Capricórnio
Capricórnio
de 22 de dezembro a 20 de janeiro

Posição no Zodíaco: de 270 a 300 graus.
Elemento: terra.
Temperamento: melancólico.
Simbolismo: a décima casa do Zodíaco, que representa a afirmação no campo social, o desejo de poder, a ambição e o sucesso.
Personalidade: Pessimista, prudente, introvertido. Corajoso e objetivo, enfrenta os problemas com sangue-frio. É desconfiado, especialmente no campo afetivo, mas sabe inspirar confiança fazendo uso de seu comportamento fiel. Autocontido, dedica grande parte de sua energia aos interesses de sua carreira ou às coisas que reafirmam seu prestígio. Neste sentido, os capricornianos sempre correm o risco de se desumanizarem, pois põem a vida afetiva em segundo plano.
Clima favorável: frio e seco.
Animais: jacaré, serpente, morcego, cabra e todos os animais de patas fendidas.
Plantas e flores: todas as árvores altas, como o pinheiro e o eucalipto, madressilva, narciso, aquilégia, samambaias e heras.
Pedra: quartzo rosado.
Perfume: flor de laranjeira.
Metal: chumbo.
Cor: verde-escuro.
Dia de sorte: sábado, número da sorte 4.
Países, regiões e cidades do signo: índia, Afeganistão, México, Albânia, Bósnia, Bulgária, Grécia, Punjab, Saxônia, Salonica, Trácia, Brandemburgo, Bruxelas, Oxford, Delhi, Tóquio.

Com o signo de Capricórnio, inicia-se o solstício de inverno, período no qual, no hemisfério norte, a vegetação fica desfolhada, a paisagem parece morta, vencida pelo frio, pelo gelo e pela neve. As cores se apagam, e tudo fica cinzento, Mas, sob essa aparência de marte, a vida se prepara para renascer. Como se refletisse a aparência exterior desse período, o pessimismo é a característica básica do temperamento deste signo. O nativo de Capricórnio é prudente e introvertido e não aceita nenhuma novidade ou proposta até que tenha pesado cuidadosamente todos os prós e os contras. Mas isso não quer dizer que lhe falte iniciativa no dia-a-dia. Quer dizer, sim, que suas decisões, antes de serem postas em prática, sempre precisam ser ponderadas, refletidas e avaIiadas. O capricorniano precisa ter certeza de que tudo está sendo feito com o máximo cuidado e a maior segurança, de que não corre nenhum risco, pois não deixa nada por conta do acaso ou da improvisação. Pode parecer que lhe falta coragem, mas não é certo, porque é justamente nas situações dramáticas, que requerem coragem e firmeza, que o capricorniano mostra tudo aquilo de que é capaz, enfrentando os problemas com determinação, objetividade e sangue-frio.

