GAMBOA DO MORRO DE SÃO PAULO

© 1997 por
Elias Passos


"Gamboa: para se ir de joelhos"

("Gamboa: para ir de rodillas") Leila Guerreiro em "La Nacion" - Buenos Aires, 07/02/1997.

Localizada na Ilha de Tinharé, Cairu, Bahia.

Esta página sofrerá modificações e aceitará sugestões de seus leitores.

E-mail para Gamboa

Clique nas fotos pequenas para vê-las aumentadas 

Por-do-sol como o destas fotografias é acontecimento diário na Gamboa.
A Gamboa do Morro é uma singela vila de pescadores, com algumas atrações interessantes, como a sua pequena igreja, além de excelente praia.
As praias da Gamboa do Morro são ótimas para banhos. São verdadeiras piscinas naturais com pequenas ondas. Crianças, jovens e idosos se deliciam em suas águas.
Entre a Gamboa e o Morro de São Paulo as praias têm beleza ímpar. Ótimo passeio nas horas de maré baixa. São cerca de 3 km de praia entre os dois povoados.
Saindo da Gamboa, existem trilhas para os mais variados gostos, que levam ao Morro de São Paulo, Fonte do Céu, quarta praia ou a Vila do Galeão. Algumas destas trilhas são utilizadas pelos tartores, que com reboques adaptados, transportam os turistas a passeios para Garapuá e Boipeba.
Na Gamboa do Morro os moradores ainda conservam muitas manifestações folclóricas regionais e festas religiosas/populares como a "Roda de Samba", o "bumba meu boi", a "chegança", o "São João" e "São Pedro".


Existe na Gamboa uma "Associação de Moradores" que tem por finalidade promover o bem estar da população, incentivando atividades esportivas (jogos, regatas etc), culturais (artezanato, palestras, cursos etc), além de estimular a sua organização no sentido de reinvidicar os seus direitos junto às autoridades constituidas. Veja aquí algumas atividades promovidas pela Associação.

Além dos vários passeios pela região, um deles é obrigatório: visitar o Morro de São Paulo.
(Veja "Passeios" abaixo.)

As praias do Morro de São Paulo são numeradas de 1 a 4 para melhor localização pelos turistas, mas os antigos moradores do povoado as conhecem como Prainha, Poça da Praia, Caeira e Costa.

O colonizador português Martim Afonso de Souza foi o primeiro estrangeiro a aportar, oficialmente, na ilha que recebeu o nome de Tinharé, em 1531. Durante muito tempo, a enseada do Morro de São Paulo, na costa da Bahia, transformou-se em zona franca de piratas e corsários, especialmente franceses e holandeses, que aí encontravam uma entrada fácil para a Baía de Todos os Santos. Por este motivo, no século seguinte, foi iniciada a construção sucessiva de fortificações.


Mais fotos da Gamboa.
Festas

Como chegar a este paraiso

A partir de Salvador, existem duas opções para se chegar à Ilha de Tinharé:
1- pelo mar, existe hoje a catamarã "Gamboa do Morro" que sai da antiga Compahia Bahiana (Fundos do Mercado Modelo) diariamente às 14 horas com destino ao Morro e Gamboa do Morro;
2- a travessia com as balsas do sistema "Ferry-Boat" até Bom Despacho na ilha de Itaparica, indo-se em direção a cidade de Valença em confortáveis ônibus, vans e taxis.

Para quem vem de carro do norte ou do sul do país, a melhor opção é a BR-101. A viagem entre Valença e Ilha de Tinharé dura em média uma hora e meia, em linha regular, ou cerca de 30 minutos, em lanchas rápidas.

Mas, apesar do tempo e número de transportes que se pode utilizar para chegar, a viagem não é um transtorno, nem enfadonha. Ao contrário, chegar a Valença pelas estradas muito boas, é mais uma atração do passeio. Sem falar na travessia de Valença até a ilha de Tinharé, com certeza um dos momentos mais agradáveis da visita ao lugar. A embarcação que faz este trajeto, desce o Rio Una passando por diversos estaleiros navais (Valença é o principal pólo de construção naval artesanal do país). Depois vê-se extensos manguezais e o barco alcança o canal de Taperoá que separa o continente da Ilha. A visão da igrejinha de São Francisco Xavier, no alto do povoado de Galeão, já na ilha de Tinharé, é uma bênção para os olhos. Porém, os encantos não acabam... a seguir vem a GAMBOA DO MORRO, povoado, belo, tranquilo, e finalmente o velho farol, no alto do Morro, avisa aos visitantes que o paraíso é aqui.

Conhecer a Ilha de Tinharé e particularmente a GAMBOA do MORRO é se encantar com um mundo inteiramente novo. Em suas praias se vive intensamente o lazer, esportes, música e toda a magia do folclore baiano.

A Ilha de Tinharé é um pólo turístico, cercado de verde, de águas cristalinas, de recifes de corais. Os nativos, descendentes das tribos aimorés e tupiniquins, recebem de braços abertos os visitantes, que encontram na gente simples do lugar, pescadores e pequenos comerciantes, uma acolhida calorosa e entusiasmada.


PASSEIOS
Veja aquí

Além dos passeios obrigatórios ao Morro de São Paulo ( belas praias, vista do farol, Fonte Grande, Campo das Mangabas e Forte da Barra ), pode-se visitar ainda a cidade de Cairu, as vilas de Garapua, Boipeba, Galeão e as praias da Ponta do Curral e da Coroa.

Onde ficar e Comer

Existem na Ilha de Tinharé multiplas opções de hospedagem e refeição.

Na GAMBOA pode-se hospedar com conforto em: Pousada do Sol, Vilage do Dendê, Pousada Bionica, Pousada Canto do Mar e Pousada Luar e no Camping da Gamboa.

Existem na Gamboa vários restaurantes com excelente comida caseira, destacando-se o "Restaurante Nativas" de Dona Helena, em frente a praia, "Restaurante da Barbinha" que além de frutos do mar serve uma excelente rabada e um apetitoso sarapatel, o "Restaurante da Conceição" com excelente comida caseira.
As barracas de praia "Do Francisquinho", "Barraca TopLess" da Maria Inez e a "Barraca Jaju" da Roberta são também ótimas opções.
Cerveja bem gela, uma excelente dobradinha e apetitoso arrumadinho além de aperitivos saborosos, voce encontra na Cantina do Camping da Gamboa, em frente ao mar e sob o comando do Dias.
Veja fotos aqui.



Leia o Livro de Visitas

Mande sua mensagem, sua critica, sua opinião
Participe de nossa página

E-mail para Gamboa

Inicio da página
Onde ficar e comer
Como chegar
Passeios
Festas


Veja aqui informações sobre o Morro de São Paulo

  
Fotos do Brasil
 
  
Orquideas do Brasil
 
Artesanato na Gamboa   
Foto Clube de Londrina
 




Onde ficar na Gamboa - Bahia
 
  
Associação dos Moradores da Gamboa - Bahia

  
Associação de Barcos de Passeio da Ilha de Tinhare