Variações linguisticas sociais

Trabalho desenvolvida por alunos do Colégio Rio Branco Campinas


Vítor Hugo
Maurício Reggiani
Fábio Vianna
Paulo Eduardo
Climério Dias
Eduardo Zago

WEBMASTER- FÁBIO VIANNA

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:

Introdução
Desenvolvimento
Variedades linguísticas
Variedades nas normas "de prestígio sociais"
Consequências
Internet
Conclusão
Bibliografia

 

 

INTRODUÇÃO:

Infelizmente, no Brasil, não existe escola para todos, portanto nem todos cidadãos brasileiros aprendem a norma culta da língua portuguesa. Dos brasileiros que sabem a norma culta da língua, muitos não utilizam o dia inteiro, utilizando em seus vocábulos normas populares.
Estaremos estudando neste trabalho as variações lingüísticas sociais. Resumidamente estudaremos a língua portuguesa falada pelas pessoas que possuem escolaridade e pelas pessoas que não tem condições desse benefício.
"A escola tem objetivamente por função conservar, ensilar e consagrar" (BOURDIEU, P. e PASSERON, J. - Cl. 1982:207).
"Não se trata de recusar toda norma - nenhuma sociedade passa por isso - mas sim de supervisionar a sua construção pela análise científica e compreender a atividade normativa, isto é, de modifica-la com um setor da prática social menos inocente do eu parece . (REY, Alain 1972:26)"
"O paradoxo de uma língua de grande difusão é de integrar a variação ao mesmo tempo em que se respeita uma norma unificadora. O paradoxo parece resolver-se mais facilmente no exercício da língua pelos locutores do que nas reflexões daqueles que falam disso oficialmente". (CORBEIL, J - Cl. 1972:301).
As palavras destes filósofos que foram escolhidas para abrir o tema, não são de forma alguma inocentes, pelo contrário, são intencionalmente ditas para que cobrem algumas certezas e cogitações que estudamos para diferenciar a relação do português língua materno das orientações escolares.


DESENVOLVIMENTO:

- Tudo começou há muito tempo
Estas variedades lingüísticas sociais vêm da antiguidade, das escolas da Europa ocidental na idade média até o século XVI, em que a língua da escola era o latim, já os concorrentes eram chamados "vulgares".
Outro fato que amargou ainda mais foi quando no século XV até XVI, as línguas da Europa chegaram ao "novo mundo". Vale lembrar que para a transitória da língua dos jesuítas no Brasil, que adotaram nos seus aldeamentos brasileiros o ensino do que chamaram de "língua, geral do costa do Brasil", o tupinambá. Esses jesuítas, adotavam de certa forma, a chamada "pedagogia da diferença lingüística", com o objetivo de melhor catequize, apesar do uso de uma lingua local, violentaram e mataram múltiplos universos culturais. Dois séculos depois esse recurso pedagógico foi êxito pela lei do Marquês de Pombal em 1775, quando no Brasil se tornou obrigatório o ensino apenas do português.



Imagine a saga dolorosa dos emigrantes de todo mundo, em que eles e seus filhos têm de enfrentar a escola numa língua que não sabiam manejas. Pense na massa de crianças brasileiras que, vindas das camadas socioeconômicas mais baixas de nossa sociedade, fracassam na escola, porque não manejam a língua da escola."


VARIEDADES LINGUISTICAS:

Existem dois tipos de normas da língua:
1- A norma padrão que é o conceito tradicional, idealizado pelos gramáticos, aos quais a tratam como modelo. É particialmente reciclada ao longo do tempo.
2- Normas normais ou sociais - objetivas e comuns, atualmente nos usos falados de variantes das línguas. São normas que definem grupos sociais que constituem a rede social de uma determinada sociedade. Divide-se em:
2.a- normas "sem prestígios".
2.b- normas "de prestígios sociais", equivalentes ao que se denomina norma culta, quando o grupo que a utiliza é a classe dominante (aqueles que tem níveis altos de escolaridade).


VARIEDADES NAS NORMAS "De prestígios sociais":

Tudo começou quando Marquês de Pombal implantou a lei que tornou o ensino do português obrigatório no Brasil, a partir daí passou a existir pessoas que como não sabiam o português começaram a comunicar através de palavras "aportuguesadas", é claro que essas pessoas não eram ricas pois quem tivesse dinheiro estaria na escola.
Daí em diante para facilitar a comunicação dos ricos que não iam bem na escola, começaram a surgir às gírias, que após de um pequeno período de tempo se espalharam por todas as classes.
Cada classe social tinha suas próprias gírias.


CONSEQUENCIAS:

Desde então as gírias se alastraram e, hoje em dia é comum ter grupos com seus próprios dialetos.
Os lingüísticos tentam de tudo para unir esses grupos e formarem uma língua padrão, para que não tenham grupos que futuramente irão tentar se separar da nação formando um novo país.




INTERNET:

Hoje em dia temos também uma grande influencia lingüística mais com relação à língua inglesa, a internet como sendo um grande meio de comunicação e como os estados unidos a dominam pois a maioria dos sites não americanos e portanto escritos em inglês.
Isso nos força de certa forma a aprender o inglês, caso contrário ficaremos (excluídos) de certa forma do mundo da internet.
A internet é portanto mais um meio de influenciar o novo português.


CONCLUSÃO:

Depois de realizado este trabalho conclui que a variação lingüística vem se modificando desde o inicio do Brasil, e vem se modificando até hoje.
Podemos observar que as variações lingüísticas aconteceram por necessidade, muitas pessoas começaram a "portuguesaram" palavras do Latim, pois não conseguiam falar as palavras em português.
Na antiguidade, se fazia necessária às gírias, pois muitos não conseguiam pronunciar as palavras certas.
Hoje em dia as gírias não são mais necessidades e sim uma moda, e servem também para distingui as diferences classes sociais.
Este trabalho foi importante para nós, pois descobrimos mas sobre nossa língua e por que apresenta variações de acordo com as classes sociais.



BIBLIOGRAFIA:

- Enciclopédia do Estudante, vol. 8
- Jornais e Revistas

VISITE TAMBÉM:

GANHEDINDIN.COM OU GO.TO/GANHEDINDIN- APRENDAM COMO GANHAR DINHEIRO PELA INTERNET APENAS NAVEGANDO, LENDO EMAILS E ATÉ JOGANDO PACIÊNCIA E ETC... SÃO AS NOVAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NOS BENEFICIANDO! NÃO É CORRENTE NEM MÉTODO MILAGROSO! CONFIRAM! HACKER, PHREACKER, ALGUNS CRACKS, PIADAS, GAMES, CEP... SITE MUUUITO DIVERSIFICADO E MUUUITO BOM. TEM DE TUDO, DESDE ABOBRINHAS A EMAILS GRÁTIS E CHAT. NÃO DEIXEM DE VISITAR.

 

Dúvidas?

webmaster Binholao

1