uma glucose ou glicose de milho à granel em lojas que vendem produtos para confeitarias e sorveterias. Ele é transparente e muito viscoso, podendo ser usado, mas é bom diluir com água (1 parte de glicose com 1 de água). Para retirar da pele, lave com água e sabão.

Na maquiagem de efeitos especiais, é usado para colar materiais de textura na pele, como os lenços de papel ou papel-toalha, por exemplo, para fazer maquiagens de zumbi ou morto-vivo.

Glicose de milho Karo
Glicose de mandioca da Yoki
Glucose de milho à granel

 

Goma arábica: é de origem vegetal, sendo originalmente usada como adesivo de selos. É vendida em papelarias, em pó ou líquido. Prefira as marcas em líquido. Em efeitos especiais de maquiagem, é usada para cola pequenas próteses ou apliques e também para para colar materiais de textura na pele, como os lenços de papel ou papel-toalha, por exemplo, para fazer maquiagens de zumbi ou morto-vivo. Para retirar da pele, lave com água e sabão.

Goma laca incolor: originalmente é usada em artesanato como impermeabilizante de madeira, gesso, etc. Pode ser transparente ou amarelada. É encontrada em supermercados e papelarias. Uma marca boa é a Acrilex. Em termos de maquiagem, a minha sugestão é que ela seja usada como uma alternativa para o verniz para bigode ou goma-espírito (spirit gum em inglês), para isso, prefira a goma laca incolor. Assim, a goma laca pode ser usada como adesivo para colar peças de cabelo (bigodes, barbas, etc), pequenos apliques de látex ou gelatina e para fazer alterações da face com algodão e papel. Para retirar da pele, passe álcool comum líquido (de farmácia).

 

Tintura de Benjoim : é uma solução de resina de origem vegetal (resina de Benjoim), que na área de saúde é usada como antiséptico local (para não deixar infeccionar ferimentos). Assim como o verniz para bigodes, a tintura de Benjoim é muito usada no Brasil apesar de não ser muito usada no exterior. Pode ser comprada em lojas que vendem artigos para hospitais. É aconselhável testar uma pequena quantidade na pele do ator antes da aplicação definitiva pois pode causar alergia em pessoas sensíveis.

 

Látex: O látex é uma borracha líquida usada tanto como maquiagem e como adesivo. Quando usá-lo como adesivo, primeiro teste numa pequena área do antebraço do ator para observar se ele tem alergia. Ao passar perto dos olhos, mantenha-os fechados até a secagem. E não utilize em regiões com pêlos. Para usá-lo, aplique na prótese que você vai colar e na área do corpo em que deseja aplicar. Espere até o látex líquido tornar-se pegajoso. Fixe a prótese sobre o látex pegajoso. Aplique um pouco de látex com uma pequena esponja ao redor da prótese para mesclar com a pele.

Veja abaixo uma foto de uma garrafa de látex líquido da Prevtex:

Cola permanente: A cola permanente é usada em artesanato e serigrafia (silk-screen). Nesta útima, serve para ajudar o tecido em que será feito a serigrafia a grudar na base de apoio. É uma emulsão acrílica, não tóxica e solúvel em água. Pode ser encontrada em lojas que vendem artigos para serigrafia. Em termos de maquiagem, a minha sugestão é usar a cola permamente como alternativa para o Adesivo Protético B, cuja marca muito conhecida é o Pros-Aide 2. O Adesivo Protético B é usado para colar apliques de látex ou gelatina na pele da face ou rosto. Existem muitas semelhanças entre a cola permanente e o Adesivo Protético B: ambos são acrílicos, solúveis em água, tem cor de leite e quando secos ficam transparentes, não usam solventes muito fortes, depois de secos são insolúveis em água, são pegajosos depois de secos (páram de ser pegajosos através da aplicação de pó facial translúcido) e necessitam esperar ficar transparentes para então colar os apliques.