Tende a ser desconfiado e a não contar com a ajuda de ninguém. Confia unicamente em si mesmo, não por orgulho, mas por causa de seu pessimismo inato. Suas características tipicamente saturninas, ou seja, a frieza, a melancolia, a tristeza, a dureza, o temperamento fechado e, às vezes, até a falta de sensibilidade, dão ao nativo de Capricórnio a possibilidade de se controlar e dominar seus instintos.
Em geral, o capricorniano chega onde quer, porque não lhe faltam qualidades: paciência, precisão, pontualidade e grande senso de responsabilidade, atributos por meio dos quais conquista a estima e a confiança dos outros. Freqüentemente é um indivíduo carregado de responsabilidade e cumpre suas tarefas com perfeição. Sua paciência é de grande ajuda onde quer que seja necessário ter muita aplicação e concentração.
O capricorniano costuma ser forte e resistente, principalmente porque sua prudência faz com que evite excessos de qualquer espécie. Mas nem sempre cuida de sua saúde no momento oportuno.
No amor, o capricorniano busca, mais do que prazer físico, harmonia e compreensão mútua, e a segurança de sentimentos estáveis e duradouros. Seu modo de amar, em que as manifestações dos sentimentos são tão raras, pode ser frustrante, principalmente para as pessoas passionais. E um erro achar que se pode prender um nativo deste signo pelo amor físico e pelo erotismo, pois Capricórnio é o signo que mais tem capacidade de renunciar ao amor quando seus desejos não são correspondidos.
Porém, debaixo de uma aparência dura e fria, o capricorniano tem sentimentos profundos e fortes, que dificilmente consegue exteriorizar devido à sua autocrítica implacável; aliás, este aspecto o impede de dar vazão a seus sentimentos e de extravazar seus entusiasmos. Fiel e sério no amor, o capricorniano procura relacionamentos afetivos seguros, com os quais possa contar como algo permanente, algo assim como um bem conquistado. Naturalmente busca uma pessoa íntegrae leal e que inspire confiança. O homem de Capricórnio costuma procurar uma companheira de boa aparência, com a qual ele possa ter orgulho de ser visto.
Embora o capricorniano tenha um comportamento austero, deseja sempre o prestígio. Suas maiores qualidades decorrem de sua capacidade de concentração e meditação que, com o passar do tempo, levam-no a experiências interiores de alto nível, de natureza filosófica e espiritual. Se conseguir renunciar a seu natural apego pelos valores materiais, o capricorniano pode atingir um alto grau de maturidade e consciência, passando a ver a vida de um modo menos rígido, abrindo-se para os outros e transmitindo a sabedoria que conquistou no seu íntimo.

CAPRICÓRNIO e a saúde

Considerados os mais longevos do Zodíaco,
os nativos de Capricórnio devem cuidar dos 
ossos e da pele, seus principais pontos fracos.
Segundo a astrologia tradicional, o signo zodiacal de Capricórnio governa os joelhos, mas estudos feitos recentemente revelaram novas "correspondências" com outras partes e funções do corpo. Agora sabemos que o signo está ligado ao metabolismo do cálcio e dos sais minerais, aos ossos e às cartilagens. Os graus iniciais de Capricórnio também têm correspondências anatômicas com as nádegas.

Características físicas
Em geral, o capricorniano tem o corpo magro e ossudo, estatura média-alta e membros superiores e inferiores bastante desenvolvidos em comparação ao tronco. Embora os ossos sejam fortes, geralmente o tórax não é muito desenvolvido. A cabeça costuma ser pequena em relação ao resto do corpoe as mãos, ao contrário, longas, grandes e ossudas. O rosto tem traços fortes e irregulares, e a expressão costuma ser séria e pensativa, Os ossos da testa são ligeiramente marcados, as orelhas podem ser um pouco "de abana", os olhos são pequenos e profundos, o nariz é fino. Os lábios também são finos e o queixo é proeminente.

Pontos fracos
Em geral, as doenças que mais atingem os nativos de Capricórnio são as artroses, reumatismos, artrites, problemas de pele, cáries e outras afecções dentárias. Porém, esses males só aparecem na segunda ou terceira fase da vida. O capricorniano está mais sujeito a problemas crônicos do que a males agudos e, por isso, quando fica doente, é comum que tenha de se submeter a tratamentos longos e complicados. Em relação aos ossos, corre o risco de fraturas e luxações, principalmente no joelho, seu ponto fraco. Deve tomar muito cuidado com as temperaturas baixas, pois sempre está sujeito às doenças provocadas pelo frio, como gripes, pneumonias etc. Os capricornianos nascidos nos dez primeiros dias de janeiro são os que mais problemas têm em relação à assimilação de cálcio e de sais minerais, estando por isso mais sujeitos à osteoporose.
Os capricornianos dos três decanatos tendem a ter problemas com o funcionamento das glãndulas supra-renais. Quando estas apresentam problemas acentuados, o metabolismo torna-se mais lento, o que provoca hipotermia (temperatura do corpo abaixo do normal), vertigens quando está de pé, diminuição do volume sanguíneo e, principalmente, queda da pressão arterial. Apesar disso, os nativos de Capricórnio são os indivíduos mais longevos do Zodíaco: a velhice ataca o corpo, mas a lucidez mental e a força de vontade os mantêm vivos. E o segredo dessa longevidade está no fato de saberem utilizar bem as suas energias, evitando desperdiçá-las, de não serem muito comilões e, de modo geral, de não terem muitos vícios prejudiciais à saúde.

