PALAVRA DE DEUS
EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS


Paulo escreveu a Epístola aos Efésios em seu cativeiro em Roma, mais ou menos no ano 61 DC.

A epístola se divide em duas partes.

Na primeira parte (capítulos 1,2,3), ele começa louvando a Deus Pai, pela grande graça da salvação em Jesus e prossegue exaltando Jesus, Senhor do Universo e cabeça da Igreja. Em Jesus, o que estava morto pelo pecado retorna à vida, pela graça de Deus. Todas as barreiras que separavam os homens entre si e de Deus, foram aniquiladas na cruz de Jesus Cristo. Esta 1.a parte termina com uma oração de intercessão para que todos sejam capazes de compreender como é grande e profundo o amor que Jesus tem por nós. Se você está orando pela conversão de alguém, utilize-se dessa oração, trocando o vós do texto, pelo nome da pessoa.

A 2.a parte compreende os capítulos 4,5 e 6. Nela, Paulo faz uma exortação aos batizados para que vivam na unidade, realizada por meio da edificação e crescimento do corpo de Cristo. Devemos nos manter unidos porque formamos um só corpo e existe uma só esperança, um só Senhor, uma só fé e um só Deus que é Pai de todos.

Paulo convida aos efésios ( e a nós, hoje ) a passar das trevas para a luz abandonando a antiga amneira de viver e assumindo o modo de pensar e agir de Jesus, isto é, viver com justiça e em santidade, falando sempre a verdade, seguindo o caminho do amor, promovendo a paz e a reconciliação.

Finalmente, ensina que é preciso resistir ao demônio, não permitindo que ele nos atinja, Para isso é necessário estar revestido com a armadura que o próprio Deus providenciou para seus filhos :

- A verdade ( Jesus )
- A couraça ( Sangue de Jesus )
- O escudo da fé ( conhecimento da Palavra de Deus )
- O capacete da salvação ( os critérios de Deus que estão em Sua Palavra )