RESTAURAÇÃO DE TELAS



O que chamamos de tela

Causas de deterioramento da pintura

Como são restauradas as telas

 

 



O que chamamos tela


Consideramos tela a pintura feita sobre tecido, aquela a qual chamamos de quadro.

quadro

Elas podem ser pintadas com tintas a base de óleo ou a base de acrílico.

 

elementos

Então vemos que primeiro temos um tecido que é a base da tela. Sobre o tecido é colocado uma base ou acrílica ou à base de óleo que será a base da pintura. Depois o artista entra com a tinta propriamente dita.

Acima da pintura os artistas sempre colocam um acabamento como o verniz para ou dar brilho maior na sua obra ou conservar melhor os pigmentos (produto que dá a cor na tinta).

Como podem ver temos diversos elementos que têm composição diferentes e sofrem dilatações e ressecamentos diferentes conforme a temperatura ambiente, o grau de umidade, ou a maneira em que são acondicionados ou a qualidade dos elementos usados na tela.

Várias são as causas que deterioram uma pintura e vários são os efeitos causados.



 


Causas de deterioramento das pintura:

Como podemos ver todo tecido tem que ter um tratamento especial para que absorva mais facilmente a tinta. Essa base tem que ser feita com o mesmo material usado pela tinta. Assim se a pintura for à base de tinta à óleo, o tratamento do tecido tem que ser feito com o mesmo tipo de elemento: no caso, o óleo.
Mas como tem muitas pessoas que preferem comprar a tela já preparada, usam tela com base acrílica para fazer sua pintura à óleo ou vice versa.
Acontece então que com a mudança de temperatura sazonal ou da umidade do ambiente, a pintura começa a se desprender da tela, pois a dilatação do tecido, da base da pintura e da pintura são diferentes.
Outro problema acontece com o calor excessivo, às vezes vindos de lâmpadas, sobre a tela, ou exposição ao sol. A pintura resseca e "encolhe" enquanto o tecido não e então temos de novo o desprendimento da pintura formando o conhecido "craqueller".

craqueler

Os vernizes à base de laca são chamarizes para que alguns insetos ponham seus ovos sobre a tela e vemos então aqueles pontinhos mais escuros com uma borda mais clara sobre o quadro. Se olharmos contra uma luz veremos que alí vamos encontrar um furinho. Com o tempo esse furo aumenta e perdemos muito de nosso querido quadro.
Esses mesmos vernizes modificam com o tempo a cor da pintura pois ele fica amarelado e então temos mais tarde o nosso querido céu azul totalmente esverdeado e nossas nuvens brancas amarelas claras.
Mas quase tudo tem remédio e é possível restaurar já que não deu pra prevenir!

De acordo com a Carta de Viena, que rege os princípios da restauração mundial, não podemos interferir nas telas e nem adicionar nada e Todo o material usado numa restauração tem que poder ser removido, sem afetar a tela original, em poucos minutos.

Tradução: não poderemos repintar os lugares em que a pintura caiu e temos que usar de materiais que não afetem a pintura original. Nada mais justo pois não somos os artistas originais!







Como são restauradas as telas:

Vou tentar explicar em palavras os processos para restauração de telas, o que éum assunto muito extenso e muito mais prático do que literal.

O procedimento básico de toda restauração é retirar a tela dos chassis (aquela parte de madeira que prende a tela), fazer o teste de solubilidade da tinta para fazermos uma datação mais precisa. Isto quer dizer: toda tinta tem um ponto em que ela se desfaz, vira líquido, então temos que saber em que ponto ela vai virar líquido para não estragarmos a pintura, qual o grau de solubilidade, isto é qual solvente usaremos nesta pintura para que não a estraguemos. Ex: se passarmos acetona no esmalte das unhas ele vira líquido e sai no algodão.
Temos diversos solventes para usarmos nas telas que vão desde Querosenes até o éter e Acetonas.
Quanto mais antiga a pintura, ela se dissolve com os solventes mais fortes. Para uma simples limpeza ou conservação devemos usar o mais fraco. Temos também que saber a base em que a pintura foi feita.
Bem, restauração é um trabalho de paciência, método, conhecimento. Temos que antes de mais nada colocarmos uma máscara pois os materiais usados em um restauro são voláteis e nocivos à nossa saúde.
Fazemos o teste do solvente em um cantinho da tela pois corremos o risco de dissolver toda a pintura e não vai ser nada bom isso!
Como cada caso é um caso, temos procedimentos diferentes para cada caso.

