Pescaria & Peixes

Veja sobre:
 

Receita de Peixe em Conserva

Algumas Normas, Regras e Definições

Galeria de Fotos

Conheça o bom companheiro  "O MALA"

O Noviciado da Pesca

Aprenda sobre Nós, Chumbadas e outras dicas

Conheça alguns tipos de Iscas e sua utilização

Receitas de Massas para Iscas

Veja uma TABELA de PESCA

Vara

Amigo Pescador, ajude a preservar a NATUREZA:

1 - Conserve a Limpeza

Restos de alimentos devem ser enterrados. Lixo não degradável como plástico, latas e vidros, devem ser depositados em locais apropriados nas cidades por onde você passar, depois de acampar.
 
 

2 - Mantenha o Silêncio

Os ruídos provocados por humanos são uma agressão aos animais. Seus gritos podem assustá-los e fazer com que se afastem cada vez mais para dentro da mata onde ninguém mais poderá vê-los. Perto dos ninhais, o silêncio é sagrado: ruídos ou movimentos bruscos podem derrubar e matar filhotes.
 

3 - Respeite as Leis da Pesca

Para pescar é preciso licença de pescador, adquirida em qualquer agência do Banco do Brasil. Não é permitida pesca com redes, tarrafas, bombas, material luminoso, anzol de galho, garatéia e arpão. Além disso o tamanho do peixe apanhado deve obedecer à tabela do órgão fiscalizador da região que deve sempre se consultado previamente. Abaixo uma tabela sugestiva:
 

Pintado 80 cm Pacú 40 cm
Jaú 90 cm Corimbatá 38 cm
Piau 38 cm Cachara 80 cm
Dourado 55 cm Traíra 30 cm

 

4 - Preserve o verde

Arvore
 

As matas das margens dos rios são fundamentais para a preservação dos cursos d'água. Nunca derrube árvores e evite cortar galhos. Tenha o máximo cuidado na utilização de objetos inflamáveis como fósforos, isqueiros, fogareiros e cigarros. Antes de ir embora certifique-se de que não deixou para trás nada que possa começar um incêndio.
 
 

5 - Preserve as Paisagens Naturais e seus moradores, os animais.


Os animais são felizes onde estão. Não os moleste e jamais compre animais silvestres. Isso é fora da lei. Quando visitar paisagens naturais como grutas, por exemplo, não arranque pedaços de rocha e conserve o máximo de silêncio. De lembrança, leve apenas imagens fotográficas ou filmadas..
 
 


Voltar à página inicial  


  Página elaborada por: Walter J Cintra Jr
Agradecimentos ao amigo Alonso pelo incentivo às gloriosas pescarias
Atualizada em 23 de Junho de 2.001.
Dia Olímpico