Irmandade Espirita de Umbanda Sao Jorge - Santo Andre - SP - Brasil

Pessoas Online

Go to content

General Site Map

  • PÁGINA INICIAL

    Umbanda esotérica sem atabaques e imagens de santo. Veja fotos, mensagens, psicografias e muito mais. Conheça o preto velho, caboclo, ogum, exu, baiano, marabó e sete porteira das almas. Estamos em Santo André - SP - Brasil

  • SOBRE A UMBANDA

    ATO DE FÉ DA UMBANDA - A palavra Umbanda significa “ Um ” = “ Deus ” e “ banda ” = “povo ”, que vem da velha África há 7 mil anos, quando esse povo era livre em suas tribos e eram felizes juntos com os animais e a natureza, onde cultuavam os seus Deuses e os seus Orixás . Esse povo não tinha e não conhecia a maldade, mas com a chegada dos homens brancos que pela suas saudades e ganâncias de dominadores e religiosos, acabaram por conhecê-la. Através dos séculos procuraram mentir e enganar os seus adeptos brancos de que os negros eram inferiores (por causa de sua cor); os fizeram de escravos em porões imundos de navios negreiros em que a maioria deles, não chegavam vivos. Ao chegarem ao Brasil, receberam os piores castigos dos donos dos Engenhos e capatazes. Nas Senzalas, recebiam os piores castigos por não falarem o idioma português e não cultivarem a religião dos mesmos "claro, a religião Católica"; os alimentos eram os mesmos dos animais, isto é, quando havia sobras, mas só que os negros tinham a Fé em “ OXALÁ ”, que como para os brancos era “Deus ”, que é Universal. Claro que veio a libertação dos escravos como todos sonhavam, com a Princesa Isabel, mesmo assim, o calvário continuou até que em 1917, o médium chamado Zélio de Morais, que morava no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, que recebeu o Espírito do Caboclo das 7 Encruzilhadas em um centro Kardecista, e foi expulso por não pertencer ao Núcleo, resolveu o mesmo, por Deferência Divina, fundar a “Umbanda” por ordem do mesmo Caboclo. Mas os Espíritas, durante 3 décadas sofreram perseguições da Igreja Católica, mas o médium Zélio de Morais não se deixou abater pelas perseguições das religiões e continuou a sua luta. Muitos Espíritos se uniram na “Umbanda” para continuarem sua jornada, mesmo sendo criticados como foi o próprio Cristo no passado, e tão mandado a proteger as igrejas nos dias de hoje, isto é, logicamente pelo seus proprietários que usam as diversas Mídias (rádio, jornal, televisão) com grandes faturamentos. Porém, a nossa “Umbanda” ainda em nossos dias, continua pobre mas continua com Deus. As religiões e seus donos terão que acertarem suas contas “além da Terra”, não com o “Criador”, mas com a sua “Consciência”, porque a lei cármica cobra e muito caro, o dinheiro que pegaram de seus adeptos, pois, ela será o carrasco de um futuro próximo. Não importa a religião ou seita, mas amem-se uns aos outros, e o Pai irá reconhecê-los como seu filho.

  • DIRETOR ESPIRITUAL

    Praticamos o sistema de Umbanda Esotérica (Umbanda Branca), sem atabaques, sem qualquer tipo de imagens (orixás), isso por ordem das entidades maiores da casa; Só linhas e pontos necessários a reunião do dia, pois para o Preto Velho chefe, nada melhor do que o sossego e a paz, para melhor meditar. A defesa da casa está a critério do Barão e suas amigas Corais, para qualquer tipo de auxílio. A Umbanda praticada por nós difere em alguns pontos de certas casas, as quais insistem em manter certos sincretismos com outras religiões. A nossa Umbanda tem os princípios verdadeiros que são orientados pelos Pretos Velhos (entidades maiores da Umbanda) que não devemos sair dos critérios na qual pertencemos (as duas linhas: Indiana e Africana), a qual é comandada pelo nosso Pai Supremo DEUS, sendo Ele o grande arquiteto do universo, não tendo ninguém acima Dele para ir contrário às suas leis, sendo a Umbanda pura regida por estas leis. Quanto às sete linhas conhecidas por certos pseudo donos da verdade, são apenas ramificações dessas duas linhas. Os seguidores da Umbanda, precisam com urgência separar o sincretismo da igreja católica, que nada tem a ver com a nossa doutrina. Nossa Umbanda se utiliza de certos mantras e pontos cantados, que de acordo com suas vibrações nos elevam até Deus e nossos protetores. Nesta casa só utilizamos linhas necessárias para evangelização, desobsessões e curas; mostrando sempre o melhor caminho a seguir. Não estamos preocupados com demandas ou querelas provenientes de outras religiões, como o da igreja católica e da evangélica; ao invés disso, nos preocupamos com atividades assistenciais como: Entrega de alimentos para orfanatos, asilos de velhos, além de doações de cestas básicas e roupas às famílias carentes. Também através deste informativo, queremos esclarecer que ao contrário do que muitos dizem, que a Umbanda não é espiritismo, estão redondamente enganados, pois já vimos vários relatos e provas de que as entidades da Umbanda tem auxiliado a todos, sem querer saber a qual religião ou poder econômico que cada um pertence. Estes esclarecimentos sobre a nossa Umbanda, pode não agradar a muitos pseudo Umbandistas que vivem do passado e que não se peocupam com o futuro, mas conforme especificado pelo nosso guardião maior o BARÃO, devemos evoluir sempre, retroceder jamais!

