ANÁLISE DE PUBLICIDADE

Nesta publicidade, as qualidades do cão são aproximadas às do cartão de crédito, recorrendo ao Simile.

Aqui, o animal é visto como o "guardião" do lar, em quem se pode confiar. Estas características são realçadas pelo Unibanco, que as explora através da Prosopopeia, ao humanizá-las no produto que publicita.

Outro elemento a destacar são os cartões de crédito em forma de chinelo, o que reforça a ideia de dedicação (tanto do cão como do Unibanco).

Aqui recorreu-se mais uma vez ao uso do Simile e da Prosopopeia, porquanto são realçadas as características do cão em relação ao produto (esquentador).

A presença do chinelo deixa transparecer a dedicação do animal e a preocupação pelo conforto do dono, assim como a Junkers, nas palavras "conforto para a vida".

Nesta peça publicitária é chamado 

à atenção, o facto do Homem não abdicar da presença dos seus animais de estimação.

Na compra de um carro, este tem de ter espaço para a família do homem e a família do cão.

Assim, a melhor compra seria a de um automóvel com "raça" (tal como o cão). Aqui recorre-se à Silepse, uma vez que, as palavras "família" e "raça" têm dois sentidos ( "Família" - Cão/Homem; "Raça" - Cão/Carro) 

Neste anúncio, o cão está novamente ligado ao conforto, através da Metáfora.

Aqui, a criança deitada sobre o animal representa a confiança e a segurança, que a empresa pretende transmitir aos seus clientes. 

É mais uma vez através da Simile que as características do animal são aproximadas às do produto (neste caso a empresa).   

Nesta publicidade, somos "bombardeados" com cores (o rosa e o branco), todas elas símbolo de serenidade, tranquilidade e feminilidade.

A presença de inúmeras flores, alude ao aroma do produto, assim sendo, é feito um paralelismo entre o cheiro das flores e o do perfume. O cachorro ao colo da mulher pode ser índice da suavidade do mesmo.

Aqui, as características do carro e do condutor estão trocadas (Antilogia), não é o condutor que acelera o carro mas sim o contrário.

Esta "troca" utiliza a Prosopopeia, pois são atribuídas qualidades humanas ao veiculo, a Hipérbole, também está presente pelo exagero evidente da afirmação.

O cão é visto como o companheiro de aventuras, sempre fiel ao dono. 

Esta é uma imagem pouco vulgar!

A pergunta ("tem a certeza que os seus fatos são exclusivos?"), não se destina a ter resposta, contudo ela encontra-se na própria imagem. A este recurso é dado o nome de Antipófora

 

Voltar à página inicial