Formatura
Discurso da Oradora - Samantha Ribeiro de Souza.
"A Profecia"
Por: Diego dos Santos, Edwartt Campos Pereira Lopes e Samantha Ribeiro de Souza
Algum tempo hesitamos se deveríamos abrir essas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o passado e o presente, ou o futuro, o desconhecido. Suposto o uso vulgar seja começar pelo passado, uma consideração nos levou a adotar diferente método: o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Brás Cubas, que contou a sua vida e morte, também adotou esse mesmo caminho, mas nós não vamos tão longe...
Janeiro de 2020. Vinte anos se passaram desde que a turma de concluintes do ensino médio de 1999 deixou o colégio. Numa manhã ensolarada, Madu passeia alegremente com seus doze netos, três bisnetos e cinco cachorros, quando ocasionalmente encontra alguns ilustres ex-alunos do colégio que eram dessa mesma turma. Faladeira e curiosa, Madu quis saber mais sobre todos e como andam suas vidas. Eles lhe disseram que tudo que sabiam era que...
O mais próximo que BRUNA chegou da medicina foi se fantasiando de Zé Gotinha em postos de saúde, ou apresentando peças infantis em prontos-socorros, ajudando na recuperação dos doentes. BRUNO PERES, ou ET, com sua charmosa barba, voltou para sua terra natal, a nebulosa de Oreon, onde vende queijo minas e vive feliz com sua amada XAXÁ que teve a capacidade de ir falando durante trezentos anos luz de viajem.
SERPA casou-se com a adorada CAROL SANITA e formaram uma dupla caipira, seguindo o exemplo de Wilson e Soraia, famosos nos anos oitenta.
CADÚ é visto algumas vezes com sua amiga Elaine na Paradiso, ou semanalmente em seu show transformista no bar Divina Ciência.
CAROL mudou-se para Porto Seguro onde tem uma fazendinha e é guia turística do Hotel Pau Brasil – Centro, junto com seu marido... Qual é mesmo o nome daquele nosso guia, Fabíola?
CAROLINE LUMI abriu um sushi bar onde as comidas são servidas sobre mulheres e homens nus. Ela administra o negócio de longe com SÔNIA... e ganham muito dinheiro.
CÁSSIO após muita insistência, resolveu casar-se com a fofinha do primeiro colegial, ameaçando assim o poder da espada de São Jorge facilmente adquirido por JOÃO RICARDO que mostra-se ainda mais corajoso como guerreiro.
CÍNTIA casou-se com Peru e bate nele sempre que ele chapa o coco. Ela e a FERNANDA FALCÃO não conseguiram terminar o primeiro ano da UNIP e agora são socialites e andam peruando pela cidade.
CLÁUDIA superou seu trauma e agora dá aulas de Geometria num colégio concorrente da cidade.
DANIELA resolveu desistir da medicina após desmaiar inúmeras vezes ao ver sangue. Agora toca teclado com seu marido em bares pela noite
joseense.
DIEGO foi internado numa clínica de recuperação de viciados e tenta arduamente se libertar da Coca-Cola. Ainda toma um golinho, ou duas garrafas de Catuaba sempre que pode.
DIUALE passou no Barro-Branco e virou guarda de trânsito. Briga semanalmente com seu noivo Pan e sempre diz que daquela vez foi pra sempre, mas como é de se esperar, no dia seguinte está tudo bem. De vez em quando ela ainda sobe na cadeira de restaurantes e dá um showzinho dizendo que sem o Gabriel ela não é nada e etc, etc... Coisas de
Diuale.
ELAINE virou promoter do Café Paradiso, onde é conhecida carinhosamente como “Furacão”.
FERNANDA BRANDÃO resolveu entrar para o A.A. depois de ter machucado seu pescoço pela décima vez, enquanto estava de pileque.
FRED fez pós-graduação de filosofia em Pixoxó e ao ver seu time ser rebaixado para a quinta divisão do futebol carioca, desistiu dessa vida. Agora jura de pés juntos ser Flamengo, desde que nasceu.
HELENA percebeu que não tem vocação nenhuma pra xadrez e já é tri-campeã de dominó, no campeonato de velhinhos da praça.
LEANDRO espera até hoje seu nome ser chamado na lista da GV. Enquanto isso acompanha a turnê de shows dos principais grupos de pagode e se vira como pode com o dinheiro adquirido com bicos na boate, com o Cadú.
LÍVIA ainda tenta repor as aulas perdidas no terceiro colegial. Finalmente aprendeu a usar o despertador e percebeu que suas viagens à São José seriam mais rápidas se fossem feitas de ônibus e não na caminhada como costumava fazer.