  • HISTÓRICO

    Iniciamos nossas atividades em 23 de Abril de 1974, referendada por abnegados irmãos de boa vontade, que mesmo a mercê de dificuldades, projetaram um pequeno salão para que pudéssemos iniciar nossas obrigações em definitivo. O BARÃO, uma entidade que até esta data se manifesta na Irmandade, previu e desenhou que a nossa sede própria viria em breve, e que a construção do prédio seria idêntica a uma pirâmide em horizontal. Sendo que 4 anos após, com pequenos bingos e bazares, adquirimos um terreno pago em prestações, onde para a nossa surpresa, a profecia do BARÃO estava se concretizando, pois o terreno tinha o formato de uma pirâmide. Como os Espíritas nunca tiveram auxílio algum de entidades Governamentais, Estaduais ou Municipais, como algumas religiões sempre tiveram e muito, fomos realizando os bingos, rifas e festas que nos rendiam algum dinheiro para o início da sonhada construção de 2 salões, com 100 metros cada. Foram quatro anos a luta de 8 abnegados irmãos, que no final restaram apenas 4, mas mesmo com a severa luta da construção, tínhamos a obrigação e o amor, para manter as campanhas de auxílios a asilos, creches e famílias, fornecendo gratuitamente alimentos, roupas e tratamentos espirituais a irmãos doentes e carentes. Hoje nossa sede própria está terminada. O balancete das obrigações são: 15 anos de escola de corte e costura, pintura, artesanato, higiene pessoal e doação de mais de 2 mil entregas de alimentos a asilos, creches, orfanatos, albergues, famílias carentes. Reuniões espirituais com evangelhos, curas e desobsessões, sempre contando com a boa vontade dos diretores, médiuns e auxiliares, colaborando para tudo o que se apresente. O sonho do BARÃO e de todas as outras Entidades de chefia foi realizado, a profecia foi cumprida, o prédio é uma pirâmide horizontal, a boa vontade venceu. Desde que se tenha um sonho e um ideal, devemos sempre acreditar, mentalizar e trabalhar, trabalhar..., pois nada é ao acaso, tudo esta determinado.

  • TRABALHOS

    IRMANDADE ESPÍRITA DE UMBANDA SÃO JORGE - R. CARNEIRO LEÃO, Nº06 - VL.SCARPELLI - SANTO ANDRÉ - S.P. - Aviso Importante: Os trabalhos realizados aos Sábados são especiais. Nestes não poderão ingressar crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade, assim como, as pessoas que não sejam frequentadoras dos trabalhos de quartas-feiras. O assistido que vier pela primeira vez em nossa casa, poderá participar inicialmente dos trabalhos de quartas-feiras. Nestes, não há limite de idades. A Irmandade Espírita de Umbanda São Jorge possui um compromisso com a verdade. Não praticamos leituras de cartas, jogos de búzios ou outros modos de adivinhações, que a nosso ver, não tem nada haver com espiritismo. Em nossos trabalhos espirituais, realizados todas às quartas-feiras e sábados, sempre com inícios às 20:00h e término previsto até às 22:00h, divulgamos a doutrina espírita através da evangelização, desenvolvimento mediúnico, desobsessões, passes, curas através de tratamentos espirituais e por intermédios de campanhas de caridade. Nossas entidades espirituais trabalham sempre na prática do bem, nunca desviando do compromisso verdadeiro praticado por nossa Irmandade. Desaconselhamos àqueles que pensam em procurar nossa Irmandade para desejar mal ao seu semelhante, pois possuímos princípios verdadeiros da espiritualidade superior, orientado pelas entidades maiores que são os Pretos Velhos. Se o assistido vier em busca de paz espiritual, nossas entidades trabalharam para que, de acordo com o seu merecimento, o mesmo alcance a tão desejada paz. Temos também o compromisso com a nossa consciência, pois, sabemos que tudo o que fazemos e plantamos neste planeta, amanhã retornará até nós e iremos colher os frutos deste plantio. Às quartas-feiras, em datas determinadas, trabalham as entidades de Pretos Velhos, Caboclos, Oguns e Baianos, sendo estes trabalhos direcionados para desenvolvimento mediúnico, desobsessões, passes e curas espirituais, estes últimos (curas espirituais) sendo lideradas pelas entidades Ambroise Paré e Marabó. Aos sábados, somente trabalham as entidades de Guardiões e Ciganas, sendo estes direcionados para assuntos mais voltados ao plano material (negócios, descarrego...). Tudo que fazemos em nossos trabalhos é realizado na frente dos assistidos. As entidades espirituais da Irmandade São Jorge não pedem nada em troca do bem realizado, muito menos dão obrigações aos frequentadores. Tudo é às claras! Não fazemos trabalhos em praias, cachoeiras, cemitérios..., muito menos atendemos fora do horário de trabalho. Esta é uma casa espiritual séria, limpa e organizada. A nossa sede é própria, composta por dois salões de 100m2 cada.

  • PAI JOÃO LIVINO

    PAI JOÃO LIVINO - Entidade espiritual de maior hierarquia na Irmandade Espírita de Umbanda São Jorge. "Se minha casa é de paz, não deves entrar nela com ódio no pensamento. Se ouves as minhas palavras e odeias a teu irmão, reflita pois estás errado, porque ninguém deve servir a dois senhores. Não basta simplesmente existir, você precisa dedicar algum tempo a seus semelhantes. Quem não conhece a dor, tem o dever de aliviar o sofrimento dos menos afortunados."

