Versiones 31

Director: Diego Martínez Lora

Vila Nova de Gaia - Portugal

La aventura de compartir la vida, las lecturas, la expresión...

Página principal - Índice de Versiones 31


Ana Cecília Ferri Soares


Ana Cecília Ferri Soares(*

Noticiário da Televisão

(Março do Ano 2000)

 

 

O Santo Padre vai pedir Perdão pelos Pecados da Igreja! Julgamento, Excomunhão, Cruzadas, Inquisição, Guerras Santas, Iª Guerra, IIª Guerra... Todas as guerras... Escravidão, Ilusão, Mundo não Cristão, Discriminação, Comercialização, Políticas de Acção, Superpopulação, a Roda, o Triângulo, o Círculo... Erros de interpretação! O bebé morreu pagão. O miúdo brigou com o irmão e sentiu raiva da mãe. A menina teve maus pensamentos e o rapaz não... por que ao rapaz é permitido ter mau procedimento. O marido traiu a mulher para não separar o que Deus uniu... A mulher salga a comida e congela a alma. O velho foi para Asilo. Na Guerra, morre-se sem a extrema-unção. Quem sobreviveu teve Perdão. Tudo há de ser perdoado por amor à Paz e pelo Amor de Deus. Mas é preciso que se tenha a Humildade que tem este Santo Padre.

 

Angola insiste em dizer... Dúvidas relançadas pelos ventos vindos de Angola. Duas Pátrias magoadas por brilhantes e marfim... Quando é que isto vai ter fim? Muita coisa inexplicada, muita roupa mal lavada, muitas cartas enviadas mas nenhuma era para mim... Se tomassem a iniciativa consciente e partilhada de provocar um "Bug do Milénio" na memória histórica, que pudesse apagar esse Passado inútil, que deixasse toda essa energia do ódio transformar-se em força para a construção da Harmonia... Se o Perdão é concedido pelo ofendido a quem se arrepende e pede, se houver Perdão, que assim seja, por amor à Paz e pelo Amor de Deus! Mas é preciso que se tenha Humildade...

 

Portugal relança aos mares, Caravelas que vão descobrir o Brasil, no dia 22 de Abril do Ano 2000. Não leva entre os tripulantes, degredados e escravos. Leva a mesma Esperança de descobrir o Paraíso Tropical da Ilha Brasilis, sonhada desde os Atlantes. Os brasileiros já comemoram antecipadamente o Achamento, com a maior homenagem popular à uma Pátria-mãe , de que já se teve notícia em toda a história da Humanidade. Nenhum País do Mundo jamais mereceu uma declaração pública de Amor, destas proporções. Em Harmonia podem seguir estes dois irmãos gémeos! Não há outro caso na história das Colonizações, tão bem sucedido! Tudo aqui já foi perdoado, por amor à Paz e pelo Amor de Deus e em Harmonia podem seguir estes irmãos gémeos de Alma e de Língua. Mas é preciso conservar a Humildade...

 

As chuvas continuam a "castigar" Moçambique... E o que fez Moçambique para merecer tal castigo? O Mundo sensibilizado envia recursos para o salvamento das vidas penduradas nas árvores e nos telhados das casas. Um helicóptero pendurado em Deus, sustenta um Homem... Um branco que ergue das águas o menino negro. Ninguém discutia nada porque não havia pensamentos, nem palavras. As mãos, a Negra e a Branca, buscam-se desesperadamente diante do medo e conseguem unir-se. Os dois corpos se agarram como filhos renascidos do mesmo cordão umbelical, e embalam-se ao vento da hélice do helicóptero. Cenas em que as palavras são absolutamente desnecessárias. A única voz que se ouvia era a voz da Vida, que sempre fala mais alto e sempre deve ser ouvida, que por certo é a voz de Deus! Um Negro e um Branco a rezar juntos... a celebrar juntos a emoção da Vida! A Comunidade Europeia, mantém as restrições ao Governo austríaco! Se um dia chover na Áustria... Amais-vos uns aos outros... Como a ti mesmos. Não cabe mais água em Moçambique, não cabe mais racismo na História. Mas cabe muita Humildade ainda nos Homens... Pai, perdoai-os. Eles não sabem o que fazem.

 

O Dia Internacional da Mulher, foi comemorado em todo o Planeta... Eu Mulher, que durante muito tempo escolhi para mim o papel de Rainha... do lar. Que só me decidi a confronta-me social e politicamente com o Homem, por desejos económicos. Que iludida pela minha própria vaidade estou a perder-me da vaidade feminina tão doce e tão necessária. Que irresponsavelmente deixei-me subjugar, oprimir, desrespeitar, pelo Homem que eu mesma eduquei... Foram, em meu próprio ventre gerados Mulher e Homem, sem discriminação. Hoje, sou mãe da competição, da discórdia, a pretender orgulhosa a Paz pelas vias da Guerra. Perdão Meu Deus, pelo pecado de desrespeitar as diferenças sábias da Tua formidável Criação. Faz-me compreender que sem a corda é inútil a caçamba na profundidade dos poços; que a barca perde a possibilidade de navegar se não o Mar não lhe der amparo... Peço Perdão, para que a minha casa possa voltar a ser o ninho em que eclodem os ovos da Harmonia, e da Liberdade. Que eu tenha a Humildade de respeitar as diferenças, sempre e em tudo nesta Vida.


(*)Ana Cecília Ferri Soares, escritora brasileira-portuguesa. Mora em Estoril.


 Índice de Versiones 31