A personalidade de CAPRICÓRNIO

Ambicioso, persistente e autocontrolado, 
o capricorniano tem tendência a isolar-se do
resto da humanidade, criando no seu
interior um mundo de regras rígidas e de
valores que ele julga imprescindíveis.
O capricorniano é decididamente o oposto daquilo que se entende por uma pessoa instintiva e impulsiva. Nele, impulsividade e instinto são aspectos que estão sob controle, enquanto se acentuam traços como a calma, a seriedade e a objetividade. Conseqüentemente, o nativo de Capricórnio é "introvertido" ou seja, é um tipo de pessoa que opõe certa resistência quando entra em confronto com o mundo, mantendo à distancia pessoas e situações que exijam muito envolvimento. No plano consciente, não dá muito valor às aparências e jamais se deixa dominar pelas emoções. Por isso, a emotividade pode faltar na sua personalidade ou, caso apareça de alguma maneira, ela sempre será contida ou mesmo reprimida, o capricorniano tende a ser tímido, tem medo de se envolver efetivamente e não gosta de situações que escapem ao seu domínio.
Para ele, a regra básica é o autocontrole. Por isso, consegue se tornar imune aos estímulos emocionais provenientes do mundo exterior, mantendo-se afastado e controlando todas as situações que a ele se apresentam. Porém,como o inconsciente tende naturalmente para a compensação, a emotividade fica represada sem chegar ao nível da consciência, criando as tensões características do capricorniano. E os seus fantasmas são, no essencial, aqueles determinados pelo medo do relacionamento com as pessoas, porque, na sua intimidade, ele é atormentado justamente por aquilo que parece desprezar com seu comportamento frio e distante. Por meio deste mecanismo, as pessoas e os objetos assumem um significado mágico, fortemente emocional e desproporcionado, pois a percepção é tão interiorizada que assume uma grande força inconsciente. Este processo é chamado pelo psicólogo Carl C. Jung de "angústia do objeto", porque, segundo esta teoria psicanalítica, aos olhos do indivíduo (neste caso o capricorniano), as pessoas e os objetos têm qualidades poderosas e inquietantes, de tal forma que ele não consegue estabelecer uma relação direta com a pessoa ou o objeto de seu interesse.
Em conseqüência, o indivíduoacaba por estabelecer no seu inconsciente uma ligação muito forte e de caráter infantil. Desta maneira, para o capricorniano, a relação com o mundo é do tipo primitivo, porque é determinada pela simbologia das coisas. Os objetos estranhos e novos provocam medo e desconfiança, como se escondessem perigos insuspeitos; toda e qualquer mudança é tida como desagradável e até mesmo perigosa, pois é vista como sinal de um poder mágico do objeto. As variações e alternâncias do mundo podem, portanto, tornar a vida algo extremamente ameaçador aos olhos do capricorniano, que prefere manter-se fiel a princípios rígidos e indiscutíveis, tais como a tradição ou a experiência já adquirida. Em relação aos seus entes queridos, quanto mais frio o capricorniano se mostra em aparência mais forte é o sentimento guardado dentro dele. Porém, por ser interiorizado e primitivo, esse sentimento tende a fortalecer-se e a durar muito tempo.
A inclinação dos nativos de Capricórnio à depressão e à melancolia deve-se a Saturno, seu planeta regente. Este, o planeta mais "séria" de todo o Zodíaco, provoca nos capricornianos um comportamento cético em relação às aparências e aos sonhos da vida. O nativo deste signo, além de ser uma pessoa fria, é extremamente exigente e severo em relação a si mesmo e aos outros: ele não dá a menor importância às aparências e vai direto ao cerne e ao significado das coisas. Por isso, costuma ser muito seletivo, escolhe e classifica, para depois reordenar tudo de acordo com o seu sistema, feito apenas de coisas que ele considera importantes. Mas se o capricorniano não se preocupa com as aparências e não é superficial deve-se principalmente à sua necessidade de segurança. E, para ele, sua segurança significa estabelecer pontos de referência estáveis, como, por exemplo, um projeto de vida, que ele seguramente seguirá à risca.