  • BARÃO

    DR. PARÉ " LE BARON " - Abaixo, um breve histórico de uma das vidas desse Espírito que estava encarnado como AMBROISE PARÉ (o pai da cirurgia moderna)... Ambroise Paré nasceu no ano de 1.510, em uma vila chamada Bourg-Hersent, perto da cidade de Laval, no sul da França, filho de um "valet de chambre", não era médico, pois iniciou sua carreira como aprendiz de barbeiro ainda jovem, se mudou para Paris com 19 anos e conseguiu o que mais desejava, aprender o ofício de aprendiz de cirurgião-barbeiro no Hôtel-Dieu (1.533), trabalhou durante quatro anos na Santa Casa de Paris, e após estudar anatomia e cirurgia, passou a trabalhar como cirurgião do Exército (1.537). Fez fama como cirurgião militar na Europa (participou em 20 campanhas militares). Foi treinado como barbeiro-cirurgião. Lançou as bases da cirurgia moderna em um livro intitulado "La méthode de traiter les playes faites par hacquebutes et autres bastons à feu" (1.545), em que relatou suas descobertas e descreveu os Métodos para curar feridas, o qual foi mal recebido no meio médico por ter sido escrito em francês por um cirurgião-barbeiro "ignorante", que não sabia latim, e aperfeiçoou a técnica de amputação, desenvolveu o uso de ligaduras para estancar hemorragias pela ligadura de vasos sanguíneos. Na época, a técnica de cauterizar feridas com o terrível método do uso do azeite fervente, que era comum e, ocasionalmente, numa falta de óleo, substituiu por uma mistura de gema de ovo, óleo de rosas e terebintina, e surpreso, descobriu que a nova mistura provocava uma cicatrização mais rápida que o óleo fervente. Desenvolveu e aperfeiçoou vários instrumentos cirúrgicos, especialmente para o tratamento de fraturas, onde também usou torniquete em suas amputações, para fixar os músculos retraídos com a pele, impedindo o fluxo de sangue e entorpecendo as sensações. Ele projetou uma grande variedade de fórceps, instrumentos e "braces" de todos os tipos. Com ajuda de fabricantes de armaduras, ele fez uma variedade de membros artificiais de ferro. Embora a maioria tenha sido cosmética, Paré projetou um colete para escoliose e uma bota para pé torto congênito. Promoveu o uso de próteses para os membros amputados, e foi o primeiro cirurgião a descrever sua técnica de trabalho em sua língua nativa (francês), e não em Latim, pois, em 1.564, ele publicou um trabalho monumental em Cirurgia, o "Dez Livros de Cirurgia". A primeira parte continha Anatomia e Fisiologia e a Segunda, Cirurgia, assim seus escritos tiveram uma grande influência tanto no público, quanto na medicina profissional. Ambroise Paré foi um dos mais destacados médicos do período, o pai da cirurgia moderna. Ganhou este título pelos novos métodos aplicados e com medidas sensatas e racionalizadoras como, por exemplo, o uso de compressas úmidas, o que sem dúvida salvou muita gente, e também a sugerir primeiro que a sífilis como causa de aneurisma da aorta. Tornou-se cirurgião real de Henrique II, e seus sucessores Francis II, Charles IX e Henry III. Ambroise Paré, sempre demonstrou humildade de espírito, dizia sempre, referindo-se a seus pacientes: "Eu o tratei, Deus o curou". Foi casado duas vezes, e pai de nove crianças, Dr. Ambroise Paré (Le Baron), morreu em 1.590. Senhores, em poucas palavras, este é um dos Espíritos de chefia desta humilde casa, que nos da à honra da sua visita. O nosso diretor espiritual, Sr. Orlando Vitti, tem doado o seu corpo para recebê-lo, para que possamos vivenciar toda esta e outras bagagens que este ilustre Espírito nos trás, bem como, para que ele possa nos proporcionar curas espirituais, se assim sermos merecedores.

  • PRETO VELHO

    PRETOS VELHOS - As correntes de Pretos Velhos são esplendorosas. Eles representam todos os espíritos de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente. Eles chegaram ao Brasil, como escravos, sendo traficados pelos feitores que escolhiam para venda os jovens e os mais fortes. Os Pretos Velhos, formam uma Falange ou Linha de Almas, pois são originários dos escravos no cativeiro, onde viviam amontoados em senzalas, alimentando-se sempre de restos das comidas dos brancos, sendo submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho forçado, sofrendo atrocidades e torturas de todas as formas, sendo que somente os mais fortes sobreviviam. Apesar de tudo, estes povos renegados pela sorte, trouxeram dentro de suas entranhas e espírito, a ciência e a sabedoria de seus ancestrais, empregando seus dotes no uso das ervas, plantas, raízes e tudo ou mais que estava disponível no lugar, encontrado na natureza. Mesmo contando com a religião, suas cerimônias e cânticos, esses homens humanamente, não poderiam resistir à erosão que o grande mestre, o tempo, produz sobre o invólucro carnal, como todos os mortais. Mas a mente não envelhece, apenas amadurece. Para a prática dos cultos, que logicamente era escondida na senzala, pois seus donos, os senhores feudais, eram católicos extremistas (pela suas tradições trazidas da Europa - Portugal), obrigavam os escravos a aprender sua religião e adorar seus santos. Este fato agredia mais ainda sua subjugada capacidade de reação, para eles poderem praticar o culto trazido de seus ancestrais, nas senzalas onde faziam as ocultas, e para amenizar suspeitas, nomeavam seus Deuses Orixás, com nomes dos santos católicos, que mais se pareciam. O tempo passa o trabalho de sol a sol, degrada esta gente negra aniquilando-os. O final desta jornada é a morte física, carnal, onde se encerra neste planeta Terra sua missão. Porém, eles voltaram, agora com uma missão diferente, onde eles precisavam evoluir ainda mais no outro plano, que é o espiritual, bem como, ajudar aos aqui encarnados a evoluírem. Os Pretos Velhos, têm uma característica muito própria de linguajar, quando de sua incorporação em um médium, com uma forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terra, senta-se com a dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo toco que havia nas senzalas. Os Pretos Velhos ainda fumam cachimbo de barro ou de madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o português. Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam independentes de sua cor, idade, sexo, raça e de religião. E assim são os Pretos Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos que necessitam da cura, dos ensinamentos, dos caminhos para pessoas e, também para espíritos sem luz. Não se engane, por trás desta simplicidade, humildade e bondade de um Preto Velho, reside um espírito de grande sabedoria e evolução espiritual. Salve a todos os Pretos Velhos, que Deus os ilumine e os abençoem. A todos os que trabalham nesse mundo, e no outro plano com muito Amor. ORAÇÃO DOS PRETOS VELHOS - "Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dai Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratique sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem como, o Vosso Reino. Senhor perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dai Senhor, àqueles que sofrem, a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh! Meu Pai Santíssimo! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dai Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre... Amém".

