II FEIRA MEDIEVAL DO C.E.I.

No dia 8 de Abril do presente ano lectivo, realizou-se a II Feira Medieval no Centro de Educação Integral na qual se registou uma grande adesão por parte dos alunos de toda a escola que participaram com grande entusiasmo neste projecto.

A Feira Medieval foi oficialmente aberta às 10 horas com a leitura solene da carta de feira concedida por El-Rei D. Fernando a esta localidade pelo Arauto.
 

O cortejo inicial abrangiu as várias classes sociais: o povo que vendia e comprava, o clero que se encontrava no interior da igreja e a nobreza que observava as vendas.
 

O comércio era intenso, com os diversos pregões entoados pelos vendedores a encherem o ambiente de alegria e entusiasmo. Entre eles contavam-se os tamanqueiros, vinhateiros, moleiros, taberneiros, oleiros, cesteiros. Os produtos comercializados eram variados: tamancos, vinho, peças de barro, fumados, pão, fogaça, fêveras de javali e veado, cestos em vime, entre outros.
 

Houve música ambiente da época e também a animação pelos bobos que faziam acrobacias, encenavam episódios cómicos, roubos que provocavam alguma confusão com os guardas, fazendo as delícias dos mais pequenos com as suas anedotas e demais brincadeiras.
 

Participou também o grupo de teatro da escola que encenou o auto de Gil Vicente "Quem tem farelos" que arrancou risos e gargalhadas a toda a assistência.
 


 
 
 

Voltar ao início