Últimas notícias
- Programa a Voz Vicentina:
 
outubro/2000
  • Editorial - A peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo
Reflexão
Colunas
Notícias em destaque
Edições anteriores:
Estamos quase no final de um ano de muitos acontecimentos importantes na Sociedade de São Vicente de Paulo.

As Missões Vicentinas desempenharam um papel importante no contexto vicentino.

Em nossa área, novas Conferências surgiram e outras foram reativadas.

A peregrinação das Relíquias de São Vicente de Paulo pelo Brasil, foram, também, um acontecimento histórico.

Com raras exceções, onde elas estiveram, os fiéis agruparam ao seu redor, numa demonstração de fé e carinho para com o nosso Santo Patrono.

E em setembro, nossos corações vibraram mais forte, com o encerramento destes dois acontecimentos na cidade de Belo Horizonte e a presença honrosa do confrade José Ramon Diaz y Torremocha, presidente do Conselho Geral Internacional.

Sobre a Assembléia propriamente dita, não temos como deixar de lamentar alguns pontos negativos:

1 - A ausência significativa de vicentinos da Capital Mineira e de cidades próximas. O comparecimento deles, deixou muito a desejar, enquanto se observava, por exemplo, caravanas de Belém do Pará, que viajaram por mais de 40 horas, para estarem no Mineirinho.

2 - A péssima qualidade da equipe operadora do som. Sem nenhum espírito profissional, apenas cumpriram a rotina, não se esforçando para oferecer um serviço de qualidade.

3 - A colocação de faixas grafando de maneira errônea o nome de nosso Patrono.

No aspecto positivo, valeu a confraternização, de velhos e novos vicentinos que se encontraram, numa festa que há muito não se via.

A imprensa vicentina como sempre muito ativa, não perdeu oportunidades e a tudo registrou, marcando pontos ainda, com a entrevista exclusiva com o confrade José Ramon Torremocha.


Em nossa área, podemos , finalmente, comemorar a fundação do Conselho Metropolitano de Caratinga, desdobrado do Metropolitano de Governador Valadares, fato ocorrido durante a reunião do Conselho Nacional do Brasil no dia 24 de setembro em Belo Horizonte.

É outro acontecimento histórico marcado por algumas coincidências interessantes:

1) É o 30º Conselho Metropolitano do Brasil.

2) É sem dúvida o último a ser fundado neste século XX.

3) A presença do confrade Presidente do Conselho Geral na reunião onde ocorreu a fundação.

4) O trabalho sério e organizado apresentado pelo Metropolitano de Governador Valadares ao confrade Wiler José de Lima, Presidente do Conselho Nacional do Brasil, como subsídios para o ato de fundação, onde se constata inclusive, a previsão de doação de um computador ao novo Conselho e meiação dos valores existentes no caixa, no momento da instalação a ser implementada no dia 17 de dezembro.

  Presidente Geral no Brasil

O final da reunião do Conselho Nacional do Brasil dia 24 em Belo Horizonte, quando ocorreu o desdobramento do Conselho Metropolitano de Governador Valadares com a fundação do Conselho Metropolitano de Caratinga. Da esquerda para a direita, confrades José Ramon, Wiler José de Lima e Hélio Pinheiro da Cunha


Acontecimentos Festivos

Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br