  • CABOCLO & OGUM

    CABOCLOS - Na Umbanda, o Caboclo é a imagem do indígena nativo de nossa terra e quando incorporado, presta caridade, dá passes, canta, dança e anda de um lado para outro em lembranças do tempo de aldeia. Conhecedor de muitas erva, os Caboclos são exímios na arte e na limpeza espiritual, são profundos conhecedores das ervas medicinais e de suas propriedades espirituais, assim como suas propriedades terapêuticas para o tratamento de muitos males. As entidades denominadas de Caboclos que apresentam-se na Umbanda, são espíritos com um grau espiritual muito elevado, existem diversas linhas de atuação que um caboclo pode se apresentar diante seu médium. Linha refire-se as essências da hierarquia de DEUS, os Sagrados Orixás. Se muito evoluidos diante os ditames de DEUS, em sua prática efetiva da benevolência Divina, podem, inclusive, atuar sob a outorga de mais de um Orixá Essêncial, ou seja, apresentando-se como um Caboclo de Oxóssi, Ogum e Xangô ao mesmo tempo, atuante nas três vibrações ou mais. São grandes passistas e os resultados de seus trabalhos aparecem rapidamente. Gostam muito de crianças e se entristecem muito com o mau tratamento dispensados a elas por maus pais. Os Caboclos são entidades fortes, viris. Alguns têm uma dificuldade muito grande de se expressar em nossa língua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos, que são filhos da casa, iniciando seus desenvolvimentos ou alguém que não tenha mediunidade de incorporação. Eles são muitos sérios, porém dançam e cantam ao seu modo. Assim se manifestam os Caboclos, onde quer que sejam chamados. Algumas casas adotam determinadas doutrinas que tolhem um pouco suas características. No entanto é muito importante que os respeitemos da maneira que se apresentem, sem que queiramos por nossas variações sociais, determinar suas procedências ou negar suas qualidades. OGUM - Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. Na Umbanda há diversos falangeiros seus como Ogum Beira-Mar, Ogum Marinho, Ogum Sete Ondas, Ogum Megê, Ogum Timbiri, Ogum Yara, Ogum Dilê, Ogum Matinata, entre outros.

  • BAIANO

    BAIANOS - Na década de 50, época que a UMBANDA se consolida em São Paulo, houve um enorme fluxo migratório para esta região, pois estava sendo esculpida uma das maiores metrópoles do mundo, tornando-se um grande canteiro de obras. Como a quantidade de pessoas vindas de diversas partes do país era enorme, destacaram-se os nordestinos, que vieram na maioria para trabalhar nas obras de construção civil, como "peões" urbanos, assim como nos mais diferentes ramos da indústria automobilística, então também em total expansão, especialmente ocupando os postos de trabalho não qualificado. No imaginário popular dessa cidade, o nordestino é, portanto associado ao trabalho duro, à pobreza, ao analfabetismo, aos bairros periféricos, à vida precária, de um modo genérico, a tudo que é considerado inferior ou brega. Com o inchaço populacional e os crescentes problemas, inerentes ao processo de metropolização, o senso comum, marcado pelo preconceito, passa a procurar o "culpado" pelo ônibus lotado, pela falta de emprego, enfim pelas mazelas da cidade. E a culpa é recorrentemente atribuída ao "intruso", a "cabeça chata ignorante", o nordestino. Assim como o oriental é indiscriminadamente rotulado de "japonês", o nordestino é o "baiano". Na vida cotidiana da cidade se percebe o caráter negativo dessa designação: "isso é coisa de baiano", "que baianada você fez" etc. Ainda que elementos culturais originários da Bahia e do Nordeste tenham sido valorizados pela mídia (no carnaval, na música popular), fenômeno de alguma forma expresso na proliferação dos candomblés em São Paulo, o termo "baiano" (nordestinos, em geral) ainda continua sendo pejorativo. Não obstante, o baiano alcançou grande popularidade na Umbanda. A Umbanda caracterizou-se por cultuar figuras nacionais associadas à natureza, à marginalidade, à condição subalterna em relação ao padrão branco ocidental. O nordestino é o "subalterno" da metrópole, o tipo social "inferior" e "atrasado", e por isso objeto de ridicularização, mas também de admiração, pois igualmente representa aquele que resiste firmemente diante das adversidades. O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas. O reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma entidade de grande frequência e importância nas giras paulistas e de todo o país, nos últimos anos. De um modo geral, Baianos são tidos como pessoas alegres e teimosas em afirmar sua identidade cultural. Os baianos da Umbanda, entretanto, são poucos presentes na literatura científica. Sabe-se que eles são guias que mesclam características da direita e da esquerda, nas giras ele se apresenta com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são "do tipo que não levam desaforo pra casa", possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, falando baixo e mansamente, são carinhosos e passam segurança ao consulente que tem fé. Os Baianos na Umbanda são "doutrinados", se assim podemos dizer, apresentam um comportamento comedido, não falam mal, nem provocam ninguém, não sendo enfim zombeteiros. Os trabalhos com a corrente dos Baianos nos trazem muita paz, nos passando perseverança, para vencermos as dificuldades de nossa jornada terrena. SALVE O POVO DA BAHIA.

