C R O M O T E R A P I A


A cura de problemas organicos e emocionais
atraves do uso das cores

Extraido do livro: Medicina Natural do Dr.Marcio Bontempo

O Uso das cores nos tratamentos de saúde é relativamente recente. Não existe registro histórico sobre a cromoterapia como acontece, por exemplo, com a fitoterapia(cura pelas ervas) ou a hidroterapia(tratamento pela água). Na história da medicina, temos notícia apenas de algumas formas isoladas de aplicações terapêuticas de uma ou outra cor, além de citações vagas e distantes, senão raras. Nos últimos trinta anos é que a cromoterapia vem se desenvolvendo mais organizadamente, graças à evolução da tecnologia e da ciência. Hoje já existem trabalhos muito interessantes sobre o assunto desenvolvidos por grupos não exatamente ligados à medicina natural, mas sim a universidades, faculdades de psicologia, grupos de parapsicologia e psicotrônica.
A União Soviética é pioneira neste campo e seus cientistas têm utilizado de forma regular as cores como um método de tratar problemas orgânicos e mocionais.
Os adeptos da medicina natural têm muita simpatia pela cromoterapia como parte importante da medicina do futuro, devido a sua simplicidade, facilidade e aplicação e eficácia.


Como as cores funcionam


Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo determina a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e as plantas estariam na mesma situação.



Os efeitos das cores


Os efeitos e as influências das cores sobre os seres humanos são muito variados e, por isso, merecem um estudo especial. Para facilitar o entendimento do assunto e estabelecer uma ordem didática, usaremos apenas oito cores, divididas em cores primárias ou básicas, e secundárias ou auxiliares. Cores primárias: azul, vermelho, verde, amarelo. Cores secundárias: preto, cinza, marrom, violeta.
As variações entre as tonalidades de uma mesma cor são aqui dispensadas para simplificar a compreensão e também porque não determinam diferenças marcantes quanto aos resultados.

O branco não é citado, pois não é uma cor em si, mas a soma de todas as cores; portanto, possui efeito neutro, não muito significativo em cromoterapia. O preto, que também não é uma cor, mas a total ausência de cor, é incluido porque produz uma enorme influência sobre os seres humanos.


A Z U L

Características

O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sesível, incorporativa e unificadora.

A contemplação do azul determina profundidad, setimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É a cor da caompaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.

Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho, quando presente em paredes, cortinas, luminárias, etc. Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças.

Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível. Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao extase místico. Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psicomental, inquietação, ansiedade, incostância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional.

Efeitos orgânicos

Redução do pulso, redução leve da frequencia cardíaca, diminuição do rítmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tende a recarregar-se energeticamente.

Indicações

Nos casos de stress, estafa, convalescênça, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade, alcoolismo, convulsões, esgotamento nervoso, agitação psicomotora, e neuroses.

Contra-indicações

O azul não possui contra-indicações dignas de destaque. Existe uma certa contra-indicação em casos de coma, de estupor, de medos muito acentuados ou fobias.

V E R M E L H O

Características

Uma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, exitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. É ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autônomo e móvel. Sua contemplação estimula á ação, à luta, à conquista. É cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas e casos extremos.

O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos. Mas é rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis. Estes sintomas podem aparecer quando há carência de energia, como nos casos extremo.

Efeitos orgânicos

Aumenta o pulso, a frequencia cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular, e produz contração da musculatura estriada (músculos comuns).

Indicações

Alterações cardio-vasculares não congestivas, pressão baixa, insuficiência cardíaca, anemias, fraquezas nervosas, convalescênças, impotência sexual, frigidez, tristeza, depressão, melancolia, desinteresse pela vida e pelas coisas, excesso de práticas psíquicas(ioga, meditação,etc), doenças musculares, preguiça e doenças debilitantes em geral.

Contra-indicação

Em todas as formas de loucura, ira, nervosismo, neurastenia, tensão emocional excessiva, pressão alta, exaltação sexual, tensão pré-menstrual, paranóias, esquizofrenias com agitação, fase maníaca da psicose maníaco-depressiva(mas útil na fase depressiva), cãibras musculares, doenças do fígado e da vesícula biliar, insônia e excitabilidade exagerada.

V E R D E


Características

O verde é a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência, esperança. Do amor próprio, da auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder e até a arrogância. Não é uma boa cor para pessoas apegadas à rotina e que sejam muito metódicas.Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica. Determina impulsos de orgulho, superioridade, maior auto-controle, contribuindo para um temperamento austero e despótico. Estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação.

A escolha do verde revela uma pessoa com força de opinião, reformadora, conservadora e criativa, dentro de um critério fechado de opições. Já a aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de resistência a situações adversas, redução da auto-estima e da auto-afirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal de capricho excessivo e de teimosia.

Efeitos orgânicos

Leve contração dos músculos involutários.

Indicações

Depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco-depressiva, personalidade fraca, medo do fracasso, falta de motivação, auto-estima diminuída, prisão de ventre, falta de memória, crianças desatentas.

Contra-indicações

Hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlcera gástrica e duodenal (úlceras pépticas), cólicas menstruais, espasmos viscerais, diarréias dolorosas.

A M A R E L O


Características

É a cor da vivacidade, da alegria, do despreendimento e da leveza. Produz relxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados dálma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espomtaneidade. E está relacionada com a originalidade, a mente radiante, a franqueza, a luz solar e a felicidade.

A pessoa atraída pelo amarelo é irregular em sua atividade, mas não chega a ser irresponsável ou volúvel. Se o verde significa persistência, o amarelo é mutabilidade; se o verde é tensão, o amarelo é relaxamento e flexibilidade. É uma cor infantil e igênua.

Efeitos orgânicos

O amarelo tem ação antidistônica, estabelecendo certo grau de equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Como o vermelho, o amarelo também tende a elevar um pouco a pressão sanguínea, só que com menos intensidade. Reduz levemente a produção de ácidos gástricos.

Contra-indicações

Imaturidade, infantilidade, doenças mentais, oligrofenia(demência), síndrome de Down, crianças com distúrbios de fala, mau desenvolvimento psicomotor, impuberdade psíquica, sugestionabilidade, pressão alta, atraso menstrual, falta de memória, baixa capacidade de concentração e de cálculo.



Aplicações da cromoterapia


As cores afetam profundidamente nossas energias vitais e nossas emoções. Saiba como aplicá-las de modo a harmonizar os aspectos físicos e mentais.

Na medida em que nosso organismo se relaciona com o meio ambiente, recebe estímulos constantes sob a forma de cores e luzes. Isso se dá também com as plantas e os animais.

A sensação de bem-estar, de amplitude, de serenidade e paz que esperimentamos numa floresta não se deve apenas ao ar puro e ao aroma agreste, mas à grande influência que a cor verde exerce sobre nossas vibrações mais sutis.


Um simples foco de luz


Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o corpo, em um aposento escuro, durante meia hora, todos os dias.

A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num spot, e irradiar-se por todo o corpo, principalmente sobre a cabeça. A pessoa deve estar confortavelmente deitada de costas, de preferência sem roupas, para evitar qualquer tipo de inteferência cromática no tratamento. A aplicação do foco de luz é utilizada sobretudo por clínicas especializadas e pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a musicoterapia e massagens.

Exitem outras formas de aplicações das cores visando o equlíbrio e boa saúde, desde a simples escolha das cores de roupas e das tonalidades usadas na decoração da casa até a mentalização de cores.

Esta página será continuada em breve.