-Casos como uma restauração mal feita devemos tirar um RaioX da tela para ver o primeiro passo do autor e restituir sua pintura original. Se soubermos qual foi seu desenho original retiraremos somente a pintura recente e o material novo posto sobre a tela original. Usaremos solventes fracos para esse serviço e iremos descobrindo aos poucos a pintura original da tela e restituindo-lhe a verdadeira identidade. Lógico que existem métodos bem mais sofisticados como o uso de câmaras fotográficas tridimensionais, ligadas à softwares especializados, limpeza à laser (como no Museu de Versailles), mas são recursos muito caros ainda para todos.

-Como toda tela de mais de 30 anos tem que ser conservada, temos que restituir a elasticidade original da tinta. Sempre trabalharemos com o solvente mais fraco e repetimos o processo por vários dias e até meses para que a tinta volte ao normal.

-Para descolamento de pintura, rasgos, ressecamento,teremos que fazer uma reentelagem. Como aprendi com Antonio Lucio Pegoraro a restaurar, uso seu método manual. (`Ultimamente as reentelagens são feitas em mesas térmicas apropriadas, mas como disse acima, a não ser que você tenha uma grande equipe de restauradores, não tenha prática nesse método, tenha muito recurso para gastar, é muito dispendiosa.)
Fazemos então uma liga à base de cera de abelha e outros elementos para que possamos "colar" a pintura original num novo tecido.

Esse novo tecido tem que ser da mesma qualidade do antigo para que não haja rejeição de material ou mais um problema de resistência de materiais.

Tem o método de restauração a frio, usado em caso de tinta e base de tela acrílicas. Mas tem que ser feito com tecido também pois já vi muitas restaurações em que colocaram tela de nylon e depois de 3 anos houve um grave problema de dilatação e retração com o tecido original e a tela estragou-se por completo. Esse método é bem fácil mas o resultado não é duradouro.

Mas antes de tudo temos que preparar a tela para a reentelagem.
Pelo método tradicional, temos que usar uma superfície de madeira plana. Forramos essa superfície com bastante papel jornal embebido em solvente. Colocamos a tela já retirada dos chassis com a face pintada voltada para baixo e pregamos com tachinhas um novo tecido sobre essa área de trabalho. O tecido tem que ficar bem esticado. Jogamos a solução de cera, já aquecida sobre tudo e "passamos" com um ferro de passar roupa em temperatura morna para que a cera da superfície penetre na tela original.
Deixamos esfriar e podemos então tirar as tachinhas e virar a tela. Este serviço tem que ser muito bem feito e não poderá ficar com bolhas de ar e nem deixar que a temperatura do ferro queime a pintura. Usamos a madeira como suporte pois a fórmica poderá não desprender a tela original.
Feito isso retiramos o excesso de cera e deixamos a tela por um tempo para que possamos trabalhar nela.
Teremos que limpá-la e talvez dar alguns pequenos retoques. Se houver rasgos podemos usar massa de pintura para suavizá-los e retocar em cima. Não deveríamos mas se o cliente desejar poderemos fazer os retoques pois a tela pertence a ele.
Para os retoques tem que ser usado a mesma tinta que encontramos no original.
Note que quando acaba um restauro a tinta muda de cor e parece que a tela foi pintada recentemente. É assim que deve ser e não se deve colocar betume para tentar envelhecer a tela pois a maior causa do escurecimento da pintura é sujeira e não queremos ter uma tela suja não é?
Temos muitos casos de restauro mas esses são os mais comuns. Espero que tenha conseguido dar uma visão do que érestauração de telas.

Uma boa restauração tem que durar a vida toda da obra. Bem que ela não é segura contra enchentes e incêndios!



Restauração de imagens de madeira




página principal


Beatriz Helena