Para compensar a sua falta de alegria, o capricorniano costuma ser ambicioso, ou melhor, costuma buscar a auto-afirmação. E suas características básicas são a força de vontade, a persistência para atingir o autodomínio e para conseguir controlar as pessoas e as coisas. Ele tem grandes chances de alcançar uma posição social elevada e de manter seu prestígio, porque sempre se propõe a dominar os acontecimentos, sem se deixar levar pelas emoções que poderiam desviá-lo do objetivo fixado. Em compensação, tem uma visão realista de seus limites e de suas possibilidades, o que o ajuda a atingir a sua meta: sua lucidez lhe permite "prever" as manobras e as etapas de sua própria ascensão. Pessimista nato, o capricorniano está sempre pronto para o pior, o que o torna capaz de lutar mesmo nas circunstâncias mais adversas. Os obstáculos, em vez de desencorajá-lo, parecem fortalecê-lo, e sua persistência faz com que consiga suportar e superar as situações mais desfavoráveis. É, na verdade, um lutador, pois Marte está em exaltação em Capricórnio. Porém, neste signo, a força marciana perde a passionalidade e torna-se sólida e dura como pedra. A ambição, nos tipos inferiores, pode ser material, principalmente se estiver baseada no desejo de obter prestígio a qualquer preço e na construção de uma "máscara" social, No tipo superior, a ambição pode estar dirigida para conquistas de cunho espiritual, embora até isto possa torná-lo incrivelmente duro e rígido. Devido a essas características, a palavra-chave de Capricórnio é atividade. Por isso, o nativo deste signo deve lembar-se de um provérbio oriental que diz: "Mate a ambição... mas trabalhe com aqueles que são ambiciosos". Na verdade, o que falta ao capricorniano é confiança, capacidade de deixar as coisas correrem. Quanto mais se fecha mais duro fica, e torna-se seletivo demais em relação às pessoas, apenas prestando atenção àquelas que estão dentro de seu campo de ação. O nativo de Capricórnio tem forte tendência a isolar-se do resto da humanidade. Algumas vezes por escolha, outras por medo e desconfiança, o resultado é que freqüentemente acaba escolhendo a solidão como a melhor saída para a sua vida. Por isso, as neuroses mais freqüentes nos nativos deste signo são as crises maníaco-depressivas que, sob a influência de Saturno, símbolo do tempo, tornam-se cíclicas. Todos os signos de Terra estão ligados às sensações provenientes da matéria e do corpo físico. Daí uma possessividade e um apego que, se no taurino se traduz na busca de afeto e erotismo, no capricorniano se transforma em ambição e desejo de poder.

O nativo de capricórnio não é exatamente dotado de senso de humor, pois leva tudo muito a sério. Como um dos mitos simbólicos que o representam, o de Sísifo, condenado a carregar eternamente a mesma pedra até o topo da montanha, ele está marcado pelo sofrimento e pela auto-ironia. Porém, é justamente esta auto-ironia que pode aliviar o sofrimento do capricorniano, porque por meio dela ele pode superar a si mesmo. Simbolicamente, este tipo de personalidade, é "terra e ar", na medida em que transforma a melancolia e a tristeza profunda (Terra) por meio do humor (Ar), ultrapassando assim os limites de sua própria natureza.