LUCAS comprou um opala preto, rebaixou, colocou filme nos vidros e virou mano da peri. Seu pai ainda paga as últimas parcelas referentes à “ajuda” dada pelos professores para ele conseguir passar de ano, desde a quarta série.
LUCIANA e TÂNIA vivem unidas como nunca, viajando pelo mundo afora. Muitos dizem que elas estão revivendo os mitos de “Thelma e Louise”.
MANUELLA ainda tenta passar em medicina em qualquer vestibular do país. Por sua experiência em certas disciplinas já foi convidada a dar aulas em vários cursinhos da cidade. É... a esperança é a última que morre.
MARC entrou para o Guiness por ter o maior cérebro do mundo. Realmente era impossível ter um cabeção daqueles sem recheio nenhum. Todo ano ele passa em todos os vestibulares que presta, mas ainda não conseguiu decidir entre economia e engenharia.
MIRELA foi morar em Caçapava e vive agora com seu noivo que arranjou durante as aulas de cursinho no terceiro colegial.
MONIQUE após sofrer vários traumas ao comprar roupas, resolveu abrir uma botique para pessoas de estatura não muito privilegiada e faz muito sucesso.
RICHTER é procurado mundialmente pela FBI e Interpol, como hacker, por ter infiltrado e destruído os arquivos do computador do Pentágono.
TED agora dá aulas de dança na academia da sua mãe, para garotas baixinhas e fofas de dez à treze anos. Sonha em reencontrar a Margot.
SILVIO não conseguiu o que queria quando veio pra Brasília com o diabo ter. Ele queria era falar com o presidente pra ajudar toda essa gente que só faz sofrer.
TATI após se cansar se der dona de casa, lavando cuecas sujas do Juca, resolveu voltar a super agência de modelos WR e agora faz promoções de mega eventos como: Fapija e Vale Rodeio.
ALICE é procurada por todo o país por ser responsável pela construção de um conjunto habitacional do projeto “Revive Brasil”, que por erros arquitetônicos desabou antes mesmo da fase de acabamento. É... ela devia ter levado mais a sério as aulas do Adhemar.
BRIANDA virou comissária de bordo. Descobriu a paixão pela aviação no seu vôo de ida para Porto Seguro.
BRUNO LAURINO, juntamente com a INÊS tomaram o lugar do Leão Lobo na CNT-Gazeta e estão fazendo muito sucesso contando novidades quentinhas. O filho do Bruno esta namorando a filha do
Cattiste.
CAMILA finalmente ingressou na faculdade de medicina de Pixoxó após vinte e tantas tentativas.
EDWARTT e o RICARDO montaram em sociedade uma barraquinha de caricaturas e tatuagens de verão na feirinha hippie de Caraguá.
FABIANA ainda não conseguiu decidir o que quer da vida. Sua mãe vive cobrando a faculdade, mas ela já se acostumou com o trabalho, as tequilas de fim de semana, o casamento e os filhos. O Paulo enfim consegui o que queria.
PEPÊ agora é chefe do morro do regaço, realizou seu sonho comprando uma PT e continua com a padaria de fachada.
FERNANDA LARA largou sua vida no Brasil e foi atrás de aventuras pelo Chile, sonho esse que tinha desde as férias de julho do terceiro colegial... Vai entender essas meninas, né?
Depois do término dos anos escolares FILIPE LOPES começou seu período de hibernação, agora sem interrupções por professoras sem coração.
GULI foi morar na Jamaica, ficou rico com a venda de pastéis e está pensando seriamente em criar uma seita que adore o rei do reggae, Bob
Marley.
GLAUBER é preso político, pois após anos de investigação descobriram a sua verdadeira identidade. Seu nome é Dimitri Stanscowistch e é agente secreto da KGB e está a serviço da mãe Rússia desde 1985. Aquela barba loira não enganava ninguém.
JULIANA por ter a bochechinha muito sexy estampa seu rosto em várias propagandas de creme dental e hidratantes.
LANA, bióloga formada em Tiririca, está agora se recuperando da malária que contraiu na última expedição em pesquisa na Amazônia.
KITO virou dançarino de axé (para a surpresa de todos) no show da Margot e abriu um cabaré para as suas amigas FABÍOLA e MARIANA que dançam alegres, músicas desafinadamente cantadas por JOYCE e ALINE, enquanto RUBINHO toca axé e forró no cavaquinho.
MARIA CLARA faz turismo e ainda não cansou de viajar pelo mundo. A última vez que foi vista foi no Nepal... ou foi em Taubaté???
PEDRO IVO PAIOTI depois que ficou rico, sumiu e ninguém mais sabe onde se encontra. Outra que sumiu foi LAURA, mas segundo João Ricardo ela está muito bem e o Guli confirma a informação.
