História do Ministério Comunidade Cristã

A História do Ministério Comunidade Cristã

I- A Realidade Atual

O Ministério Comunidade Cristã foi fundado pelo Pr. César Augusto Machado de Sousa em 1994. Tem sua sede nacional e internacional em Goiânia-Go, onde acontecem reuniões da igreja e também é desenvolvido um grande projeto social através da Fundação Ministério Comunidade Cristã.  A sede tem capacidade para cinco mil pessoas no salão de reuniões principal, e diversas salas de apoio onde desenvolvemos: aulas para crianças,   consultórios pastorais, seminário teológico e obras  assistenciais.  

Além da sede o Ministério Comunidade Cristã, tem os núcleos da igreja na cidade de Goiânia. São 28 salões em diversos bairros onde são realizados cultos diariamente, em alguns núcleos cinco cultos ao dia.

O Ministério Comunidade Cristã em Goiânia tem mais de vinte mil membros que freqüentam os cultos realizados na sede e núcleos, ultrapassando a sessenta cultos de adoração a Deus diariamente.

No Brasil são quase duzentas Igrejas caminhando sob a orientação apostólica do Pr. César Augusto. Estas Igrejas recebem cobertura espiritual e também estão vinculadas  jurídica e administrativamente a sede em Goiânia.

Internacionalmente o Ministério Comunidade Cristã está com igrejas em cinco nações: EUA, Portugal, Espanha, Namíbia e Moçambique.

O crescimento do Ministério Comunidade Cristã nestes seis anos é fruto da graça de Deus que tem ungido a ação apostólica do Pr. César Augusto tanto na igreja local como  extra local. A seguir vamos compartilhar um pouco da história do início do Ministério Comunidade Cristã, crendo que Deus será engrandecido pelo Seus feitos maravilhosos em nosso meio:

II- História

O início: “João respondeu e disse: O homem não pode receber coisa alguma se lhe não for dada do céu.” 

(João 3:27)

           Desde o início de seu ministério, o Pr. César Augusto sentia em seu coração um peso muito grande pelas almas perdidas. Ainda jovem após sua conversão, ele saía pelas ruas de Goiânia distribuindo folhetos e proclamando o amor de Deus.

        Logo após o seu casamento com a Pra. Rúbia de Sousa, movido pelo amor de Deus, eles começaram a pregar para meninos abandonados que cheiravam cola e se drogavam nas ruas de Goiânia.  Numa destas ocasiões um jovem perguntou-lhe:      Se Deus me ama, porque não tenho o que comer e nem onde morar? Esta pergunta tocou-os profundamente e eles, apesar de jovens e recém casados, abriram o seu lar para acolher estes meninos de rua. Compartilhavam com eles moradia, ofereciam-lhes orientação espiritual, educacional e refeições diárias. Logo estavam acolhendo em seu lar mais de vinte jovens e presenciaram o poder de Deus, tanto suprindo-os materialmente como restaurando aqueles corações machucados pela vida das ruas.

       Apesar de muitas lutas e pressões, Deus prevaleceu, e a partir daí estruturou-se uma Casa de Juvenil, que até hoje retira meninos carentes das ruas em Goiânia e é mantida pelo Ministério Comunidade Cristã.

       O Ministério deste casal não parou ai! Deus levou-os a iniciarem um grupo de evangelismo familiar em um dos edifícios residenciais de Goiânia. Deus estava chamando-os para ensiná-los um evangelismo diferente, cujo objetivo principal não era pregar a religião, e sim o amor de Cristo e Sua Palavra.

III - O Crescimento

O Crescimento: “E crescia mais e mais a multidão dos crentes, tantos homens como mulheres, agregados ao Senhor.”

(Atos 5:14)

          A partir daquele grupo Deus iniciou um mover de evangelismo muito grande. Com este mover aconteceram muitas curas e sinais, através do ministério do Pr. César Augusto. Aconteceram muitas conversões, obrigando o grupo a transferir-se inicialmente para o salão de festas do prédio, depois para um auditório e finalmente para um salão de um buffet, que foi alugado  para dar continuidade ao crescimento da obra.  

        Inicialmente as reuniões eram realizadas apenas nas quartas-feiras à noite. O “Salão do Bueno” (como era chamado) tinha dois pavimentos com capacidade aproximada para 800 pessoas. Até o final de 1992, o grupo do “Bueno”, já tinha uma freqüência de aproximadamente 1.000 pessoas, obrigando a locação de um telão para que fossem utilizados os dois pavimentos. Em muitas reuniões as pessoas ficavam ajoelhadas, inclusive no passeio público, para buscar a Deus nas campanhas de oração! Deus continuou operando grandemente através do ministério do Pr. César Augusto e Pra. Rúbia de Sousa; continuaram acontecendo muitas curas e libertação de vidas. Muitas pessoas converteram  ao Senhor, abandonando a prática de idolatria e a vida mundana.  

IV - Nasce o Ministério Comunidade Cristã

 

 “Assim, pois, as Igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.” 

(Atos 9:31)

         

         Após este processo o Pr. César Augusto recebeu uma Palavra de Deus em Atos – 18:9-10 “ Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Entendeu com isto que Deus estava impulsionando-o a continuar pregando a Palavra de Deus  não somente em Goiânia mas também no Brasil. 

Depois disto em 1994 os pastores em Goiânia e os demais pastores das comunidades no Brasil, aliançados com o Pr. César Augusto e Pra. Rúbia Sousa, decidiram fundar o Ministério Comunidade Cristã para dar continuidade à obra no Brasil e no Exterior.

         Hoje além, das igrejas o Ministério Comunidade Cristã tem ocupado um espaço nos meios de comunicação com o objetivo de divulgar o evangelho de Cristo e a visão de Deus à Sua Igreja. Isto acontece através da rádio Aliança (AM com destaque de audiência em Goiânia) e do programa de televisão a nível Regional e Nacional.

         Além da expansão evangelística e estrutural, o Pr. César Augusto recebeu de Deus a visão apostólica de uma ação ministerial muito ampla e diversificada. Por isto o Ministério Comunidade Cristã tem desenvolvido sua visão em diversas áreas ministeriais das quais queremos destacar o louvor e adoração: com a gravação de 4 CD’s da série  Consagração, sendo três ao vivo (“Projeto de Deus”, “Aviva”, “Obrigado Jesus” e  “Poder da Oração”).

         O Pr. César Augusto é  também autor de vários livros que retratam a visão do Ministério Comunidade Cristã, entre eles: “Guerra Espiritual”, “O Projeto de Deus para o Homem”, “Vencendo a Depressão”, “O Coração de um Adorador”, “Sinais e Maravilhas” e “Compreendendo o Mundo Espiritual”.

         Deus tem gerado no coração do Pr. César Augusto e da Pra. Rúbia, juntamente com os demais pastores da sua equipe, uma fé que nos próximos anos o crescimento deste ministério será ainda maior do que o experimentado nestes anos iniciais, pela infinita graça e misericórdia de Deus, a quem seja dada toda honra e glória.

1