INTRODUÇÃO


Olá a todos.
A definição simples de hobby da WikiHow é "Tudo o que se faz manualmente e por prazer."(Mas diferente de Artesanato, também descrito na página,geralmente não tem fins lucrativos)

Para cada setor , tanto científico quanto dos mais variados tipos, existe um hobby, por mais estranho que possa parecer. Existem pessoas que tem por hobby próprio desde tricotar roupas até montar seus próprios equipamentos eletrônicos, planejar invenções malucas e construir seus próprios foguetes(espacomodelistas). Essa página, tem como objetivo o hobby da química prática, e também sempre visando explicar os mecanismos de reações, propor e discutir hipóteses e teorias sobre as mais variadas sínteses, reações e experimentos,etc.


Infelizmente a química, em sua forma mais pura e divertida ,vem se tornando uma das ciências mais difíceis de se adotar como hobby, porque muitos infelizes vem a usando de forma irresponsável. Especialmente na atualidade beligerante, onde vem predominando o medo paranóico com atentados e com os laboratórios cladestinos de entorpecentes.
Por essas razões, se você reparar bem, nos livros de química "convencionais" da atualidade, os autores evitam ao máximo descrever experimentos que poderiam ser MUITO mais interessantes que os que eles propõe, mas que podem representar em riscos para os alunos (e riscos para eles também, já que poderiam ser processados).Além disso um número grande e crescente de substâncias vem sendo jogadas na "lista de produtos controlados" , de modo que não podem simplesmente ser compradas por qualquer pessoa como se fosse um artigo de supermercado qualquer.
Por outro lado, se você pegar esses exemplos e comparar com tempos mais antigos, bem antes dos anos 50 ou 60 ,vai ver que até uma criança podia ir numa farmácia e comprar, por exemplo, ácido nítrico(HNO3 - Artigo que hoje em dia é geralmente controlado e desperta a desconfiança por onde passa). Além disso ,pelo menos nos EUA nessa época feliz, existiam diversos livrinhos de experimentos muito bacanas de química,do tipo dos famosos 'golden books', como por exemplo esse aqui, que provavelmente você muito dificilmente encontrará um com similar conteúdo hoje.



Também por esses 'ideais esquecidos' da química realmente pura, artesanal e livre que essa página foi criada : NÃO com o propósito de intuir as pessoas a fazerem os experimentos, sínteses e procedimentos aqui descritos, mas apenas apresentar, sempre com os objetivos educacionais já expostos, mais experimentos interessantes e sínteses, que possivelmente outros autores, escolas e faculdades tentariam esconder das pessoas (não pense que se trata de coisas ilícitas, pois não são. Mas sim coisas , digamos, exóticas para uma pessoa "comum" fazer). Além disso, outro objetivo dessa página é se tornar mais uma alternativa entre as poucas páginas em português que abordam o assunto sem ter qualquer "tabu" que os "kí-micos" sempre jogam nas coisas.


Espero que gostem , apesar de minhas noções em HTML serem horríveis, como vocês devem estar reparando.

/NO3.

VER ÍNDICE

ATENÇÃO:


As páginas derivadas desse site contém informações que podem ser perigosas. Além disso eu não garanto a total acuracidade ou precisão das referidas informações contidas nelas. As informações contidas em todas as páginas e sub-páginas derivadas e interconectadas dessa página são de caráter genuína e puramente educacional. Eu NÃO me responsabilizo por nenhum dano e/ou fatalidade a indivíduos, ou dano a propriedade decorrente do mal uso das informações aqui contidas, pelo fato de as informações aqui contidas serem de caráter puramente educacional. Basta um mínimo de raciocínio lógico para compreender : NÃO é justo que eu e outros eventuais colaboradores dessa página e de suas subseqüentes ,assim como qualquer outro autor normal, tenha algum tipo de responsabilidade por qualquer acidente que alguém sofra por realizar (ou tentar realizar) qualquer um dos experimentos descritos. Isso é facilmente explicado pelo fato de que eu não ordenei ninguém que fizesse nada descrito aqui e muito menos tenho a capacidade "divina" de ler e ver a mente e a vida de todas as pessoas para saber o que estão fazendo. Portanto, em toda e qualquer hipótese, eu NÃO admito ter o mínimo de responsabilidade , de qualquer ato praticado por qualquer pessoa antes e/ou durante e/ou depois de ler , parcialmente ou totalmente, qualquer uma de minhas páginas.



INÍCIO

======================================

======================================

======================================
DIGA NÃO A CENSURA NA INTERNET!
Join the Blue Ribbon Online Free Speech Campaign
Join the Blue Ribbon Online Free Speech Campaign!

SEJA CONTRA O "PROJETO" DO SR. EDUARDO AZEREDO QUE VAI RIDIDULARIZAR A NOSSA INTERNET E RESTRINGIR E FERIR AINDA MAIS NOSSA (JÁ DÉBIL) LIBERDADE, ASSIM COMO NOSSOS DIREITOS!
PRA RIR OU CHORAR?