| Início | Marte | O Projeto | Links | e@mail |

Marte o Planeta Vermelho
Home Page do trabalho de final de curso de Arquitetura & Urbanismo de Guilherme Motta de Oliveira.

AJAX, O Marciano   Saiba Mais sobre Marte:

Introdução
saiba mais em
http://www.amnh.org/mars

Marte, o quarto planeta a partir do Sol, é um dos mais parecidos com o nosso em todo sistema solar, além de ser o segundo mais próximo da Terra. Em Marte encontramos muitas formações geológicas familiares, como vulcões, montanhas, vales profundos, desertos de areia e calotas polares.

As temperaturas marcianas são semelhantes às da Terra, na região tropical chega a fazer 32°C no verão e nas calotas polares, no inverno, cerca de -125°C. Porém, por causa da praticamente inexistência de água na atmosfera, o planeta possui grandes variações de temperatura do dia para a noite, como em um deserto.

Por causa da pequena pressão atmosférica (menos de 1% da que temos na Terra) não é possível a existencia de água em estado líquido em sua superfície. Assim, Marte é um deserto, frio e seco, a região da Terra que mais se assemelha a Marte é a Antártida. Esta semelhança influenciou os EUA a investirem em pesquisas de ambientes auto-sustentados na Antártida e os Russos na Sibéria.

As Espaçonaves Mariner 9 e Viking, descobriram marcas de erosão causadas por rios e lagos. Provavelmente há poucos bilhões de anos Marte possuiu uma atmosfera mais densa, que permitia a existência de água em estado líquido. Esta atmosfera, com oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d'água fizeram de Marte um lugar agradável e bem parecido com a Terra.

Água em estado líquido é uma necessidade imprescindível para que exista vida, como nós conhecemos. Quando havia água na superfície marciana, provavelmente também havia vida.

No final do século XIX e início do século XX, varios astronomos, observando Marte por telescópios viram linhas escuras que mudavam sazonalmente em sua superfície. Percival Lowell afirmou, na época, que estas linhas eram canais, ou seja, obras de engenharia criadas por seres. Estas idéias, apesar de controversas, preencheram o imaginário popular até a década de 1970, quando a espaçonave Mariner enviou à Terra imagens de um planeta arido, sem nenhum sinal de vida ou dos tais canais.

Algumas obras de ficção científica criadas neste período merecem destaque, "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells e "Crônicas Marcianas" de Ray Bradbury incentivaram a imaginação de milhares de pessoas em todo mundo, apresentando um planeta repleto de vida e criaturas inteligentes.

A exploração de Marte faz parte dos sonhos de uma nova fronteira, um novo "oeste", principalmente para os norte-americanos. Na Internet podemos encontrar muitas referências a esta espectativa.

Embora já se pense e planeje a exploração e ocupação de Marte, sua efetiva realização nos ocupará por várias gerações.

| Volta ao Início desta Página |

Comparações Terra/Marte
saiba mais em
http://cass.jsc.nasa.gov/publications/slidesets/marslife.html

 


Acima Terra e Marte,
montagem com as fotos dos planetas na mesma escala.

 

Abaixo, quadro comparativo Terra x Marte

  Terra Marte
Dia 24:00h 24:37h
Ano 365 dias 687 dias
Atmosfera 78% Nitrogênio
21% Oxigênio
1% Outros gases
95% Dióxido de Carbono
2.7% Nitrogênio
2.3% Ourtos gases
Pressão Atmosférica 100% 0,7%
Gravidade 100% 35%
Luas 1 2 (Phobos e Deimos,
do grego Medo e Pânico)
Diâmetro 12.758 km 6.788 km
Distancia do Sol 150 milhões de km 228 milhões de km

 

| Volta ao Início desta Página |

Engenharia Planetária
saiba mais em
http://www.amnh.org/mars

Marte, provavelmente já possuiu uma atmosfera bem mais densa e um clima semelhante ao da Terra, propício ao surgimento de vida. Os fatores que levaram o Planeta a se transformar em um deserto gelado ainda são desconhecidos mas sabe-se que, apesar de sua gravidade ser 1/3 da gravidade terrestre, o planeta é capaz de manter uma atmosfera, ou seja, se criarmos uma atmosfera em Marte esta não se perderá no espaço, como acontece na Lua.

Carl Sagan imagina que a partir do derretimento das calotas polares Marte pouco a pouco teria uma atmosfera mais densa, propiciando a presença de água em estado líquido e o aumento da temperatura global do planeta, bem como a diminuição drástica da amplitude térmica em sua superficie.

Este processo de "Engenharia Planetária" transformaria Marte em um planeta semelhante à Terra, ao longo de, provavelmente, centenas ou milhares de anos.

Este processo é chamado pelos norte-americanos de "terraforming"


©Smithsonian Institution/ Lockheed Martin Corporation

"... if they decide to do so, our descendants can create a New Earth - perhaps a New Eden - on the next world outwards from the Sun."
Arthur C. Clarke

Assim segundo Arthur C. Clarke se nossos descendentes decidirem, poderão transformar Marte em um novo Eden e serão eles, enfim, os marcianos.

| Volta ao Início desta Página |

Uma "Olhadinha em Marte" - PDS Mars Explorer

Neste ítem sugerimos que você explore o Link da NASA do projeto PDS Mars Explorer (http://www-pdsimage.wr.usgs.gov/PDS/public/mapmaker/mapmkr.htm). Nele você você terá um mapa global de Marte que poderá ser ampliado em qualquer parte.

| Volta ao Início desta Página |

Informações Complementares

Pergunte aqui o que você quer saber sobre Marte:

Digite aqui qualquer complemento/correção às informações desta página

Seu e@mail para resposta:

| Volta ao Início desta Página |


por Guilherme Motta - guimotta@nutecnet.com.br