Principal Padroeira Histórico Catedral Pároco Ex-Pároco Órgão Cavaillé-Coll Schola Cantorum Ossuário Horários

Sua História


A primeira pedra da Catedral Metropolitana de Belém foi lançada pelo bispo D. Frei Guilherme de São José a 3 de maio de 1748. O plano de construção foi do arquiteto Antônio José Landi. A 23 de dezembro de 1755, D. Miguel de Bulhões inaugurou o presbitério da Catedral. Houve interrupção nos trabalhos e por este motivo, somente no ano de 1771 ela foi inaugurada. Governava a Diocese o Arcediago Manoel das Neves. Foram 23 anos de trabalhos. O primitivo altar-mor era de madeira com obras em talha de Pedro Alexandrino de Carvalho. D. Antônio de Macedo Costa restaurou-a, tornando-a bela. O altar principal foi confeccionado em Roma por Luca Carimini. SS. o Papa Pio IX e o Imperador D. Pedro II colaboraram na compra do referido altar. A pintura interna do Templo e 3 telas dos altares laterais foram trabalhadas por De Angelis. As demais telas são cópias de pintores renascentistas. Podemos afirmar que a Catedral de Belém foi terminada na gestão de D. Vicente Joaquim Zico (1996). Com efeito, foi criado o Ossuário, a Capela das Almas, terminada a Sacristia dos Cônegos, criado o Museu de Arte Sacra e a Residência Paroquial. O grande Órgão foi restaurado na França (Boulay) a 14 de junho daquele ano.

As Catedrais são chamadas de "Igreja Mãe" da Igreja particular (Diocese). O nome "Catedral" deriva-se da palavra "cátedra". Nas Catedrais encontra-se a cadeira (cátedra) do Pastor. Cada Bispo tem sua sede, e por isto a Matriz é conhecida ainda como Igreja da Sé.
O Bispo gere a Diocese da Catedral. Nomeia um sacerdote que não é pároco e sim, zelador do templo ou Cura. Os Curas são reconhecidos, como Arquipárocos. Homens ilustres passaram pela Catedral Metropolitana de Belém: Cônego Antônio de Macedo Costa Sobrinho, Mons. Mâncio Ribeiro, Mons. Antonio Cunha, Mons. Américo Leal, Mons. José Maria Azevedo, Mons. Geraldo Cláudio Menezes, Mons. Faustino de Brito. O zelo desses homens e dos outros aqui omitidos por razão de espaço, perpetuou-se na magnitude do Templo.
Mons. Nelson Soares foi Cura de 1985 à 1998, sendo o atual, Pe. José Gonçalo Vieira, tomando posse em 28 de junho de 1998.

catedral@canal13.com.br

WEB-Master - advaldo@canal13.com.br