Goju-Ryu Shodokan
ATENÇÃO: Esta página sobre a Shodokan está protegida por: 
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 License.
  

Goju-Ryu Karate-do
Grupo Shodokan Brasil - ligado à "Asociación de Karate y Kubudo del Uruguay"
e à
"Goju-Ryu Kokusai Karate Kobudo Renmei"
          
Shodokan

Shodokan  

  Um dos primeiros Mestres a trazer o Karate-do de Okinawa para a América do Sul foi Seiichi "Shikan" Yoshitaka AKAMINE (1920-1995), 8° Dan do Dai Nippon Butokukai, em 1957. O Mestre Akamine nasceu em Okinawa no dia 14 de maio de 1920 e com seis anos de idade começou a aprender artes marciais com seu avô, um autêntico samurai. Posteriormente foi instruído no estilo Shorin-Ryu pelos Mestres Chomo HANASHIRO, Chotoku KYAN e Kentsu YABU até os 16 anos. Nesse momento conheceu o Mestre Chojun MIYAGUI e começou seu estudo do Goju-Ryu. Mas fundamentalmente, Mestre Akamine foi um dedicado discípulo do Mestre Seiko HIGA, (outro discípulo, junto com Miyagui, do grande Mestre Kanryo HIGASHIONNA, principal expoente do Naha-te -Karate da cidade de Naha, em Okinawa). O Dojo de Seiko Higa Sensei em Okinawa chamava-se Shodokan. Entre os seus amigos e Sempai está o Mestre Kanki IZUMIGAWA que foi ensinar Goju-Ryu em Kawasaki, no Japão central. Mestre Akamine sempre se referia a S. Higa como seu Sensei e K. Izumigawa como seu Sempai e grande amigo. 
 
   Akamine Sensei viveu na ilha de Okinawa até pouco antes da segunda guerra mundial, quando viajou ao Japão central para difundir o Karate-do e continuar seus estudos na Universidade de Tóquio, nas áreas de anatomia e fisiologia humanas. Depois da guerra (quando serviu como telegrafista na marinha) ajudou na reorganização das artes marciais no seu país, sendo membro fundador do Butokukai. Naquela época, estando ainda vivo o Mestre Miyagui, Akamine Sensei chamava seu Dojo de Shikan-Kan, e ao Karate-do que ele ensinava Shikan-Ryu, sendo "Shikan" seu apelido. Além de Kata de Goju-Ryu, Akamine Sensei ensinava Kata adaptados do Shuri-Te antigo (linha de Takemura) e do Uechi-Ryu no seu Shikan-Ryu (ver lista de Kata).
 
   Em 1957 é convidado para vir para a América do Sul para difundir o Karate-do. Funda a sua Escola em São Paulo (chamada então  "Associação Brasileira de Karate"), chegando a ter mais de mil alunos, alguns dos quais são diretores de diversas Escolas hoje em dia, inclusive de outros estilos. Porém, anos depois (1964) se afastaria dessa associação, descontente com alguns dirigentes.
  Em 1962 foi convidado por vários praticantes de Judo (Aquiles FAGGIANI, os irmãos MOLFINO e outros entusiastas) para ir ao Uruguai e ensinar seu Karate-do, deixando lá novos alunos.
  Fundaria em 1968 a sua nova Escola: a Ken-Shin-Kan, descrita como um estudo cientifico do estilo Goju-Ryu, "a Escola que ensina o caminho para desenvolver um espírito (Shin) forte (Ken)".   Em 1969 foi convidado por seus dois alunos chilenos Roberto e Raúl FERNÁNDEZ de la REGUERA para apresentar oficialmente seu estilo naquele país, inaugurando a Ken-Shin-Kan em Santiago nesse ano. Os irmãos Fernández estudavam com ele desde 1968, em São Paulo.
 