CAPRICÓRNIO e o trabalho

O sucesso profissional quase sempre está
garantido para o capricorniano, qualquer
que seja a área escolhida.  Porém,
não deve se deixar dominar pelo pessimismo
nem pela sua permanente desconfiança.
Por temperamento, o capricorniano tende à solidão e, por isso, fica muito infeliz em ambientes agitados e desordenados, principalmente aqueles em que não consegue impor a sua organização mental. O seu ambiente ideal tem de ser calmo, bem organizado e deve estar dirigido por alguém que possa ser admirado e imitado. Por isso, o ambiente em que o capricorniano se sente melhor é aquele relacionado com grandes comunidades, organizadas em nome de um ideal ou de objetivos bem definidos, como os conventos, os museus, os hospitais e também os organismos internacionais, os ministérios e as fábricas. O capricorniano se realiza em trabalhos nos quais possa utilizar seus dons de administrador e como braço-direito de grandes líderes. Mas se o sucesso, que mais cedo ou mais tarde vai cruzar o caminho do capricorniano, levá-lo a ser ele mesmo um líder, certamente vai precisar de alguém ao seu lado, um colaborador em quem possa confiar e que o reconforte em seus momentos de pessimismo e depressão. O nativo deste signo pode ser um ótimo administrador ou um bom advogado, contanto que não se dedique ao direito penal, porque, nessa área, seus rígidos princípios morais podem lhe causar problemas. As atividades Iigadas à economia adaptam-se muito bem a seu temperamento, embora ele jamais chegue a ser um bom comerciante, pois não tem jogo de cintura. Na verdade, o capricorniano pode se dar bem em qualquer profissão, contanto que se desenvolva dentro de determinadas condições, que são ais de seu planeta regente. Por isso, para o capricorniano, em vez de indicar as profissões, é melhor descrever o modo como essas atividades devem ser exercidas. Em primeiro lugar, ele não deve se deixar dominar pela tendência à depressão e pelo ceticismo, únicos elementos capazes de distanciá-lo do sucesso que sempre está em volta dele. Em segundo lugar, seu ambiente de trabalho deve ser organizado, tradicional, onde ele exerça autoridade sobre certos colegas (mas também tenha um chefe carismático e influente) e quefreqüentementeapresenteobstáculosqueele possa superar. Porém, não se deve esperar que o capricorniano se destaque de imediato, porque ele concebe o sucesso como um edifício, a ser construido pedra sobre pedra, Qualquer outro tipo de êxito o deixaria humilhado.

Embora seja um tradicionalista, às vezes gosta de novidades. Por isso, também pode ser um viajante, capaz de dar a volta ao mundo; mas, é claro, só viajará quando tudo estiver perfeitamente organizado e quando todas as metas estiverem definidas. Apesar dessa "mania" de organização, o capricorniano que sempre tem um pé na terra, também é capaz de adaptar-se a possíveis mudanças de planos sem muitos dramas, contanto que isso não signifique desorganização ou risco. Por natureza é um signo austero, mas não recusa o conforto quando este provém de seu próprio trabalho.

CAPRICÓRNIO e o amor

Sendo fundamentalmente uma pessoa fiel, o capricorniano não gosta de aventuras, nem em termos amorosos nem nas amizades. Ele não estimula afetos superficiais ou passageiros e sempre escolhe bem as suas companhias. Como é ambicioso(a), tende a escolhê-las em ambientes socialmente mais elevados do que o seu. Mas quando um nativo de Capricórnio escolhe um amigo, o que é pouco freqüente, merece toda confiança. Conserva seus amigos da juventude por toda a vida, porque neles o capricorniano sempre encontrará refúgio ou apoio durante suas fases de pessimismo e mau humor. Mas, se lhe acontece perder uma dessas amizades, passa a se sentir só e infeliz. No entanto, por mais que o sofrimento o perturbe, ele jamais dá o braço a torcer, porque uma das qualidades pessoais que mais valoriza é a própria dignidade. Como tende a ser pão-duro, jamais empresta dinheiro - nem aos amigos mais queridos - e nunca contrai dívidas.
Sua desconfiança natural faz com que prefira reIacionar-se com pessoas do seu próprio sexo e tenda a considerar as do sexo oposto como potenciais inimigos ou gente na qual não se pode confiar. O capricorniano é um lutador em todos os campos da vida, inclusive no amoroso. Está sempre disposto a dedicar-se à conquista, porque este tipo de relação, além de estimular a sua ambição, também soluciona seu profundo problema de solidão e melancolia.
Por outro lado, o nativo de Capricórnio jamais será um bom companheiro para pessoas impulsivas e passionais. Não sente a menor atração por aqueles que gostam de ser sensuais, preguiçosos, amantes do luxo e dos prazeres, assim como detesta as pessoas que não têm rígidos princípios morais ou que são muito fantasiosas.
Do ponto de vista estritamente astrológico, o capricorniano se dá bem com nativos de Libra, devido ao equilíbrio e ao senso de justiça desse signo, que complementam sua praticidade e objetividade natural, ou com os fogosos nativos de Aries, com os quais partilha o mesmo gosto pelas dificuldades e a mesma obstinação.