  • GUARDIÃO

    A Irmandade Espírita de Umbanda São Jorge, tem o privilégio de ter como um dos Guias de chefia da casa, nosso GUARDIÃO DA MEIA NOITE - SETE PORTEIRA DAS ALMAS, que com sua bagagem, sabedoria e legiões de compadres que trabalham sob sua liderança e permissão, vem nos orientando e protegendo em nossas dificuldades materiais e espirituais, nunca prometendo milagres e riquezas a ninguém, porém, comprometendo-se com muito trabalho a ajudar quem merecer e acreditar, frequentar e tiver fé na doutrina espiritual, desde que sendo merecedor. Nos textos abaixo, não aparecerão outros nomes ou mesmos palavras designando entidades, porém, é bom frisar que não há intenção de omissão, ou mesmo que não existam outros Guardiães ou Exus. A Umbanda é muito maior do que se divulgam e muitos são os centros e médiuns, que recebem entidades desconhecidas pela Irmandade. GUARDIÃES - Uma energia da natureza. Ser elementar e Guardião das fronteiras que separa o mundo inferior do superior. Polícia de choque que persegue, prende e leva para os campos de orientação espiritual os espíritos perversos, que semeiam a discórdia, o ódio e a vingança entre os homens. Elo entre o ser humano e os Guias maiores, é ele que leva seus pedidos até eles, e cumpre severamente suas determinações. Guardião não é mal, ele é justo, fazendo cumprir a lei divina de "ação e reação" ou "lei do retorno". O ser humano tem consciência do que é certo e do que é errado, mas age em desacordo com as leis divinas que, em um de seus mandamentos diz "Ama teu próximo, como a ti mesmo". O homem não cumpre esta lei, age por impulso e consciente do que faz, semeia a tristeza e a dor nos corações inocentes, direcionando esta energia somente para a maldade, esquecendo-se que existe no Universo a lei que chamamos de "Lei do Retorno". Muitos trabalham com entidades trevosas, que, ludibriando médiuns desesperados e despreparados, se passam por Guardiães e praticam todos os tipos de atrocidades. As pessoas que trabalham com tais seres não passam de "Adeptos do Mal", que cegos pelo egoísmo e pelo desejo do poder, seguem fielmente suas ordens, não sabendo eles que o submundo os espera. E grande vai ser a surpresa, quando se sentirem arrastados por estes habitantes das trevas. Os seres a que me refiro acima, são Espíritos que ao longo de suas encarnações contraíram Karmas pesadíssimos, com a maldade que semearam e ainda semeiam. Conscientes dos seus erros se afundam nos poços fétidos dos Umbrais, arrastando consigo adeptos do mal que estarão sempre aos seus serviços, como se escravos fossem. O verdadeiro Guardião possui grandes legiões de entidades que trabalha sob seu comando e, como ele, lutam para evoluir. São espíritos que já encarnaram, mas vivem ligados a matéria e, por isso, ainda sente algumas necessidades. Quando pedimos a um Guardião para que o mesmo desmanche um trabalho de "Magia Negra" contra alguém, ele entrega este pedido aos espíritos que desmancham a Magia causadora do mal. Esses espíritos prendem as legiões que praticaram tal ato e as leva para o Guardião, que os envia para os campos de orientação espiritual. Assim, o Guardião evoluí e com ele as entidades que trabalham para o bem. Dia chegará em que não mais precisarão de tais trabalhos, porque passarão para uma nova etapa da evolução espiritual. O Guardião está num estágio de evolução a que se submete as leis divinas, no qual é incumbido de cobrar ou resgatar os débitos de seres que estão na terra e dos que já estiveram na condição humana, a fim de alcançar no fim deste estágio um novo grau evolutivo dado por Deus aos seres do Universo. Se a humanidade varresse do Planeta a maldade que ela mesma semeou, e ainda semeia, o Guardião certamente iria para outros mundos cumprir sua missão, que é a de cobrar de cada ser do Universo e do mundo espiritual a maldade praticada que sempre se transforma em Karma. Mas o homem ainda não amadureceu para esta verdade. Um Guardião é protetor. Guardião (origem africana) é o símbolo da fecundação e desenvolvimento. Carinhosamente tratado como "Compadre", amigo íntimo e sempre presente para defender seu protegido. Não se pode de forma alguma relacionar os espíritos obsessores aos Guardiães, que realmente existem e viveram encarnados na Terra. Não se pode confundir de forma alguma os Guardiães com o "Diabo", "Satanás", "Capeta"..., os quais não existem e foram criados por outras religiões. Os Guardiães são orientados por Guias (Caboclos e Pretos Velhos) e trabalham como intermediários entre os Guias Maiores e os homens em missão do bem para a humanidade. Formam numerosas falanges, todas lideradas por grandes chefes agindo no nosso mundo. (continua...) São criaturas como nós, já tendo encarnado e desencarnado na Terra por muitas vezes. Muitos exerceram aqui no mundo os mais altos postos e posições, por seu saber e inteligência, ou mesmos, os postos mais humildes e sem instrução e conhecimento algum , onde cometeram grandes males, provocaram guerras, mas hoje, no espaço, esses sofredores orientados, buscam se regenerar. Por suas condições, os Guardiães são usados, digamos assim, pelos guias maiores para levar a justiça onde for preciso, dai atuarem também no "terreno do mal", no sentido exceto da palavra, pois é a justiça do alto em ação, funcionando contra os perversos, os injustos, os desonestos, enfim. Quando são bem recebidos, amados e respeitados, pelas suas vibrações poderosas, eles realizam trabalhos maravilhosos de curas, dão conselhos edificantes, praticam enfim o bem, semeando o eterno amor. São sublimes as suas realizações e sua atuação dentro da Umbanda prestando caridade, isso é constante. O clima que eles criam, de puras e sadias vibrações, beneficiam a todos os presentes, proporcionando-lhes alegria e contentamento. Infelizmente, devido à cobiça ou a ignorância de muitos que os conhecem mal, chegam a considerá-los maus, interesseiros e vingativos. As pessoas que andam certas na vida não devem temê-los, porque eles são justos e mesmos que essas pessoas desconheçam, serão protegidas por eles. Já os maus intencionados, os corruptos, os perversos, os interesseiros, os malfeitores... esses devem se preocupar, eis que estarão na mira da "lei do retorno" ou da "lei da ação e reação". Tal como nós, também um dia penetrarão na senda do amor, onde milhares deles já se encontram marchando rumo à perfeição, pois como tudo na natureza, na criação divina, também estão sujeitos a eterna lei da evolução, que conduz a felicidade eterna e verdadeira. O Guardião é quem orienta os trabalhos práticos, abrindo as cerimônias, sentinela e protetor do Centro. Os trabalhos dos Compadres, suas provas assombrosas de força e poder, suas curas maravilhosas nas enfermidades dadas por incuráveis, nos mostra sua beleza de intenção. Toda pessoa tem o Guardião particular, responsável pela força necessária ao seu desenvolvimento. O vermelho e o negro são suas cores representativas. O negro representa todo o culto em potência, sem diferenciação, sendo o primeiro elemento que dinamiza o culto e permite que ele se manifeste. Por coincidência, ou não, no espectro visível do olho humano, vermelho é a vibração de menor frequência, abaixo do nível da qual tudo é negro, ausência de luz. Sendo o senhor dos limites, inclusive no horário, seu momento mais próprio não poderia ser outro senão a fronteira entre os dias, isto é, a meia-noite. Existem Guardiães da terra, do fogo, da água e do ar, bem como, nas combinações desses elementos e nos estados de transição entre eles, incluindo os cemitérios. Tem a encruzilhada em "X" como seu local de força, por ser dominador de todos os caminhos. Através do tempo, o Guardião poderá atingir graus de evolução espiritual enormes, de tal forma que poderão passar a integrar as falanges dos Caboclos e dos Pretos Velhos, praticando somente o bem, pelo simples prazer de praticá-los, porém não mais como Guardião, mas sim como Caboclos ou Pretos Velhos. Poema de Exu (Jorge Amado) - Não sou preto; branco ou vermelho; Tenho as cores e formas que quiser; Não sou diabo nem santo, sou Exu; Mando e desmando; Traço e risco; Faço e desfaço; Estou e não vou, Tiro e não dou; Sou Exu; Passo e cruzo; Traço, misturo e arrasto o pé; Sou reboliço e alegria; Rodo, tiro e boto; Jogo e faço fé; Sou nuvem, vento e poeira; Quando quero, homem e mulher; Sou das praias, e da maré; Ocupo todos os cantos; Sou menino, avô, maluco até; Posso ser João, Maria ou José; Sou o ponto do cruzamento; Durmo, acordo e ronco falando; Corro, grito e pulo; Faço filho assobiando; Sou argamassa; De sonho carne e areia; Sou a gente sem bandeira; O espeto, meu bastão; O assento ? O vento; Sou do mundo, nem do campo; Nem da cidade; Não tenho idade; Recebo e respondo pelas pontas; Pelos chifres da nação; Sou Exu; Sou agito, vida, ação; Sou os cornos da lua nova; A barriga da rua cheia; Quer mais ? Não dou; Não tou mais aqui!