Modo de uso - misture 1 parte de cola permanente e 2 de água. Esta mistura é o adesivo de maquiagem propriamente dito. Não use a cola permanente pura. Aplique uma fina camada e deixe secar. Quando ficar transparente e pegajoso (cerca de 5 minutos), é só colar o aplique sobre o local. Para retirar, puxe com cuidado o aplique, aplicando álcool isopropilico (comprado em farmácia de manipulação) com pincel ou com os dedos. Aplique 3 ou mais vezes até esfoliar o resto da cola. Depois aplique loção hidratante, pois a pele fica um pouco ressecada. Repare então que o solvente aqui recomendado da cola permanente é o álcool isopropílico, que é comprado em farmácias de manipulação. O álcool isopropílico foi escolhido por ter odor muito fraco (mais fraco que o álcool comum) já que muitos apliques ou próteses são aplicados na face.

Para lembrar, então, quanto ao poder de colar, do mais fraco ao mais forte, temos: glucose (de milho ou de mandioca) => goma arábica => goma laca => látex líquido => tintura de Benjoim => cola permanente com água.

Como estes adesivos (glucose, goma arábica, goma laca, látex líquido, tintura de Benjoim e cola permanente) e solventes (álcool etílico comum e álcool isopropílico) são aplicados na pele, aconselho, antes de usar, testar primeiro, pois como qualquer produto, algumas pessoas podem ter alergia. Para isso, aplique numa pequena parte da parte interna do antebraço, perto do punho. Espere vários minutos. Se não apresentar nenhuma reação alérgica, é pouco provável que irrite a pele da pessoa. E de forma geral, tome cuidado com os olhos.

H) Esmalte de Dente: É usado para mudar temporariamente a cor dos dentes. Como este produto é difícil de se encontrar no Brasil, a minha sugestão é usar alternativas.

Lápis delineador de olhos e de boca - produzem efeitos semelhantes ao esmalte de dente profissional. Por exemplo: dente careado (lápis preto); dente faltando (lápis preto); dente podre (lápis verde); dente com manchas de nicotina (lápis amarelo) e dente sangrento (lápis vermelho nas pontas dos dentes). Modo de uso: seque o dente com lenço de papel ou tecido até as gengivas. Pinte e depois passe o cotonete para borrar (esfumaçar) e dar mais efeito. Para remover, limpe com lenço de papel e depois escove os dentes.

Goma laca e purpurina em pó - produzem efeito de dente metálico (dourado, prateado, etc). Modo de uso: Misture 1 parte de álcool de farmácia (álcool etílico comum), 1 parte de de goma laca incolor e um pouco de purpurina em pó a cor desejada. Seque o dente com lenço de papel ou tecido e pinte com pincel. Para remover, pincel álcool comum de farmácia. O álcool pode ser comprado em farmácias e supermercados. A purpurina tem que ser a pó, e não a em flocos. Pode ser encontrada em supermercado e papelarias e várias cores metálicas (ouro, prata, bronze, etc).

 

i) Glucose ou glicose: Este produto já foi falado anteriormente como sendo adesivo. Uma outra utilidade seria como ingrediente de sangue falso. Existe o amarelo (cor de mel) e o claro (transparente). No exterior, o mais usado é claro, embora na minha opinião o mais adequado para se fazer sangue falso mais realista seria o amarelo, pois a parte líquida de um sangue real (chamado de plasma) é da cor amarela. É encontrado em supermercados e lojas que vendem artigos para confeitarias e sorveterias.

J) Corante alimentício: É usado para fazer sangue. Existem diversas cores, tanto em líquido como em pó. Os líquidos são mais usados para fazer sangue líquido. Pode ser encontrado em várias cores, como vermelho, amarelo, azul, verde, preto, etc. Você pode comprar em supermercados ou em lojas que vendem produtos para confeitaria e sorveteria.

L) Gelatina em pó sem sabor: É usada para fazer efeitos como cicatrizes, ferimentos, etc. Escolha as marcas sem sabor e sem açúcar. Encontrada em supermercados.

M) Vaselina sólida: Usada como lubrificante e como ingrediente de alguns efeitos.

 

IR PARA A PÁGINA 7

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail

 

 

1