   Mestre Akamine foi o presidente da nossa Escola até seu falecimento em 1995. Entre seus sucessores estão os Mestres (Shihan) Raúl e Roberto FERNÁNDEZ de la REGUERA, no Chile (ambos, atualmente, 9° Dan da 'Federación Chilena de Karate'). A Ken-Shin-Kan também tem sedes na Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No Uruguai, seu grupo é liderado por Ruben Barreiro Sensei (5° Dan) e Roberto Chocho Sensei (3° Dan), que permanecem ligados aos mestres chilenos - ver sua página).


   Nosso grupo no Brasil é derivado do grupo do Uruguai chamado Asociación de Karate y Kobudo del Uruguay, ligado à Confederação Uruguaia de Karate, e que tem como diretor o Sensei Radko BALCAR (6° Dan). Balcar Sensei foi aluno do Sensei Juan Carlos "Pachi" Rius (diretor da Ken-Shin-Kan no Uruguay até os anos 80) e de outros Sempai à época (Molfino, Pellejero, etc.). Depois de retirar-se Pachi Sensei, Radko -por conselho de Akamine Sensei- passa a treinar com os irmãos Fernandez, do Chile, alcançano o Dan. Mas no ano 2000 se distancia da escola no Chile por diferenças administrativas e filosóficas, apesar do respeito que tem por esses Sensei.  
  
  Em 2007, depois de uma extensa procura pela escola original do Mestre Akamine em Okinawa, Radko Balcar Sensei encontra na sua terra natal -Eslováquia- uma escola ligada diretamente à tradição Shodokan em Okinawa através da federação Goju-ryu Kokusai Karate Kobudo Renmei (a Federação Internacional de Goju-Ryu Karate e Kobudo) sediada em Okinawa, e estabelece contato com Ladislav KLEMENTIS Sensei (8º Dan) e -através dele- também com o colega Horacio FAGIOLI Sensei (5º Dan) na Argentina. Primeiro, H. Fagioli Sensei vai a Montevidéu para ministrar um seminário de três dias. Meses depois, Klementis Sensei e Jan DADO Sensei (6º Dan) visitam o Uruguai durante uma semana e ministram um seminário intensivo de quatro dias em Maio de 2008. 
Seguidamente (Julho-Agosto/2008), R. Balcar Sensei juntamente com Jorge PEZAROGLO Sensei (5º Dan) viajam à Eslováquia para participar do encontro anual com os Mestres de Okinawa, recebendo durante uma semana inteira instruções diretamente dos atuais responsáveis pelo "Goju-ryu Kokusai Karate Kobudo Renmei", os Mestres (Hanshi) Choyu KIYUNA (10º Dan), Seitoku MATAYOSHI (10º Dan), Eiiki KURASHITA (9º Dan) e o Kyoshi Zensei GUSHIKEN (8º Dan - atual presidente do Renmei).

Nossa Federação tem sedes em Okinawa, Japão central, China, Eslováquia, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canada, Argentina, Uruguai e Brasil. Difunde-se o Goju-Ryu do mestre Seiko Higa e o Kobudo Ryuei-Ryu, tradicional da família Nakaima e derivado das artes ensinadas pelo mestre Ryu-Ryu-Ko, da China (mestre de Kanryu Higashionna).
No Brasil, o responsável é o professor Gonzalo Velasco (4º Dan).

 
Volta ao início da página
 

Genealogia do Goju-Ryu Shodokan e do Ken-Shin-Kan :

 
Kanryo HIGASHIONNA
Kanryo HIGASHIONNA
(1853-1915)

Chojun MIYAGUI        
     Seko HIGA 
 Chojun MIYAGUI   
(1888-1953)         
  
        Seiko HIGA
           (1898-1966)

(Vários mestres continuam difundindo o 
Goju-Ryu do mestre C. Miyagui. 
Veja mais clicando aqui.)      