  • FOTOS

    Umbanda esotérica sem atabaques e imagens de santo. Veja fotos, mensagens, psicografias e muito mais. Conheça o preto velho, caboclo, ogum, exu, baiano, marabó e sete porteira das almas. Estamos em Santo André - SP - Brasil. Assuntos: Umbanda, preto velho, preto-velho, ogum, caboclo, exu, baiano, Oxalá, macumba, espírito, espiritismo, médium, médiuns, passes, descarrego, vidente, pai de santo, pai Benedito, sete porteira das almas, ogum sete espadas, exu espada, pai João Livino, Ambroise Paré, medicina alternativa, passe magnético, cura pelo passe, cura espiritual, equilíbrio mental, harmonia espiritual, comunicação dos espíritos, mensagens psicografadas, mensagens espirituais, mensagens da espiritualidade, perdão espiritual, lei de ação e reação, leis naturais, leis universais da reencarnação, espíritos obsessores, espírito obsessor, obsessão espiritual, perturbação espiritual, encosto de espíritos, aproximação de espíritos, lei de retorno, exu Marabó, mediunidade, esotérico, esotérica, Umbanda branca, Umbanda esotérica, Umbanda em Santo André, Umbanda em São Paulo, Umbanda em São Bernardo do Campo, Umbanda em Mauá, Umbanda em São Caetano do Sul, Umbanda em Diadema, Umbanda em Ribeirão Pires, Umbanda em Mogi, escola da Umbanda, escola de Umbanda, cursos de magia, Umbanda no município de, Umbanda no estado de, Umbanda em, incorporação na Umbanda, trabalhos de Umbanda, trabalhos na Umbanda, Umbanda e espiritismo, espiritismo e Umbanda, Umbanda filosófica, Umbanda evoluída, revolução da Umbanda, Umbanda do Brasil, Umbanda no Brasil, Umbanda no ABCD, umbanda ABCD, Umbanda no ABC, Umbanda ABC, Umbanda brasileira, Umbanda verdadeira, espíritos de luz, espíritos iluminados, espíritos evoluídos, Universidade Umbandista, Universidade da Umbanda, Umbanda universal, Umbanda na Universidade, história da Umbanda, preto velho na Umbanda, exu na Umbanda, caboclo na Umbanda, médium Umbandista, desenvolvimento mediúnico, médiuns Umbandistas, fotos da Umbanda, em, no, viajem astral, mensagem, mensagens, psicografia, pontos cantados na Umbanda, pontos tocados na Umbanda, mantra Umbandista, mantras, doutrina espírita, Allan Kardec, Chico Xavier, preto velho na senzala, magia Umbandista, magia, Umbanda em SA, Umbanda em SP, Umbanda em SBC, Umbanda em SCS, Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Brasil, Brazil, spirit, spiritism, Umbanda in Brazil, Umbanda Brazil, união espírita, evangelização espírita, evangelização na Umbanda, ensinamentos umbandistas, contos espirituais, histórias espíritas, verdades espirituais, experiências espirituais, Umbanda São Jorge

