versiones, versiones y versiones...renovar la aventura de compartir la vida con textos, imágenes y sonidosDirector, editor y operador: Diego Martínez Lora    Número 55 - Abril - Mayo 2004


Entrevista a Maria F. Morgado(*)


1) Porquê escrever?

Escrever é como uma tarefa quotidiana, tal como acordo, lavo a cara, como e à noite durmo, escrevo para sobreviver com a mais valia de me socorrer de uma tarefa quotidiana que não é obrigatória mas sim espontâneamente prazenteira.

2) Porquê publicar?

Publicar um livro é o princípio da realização de um sonho. É um auto-desafio e uma questão de mérito pessoal. É ver nas mãos de outros os meus sentidos e pensamentos, e ajudá-los de alguma forma ou fazê-los ver que todos temos certos pontos de contacto sensorial. É, finalmente, um prazer duplicado, fazer poesia e receber críticas que são todas sorrisos exteriores a mim.

3)Escolhes as palavras ou as palavras te escolheram a ti?

As palavras vêem ter comigo no momento em que escrevo a última letra da palavra antecedente à futura palavra que lhe sucede. Quando escrevo não procuro nada, deixo que os sintomas da minha inspiração fluam entre imagens e palavras simultâneas que pingam na imaginação, escorrem até aos meus dedos e surgem no meu papel.

4)A poesia surge para compensar o amor ausente ou para recuperar o amor perdido?

A poesia não surge por amor algum exterior a nós as duas. A poesia surge porque se apaixonou por mim e eu por ela. Visitamo-nos uma à outra e soltamo-nos do nosso corpo aglutinando os nossos espíritos. Somos duas almas simbióticas, eu vivo dela e ela vive de mim, por mim e dentro mim.

5)A tua poesia é  lúdicamente séria, espontànea, as imagens se sucedem umas às outras, uma constante procura do ser e do não ser, um modo de existir nas palavras, um modo de agarrar-te nas palavras para não fugir de ti própria?

Talvez agarre as palavras com medo que o momento me fuja e eu não as saiba escrever mais. Talvez aproveite exaustivamente os momentos de expressão que a poesia me oferece para descobrir o que incomoda esse tempo fugidio. Penso que sim, que é uma maneira de não fugir de mim própria para me refugiar exclusivamente no meu mundo proibido. Separar-me do universo social e colectivo explícitamente cansativo e contemplar a minha individualidade implícita que funciona como um corpo-celeste intermitente.

6) A poesia como um fluído quando começa?, quando para?

A poesia é como um  fluído, abranda quando se condensa e acelera quando se evapora. Começa depois da condensação e acaba depois da evaporação, em extremos, ou intermédios demasiado indefinidos.

7) Quê é o que mais temes quando escreves?

Que o vocabulário não me  satifaça. Que as palavras me surjam sempre iguais.

8) Que evitas quando escreves? que procuras? gostas de corrigir os teus textos?

Não gosto especialmente de corrigir os meus textos. Se não os quisesse publicar penso que nunca os corrigiria. Quando escrevo evito que me invadam, procuro detreza, paz e libertação.

9) Gostas de ler os teus textos? te habitam sempre ou depois de acabados já são como fantasmas passados, como amores pre-históricos?

Há textos que leio quase como que orações, leio muitas vezes ao dia, depois fico saturada e já não sou capaz de ler nenhum durante uns tempos. Há outros textos que leio só depois de escrever e passam por mim como amores pré-históricos, restando apenas frases ou palavras que me marcaram quando as escrevi.

10) A tua poesia é proceso e resultado, como que não quer ocultar nada?

A poesia não me dá vontade de ocultar factos ou fenómenos, sentimentos ou pensamentos. Dá vontade de os libertar, dizê-los em fusão com a fantasia.

11) Quais foram os poetas que mais liste e te impresionaram mais?

Fernando Pessoa, Walt Whitman.

12) Qual é o melhor ambiente para o acto de escrever?

Porta fechada. Só eu dentro de uma sala, em frente ao computador ou à luz de uma lâmpada que me ilumine só a mim, o resto tem de estar tudo escuro. À frente do fogo,  uma fogueira ou uma lareira ou num dia ventoso ao pé de árvores e ervas daninhas. Sozinha. O silêncio e a música dependem do meu estado de espírito, são as duas únicas companhias que nesses momentos  gosto de ter.

13) Normalmente com quem compartilhas o que escreves?

Com a minha Mãe

14 ) Projectos literários para o futuro? 


A evolução da minha poesia como evolução de mim própria.

15) Que pergunta gostarias de responder que não te fizeram?

Não há.

16) Pipa, se tivesses que escolher um par de poemas teus, com quais ficarias e porquê?

Vaivém Invalidado e Se te pudesse dizer tanto. O primeiro porque me senti diferente quando o escrevi. O segundo porque foi o primeiro poema que fiz com mais de quatro folhas.

17) Qual é o texto mais antigo do teu livro, lembraste das circunstâncias e das motivações que tiveste para o fazer?

O texto mais antigo é "Vida de Duelo". Lembro-me de estar numa euforia perturbada.

18) O motivo visual do teu primeiro livro é uma tatuagem que tu levas no corpo, quê significa?

Significa "ansiedade e medo".  

19) Que comentários gostarias de ouvir acerca do teu primeiro livro?

Os comentários de cariz positivo são sempre elogios... O que não quer dizer que os de cariz negativo sejam insultos. Ambos acabam por me ajudar de diferentes maneiras... Gostaria, contudo, de sentir que o livro tem algum valor significativo, seja ele qual for.

20) Gostaria de saber os teus gostos ou preferências musicais (compositores, intérpretes, tipo de música, bandas, etc), assim como os pintores ou tipo de pintura?

Desde música Clássica a Transe. Gosto muito também de Jazz, Músicas étnicas (árabes, indianas, africanas...), Electro... Desde Wagner, Bach e C.Debussy a Ravi Shankar, Cesária Évora, Yann Tiersen, David Hudson, Emir kusturica, Jill Scott, FC Kahuna, Kraftwerk, Badmarsh & Shri...  Pintura: Noronha da Costa, J.Guimarães, Cargaleiro, W.Kandinsky, J.Miró, F.Léger, P.Gauguin, H.Matisse, P.Picasso...

21) Que opinião tens sobre os políticos e o sistema político do teu país?

Não acredito em nenhum dos políticos e respectivos partidos porque tudo me leva a crer que acima dos ideais que cada um assume está o poder económico pelo qual cada um combate. 

22) Para acabar gostaria de saber o que pensas acerca dos programas de televisão e rádio?

Penso que a publicidade ocupa o espaço que a música e os programas televisivos deveriam ocupar. Rádio quase que deixei de ouvir, televisão também vejo pouca precisamente porque o conteúdo cultural da televisão portuguesa está de mal a pior e de pior a péssimo.


(*)Maria F. Morgado, Porto, 1984.  Publicou  pela Editorial 100: "Os textos que não eram meus"


Índice de Versiones 55

Página principal de Versiones