            
Seikichi HIGA        Seiichi AKAMINE     
Seikichi HIGA        Seiichi AKAMINE
   Shodokan             Ken-Shin-Kan
   (1927-1999)                  (1920-1995)
       
      
        

Eslovakia summer camp 2008

"Eslovaquia 2008 - 38° International summer training karate camp"
Da esquerda à direita: Jorge Pezaroglo, Eiiki Kurashita, Seitoku Matayoshi, Choyu Kiyuna, Zensei Gushiken e Radko Balcar.
  Volta ao início da página
   
 

O Profesor Gonzalo Velasco Canziani é aluno da escola de Radko Balcar Sensei desde 1989.
Radko BALCAR Sensei (6° Dan, no centro na foto) e Jorge PEZAROGLO Sensei, (5° Dan, na direita na foto) junto com seu aluno Gonzalo VELASCO, (4° Dan, na esquerda). [Foto de 1994]
Sensei Balcar (centro) e alunos.

Sensei Radko - kata bunkai com Sensei Roberto R. BALCAR Sensei realizando aplicações (bunkai) de Kata com Roberto CHOCHO Sensei (3° Dan).

Seminário aberto realizado no Dojo de Rio Grande em Maio de 1999.



 Sensei Gonzalo VELASCO: Kata de Goju-Ryu Karate-do,
Kobudo e keri-wasa (técnicas de chute).
Kata Seionchin Sai Kihon Kata sokuto yoko gueri jodan
Volta ao início da página

"A via do Karate-do Goju-Ryu é a busca pela via da virtude"
                                                                          Mestre Chojun MIYAGUI



"Somente as pessoas fortes de bom coração chegam a realizar os nobres ideais"
                                                                            Mestre Seiichi AKAMINE




Imagens de alguns seminários ministrados no Brasile no Uruguai:

Maio de 1999 - Sensei Radko Balcar (6° Dan)
Seminário sobre Goju-Ryu Kata e Kobudo
Janeiro de 2000 - Sensei Jorge Pezaroglo (4° Dan)
Seminário de técnicas e estratégia para Shiai-Kumite

Seminário Mestre R. Balcar
seminário Sensei Jorge

Em Novembro de 2002 foi realizado um outro seminário abordando
a parte técnica e o novo regulamento do Shiai-Kumite da W.K.F.


Fevereiro de 2004 - Sensei Jorge Pezaroglo (4° Dan) e Sensei Roberto Chocho (3° Dan)
Seminário sobre a conscientização do Hara e técnicas de Jiyu-Kumite.

Seminário Sensei Jorge e Sensei Roberto



Alunos de Rio Grande visitam a sede no Uruguai
(vários Dojo em Montevidéu e Solimar - Março de 2002)

Dojo Central - Sensei Radko
Dojo Lomas de Solimar - Sensei Marcelo
Dojo Union - Sensei Jorge


Visita ao Hombu Dojo (Montevidéu) Uruguai em Junho de 2007:


Alunos do prof Gonzalo Velasco, de Rio Grande,
medalhistas na “Copa Internacional de Karate Festa do Mar” realizada em Rio Grande, no dia 19/04/2003.
Matheus T. Machado (3o Lugar - Kata) e Arthur V. Cruz (2o lugar – Shiai-Kumite)

Medalhistas Copa Internacional Festa do Mar


Seminário Shodokan Goju-Ryu ministrado por Ladislav Klementis (8° Dan) e Jan Dado Sensei (6° Dan)

Montevidéu, Uruguai, Maio/2008

Seminario Shodokan - Uruguai 2008



Seminário Shodokan Goju-Ryu ministrado por Eiiki Kurashita (9° Dan, Hanshi) e L. Klementis (Sensei)

Montevidéu, Uruguai, Março-Abril/2009

Seminario Kurashita 2009       Gonzalo Velasco & Eiiki Kurashita - Hanshi       


Voltar à página inicial de Gonzalo Velasco Sensei

Página do Goju-Ryu Karate-do da Eslováquia - Ladislav KLEMENTIS Sensei (linha Shodokan)


Biografia do Mestre AKAMINE (en español) escrita por  Roberto FERNÁNDEZ
Sensei (linha Ken-Shin-Kan)

Página criada e atualizada pelo
Sensei Gonzalo Velasco


Creative Commons License
ATENÇÃO: Esta página sobre a Shodokan está protegida por: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 License.  - Based on a work at www.oocities.com.
  

1