  • EVENTOS

    Umbanda esotérica sem atabaques e imagens de santo. Veja fotos, mensagens, psicografias e muito mais. Conheça o preto velho, caboclo, ogum, exu, baiano, marabó e sete porteira das almas. Estamos em Santo André - SP - Brasil. Assuntos: Umbanda, preto velho, preto-velho, ogum, caboclo, exu, baiano, Oxalá, macumba, espírito, espiritismo, médium, médiuns, passes, descarrego, vidente, pai de santo, pai Benedito, sete porteira das almas, ogum sete espadas, exu espada, pai João Livino, Ambroise Paré, medicina alternativa, passe magnético, cura pelo passe, cura espiritual, equilíbrio mental, harmonia espiritual, comunicação dos espíritos, mensagens psicografadas, mensagens espirituais, mensagens da espiritualidade, perdão espiritual, lei de ação e reação, leis naturais, leis universais da reencarnação, espíritos obsessores, espírito obsessor, obsessão espiritual, perturbação espiritual, encosto de espíritos, aproximação de espíritos, lei de retorno, exu Marabó, mediunidade, esotérico, esotérica, Umbanda branca, Umbanda esotérica, Umbanda em Santo André, Umbanda em São Paulo, Umbanda em São Bernardo do Campo, Umbanda em Mauá, Umbanda em São Caetano do Sul, Umbanda em Diadema, Umbanda em Ribeirão Pires, Umbanda em Mogi, escola da Umbanda, escola de Umbanda, cursos de magia, Umbanda no município de, Umbanda no estado de, Umbanda em, incorporação na Umbanda, trabalhos de Umbanda, trabalhos na Umbanda, Umbanda e espiritismo, espiritismo e Umbanda, Umbanda filosófica, Umbanda evoluída, revolução da Umbanda, Umbanda do Brasil, Umbanda no Brasil, Umbanda no ABCD, umbanda ABCD, Umbanda no ABC, Umbanda ABC, Umbanda brasileira, Umbanda verdadeira, espíritos de luz, espíritos iluminados, espíritos evoluídos, Universidade Umbandista, Universidade da Umbanda, Umbanda universal, Umbanda na Universidade, história da Umbanda, preto velho na Umbanda, exu na Umbanda, caboclo na Umbanda, médium Umbandista, desenvolvimento mediúnico, médiuns Umbandistas, fotos da Umbanda, em, no, viajem astral, mensagem, mensagens, psicografia, pontos cantados na Umbanda, pontos tocados na Umbanda, mantra Umbandista, mantras, doutrina espírita, Allan Kardec, Chico Xavier, preto velho na senzala, magia Umbandista, magia, Umbanda em SA, Umbanda em SP, Umbanda em SBC, Umbanda em SCS, Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Brasil, Brazil, spirit, spiritism, Umbanda in Brazil, Umbanda Brazil, união espírita, evangelização espírita, evangelização na Umbanda, ensinamentos umbandistas, contos espirituais, histórias espíritas, verdades espirituais, experiências espirituais, Umbanda São Jorge

  • HOMENAGEM

    Umbanda esotérica sem atabaques e imagens de santo. Veja fotos, mensagens, psicografias e muito mais. Conheça o preto velho, caboclo, ogum, exu, baiano, marabó e sete porteira das almas. Estamos em Santo André - SP - Brasil. Assuntos: Umbanda, preto velho, preto-velho, ogum, caboclo, exu, baiano, Oxalá, macumba, espírito, espiritismo, médium, médiuns, passes, descarrego, vidente, pai de santo, pai Benedito, sete porteira das almas, ogum sete espadas, exu espada, pai João Livino, Ambroise Paré, medicina alternativa, passe magnético, cura pelo passe, cura espiritual, equilíbrio mental, harmonia espiritual, comunicação dos espíritos, mensagens psicografadas, mensagens espirituais, mensagens da espiritualidade, perdão espiritual, lei de ação e reação, leis naturais, leis universais da reencarnação, espíritos obsessores, espírito obsessor, obsessão espiritual, perturbação espiritual, encosto de espíritos, aproximação de espíritos, lei de retorno, exu Marabó, mediunidade, esotérico, esotérica, Umbanda branca, Umbanda esotérica, Umbanda em Santo André, Umbanda em São Paulo, Umbanda em São Bernardo do Campo, Umbanda em Mauá, Umbanda em São Caetano do Sul, Umbanda em Diadema, Umbanda em Ribeirão Pires, Umbanda em Mogi, escola da Umbanda, escola de Umbanda, cursos de magia, Umbanda no município de, Umbanda no estado de, Umbanda em, incorporação na Umbanda, trabalhos de Umbanda, trabalhos na Umbanda, Umbanda e espiritismo, espiritismo e Umbanda, Umbanda filosófica, Umbanda evoluída, revolução da Umbanda, Umbanda do Brasil, Umbanda no Brasil, Umbanda no ABCD, umbanda ABCD, Umbanda no ABC, Umbanda ABC, Umbanda brasileira, Umbanda verdadeira, espíritos de luz, espíritos iluminados, espíritos evoluídos, Universidade Umbandista, Universidade da Umbanda, Umbanda universal, Umbanda na Universidade, história da Umbanda, preto velho na Umbanda, exu na Umbanda, caboclo na Umbanda, médium Umbandista, desenvolvimento mediúnico, médiuns Umbandistas, fotos da Umbanda, em, no, viajem astral, mensagem, mensagens, psicografia, pontos cantados na Umbanda, pontos tocados na Umbanda, mantra Umbandista, mantras, doutrina espírita, Allan Kardec, Chico Xavier, preto velho na senzala, magia Umbandista, magia, Umbanda em SA, Umbanda em SP, Umbanda em SBC, Umbanda em SCS, Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Brasil, Brazil, spirit, spiritism, Umbanda in Brazil, Umbanda Brazil, união espírita, evangelização espírita, evangelização na Umbanda, ensinamentos umbandistas, contos espirituais, histórias espíritas, verdades espirituais, experiências espirituais, Umbanda São Jorge

