Onde Você Pode Encontrar o Sentido da Vida.

6 de Fevereiro de 2008 por Bill Allin

encontrado em http://tiabuilder.wordpress.com - Bill Allin: Turning It Around

Causes and Cures for Today’s Epidemic Social Problems

 

título original: Where You Can Find The Meaning Of Life

 

 

Enquanto qualquer um acreditar que seu ideal e propósito está fora de si, que está acima das nuvens, no passado ou no futuro, ele sairá de si mesmo e buscará completude onde essa não pode ser encontrada. Ele procurará por soluções e respostas em qualquer lugar exceto onde podem ser encontradas – nele mesmo.

 

-         Erich Frohm, psicólogo social e psicanalista

 

Simples. É a chave da vida. É o caminho para aprendermos o propósito de nossas vidas, a misteriosa Arca da Aliança em um nível pessoal. Então por que é tão difícil de fazê-lo?

Nós humanos não somos construídos para ajustarmo-nos a esse modelo.

 

Somos uma espécie social, o que significa que precisamos uns dos outros e dependemos de nossos líderes para dar a nossa tribo os melhores conselhos. Precisamos de alguém que nos diga o que fazer.

 

Interessante. Necessitamos uns dos outros, porém ensinamos a nossas crianças que devem ser independentes. Ao mesmo tempo as ensinamos que devem ajustar-se, não apenas às leis de seu país e sua comunidade, mas à códigos morais, dogmas religiosos e a algumas vezes desejos e vontades escolhidas arbitrariamente.

 

Ensinamos nossas crianças que devem se ajustar à códigos de vestimenta em certos ambientes, então reclamamos que escolhem seu próprio código de vestimenta mais ou menos uniforme para a escola e tempo livre, de acordo com a moda do dia e de sua escola.

Os ensinamos que têm livre-arbítrio, então disfarçadamente tentamos fazer deles seguidores de nossos sistemas políticos, religiosos e de valores.

 

Como animais sociais, devemos saber como seguir nossos líderes. Contudo, nossos líderes não são mais escolhidos dentre os melhores guerreiros da tribo. Ou são? Nós os seguimos, em geral, mas quando não mais queremos seguí-los nós lutamos mais freqüentemente que cedemos.

 

Quando adultos, dependemos de nossos empregadores para nos dizer o que fazer para que não tenhamos que descobrir como ganhar a vida nós mesmos. Testemunhe o trauma que algumas pessoas experienciam quando perdem seus empregos. Alguns não sabem nem para onde olhar, como pagar o aluguel do próximo mês, como fazer para encontrar um novo emprego. Embora o emprego autônomo esteja em alta como nunca antes, isso se dá mais por termos uma base populacional do que mais pessoas saberem como ganhar a vida como seus esforços individuais.

 

Onde passamos nossas ferias? É uma crença bem aceita entre agentes de viagem que seus clients regulares sabem mais de visões em terras distantes do que sobre as belezas e maravilhas a um dia de viagem de suas próprias casas. Saber sobre o que há de bom localmente demandaria que dependêssemos de nós mesmo para descobrir. Para saber o que há de bom em alguma terra distante só precisamos consultar um agente de viagens ou um programa de viagens na televisão. Em outras palavras, deixar outros nos dizer o que é bom longe de casa.

 

Dependemos dos outros para nos dizer no que acreditar, o que comer, que filmes assistir, o que vestir, que carros dirigir, onde trabalhar, até em grande parte como gastar nosso tempo livre (o pouco que nos sobrar).

 

Virtualmente cada mensagem importante em nosso mundo, as mensagens que determinam o que fazemos de nossas vidas vêm de fora de nós. Enquanto seguidores em uma espécie social, chegamos ao ponto de esperar que seja assim que deva ser.

 

Imaginamos qual poderia ser o sentido da vida. Então nos viramos para outros para nos dizer, como se tivessem algum insight individual que nós não temos. É exatamente o que membros de todas as espécies animais fazem.

 

Somos nós nada mais que animais que podem andar eretos, sussurrar, pensar e usar a linguagem então? Somos e seremos até aprendermos a olhar dentro de nós mesmos para determinar o que o significado de nossa própria vida será e como investiremos o tempo limitado que temos nela para nosso melhor interesse e daqueles mais próximos de nós.

 

Jesus de Nazaré disse “o Reino dos Céus está dentro de vós” mas muito poucos procuram por ele lá. Erich Fromm disse que devemos procurar por soluções e respostas dentro de nós mesmos.

 

Enquanto alguém que pode testemunhar sobre o fato de que há mais maravilhas dentro de nós mesmo que fora, tendo feito essa grande descoberta eu mesmo, estou lhes dando a mesma mensagem. Eu posso mostrar-lhes o caminho. Vocês precisam tomá-lo vocês mesmos.