O amor de CAPRICÓRNIO com...

Áriespodem se dar bem sexualmente ou quando compartilham das mesmas ambições. Em outros casos, a relação é geralmente conflitante, pois o capricorniano se mostra frio e intransigente, enquanto o ariano é muito amoroso e impulsivo.
Tourounião de dois signos de Terra, que pode ser positiva sob vários aspectos, especialmente do ponto de vista profissional. Este encontro corre apenas um risco: com o tempo, a relação pode cair na monotonia.
Gêmeosrelação bastante complicada, pois os dois signos são muito diferentes. Os defeitos de um costumam ser insuportáveis para o outro. Em termos afetivos e sexuais, essas diferenças chegam a ser insuperáveis.
Câncera união destes dois signos pode ser muito positiva, apesar de serem opostos no Zodíaco. No entanto, estes signos têm os mesmos objetivos, pois ambos procuram a segurança, pensam no futuro e evitam riscos.
Leãopode ser uma união promissora, principalmente se, além da ligação afetiva, existir uma relação de trabalho, de modo que possam colaborar um com o outro para alcançar o sucesso. Porém, é uma união sem muito enlevo.
Virgemem termos afetivos, estes dois signos são frios e incapazes de externar seus_ sentimentos, o que pode levar a relação ao tédio e à monotonia. No campo profissional, a união tende a ser perfeita.
Libraé uma ótima combinação. Balança traz fantasia, harmonia e flexibilidade para contrabalançar o sóbrio e fechado Capricórnio. Por sua vez, este dá seriedade e constância à frívola Balança. O resultado é de muita harmonia.
Escorpiãoembora costume haver problemas sexuais - a combinação da Terra fria com a Água fervente é muito difícil -, se os tipos forem evoluídos a união pode ser harmoniosa. A relação é muito positiva profissionalmente.
Sagitárioótima combinação, porque o sagitariano, brincalhão e aventureiro, completa o sério e prudente nativo de Capricórnio. Na relação, ambos precisam se esforçar para chegar a uma união harmoniosa.
Capricórnioesta união se caracteriza por muita prudência e pouco entusiasmo. Pode ser uma relação sólida, mas sem grandes paixões ou demonstrações de afeto, correndo o risco de afundar na rotina e no tédio.
Aquárioa instabilidade típica de Aquário será freada pela seriedade de capricórnio, o que pode levar a uma relação de complementação. Porém, há sempre o risco da desestabilização entre estes parceiros tão diferentes.
Peixesquando baseada em afinidades espirituais, esta união pode ser positiva. Mas, sea relação estiver apoiada na atração física, não tem muitas chances de durar, porque o romantismo pisciano não suportará a frieza do parceiro.

CAPRICÓRNIO com ascendente em...