TOMEI toca covers de bandas reggae, pega onda e continua louco de Ber, enquanto sua adorável esposa Marília trabalha para sustentar o vagabundo.
INDELICATO mudou-se para Hollywood onde ingressou na carreira cinematográfica tomando o lugar de Brandon Walsh na minissérie de tv “Barrados no Baile”. Casou-se com a estupenda, maravilhosa e angelical modelo Marina Leite.
SABRINA bateu o record ao atravessar a nado o canal da mancha, junto som seu esportivo cônjuge Cacau
X-Tudo.
Por incrível que pareça, a SAMANTHA também ficou famosa. Ela tomou o lugar da tiazinha... Aquela tiazinha redonda que vendia acarajé em Porto. O mais próximo da biologia que ela conseguiu chegar foi quando as coisas apertaram e ela aceitou o emprego de cobaia num laboratório da cidade.
TATIANA DE CASTRO abriu um boteco, pois não teve futuro com a engenharia genética.
TATIANE XAVIER prestou UEL novamente e foi morar em Londrina. Se arranjou por lá com com um sulista e não troca o maridão por nenhum
joseense.
THAÍS e a NATÁLIA após dois anos ferrenhos no cursinho pré-vestibular Ímpar, desenvolveram um método matemático revolucionário. A Natália de vez em quando toma umas tequilas e conta alguns segredinhos indesejáveis.
Por fim eles relembraram com a ilustre senhora os anos do Bilac: das intermináveis festas e churrascos, dos namoros, dos fins de namoros, das trocas de namorados, dos risos e dos choros e de como tudo acabava bem. Lembraram também da ida pra Pousada, das noites sem dormir pela bagunça, das viagens entre amigos, da rodinha com o violão, do cuecão pelo aniversário, do teatro e do catchorro no bar do Luís. Muito falaram também sobre as bagunças na sala de aula, da ida pra Porto-Seguro, do exagero no álcool, das jibóias, da festa de formatura e dos trotes pelo vestibular. O certo é que em todos esses anos ninguém esteve totalmente sozinho, um era o apoio do outro e junto formávamos uma grande família. Muitas promessas de reencontros foram feitas no fim do terceiro ano, que infelizmente o destino não deixou se concretizar. Alguns de nossos amigos por um motivo ou outro nos deixaram no meio do caminho, alguns continuam presentes em nossa vidas até hoje, outras partiram de vez. O que consola a todos agora, apesar da saudade, é que ninguém nunca lhes poderá tirar essas doces lembranças, pois “o tempo e a distância não conseguem arrancar de nossas almas a lembrança daqueles que conseguiram conquistar nossos corações.”
Terminada a conversa, a Madu se despediu de todos e sentiu-se aliviada por estarem todos bem, alguns até melhor do que o esperado. Agora ela já pode voltar pra sua cadeira fofa e o café quente da orientação feliz e despreocupada por saber que estão todos bem.
Foram três anos para alguns, sete para outros, onze e até quatorze... praticamente a nossa infância e adolescência inteiras. Por isso, estou aqui, hoje, em nome dos alunos do terceiro colegial para agradecer a todos aqueles que contribuíram para a nossa formação e para tornar esse momento possível.
Aos professores pela imensa dedicação e função primordial de ensinar não só o conhecimento, mas também a sabedoria.
Um super obrigada aos diretores e orientadores, por tentarem nos passar que responsabilidade, disciplina, respeito e cidadania também são importantes.
Aos serventes, inspetores e todos os funcionários que fizeram parte do nosso “Bom dia Rosângela!!!”, “Fala, Zé!?!”, “Beleza, Guilherme?” entre outros... Qual é o moleque que não se lembra do Sr. Arruda? Ou que não goste do Candinho? Todas essas pessoas, apesar de não terem o devido reconhecimento, foram muito importantes em nosso dia a dia.
Aos pais um simples obrigada não bastaria, pois muitas vezes renunciaram seus próprios sonhos para tornarem os nossos possíveis. Sempre ao nosso lado, trabalhando para pagar nossas mensalidades, incentivando-nos a lutar, a não desistir, consolando-nos e sempre acreditando em nosso sucesso. E finalmente, a Deus, por permitir e abençoar tudo o que passamos.
Temos também que pedir perdão pelas nossas ofensas e agradecer por termos conseguido perdoar os que nos ofenderam. É... agradecer. Pois durante todos esses anos fomos felizes, apesar dos desprazeres e fomos também amadurecidos e preparados para encarar a longa caminhada que está por vir: a vida.
FIM
Nota do autor: Peço desculpas a todos aqueles a quem o teor do discurso acima não agrada. Tudo foi feito com a melhor das intenções, sem nenhum objetivo de difamar, ou humilhar alguém. Obrigado pela compreensão.