O Som e a Pele
por
Armando Fernandes Bugalho Filho


O som é o resuldado da sensação obtida através da interpretação, pelo cérebro,  da  informação captada pelas orelhas, do  movimento regular e constante produzido pelas moléculas presentes em um meio vibrante, exitadas pelo movimento regular e constante de um objeto de característica tais que possa vibrar.
      A Ressonância é o fenômeno que se dá quando um corpo vibrante  A é posto a vibrar ao lado de outro corpo vibrante B de características iguais, e por meio da influência do movimento transmitido pelas moléculas em sua volta, B  recebe e repete, em consonãncia, os padrões do movimento de A.
       Nosso corpo é maleável. Somos formados por um sistema capaz de perceber e interpretar informações e adaptar seu funcionamento em função destas  Podemos portanto aprender.
       Assim como um determinado hemisfério do cérbro é capaz de aprender as funções correspondentes ao do outro hemisfério, com algum tempo de treino, é lógico, nossos aparêlhos perceptivos também podem aprender a processar informações destinadas, por suas cacterísticas componentes, a outro orgão perceptivo.
      No caso da audição, podemos perceber 325 variações  de dinâmica e  1500 variações de tom, num total de 340.000 valores (Atlas de Musica I – Alianza Atlas – Ulrich Michels, pag. 19).
      Mas algumas frequências, principalmente aquelas abaixo de 200 Hz ( um Hertz é um ciclo por segundo) podem ser percebidas não  apenas pelo aparêlho auditivo, mas também pela pele. Podemos perceber vibrações até pelos ossos, dependendo da amplitude e da frequência, como no caso do tremor corporal porduzido pelo som de uma explosão por exemplo, cujo deslocamento de ar é proporcional a potência do  som.
       Podemos portanto treinar nossa pele para que possa perceber estímulos sonoros de características tais que possam exitá-la, e treinar nosso cérebro para que aprenda a interpretar essa informação, criando assim um canal de comunicação entre o portador de deficiência auditiva, por exemplo,  e o mundo externo.
      No mundo moderno é possível até a transformação das características de um som para que ele seja percebido com mais facilidade por um determindado sistema perceptivo, como a orelha ou a pele no caso, além do monitoramento do grau de qualidade dessa percepção, podendo portanto trabalhar em um sistema de feedback visando  o aprimoramento de uma nova ou determinda percepção.
Voce é o visitante nº