Nome  :  Simone Aguiar   Cargo : Gerente Comercial
Empresa : Cisa Trading S.A.   Atividade : Comércio Exterior

1) Com a crise no mundo e principamente no Brasil, qual sua opinião sobre internacionalização das empresas e qual a principal característica que leva à mesma?

Com a clara tendência de globalização em todo o mundo, as distâncias entre os países dimunuiu muito. Os povos estão absorvendo novas culturas e novos costumes rapidamente e, com isso, abrindo as portas para a entrada de novos produtos e serviços. Qualquer empresa ou indivíduo que queira se manter competitivo, mesmo que somente em seu próprio país deve, pelo menos como exercício, penetrar outros mercados. Seria o mesmo que dizer que a melhor defesa é o ataque.
Internacionalizar-se seria não só exercer as suas próprias atividades no exterior, mas também utilizar o benchmarking, uma técnica eficaz que promove a absorção do conhecimento e práticas que outras empresas do mesmo segmento já utilizam com sucesso. Esta é uma prática aplicável às áreas de produção, administração, vendas e marketing.
Na globalização, esta teoria se aplica não só às empresas mas aos indivíduos, que devem se abrir às mudanças e se adaptar àquilo que signifique melhores condições para se atingir excelência em serviços.
A empresa que consegue se estabelecer fora do país tem mais sucesso no mercado interno.

2) O que leva uma empresa a se internacionalizar?
A internacionalização pode ser adotada pelas empresas como uma ferramenta de desenvolvimento de negócios, através da entrada em novos mercados ou então, como uma técnica de auto-defesa, para melhor se preparar para a concorrência interna.

3) Quais as vantagens e desvantagens da internacionalização, segundo o seu ponto de vista?

Durante o processo de internacionalização a empresa internacionaliza não só seus produtos e serviços mas também os seus funcionários, a sua estrutura organizacional e até os seus processos. Desta forma, a empresa ganha em produtividade, resultados e promove um crescimento organizacional profundo. Esta vantagem sobrepuja toda e qualquer desvantagem de readaptação ou de custos já que vai aparelhar a empresa para desafios futuros tanto interna quanto externamente.

4 – Quais os principais itens exportados e/ou importados?
Como somos uma Company, importamos diversos produtos, desde acessórios para bebês , telecomunicações em geral , até locomotiva, geradores etc. Já o setor de exportação está sendo implantado agora em nossa empresa.

5- Quais são as principais embalagens, marcações, unitizações de carga utilizada plea sua empresa?

Caixas de Papelão, caixas de madeira, etc, lembrando que as embalagens e marcações já saem do exportador.

6-Como é feita a unitização de carga?
Se o pick-up da mercadoria de nossos clientes não estiver unitizadas, nosso contrato com o agente de carga, possibilita a melhor unitização da carga, sempre buscando com o melhor custo.
Geralmente é feita a paletização da carga, pois as mercadorias ficam muito mais protegidas.

7- Como a empresa encara o seguro internacional? A empresa contrata ou não o seguro?
O seguro internacional em nosso ponto de vista é de extrema importância, pois nos cobrimos de qualquer problema com qualquer tipo de sinistro. Lembramos que o seguro depende também do incoterms que nossos cliente compram e da vontade do mesmo de estar na planilha de custo

8- Qual é a importância do seguro?
Respondida na pergunta 7

9- Quais são os principais documentos envolvidos na operação do seguro de Transporte Internacional?
Conhecimento Internacional, Invoice e uma apólice de seguro internacional fornecida pela seguradora contratada.

10- Como é feita a operacionalização do seguro de transp. Internacional na imp?
Via Seguradora contratada.

11- Qual é o procedimento a ser seguido no caso da ocorrência do sinistro?
Solicitar de imediato uma vistoria por parte da seguradora ou uma vistoria oficial por parte da receita, para após o conclusivo, se verificar o percentual a ser pago no sinistro.

12- Quais são os incotems mais utilizados na imp/ exp/ da sua empresa?
O incoterms em nossas operações depende muito daquilo que nossos cliente no Brasil negociou com  fornecedor, mais informamos que trabalhamos com a maioria autorizado pela legislação brasileira.

13- A empresa opera com que tipo de modal (transporte) porque?
Da mesma maneira do incoterms, depende do que foi negociado com o nosso cliente, demostrado na planilha de custo estimada no início da operação. Em linhas gerais o marítimo e o aéreo são os mais utilizados, comparando que o marítimo é mais econômico, mas o transit time é muito maior, já o aéreo o custo é mais alto, com um transit time extremamente curto.. O que foi negociado e o que está em sua estimativa de custo, é nos solicitado para iniciar a operação.

14- Como é feita  consolidação de carga e a desconsolidação delas?
Todas são feitas via agente de carga, ressaltando que nossos volumes são muito grandes, tendo a possibilidade dos custos serem ainda maiores.
Temos uma filial em Miami que nos auxilia muito com relação a consolidação ao embarque aéreo
Entrevista