Confira nossos didgeridoos

cLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

Entre em contato

Thales Tréz
C. Postal 758
CEP 88010-970
Florianopolis/SC
Tel 48 2332410

thalestrez@yahoo.com

 

 

In English

 

Última atualização em
22 de Outubro de 2002.

 

 

In English

- O que é um didgeridoo?
- Como se toca um <didgeridoo?
- Que tipo de <didgeridoo posso encontrar aqui para comprar?

 


O didgeridoo, ou yidaki, como é chamado originalmente, é um instrumento de sopro tocado por aborígenes australianos. O significado do nome yidaki é "pau do diabo", devido à uma crença aborígene do momento de criação do universo.

O didgeridoo é tradicionalmente tocado acompanhado de bastões de madeira (clap sticks) em Corroborees (danças cerimoniais). Pode-se ainda acompanhar o som do didgeridoo batendo na lateral do didgeridoo com os dedos ou com pedaços de madeira.

O didgeridoo é tradicionalmente feito de galhos ou troncos de algumas espécies de Eucalyptus. Estas espécies são escavadas por cupins em seu interior, formando tubos em partes da árvore. Pode levar pelo menos 1 ano para que os cupins escavem o interior de uma árvore. A colheita do galho desejado deve ser precisa, para que as paredes do didgeridoo não estejam nem muito finas nem muito grossas.

O comprimento e o diâmetro do didgeridoo determinarão o tom do instrumento. Os mais curtos e finos são em geral mais agudos, e os mais compridos e calibrosos são graves. Geralmente o tom dos didgeridoos variam do grave “G” ao agudo “A”. Os didgeridoos em “C” são os mais fáceis de aprender.

 O didgeridoo ainda recebe um bocal de cera de abelhas em uma das extremidades, de forma a reduzir o diâmetro da entrada para que haja uma abertura compatível com os lábios – cerca de 3 centímetros. A cera ainda facilita o isolamento da passagem de ar para o didgeridoo, e o torna mais confortável de tocar. Tradicionalmente o instrumento é decorado com pinturas que simbolizam animais.

 

Para tocar o didgeridoo é preciso saber fazer a respiração circular. Esta respiração permite que a pessoa continue a produzir o som sem parar para tomar fôlego. Na verdade a respiração é simples, mas exige esforço e prática. Quem quiser obter mais detalhes e exercícios para treinar a respiração circular, entrem em contato comigo.

 

"Sons da Natureza - Ecologistas australianos andam preocupados com as reservas de eucalipto selvagem do país. A procura pelos didgeridoos, instrumentos musicais tradicionais que os aborígenes esculpem em troncos de eucalipto roídos por cupins, fez com que a produção ultrapassasse os limites fixados. Por isso o governo está implantando um sistema de etiquetas para que os turistas saibam se o produto está autorizado para a venda". Revista National Geographic, Março 2002.

Uma nova família de didgeridoos (ou yidakis) agora pode ser encontrada, feitos de uma árvore muito especial chamada Embaúba (Cecropia sp., Cecropiaceae), muito comum no Brasil.
Esta espécie pode atingir até 15 metros de altura e tem uma característica muito peculiar: é lar de formigas. Esta árvore produz cristais de açúcar por sob suas grandes folhas em forma de mão, oferecendo este doce alimento às formigas. Além deste alimento, oferece um lugar para que morem. O tronco da embaúba é oco, dividido apenas por pequenas membranas finas, e ainda podem ser encontrados pequenas entradas por onde as formigas entram e saem. As formigas, em troca, protegem a planta contra pragas e outros pequenos animais herbívoros. No norte do Brasil, esta árvore é o alimento preferido do Bicho-Preguiça (Bradypus sp.), o que confere outro nome à esta árvore: árvore-da-preguiça.

Onde você colhe as árvores para fazer didgeridoo?

As árvores não são derrubadas para esta finalidade. Procuro por árvores que já tenham caído, ou naturalmente, ou em decorrência de desmatamento. Esta árvore também não é uma espécie em extinção, sendo muito abundante na ilha.

E o que há de especial nos didgeridoos feitos a partir destas árvores?

Devido ao fato desta árvore ser oca em quase todo seu corpo, pode-se encontrar muitas formas de didgeridoos, dos mais finos aos mais grossos, dos mais curtos aos mais longos. O arranjo das fibras também ajudam a criar um som muito bonito. Apesar de ser uma madeira macia, o que torna o didgeridoo muito mais leve que os originais australianos, o tubo interno é revestido por uma camada de substância rígida escura, que ajuda a reverberar o som, deixando-o mais definido.
A superfície é também coberta por desenhos feitos por fungos e outros microorganismos.
E além do mais, você tem a garantia de que este instrumento não está causando danos ecológicos, tem a atenção de uma produção em pequena escala, e as pinturas e formas são todas artesanais, quando não naturais.

CONFIRA NOSSOS DIDGERIDOOS!