  • MENSAGENS

    Assuntos: Umbanda, preto velho, preto-velho, ogum, caboclo, exu, baiano, Oxalá, macumba, espírito, espiritismo, médium, médiuns, passes, descarrego, vidente, pai de santo, pai Benedito, sete porteira das almas, ogum sete espadas, exu espada, pai João Livino, Ambroise Paré, medicina alternativa, passe magnético, cura pelo passe, cura espiritual, equilíbrio mental, harmonia espiritual, comunicação dos espíritos, mensagens psicografadas, mensagens espirituais, mensagens da espiritualidade, perdão espiritual, lei de ação e reação, leis naturais, leis universais da reencarnação, espíritos obsessores, espírito obsessor, obsessão espiritual, perturbação espiritual, encosto de espíritos, aproximação de espíritos, lei de retorno, exu Marabó, mediunidade, esotérico, esotérica, Umbanda branca, Umbanda esotérica, Umbanda em Santo André, Umbanda em São Paulo, Umbanda em São Bernardo do Campo, Umbanda em Mauá, Umbanda em São Caetano do Sul, Umbanda em Diadema, Umbanda em Ribeirão Pires, Umbanda em Mogi, escola da Umbanda, escola de Umbanda, cursos de magia, Umbanda no município de, Umbanda no estado de, Umbanda em, incorporação na Umbanda, trabalhos de Umbanda, trabalhos na Umbanda, Umbanda e espiritismo, espiritismo e Umbanda, Umbanda filosófica, Umbanda evoluída, revolução da Umbanda, Umbanda do Brasil, Umbanda no Brasil, Umbanda no ABCD, umbanda ABCD, Umbanda no ABC, Umbanda ABC, Umbanda brasileira, Umbanda verdadeira, espíritos de luz, espíritos iluminados, espíritos evoluídos, Universidade Umbandista, Universidade da Umbanda, Umbanda universal, Umbanda na Universidade, história da Umbanda, preto velho na Umbanda, exu na Umbanda, caboclo na Umbanda, médium Umbandista, desenvolvimento mediúnico, médiuns Umbandistas, fotos da Umbanda, em, no, viajem astral, mensagem, mensagens, psicografia, pontos cantados na Umbanda, pontos tocados na Umbanda, mantra Umbandista, mantras, doutrina espírita, Allan Kardec, Chico Xavier, preto velho na senzala, magia Umbandista, magia, Umbanda em SA, Umbanda em SP, Umbanda em SBC, Umbanda em SCS, Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Brasil, Brazil, spirit, spiritism, Umbanda in Brazil, Umbanda Brazil, união espírita, evangelização espírita, evangelização na Umbanda, ensinamentos umbandistas, contos espirituais, histórias espíritas, verdades espirituais, experiências espirituais, Umbanda São Jorge

  • VIDEOS

    ASSISTA AQUI ALGUNS VÍDEOS (YOUTUBE), BASTANDO APENAS CLICAR NELES... CONHEÇA ALGUNS PONTOS DE UMBANDA, MENSAGENS, HOMENAGENS, ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS E MUITO MAIS... AGUARDE O VÍDEO APARECER... ATENÇÃO: É preciso permitir "Scripts" e controles "ActiveX" para os vídeos aparecerem. Caso o seu navegador os bloquear automaticamente, clique no alerta que aparecerá na parte superior do navegador e selecione "Permitir Conteúdo Bloqueado".

  • LOCALIZAÇÃO

    IRMANDADE ESPÍRITA DE UMBANDA SÃO JORGE  RUA CARNEIRO LEÃO, 06 - VL.SCARPELLI - SANTO ANDRÉ - SP. Aviso Importante: Fazemos dois trabalhos semanais. Os trabalhos realizados aos Sábados são especiais. Nestes não poderão ingressar crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade, assim como as pessoas que não sejam frequentadoras dos trabalhos de quartas-feiras. O assistido que vier pela primeira vez em nossa casa, poderá participar inicialmente dos trabalhos de quartas-feiras. Nestes, não há limite de idades. Nossos trabalhos iniciam-se às 20:00h e possuem o término previsto até às 22:00h. Torna-se necessário o assistido chegar no mínimo 10 minutos antes do início.

  • FALE CONOSCO

    Assuntos: Umbanda, preto velho, preto-velho, ogum, caboclo, exu, baiano, Oxalá, macumba, espírito, espiritismo, médium, médiuns, passes, descarrego, vidente, pai de santo, pai Benedito, sete porteira das almas, ogum sete espadas, exu espada, pai João Livino, Ambroise Paré, medicina alternativa, passe magnético, cura pelo passe, cura espiritual, equilíbrio mental, harmonia espiritual, comunicação dos espíritos, mensagens psicografadas, mensagens espirituais, mensagens da espiritualidade, perdão espiritual, lei de ação e reação, leis naturais, leis universais da reencarnação, espíritos obsessores, espírito obsessor, obsessão espiritual, perturbação espiritual, encosto de espíritos, aproximação de espíritos, lei de retorno, exu Marabó, mediunidade, esotérico, esotérica, Umbanda branca, Umbanda esotérica, Umbanda em Santo André, Umbanda em São Paulo, Umbanda em São Bernardo do Campo, Umbanda em Mauá, Umbanda em São Caetano do Sul, Umbanda em Diadema, Umbanda em Ribeirão Pires, Umbanda em Mogi, escola da Umbanda, escola de Umbanda, cursos de magia, Umbanda no município de, Umbanda no estado de, Umbanda em, incorporação na Umbanda, trabalhos de Umbanda, trabalhos na Umbanda, Umbanda e espiritismo, espiritismo e Umbanda, Umbanda filosófica, Umbanda evoluída, revolução da Umbanda, Umbanda do Brasil, Umbanda no Brasil, Umbanda no ABCD, umbanda ABCD, Umbanda no ABC, Umbanda ABC, Umbanda brasileira, Umbanda verdadeira, espíritos de luz, espíritos iluminados, espíritos evoluídos, Universidade Umbandista, Universidade da Umbanda, Umbanda universal, Umbanda na Universidade, história da Umbanda, preto velho na Umbanda, exu na Umbanda, caboclo na Umbanda, médium Umbandista, desenvolvimento mediúnico, médiuns Umbandistas, fotos da Umbanda, em, no, viajem astral, mensagem, mensagens, psicografia, pontos cantados na Umbanda, pontos tocados na Umbanda, mantra Umbandista, mantras, doutrina espírita, Allan Kardec, Chico Xavier, preto velho na senzala, magia Umbandista, magia, Umbanda em SA, Umbanda em SP, Umbanda em SBC, Umbanda em SCS, Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, São Caetano do Sul, Brasil, Brazil, spirit, spiritism, Umbanda in Brazil, Umbanda Brazil, união espírita, evangelização espírita, evangelização na Umbanda, ensinamentos umbandistas, contos espirituais, histórias espíritas, verdades espirituais, experiências espirituais, Umbanda São Jorge

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - PROMULGADA EM 05.10.1988. Título II – Dos direitos e garantias fundamentais. Capítulo I – Dos direitos e deveres individuais e coletivos. Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; Seção II - Da Cultura. Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. § 1º. O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.


Expand all | Compact all


Back to content | Back to main menu