Áriesnesta combinação de Terra e Fogo, a força de vontade, a concentração de energia e a firmeza de Capricórnio são alimentadas pelo fogo primário de Áries, cujo impulso instintivo dá energia e decisão, impelindo as forças estáticas do signo à ação. A determinação e a ambição de Capricórnio, unidas ao idealismo de Áries, levam este nativo a altas posições.
Touronestes casos, os dois signos de Terra exaltam a razão, tornando o nativo com estas características uma pessoa decidida e consciente das próprias capacidades. O lado negativo desta combinação é uma certa vulnerabilidade, quando sai das esferas racionais e práticas, lacuna que se torna bem evidente no campo sentimental e nos relacionamentos sociais.
Gêmeosa Terra e o Ar, elementos contrastantes, podem produzir uma combinação altamente positiva. Capricórnio dá racionalidade e senso prático, enquanto Gêmeos corlduz à fantasia, à criatividade e à inovação. A soma de tudo cria um temperamento aberto, dinâmico, sempre disponível e pronto para o diálogo, que se desenvolve muito bem no campo intelectual.
Câncera fusão da dureza de Capricórnio com a sensibilidade de Câncer tende a radicalizar a introversão típica do capricorniano. Os sentimentos passam a ter um papel muito importante, enquanto a vida interior destas pessoas é moldada pela intuição e pela fantasia. A perseverança, comum aos dois signos, possibilita a conquista de uma posição social elevada.
Leãocombinação positiva, pois reforça a racionalidade capricorniana com a energia solar de Leão, produzindo um temperamento ativo, tanto no plano social quanto no intelectual. A perseverança e a ambição podem levar este nativo a enfrentar tarefas difíceis, numa constante procura de grandes sucessos, mas sempre orientado por princípios morais e pelo senso de honra.
Virgema racionalidade, o perfeccionismo e o senso crítico de Virgem, combinados com a tenacidade e a serenidade do Capricórnio, podem produzir indivíduos excepcionais em termos práticos, capazes de realizar grandes projetos. No plano afetivo, porém, estas pessoas costumam se caracterizar pela frieza e pela incapacidade de manifestar seus sentimentos.
Libraa união de duas naturezas tão diferentes pode levar a muitos conflitos. Em geral, a seriedade capricorniana entra em constante atrito com a volubilidade dos librianos, produzindo um temperamento inseguro e instável sob a aparência de firmeza e segurança. No campo profissional, estes nativos têm aptidões para as artes, especialmente literatura.
Escorpiãocombinação de energia que gera um temperamento problemático, fechado e introvertido. Estes nativos terão imensas dificuldades em mostrar as próprias qualidades, porque, como são muito desconfiados, costumam esconder seus aspectos positivos. Para conseguir o sucesso, deverão lutar muito e também renunciar a muitas coisas.
Sagitárioas forças de Capricórnio, impulsionadas pelo fogo de Sagitário, produzem um caráter humano e sensível, sempre disposto a ajudar o próximo e capaz de superar sozinho qualquer tipo de dificuldade. A honestidade, a correção e o senso de justiça são as exigências espirituais deste nativo, características que podem levá-lo ao auto-sacrifício.
Capricórnioa duplicação das características capricornianas dá um temperamento forte, resistente, perseverante e desconfiado. Se por um lado as qualidades do signo são acentuadas, também há o risco de um excessivo fechamento em si mesmo. Capaz de qualquer sacrifício para conseguir o seu objetivo, este nativo geralmente consegue atingir uma posição de destaque na sociedade.
Aquárioa genialidade, a inventividade e o espírito empreendedor de Aquário, sempre disposto a renovar tudo o que está à sua volta, unem-se à constância e à seriedade de Capricórnio, modificando o tradicional temperamento do nativo. Este se torna uma pessoa moderna e dinâmica, com uma vida pouco rotineira, mas que nunca perde o senso de disciplina e de coerência.
Peixesnesta combinação, a força de vontade e a firmeza de Capricórnio entram em choque com a indecisão e a insegurança de Peixes, levando o nativo a uma atitude de extrema prudência. O medo do futuro, que é visto como algo cheio de perigos, provoca um estado de insegurança constante, a qual, por sua vez, obriga o nativo a uma permanente busca de afirmação social,


Site daTurma do Camping - http://w3.to/tdc

WebM@ster - Robert Lahoz Dos Santos - tdc@oocities.com

1